22 novembro 2010

COMIDA FRANKENSTEIN NA TEIA AMBIENTAL

Tenha MEEEEEEEEDO! Tenha muuuuuito MEDO, os monstros OGMs andam aí!!!

Essas criaturas genéticamente modificadas são os novos monstros verdes de todos os cientistas, Victor Frankensteins inconsequentes, inconscientes e muitas vezes horrorizadamente arrependidos pelo contributo que dão à ciência.

Quem os irá parar? Quantas bocas mais, irão eles alimentar com
milho insecticida, arroz dourado ou tomate de longa duração genética? Quantas doenças mais, irão ser motivadas pelos transgénicos, tais como, alergias, desequilibrios hormonais (tiroide) e cancro?

Não sabemos!! Andamos todos às escuras procurando a luz da solução e é por isso que neste dia mestre (22), de mês mestre (11), em ano 3 de criatividade, escrevo a proposito do tema polémico dos OGMs que até em Portugal já deu muito que falar (
ver neste link, filme e texto).

Precisamos agir!! Não como activistas que destroem campos mas impondo uma alteração nos hábitos de consumo. BIOLÓGICO é a solução(?). Diga não aos transgénicos, procure nas embalagens se os produtos que habitualmente compra contêm organismos genéticamente modificados. Torne-se um detective OGM pelo bem da sua familia, pois estes não são mais do que "sementes" para um sistema de controlo absoluto sobre as pessoas. Senão vejamos:

»»As sementes produzidas por plantações OGM não podem ser reutilizadas em sementeira do ano seguinte, têm se ser novamente compradas ao fornecedor (o maior de todos é a mundial MONSANTO CORPORATION);

»»Quem inventa a modificação genética de um produto pode registar a descoberta e patentear a fórmula, conferindo-lhe exclusividade. O passo seguinte é monopolizar o mercado de sementes, eliminando concorrência natural, como é evidente!;

»»Mesmo que o consumidor final evite comprar produtos que contêm OGMs, perdura um sector insuficientemente legislado onde é viável a introdução de OGMs através da cadeia alimentar animal, pois apesar dos esforços, a maioria dos Eurodeputados continuam a votar a favor! Resta saber "quais ovos, leite, carne, peixe de aquacultura, e seus derivados provêm desse tipo de cadeia alimentar";

»»De mãos dadas com a industria alimentar anda a industria farmaceutica, toda contentinha por a humanidade adoecer sistematicamente necessitando de medicamentos cada vez mais fortes para controlar os virús e as degenerações consequentes da evolução de sobrevivência bacterologica contra os herbicidas e insecticidas.

Bom, valha-nos apenas ter alguma (mas pouca) esperança nos produtos biológicos e numa alimentação vegetariana, necessáriamente caseira para estar plenamente informada do que comemos, se é que isso é possivel, pois a legislação contra OGMs também ainda não chegou à restauração, dai que podemos estar a comer soja transgénica sem saber!

INGREDIENTES:

  • 1 base de pizza biológica;
  • Polpa de tomate biológica;
  • 1 cebola pequena biológica;
  • Mortandela vegetal biológica*;
  • Queijo ralado biológico;
  • Rúcula selvagem biológica;
  • Morcela vegetal biológica*;
  • Azeite biológico;
  • Manjericão desidratado biológico.
CONFECÇÃO:

Estender a base de pizza. Untar com polpa de tomate. Dispor cebola fresca laminada muito fina. Ornamentar com tiras de mortandela vegetal. Espalhar um pouco de queijo ralado, por cima umas folhas de rúcula, rodelas de morcela de arroz vegetariana e mais queijo, fio de azeite e ervas (manjericão ou oregãos).

Levar a forno quente a 180º durante 40 minutos.

NOTAS *:

Mortandela vegetariana neste link
Morcela vegetariana neste link

VIDEO "O Mundo segundo a Monsanto" aqui.
Outras participações que vale a pena conferir:

16 comentários:

  1. Uma pizza 100% biologica. Acho que fizeste bem em alertar aqui no teu cantinho para esta situacao que cada vez mais cresce como uma bola de neve. Nao e um problema nem de hoje nem de ontem, e se as pessoas nao forem alertadas para isso so tente a crescer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez a alertar as pessoas para um problema que afecta todos nós.Eu tenho esse cuidado!!!

