02 outubro 2010

CROMOTERAPIA CULINÁRIA - SOPA DA COROA

A cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as cores para curar desequilibrios energéticos. Através das cores, equilibramos os chakras que são meridianos principais de energia em nós.
A cor emite uma vibração curativa e desse modo permitirá ao chakra abrir-se, deixar fluir a energia mantendo a corrente de ligação entre uns e outros. Chakras parados ou disfuncionais são a causa de muitas doenças. São bloqueios.
A cor entra nas nossas vidas através de vários meios: luzes, alimentos coloridos, roupas, paredes pintadas, mobiliário, etc... Aqui neste blog falamos de cromoterapia culinária e da importância da cor à nossa mesa.
Deixo-vos com um creme violeta ao qual chamei sopa da coroa por ser a côr do 7ºchakra (chakra coronário ou da coroa), o qual abre as portas da consciência ao infinito, aumenta a percepção além do tempo e do espaço. É a fusão expansiva com o espirito universal.
INGREDIENTES:
  • 1 cebola média;
  • 2 batatas médias;
  • 1/2 courgette média descascada;
  • 1/2 couve roxa;
  • Azeite;
  • Sal.
CONFECÇÃO:
Utilizei a bimby.
Descascar e cortar a cebola, batatas e courgette. Deitar no copo da bimby. Mais a couve roxa cortada aos pedacinhos. Regar com azeite. Programar 10 min, velocidade 1 a 2, temperatura 100º.
Ferver água à parte. Deitar sobre os legumes refogados quando terminarem os 10 minutos, até cobrir mais "1 dedo" de altura. Juntar sal a gosto. Programar 20 min, velocidade 4 a 5, temperatura 100º.
COMER! É deliciosa. Parece veludo. É um creme verdadeiramente espiritual :) Dá-te asas!!!!

25 comentários:

  1. Quem me dera acreditar neste tipo de medicinas alternativas :-) sou muito pouco crente neste tipo de coisas, mas a sopinha até tem uma cor bem bonita :-)

    ResponderEliminar
  2. Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
    fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
    seu blog,aguardo contato

    http://recipeblogchef.blogspot.com/

    Recipes

    Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

    Vida de bombeiro
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/

    Fluzão
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Curiosidades
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

    Mensagens
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

    Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

    Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
    lmturl@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. A sopa é do tipo das que faço cá em casa e são uma delícia. E a cor influencia o nosso estado de espírito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma sopinha bem bonita. Se faz bem ou não, a cromoterapia não sei, mas vou tentar fazer uma sopa parecida para a dieta que ando a fazer em que só posso comer sopa sem batata ao jantar. Obrigada pela sugestão.
    bjnhs

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida nenhuma que as cores influenciam o nosso estado de espírito.

    Uma sopa excelente e com uma core espctacular.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. E a cor é linda !

    Mas preciso de tradução:
    1) courgette o que é ?
    2) couve roxa será repolho ?

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. ALCINA, a cromoterapia neste artigo é apenas um enquadramento da confecção. Delicia-te com a sopa e esquece o resto. Mas não esqueças de colorir a tua vida :)

    FLUZÃO ETERNO, grata pelo convite mas de momento ando sem tempo para me dedicar à blogosfera. O tempo é curto até para actualizar o meu próprio blog. Obrigada na mesma.

    CONCEIÇÃO, a mim pelo menos influência muito o meu estado de espirito. A minha preferência vai para cores suaves porque gosto de tranquilidade e muita paz.

    ANA MARIA, fico a aguardar a tua sopa light da coroa (sem batata).

    SANDRINHA, não só a cor é espetacular como a textura é veludo. Não deixes de experimentar esta sopa.

    FLORA, courgette é abobrinha, couve roxa penso que será repolho roxo sim. Uma vez que vc não tem bimby, refoga os legumes cortados no azeite e só depois é que junta a água e tritura.

    Beijinhos a todas.
    Continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Rute!!!

    Vê-se que andas numa de cores! Estes teus últimos três posts têm todos "cores a decorar"! A receita do bolo de arroz cru deixou-me curiosa, a ver se me dedico a experimentá-la.
    Quando tiveres um tempinho para mais uma conversinha, diz...(quero saber como vão os números!)
    Beijinhos!
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Rute, adorei a cor da sopa, que diferente! E tenho certeza de que é deliciosa também!!!! Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Olá, minha flor de amiga
    Obrigada pela presença fraternal em meu coquetel... não esperava menos de vc, querida amiga além mar...
    Seu posr tá colorido e cheio de nutrientes em todos os sentidos... Hum!!! Gosto desse seu jeito diferente demais em tratar da culinária... Parabéns!!!
    Abraços fraternos e o meu carinho de sempre.

    ResponderEliminar
  11. Adoro o teu trabalho. A sopinha ficou com cor linda. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,

    Vindo aqui pela primeira vez e já me encantei...que blog mais lindo é o seu, parabéns pelo capricho e bom gosto!

