21 outubro 2010

MARMELADA MISTA DE MARMELO E MAÇÃ

O ininterrupto ciclo das estações do ano dá-nos a sensação que por muito que se queira fugir à rotina, é inevitável repisar os mesmos caminhos, os mesmos costumes, as mesmas receitas.

Se por um lado aborrece-nos esta sensação de dejá-vu, de repetição. Por outro, habita-nos a sensação de conforto, de regresso ao cólo de mãe, de recordar é viver :)

Neste momento renova-se o Outono, diz-se adeus ao Verão e na passagem do calor para o frio, chega-nos as frutas e vegetais da época, os marmelos, as abóboras, as castanhas... As marmeladas, as compotas, o Halloween, o São Martinho...

Cá em casa também não é excepção. Voltamos com satisfação à
Marmelada Bimbólica do ano passado. A única diferença é a minha insistente criatividade, instigadora na busca de novidade. Assim vos deixo, com a Marmelada Mista de Marmelo e Maçã (4 M´s). Reparem no pormenor de utilizar frutos integrais (ou seja, com casca) permitindo um menor desperdicio.
INGREDIENTES:
  • 900 gr de Marmelo Biológico (depois de retirar caroços fica em 780 gr +/-);
  • 2 Maçãs ou Pêros Biológicos (com casca e sem caroços);
  • 200 gr Açúcar Mascavado Claro.
CONFECÇÂO BIMBY:
Lavar muito bem os marmelos com um esfregão para retirar o pêlo do fruto. Lavar também as maçãs.
Retirar apenas os caroços e partir aos pedaços. Triturar grosso com casca na Bimby. 30 segundos, vel 9.
Programar 30 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Ajudar com a espátula da Bimby.
Ao fim deste tempo, retirar o copinho de cima, programar mais 25 minutos, temperatura Varoma, velocidade 3.
CONFECÇÃO TRADICIONAL:
Bom, a pedido da querida Flora vou tentar uma descrição da maneira tradicional.
Lavar muito bem os marmelos com um esfregão para retirar o pêlo do fruto. Lavar também as maçãs.
Retirar apenas os caroços de ambos os frutos e partir aos pedaços. Colocar tudo num liquidificador, juntamente com o açúcar. Triturar grosseiramente com casca. Obtendo um género de farofinha.
Transferir para uma panela e cozinhar em lume brando, tapado, mexendo de vez em quando, até sentir que os frutos estão devidamente cozidos.
Aí, destapar para evaporar o líquido e ainda em lume brando deixar ganhar consistência de compota, mexendo com frequência para não agarrar.
Deixar arrefecer e guardar no frigirifico.
Geralmente as marmeladas não necessitam de frigorifico porque têm muito açúcar, mas como esta é light pode estragar.
NOTA:
Não é uma marmelada muito doce. Mas eu gosto assim. Quem quiser mais doce aumenta açúcar. Porém é uma marmelada com intenso sabor.
É uma óptima ideia para reciclar maçãs esquecidas no frigorifico!

22 comentários:

  1. Adoro marmelada! E assim deve ter um sabor diferente! Como sempre! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ora, vivas! A nossa chef voltou à cozinha, e trazendo um doce que me lembra a infância.
    O meu pai adorava marmelada, a sua sobremesa favorita.
    Naquele tempo, havia no Rio de Janeiro, uma marca tradicional, a Colombo. Nada integral, pois não se falava disso, mas gostosa, ainda mais se acompanhada do nosso tradicional queijo minas.
    Abraços, amiga Rute.
    Gilberto.

    ResponderEliminar
  3. O outono, pra mim a melhor estação do ano, e felizes daquele que o podem sentir verdadeiramente, pois aqui no Brasil, só o que temos é um verão pelos doze meses do ano!

    E marmelos, que por aqui também quase nunca os vemos...são as diferenças...

    Um doce muito gostoso, posso sentir do lado de cá!

    ResponderEliminar
  4. Já tenho visto aqui na blogosfera marmelada feita assim com maçã. Parece-me que resulta bem pela aparencia a tua ficou com uma cor muito bonita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não te preocupes, eu sei que tu tens uma vida bastante ocupada, eu vou ficar por aqui durante bastante tempo. Quando tiveres a tua vida mais liberta cá estarei! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Amiga, já estava a ficar preocupada!! Puxa não voltes a fazer isso. OK!!! :)
    Realmente fazer com a casca não desperdiçamos nada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi minha gente,
    que bom é revê-los por aqui :)
    Tou contente :)

    Suzi, pois é, como disse no teu blog, pode ser que o combinado não passe de Nov!

    Meu Mestre e amigo Gilberto! Que surpresa!
    Tá tudo mais quieto lá pelo blog do curso né ;) Aproveitou para vir provar a minha marmelada?
    Queijo de minas não tenho mas se quiser Romeu & Julieta posso oferecer queijo flamengo (bem português!).

    Renata, faço ideia do que é que já perdi lá pelo seu espaço. Não tenho visitado quase ninguém.
    Aqui em Portugal as estações são mesmo bem diferentes. Tem sitios no norte que é quase impossivel ultrapassar o Inverno, brrrr que frio!
    Vc nunca sentiu sabor de marmelo e eu nunca confeccionei goibada apesar de já ter provado de compra. No entanto já vão aparecendo por cá Goiabas frescas mas cáras que só visto!

    Susana, ainda não vi na blogosfera marmelada com maçã mas
    é natural que não seja inédita esta. Que fica boa, fica! Deliciosa. Experimenta.