    Uma pizza MUITO SAUDÁVEL.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Partilho plenamente as tuas preocupações relativamente aos alimentos transgénicos. Acho uma vergonha a forma como os eurodeputados se estão a deixar levar pelos lobbies. Uma coisa que tenho feito, e acho que pode ter algum peso, se houver muitos consumidores a fazer o mesmo,é chagar os fabricantes dos alimentos que consumo com e-mails, a perguntar-lhes se me podem garantir que os produtos deles não contém produtos trangénicos. Já fiz isto com os corn-flakes (não recebi resposta, por isso agora só compro biológicos, e fiz questão de lhes dizer isso mesmo), e com os gelados Hagen Daaz (que contém soja entre os ingredientes), que me responderam imediatamente a garantir que não incluíam transgénicos nos seus produtos. Respondi a agradecer e expliquei que por muito que nos custasse cá em casa, iríamos mesmo deixar de comer os gelados deles, caso não nos tivessem respondido, ou tivessem dito que continham transgénicos. Acho que a pressão dos consumidores pode ser muito poderosa, é preciso é que as pessoas não se fiquem pelos lamentos, e façam ouvir as suas opiniões.
    P.S. se tiveres tempo, vai ao Pés na Relva, que já lá postámos a nossa participação na reciclagem na cozinha!

    ResponderEliminar
  4. É pena os produtos biológicos serem tão caros... acho que é por isso que a maioria das pessoas não os compram. Não há ordenado que resista. Fiquei a pensar na morcela vegetariana, quais são os ingredientes que a compõem, sabes? O link não dá para ver :)

    ResponderEliminar
  5. Bem este fds deu-te para repor energias, muito bem....
    Para 6ª feira, pode ser em vez da francesinha, a bela fatia da pizza, a malta aqui prova tudo :-(

    Bjos
    Margarida
    P.S- Tb pode vir o pudim, como sobremesa

    ResponderEliminar
  6. Uma pizza maravilhosa.
    São uma peste, Eu tento evitar ogm, mas como tu dizes e bem, há produtos carne, peixe etc... que podem ter e nós não sabemos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida
    Vc é sempre muito criativa na blogagem da nossa Teia... ficou show!!!
    Esse monstrengo deve ter um gosto horroroso... quanto à receita... Hum!!! Tudo detalhadinho,hein?
    Com vc a gente aprende...
    Vivam os ótimos pratos sem agrotóxicos!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá de novo,

    Cacahuete, isso é que me assusta. Os OGMs estão imparáveis!

    Sandrinha, temos de ir à Biocoop para comprares os ingredientes! A mortandela é de lá.

    Ai Ana, se soubesse a vontade que tenho de começar a fazer isso! Já estive mais longe já, de chatear as empresas e perguntar-lhes várias coisinhas acerca da informação de produto. Põe lá umas linhas só para enganar a malta porque pensam que ninguém lê os rótulos. Mas eu leio!! E sei que me acham estranha quando fico um tempão a olhar para os rótulos dos produtos.

    Ameixinha, já lá fui corrigir o link mas o problema é que não fixa. Assim que fecho a página da www.provida.pt o link deixa de ficar activo :( Amanhã com mais paciencia tento arranjar solução.

    Margarida, pra quê que estás a mentir!! Se fosse a Teresa a comentar ainda acreditava pois essa menina come tudo, agora tu és mais esquisitinha. Provas e depois dizes que estás cheia só para seres simpática ;) Fome, fominha é que tu precisas amiga. O pudim já acredito que comesses, és pouco gulosa és!

    Conceição, também acredito que aprovasses esta pizzazinha. Quanto aos OGMs, só à bofetada. Que "praga", dizes bem!

    Orvalho, obrigada querida! Ainda nem tive tempo de avisar ninguém da Teia em como publiquei hoje. Mas vc é omnipresente, hein! Obrigada por ter vindo apreciar.

    Beijinhos e obrigada a todas.

    ResponderEliminar
  9. Bela postagem, Rute !
    A postagem é bela, o tema é tristemente feio...
    Não sei onde vamos chegar. Quem viver, verá.
    Neste nosso planeta-nave, todos estão irremediavelmente ligados uns aos outros. Em outros tempos o Homem pensava que podia ficar escondido no seu cantinho e nada o afetaria. Hoje sabemos que não é assim.
    Querendo ou não, corremos o risco de estar consumindo alimentos transgênicos.
    Salve-se quem puder !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Rute!!!
    Eu bem digo que tu ias adorar ler os dois últimos livros do David Icke ("Raça Humana Ergue-te" e "Guia da Conspiração Global e como acabar com ela")... dá para "unir os pontos" e perceber exactamente o que podemos fazer.
    Tu, na posse daquela informação, eras uma explosão mágica (aquela que espalha pozinhos mágicos e benéficos por todo o lado) ainda mais explosiva que já és ;)
    Mil beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Rute 1- Margarida 0

    Pois bem Rute, ficas já a saber para além dos doces, os enchidos, fazem parte do minha cadeia alimentar.