    Prazer em conhecê-la,

    Sou Renata Boechat
    http://eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Sopinhas são o meu jantar predilecto e quanto mais simples melhor... :)

    ResponderEliminar
  14. Olá minhas amigas,

    obrigada pela visita e comentário.
    Melhor que ver esta sopa é confeccioná-la e degustá-la. Experimentem!

    Isabel os número vão bem. A compreendê-los cada vez melhor. Talvez mais tarde possa falar-vos deles juntamente com a culinária :)

    Renata, já visitei o seu blog e gostei muito dos seus artigos. Voltei em breve.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  15. Primeiro preciso dessa terapia, assim cores e mais cores!! Ah e se houver extras c dose de vontade de trabalhar mt manda vir! :)

    Quanto a sopa ja fiz uma c couve roxa e adorei, fica lindaaa :)

    ResponderEliminar
  16. Hello Rute,

    Ainda nunca usei couve roxa para fazer sopa, mas adorei tanto a cor como a ideia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Rute,
    na verdade já tinha lido sobre a dieta arco-íris (não sei se é a mesma coisa), segundo a qual, as cores dos próprios alimentos ajudam a equilibrar e energizar o nosso organismo... Estou certa de que este lindo creme cumpriu essas duas funções magnificamente e ainda deliciou! Parece que vou levantar voo brevemente :D
    Um grande beijinho minha querida Rutinha. Desejos de um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    Tem horas que preciso ler mais de uma vez seus artigos, para esmiuçar os pormenores. Sua imaginação vai longe, fazendo associações espirituais com a culinária. A simples visão de algo colorido, com certeza já exerce alguma influência sobre nós.
    Deve ser muito reconfortante essa sopa da coroa.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  19. Olá Rute
    Os meu utiliário de "lembretes" lembrou-me agora que completas hoje mais 1 primavera :), certo?
    Espero que passes um dia muito feliz, hoje e todos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Minhas queridas,
    apesar na demora nas respostas aqui no blog, vcs sabem que tenho primeiro ido aos vossos espaços retribuir-lhes a visita.

    Será que, nos entretantos, alguma de vós já experimentou a sopinha da coroa?

    A querida Isabel presenteou-me hoje com uma reprodução do bolo de arroz. Um bolinho de sucesso! Parabéns Isabel fico lindão o teu bolo de arrox crú.

    Verdinha, a cor para dar vontade de trabalhar é o vermelho. Veste-te de vermelho, como alimentos vermelhos (anti-stressantes) e foca pastas de arquivo vermelhas :) Vais ver que resulta!

    Cacahuette, também andas fugida! Afinal não sou só eu!

    Gina, no fundo tudo está interligado naturalmente. Nem é preciso forçar a associação. Descobri isso durante a BCEE.

    Sandra, que querida! Obrigada pelos parabéns. Isso é que é uma rapariga bem organizada! Belos lembretes!

    Beijinhos a todas.
    A ver se volto em breve com novidades.

    ResponderEliminar
  21. Mulher!! tas vivita??? :) Miss you and your food!

    ResponderEliminar
  22. Oi,querida Rute
    Com muita correria, há 15 dias fora, viajando pra cá e pra lá, chego cheia de saudade dos amigos... Como está vc, amiga? Tomara que muito bem!
    Seu post, como sempre, delicadinho...
    Abraços fraternais com meu carinho.

    ResponderEliminar
  23. Oi Rute,
    Fiquei tão feliz de ver meu blog citado aqui no seu. Vejo que você gostou da receita de bolo de arroz cru e ainda incrementou, amei!!!
    Beijos e esteja sempre lá, aproveitando as dicas e melhorando cada uma delas.

    ;)

    ResponderEliminar
  24. Verdinha e Orvalho,
    está tudo bem, não se preocupem com a ausência.
    Vou lá no vosso espaço ver como páram "as modas" :)

    Ozenilda,
    agora sinto-me em falta para consigo porque reparo que é uma pessoa muito simpática. Além de referir o seu blog no bolo de arroz, deveria tê-la informado também.
    Noutra época teria feito isso mesmo, deixado comentário no Mil e uma coisas, agradecendo a partilha gostosa. Mas minha vida anda tão atarefada que simplesmente cumpri a regra de etiqueta de respeitar a proviniencia da receita. E nada mais.
    Querida, ainda hoje visitarei o seu espaço, prometo! De momento não posso demorar por aqui mas volto, ok.
    Beijo e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  25. Rute,
    Vim saber de você, após tão longa ausência.
    Perdi os parabéns! Mas aceite minhas felicitações atrasadas e meu carinho vai junto, viu?
    Meu filho, finalmente, recebeu seu cd e gostaria que você conhecesse um pouco do seu trabalho, através do post que fiz para ele.
    Bjs.

    ResponderEliminar