    Sandrinha, não te assustes. A vida é mesmo assim, obriga-nos a mudar de curso de vez em quando e actualmente ando mais afastada da cozinha e do blog mas nunca parada, nem doente. Só com interesses diferentes. Mas eu prometo que não vos abandono para sempre!

    Beijinhos a todos.
    Grata pela vossa amizade.

    ResponderEliminar
  8. Alô Ameixinha!
    Tu a comentares e eu a responder a comentarios ao mesmo tempo.
    Fica muita boa, fica.
    Experimenta.

    ResponderEliminar
  9. Já tinha saudades tuas. Ficou com uma cor linda
    Ano passado eu fiz de marmelo e maçã (para aproveitar umas maçãs) ficou uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ja tinha saudades das suas experiências! :-D
    Raquel Perdigão

    ResponderEliminar
  11. Já cá tenho marmelos a amadurecer...
    A marmelada que me aguarde!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. A combinacao parece ser optima. Gostei muito da receita por se aproveitar tudo e ter pouco acucar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Já tinha pensado que tinhas desistido da cozinha. E voltas com uma coisa que eu adoro, marmelada. Até evito fazer (e tenho um marmeleiro no quintal) porque é uma tentação comer marmelada com tudo e sem nada. Esta marmelada/maçanzada ficou bem apetecivel.....de lamber os dedos.
    Bjnhs e volta mais vezes.

    ResponderEliminar
  14. Rute,
    Embora os marmelos não sejam frutas corriqueiras nos nossos mercados, venho aqui apreciar a prosa que acompanha a receita...
    Outro dia pensava exatamente isso
    de, a cada estação, como apresentar um prato novo com os mesmos frutos. Você já resolveu esse problema agregando maçãs.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Também pensei a mesma coisa ao recolher as pitangas e as amoras do quintal... Tudo novamente ! E que delícia é poder viver esses ciclos da vida.

    Quanto à receita, que deve ser muito boa, vou fazer um pedido: por favor, traduza para a vida simples de quem só usa liquidificador comum e cozinha em panela de barro !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá a todas,
    bem-vindas, como sempre!

    Conceição, andamos mesmo em sintonia. Eu ontem fiz o tulicreme de alfarroba, vou postar de seguida.

    Raquel Perdigão, fico muito satisfeita de receber mensagem duma "fã" silenciosa :) Vou esforçar-me por aparecer mais vezes.

    Garparzinha, fico à espera duma marmelada tua reinventada :) Surpreendo-nos como sempre o fazes.

    Cacahuette, para aproveitamento é de facto uma óptima receita. Quem sabe se até dá com outras frutas como por exemplo pêra!

    Ana Maria, aí tá algo que vai ser dificil. Desistir da cozinha. Ainda se fosse desistir do blog... Por vezes dá mais trabalho, fotografar, escrever o artigo e publicar do que cozinhar :) É ou não é? Confesso que soube bem, estes tempos em que não tive de fotografar tudo o que cozinho!!

    Gina, mas dá para inventar com goiabada. Teste goiaba com maçã, por exemplo. Temos de reinventar novas abordagens para a mesma vida não é verdade?

    Flora, minha amiga, seus desejos são uma ordem para mim. Verifique o texto. Deixei lá a confecção tradicional com liquidificador e panela :) Se confeccionar não esqueça de me contar como resultou. Se não tiver marmelo, teste com goiaba e maçã.

    Beijinhos a todas.
    Voltem sempre.
    Gosto de as ter por cá.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  17. nhamiiii!! ja fiz este ano marmelada e geleia! Mas ainda tenho imensos marmelos e tambem vi algures uma receita na blogsfera com maça e marmelos! Ja tinha decidido que ia fazer :) Claro que esta tua com tao pouco açucar mete me os olhinhos mais em bico.... fica docinha docinha docinha?? Sou bueeeeda gulosa :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Linda Rute,
    pois a minha marmelada tem sido só com marmelos. Com a casca faço geleia. Mas como sempre, aguças a minha curiosidade a cada post, pelo que as maçãs vão entrar na minha próxima produção! Gostei muita da cor com que ficou.
    Uma grande beijoca.

    ResponderEliminar
  19. Olá, Rute querida
    Gosto demais dos dois componetes... deve ficar muito bom...
    Venho também porpor-lhe algo no meu post de amanhã...
    Conto com sua participação amiga.
    Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  20. Verdinha,
    não fica docinha docinha docinha :(
    Eu gosto assim, mais a saber a marmelo do que a açúcar. Fica agri-doce :)
    Muito doce enjoa-me.
    ___________________________________
    Isabelinha,
    confesso que também gosto muito de geleia, mas quando a como fico com problemas de consciência.
    Desde que comecei a cozinhar que tomei noção do que as confecções levam e do mal que certos produtos fazem à saúde. Desculpa se pareço "puritana" demais, mas sou mesmo assim. Talvez por isso nunca adoeça...
    Há uns anos largos atrás adorava um bolo de chocolate que uma amiga minha fazia. Um dia pedi-lhe a receita. Depois de ter a receita na mão e de ver o que leváva, nunca mais consegui comer o bolo só de saber que levava 250 gr de manteiga, 1 pacote de natas, ovos, bué de açúcar, chocolate em pó...Tás a ver o filme??
    Enfim,
    manias!!
    Beijinhos pi ti.
    ___________________________________
    Orvalho,
    já lá fui ao post da meditação.
    Obrigada pelas coordenadas e temas de reflexão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Estive a ver a tua receita bem, sim usamos quantidades diferentes de tudo e até coloquei mais açucar. No entanto também não noto o sabor da maça, noto sim que o marmelo ficou mt mais realçado!! Mas quem não sabe não diz que leva maça!!

    beijinhos

    ResponderEliminar