    ResponderEliminar
  12. Olhe lá menina, mas que conversa é essa de "Se fosse a Teresa a comentar ainda acreditava pois essa menina come tudo...", deixa-te lá de conversas e trás a pizza, o pudim e mais o que tu quiseres...!
    Cá te espero na 6ªfeira.
    Prometo que depois de comer, eu comento!!! ;-)

    ResponderEliminar
  13. Minha brava guerreira, Rute, as tuas palavras foram lançadas como armas mortais sobre as Monsantos, que são muitas, e tão perigosas quanto essa monstrenga.
    Quem tiver um mínimo de cuidado com a sua saúde, depois de ler este texto, nunca mais entrará num supermercado e deixará de conferir cada pacote, antes de colocá-lo no carrinho.
    Comprar veneno por ser barato, não me parece argumento convincente.
    Muitos acham muito trabalhoso ter de conferir tudo que compram, e se deixam levar pelas propagandas. Será que ainda é possível crer que uma dessas monstruosas indústrias contrataria empresas de marketing para revelar todas as verdades que a condenariam?
    Essas indústrias MENTEM. As suas propagandas são enganosas, pois a mídia também MENTE. O consumidor que compra todos esses venenos por alegar preço, desinformação ou muito trabalho para pesquisar, ele também MENTE.
    A cadeia criminosa está fechada - o assassino>o cúmplice> o suicida.

    Bravos, minha querida amiga, a sua participação na Teia é decisiva!
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderEliminar
  14. Queridos amigos,

    Flora, obrigada por ter vindo, nem deu tempo para avisar os outros elementos que a "atrasada" havia postado :) Mas vcs vieram de qualquer forma. Que bom ter vossa aprovação.

    Isabel!!!, nem digas mais, sabes perfeitamente que estou na lista de pretendentes à leitura desses livros de que falas. Hoje recebi um livro emprestado da AnaG mas quando os teus estiverem sem "dono", lembra-te de mim!

    Ohhh Margarida, Ohhh Guida, Ohhh Ana Margarida! Isso diz-se em público?? Para doces e enchidos és um bom garfo!!?? E verdura?? frutinha?? Eh eh eh, estou só a renar contigo, sei que também gostas :) Até 6ªf miga.

    Ai,Ai que a comilona Teresa também comentou!! Isto é muita emoção para um dia só!! Pronto, assim sendo já vais receber ordenado. Vou cuidar do processamento agora. Também queres subsidio de Páscoa, Carnaval e etc, para além do subsidio de Natal?? Com OGMs ou sem?

    Mestre, meu Mestre Gilberto! Que alegria vê-lo por aqui :) Gostou do pormenorzinho de numerologia? dia mestre, mês mestre, ano 3? Nem preciso dizer que... 22 + 11 + 3 »» 9 :)) Obrigada pelos elogios em relação ao texto.

    Agora estou em divida para com a Teia, ainda não comentei o vosso excelente trabalho por falta de tempo, mas como o tempo é uma ilusão...eu tardo mas não falho!!
    Beijos às meninas,
    Abraço ao Mestre.

    ResponderEliminar
  15. Oi Rute!

    Muito obrigada por também compartilhar esse assunto e por ter elogiado o meu post lá no Dicas. Eu me baseei totalmente no site do Greenpeace com algumas opiniões e petelecos.

    Já ouvi coisas assustadoras, como que num futuro próximo as crianças poderão "fazer" sua própria espécie de animais de estimação, manipulando códigos genéticos. Não sei onde isso vai parar..
    Uma coisa é certa: uma legislação decente deve haver, prevendo as consequências da transgenia.

    Beijinhos green

    ResponderEliminar
  16. É por aí mesmo a colonagem, Renata, e a criatividade imparável da manipulação genética.
    Dá meeeeeedo!
    Obrigada por ter vindo conferir minha participação.
    Beijo green

    ResponderEliminar