22 outubro 2010

TULI DE ALFARROBA E AMÊNDOA

ARTIGO RELACIONADO:

Tulicreme Caseiro de 3 chocolates e Avelã

Nunca imaginei que esta pasta de "chocolate" (sem chocolate) ficasse tão boa, gulosa, daquele género de não se conseguir parar de comer! Acreditem em mim, é fantástica!

Confesso que o tulicreme alternativo apresentado pela
Borboleta Africana no Dia Castanho despertou a minha curiosidade na altura, mas ficou-se por aí. Caiu no esquecimento em 2009 :(

Felizmente,
a Conceição do blog Eu e os Tachos resgatou a receita e avivou-me a memória, trazendo às luzes da Ribalta, a maravilhosa, inigualável, superfantástica, pasta de chocolate alternativo! Palmas para o Tuli de Alfarroba. É digno de pompa e circunstância!!!
Mais uma vez chamo a vossa atenção para os pormenores: amêndoa integral (com pele) e açúcar integral. A minha receita tem, como era de esperar, o meu cunho pessoal: a pitada de canela e o agáve.
INGREDIENTES:
  • 150 gr Amêndoa com pele;
  • 2 colheres (sopa) Açúcar Mascavado Escuro;
  • 2 colheres (sopa) Farinha de Alfarroba;
  • 1 colher (chá) Canela em pó;
  • Pitada de sal fino;
  • 1/2 chávena de óleo de milho;
  • 1/2 chávena de Xarope de ágave (também pode usar mel).

CONFECÇÃO:

Num liquidificador triturar fino as amêndoas, obtendo uma farinha integral de amêndoa.
Juntar os restantes ingredientes pela ordem apresentada. Triturar tudo junto até obter uma pasta homogénia, como se fosse uma maionese consistente.
Se necessário juntar mais óleo. No meu caso não foi preciso porque o xarope de agáve não solidifica. É um adoçante alternativo, crudivoro e muito saudável. É um néctar extraido dum cacto mexicano, rico em frutose.

21 comentários:

  1. Querida Rute,
    :) Eu sou da geração do Tulicreme!!! Ganhei revistas de banda desenhada a comer tulicreme hehe... Por isso imagina a minha alegria ao ler a tua receita caseirinha! Esta é mais uma das tuas estupendas invenções que despertam em mim o bichinho de ir para a cozinha, e olha que não são poucas as vezes que vou para lá por tua culpa, ou dizendo melhor, GRAÇAS a ti!
    Vou ver a marmelada lá em baixo que me está a piscar o olho!
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Rute, minha mentora ahahaha :) Olha que tb tenho essa receita imprimida faz meses, e acabou por ficar esquecida, mas como podes ver agora tou em força com a alfarroba e vou mesmo fazer! Maravilha! :)

    PS: tenho saudades das tuas ideias mulher! apetece me usar o desidratador, ja ando a magicar lol

    ResponderEliminar
  3. Olá Rute,

    Puxa, que faço eu que não aqui a farinha de alfarroba...adoraria experimentar esse creminho, parece delicioso!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  4. não conhecia esta versão e fiquei bastante surpreendida, que maravilha.

    ResponderEliminar
  5. Olha para ela, voltou á ribalta e com um tulicreme de fazer inveja. :)
    Esta também a tenho lá imprimida e esquecida!! :(.
    Já estava com saudades!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou fantástico.
    Parabéns.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Olá, olá, que saudades eu tinha das tuas receitas maravilhosas e hiper suadáveis. A pipoca vai-se passar com esta sugestão, adora tulicreme, só que assim fica bem mais saudável.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Q saudades...
    Tb sou do tempo deste creme delicioso...
    Esta versão não me escapa, tenho de experimentar...
    Mas deixaste-me a pensar em tentar fazer uma versão da nutella assim tb com farinha de alfarroba...
    Tenho de colocar a mioleira pr trabalhar :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Ola, convido-te a participares no meu passatempo.
    bj

    ResponderEliminar
  10. Bem, eu sou louca por estas pastas de chocolate.. tem cá um aspecto...ui :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  11. Bem lá vou comprar o xarope, deixas-te curiosa com esta versão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Amiga Isabel,
    aconselho-te a começar pela versão tulicreme caseiro com chocolate. Embora acredite que sejas uma menina corajosa, talvez o teu paladar ainda não esteja receptivo à alfarroba (digo eu!).

    Verdinha, minha companheira de experiências culinárias. O grupinho de outrora está a formar-se novamente, eu, tu, a Mary e a Borboleta! Todas de volta à criatividade!!

    Rachel, não faço ideia se é dispendioso enviar itens para o Brasil mas se não for nada de transcendente, terei o maior prazer em enviar farinha de alfarroba pra vc.

    Kombi, até os miúdos gostam!

    Sandrinha, então vamos a isso, acompanha a onda de tulicreme. Começou na Borboleta, passou pela Conceição, e agora está aqui, passo-te a bola. Olha a onda!!

    Olá "Autora do Blog" bem-vinda ao meu espaço. Ainda bem que gostou do aspecto do tuli :)

    Elisabete, há qto tempo não sei nada de ti. TENHO de ir visitar-te sem falta!! Fico a torcer para que a tua pipoca goste.

    Carlita, eu voto na versão nutella com alfarroba. Gosto muito quando instigo os outros a criarem também! Surpreende-nos!

    B.V., assim que tiver um tempinho pásso no teu blog para saber de que concurso se trata.

    Xana, conto contigo para a reproduzires o quanto antes. Se és fã destas pastas, avança mulher!

    Conceição, eu adorei esta versão mas a tua também deve ter ficado ÓPTIMA! Obrigada pela lembrança.

    Beijinhos a todas.
    Continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Rute,
    Há vários produtos que nunca provei. Entre eles está a alfarroba. Já li sobre ela, curiosa como sou por novidades.
    Mas venho aqui agora muito mais pela comentário que deixou lá na Flora.
    Ainda bem não sou cardíaca, porque estou emocionada... rs! Quem foi que disse que o mundo virtual torna as pessoas distantes? Quem dera a viagem que fiz à Portugal em 2008 se desse agora, pois à época não nos conhecíamos.
    Teria imenso prazer em conhecê-la pessoalmente, assim como outras meninas portuguesas que convivem comigo nesses 2 anos de blog.
    Vou dormir muito mais feliz hoje por sua causa. Obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  14. Amiga, que bela alternativa ao chocolate! Deve de ser delíciosos e sem dúvida bem mais saudável!!
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
  15. Comi muito Tulicreme, e como gosto do sabor da alfarroba, concerteza ia ficar mesmo bom numa fatia de pão.
    Uma delicia como sempre, as tuas "alternativas".
    bj

    ResponderEliminar
  16. Querida Gina,
    basta querer para acontecer.
    E como quero muito conhecê-la pessoalmente, um dia acontece! Vc vai ver ;)

    Piteca, é muito bom. Experimenta. É mesmo viciante. Está a desaparecer num instante cá em casa.

    Abelhinha, para ti que o sabor da alfarroba já é familiar, não esperes nem mais um dia! Confecciona este tuli alternativo, já!! Só perdes por esperar.

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Olá! eu fiz o outro, naquela altura, e até fiz na Bimby da sogra, ehehe! Este é muito mais saudável... A testar! Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Quando fizeres diz-me o que achaste. O meu já qse desapareceu.
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  19. hummm!!Que excelente ideia!!Adorava tulicreme em miuda, tenho imensas saudades de comer!!Achas que dá para se conservar sem frigorifico?
    obrigado e beijinhos!!
    sofia

    ResponderEliminar
  20. Agora de Inverno dá de certeza, e por muito tempo!
    Tenho o último que fiz, na despesa cá de casa, há mais de 1 mês.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  21. ok tenho que fazer e pôr a prova a ver se e mesmo bom! maas já pelo aspecto... parece ser uma DELICIA!

    ResponderEliminar