30 dezembro 2010

LEMON CURD ou Creme de Limão

Lemon Curd é um género de creme de pasteleiro com intenso sabor a limão. Tradicional de Inglaterra, muito apreciado barrado em scones, panquecas, recheio de bolos, ou em topping de variadissimas sobremesas! Multifuncional e viciante, mesmo quando só comido simples, à colherada ou em cima duma fatia de pão rústico. Apresenta um sabor agridoce podendo até acompanhar pratos principais tornando-os assim mais exóticos :)

Não confundir com o doce de limão ou com a lemon marmalade, pois estes dois não levam ovos, enquanto que o lemon curd sim.

INGREDIENTES:
  • 160 gr açúcar mascavado claro (integral);
  • 2 ovos inteiros biológicos;
  • + 1 gema de ovo biológico;
  • 60 gr manteiga de soja;
  • Sumo e cascas amarelas de 2 limões biológicos.
CONFECÇÃO:

Com o copo da bimby bem seco, pulverizar o açúcar integral, 20 seg., velocidade 9.

Juntar as cascas ao copo liquidificador, apenas parte amarela, previamente lavadas e secas, pulverizar, 15 seg, velocidade 9.

Adicionar a manteiga suavemente derretida, mais o sumo de limão, programar 2 minutos, velocidade 2.

Juntar os ovos (2 inteiros + 1 gema), programar 10 segundos, velocidade 4.

Por fim, programar 7 minutos, temperatura 80º, velocidade 2.
Retirar para os frascos e deixar arrefecer antes de refrigerar.
Dura bastante no frigorifico. Dá exactamente a quantidade da foto.

Fonte:
Forum Bimby - Autora Patuxa Versão sem bimby: Lemon Curd Manual - Autora Ângela

16 comentários:

  1. Eu adoro lemon curd!
    Faço uma receita um pouco diferente, da Alice Waters, que depois gosto de usar numa tarte com base de chocolate que dica perfeita.
    Gosto dele bem forte, com muito sabor a limão e aquela acidez que me cativa.
    :)
    Beijinho grande.
    Desejo-te um 2011 bem colorido, com sorrisos e entusiasmo. E inspiração!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Rute,
    Gosto bastante de lemon curd, que só vim a provar quando ganhei um vindo da Inglaterra, da Valentina, do Trem Bom.
    Aliás, o que eu não gosto quando feito com limão...?
    Minha querida, aproveito para desejar um ano de muitos momentos felizes. O que será que 2011 nos reserva?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. R eis da terra e povos todos
    U ma fortaleza que me salve
    T u abriste fontes e torrentes
    E le realiza os desejos dos que o temem
    Amiga querida, obrigada por tudo em 2010...
    Bjs festivos e de paz

    ResponderEliminar
  4. Olá a todas,

    Gasparzinha - Humm numa tarte de chocolate deve ficar muita bom! Mas a minha tarte preferida com lemon curd é tarte merengada de limão!! De sonho, mesmo! O merengue até parecem nuvens alimonadas.

    Gina - Limão é Paixão! Concordo a 100%. o que eu não gosto feito com limão...? E mais! o que eu não gosto acompanhado com lemon curd?? :) Fica bem com tudo!!

    Suzi - Eu sei que adoras e que confeccionas um muito bom que tive a sorte de ganhar de presente quando nos encontrámos para visitar o Museu da Electricidade. Delicioso!

    Orvalho - Que todos os seus desejos também se realizem, são os meus votos para 2011.

    Queridas visitas, fico-lhe muito grata pela companhia no decorrer deste maravilhoso ano 2010. Embora faça votos de um próspero ano novo, dúvido um pouco da concretização de tal desejo, já que muitas tormentas financeiras nos esperam em 2011.
    Sejam fortes, conscientes e optimistas e tudo se há-de ultrapassar.
    Mil beijos festivos.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Rute,

    Que lindas fotos e que receita espetacular, tudo perfeito!

    Quero deixar aqui o meu abraço, com votos de um 2011 também muito perfeito pra voce e todos os seus!

    Renata

    ResponderEliminar
  6. Querida Rutinha, fiquei com água na boca. Adoro lemon curd!

    Passei para te desejar um Feliz Ano Novo.
    Muitos beijinhos e abraçinhos

    ResponderEliminar
  7. Rute, essa receita parece deliciosa e amei sua louça linda!!! Desculpe o meu sumiço, esse final de semestre foi super corrido e agora estou tirando uams horinhas pra visitar os blogs listados como os meus preferidos!!!! Quero te desejar um FELIZ ANO NOVO cheio de alegrias, realizações, boas oportunidades e muitas receitas maravilhosas pra compartilhar com suas fãs!!!! Beijos do Brasil!!!!

    ResponderEliminar
  8. Apesar de adorar limão e de ter limões com fartura neste momento, ainda não fiz mas parece-me bem :)

    ResponderEliminar
  9. Rute...obrigada por adaptares à bimby o doce de limão que faço há 20 anos, fruto duma receita tradicional da minha avó. Se calhar tem origem inglesa, talvez, mas na minha familia sempre se fez até porque sempre houve limoeiros por perto aos quais era necessário dar o devido uso!
    Bjs
    Paula Pessanha

    ResponderEliminar
  10. Olá, passei por aqui para retirbuir os votos de Feliz 2011, desejo que tenhas tudo o que mereces! Para ti, para o Miguel e para a Carolina! E que 2011 traga também um tempinho para o nosso almoço! Ehehehehe! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro em tartes.
    Minha querida aproveito para te desejar um Feliz 2011, que tenhas o tudo de bom Um Bj.

    ResponderEliminar
  12. Rute nunca comi Lemon Curd, mas tenho muita vontade de experimentar. Imagino que seja genial!
    Acho que não consegui passar aqui no Natal. Mas, agora aproveito para lhe agradecer o carinho de sempre. Vc é um amor de pessoa!
    E que em 2011 possamos continuar com esta troca tão boa de receitas e de amizade.
    Feliz Ano Novo :)

    ResponderEliminar
  13. Minhas queridas amigas,

    hoje sinto-me ainda mais feliz que sempre. Vejo que depois do Natal em familia, todos reservaram um tempinho para acarinhar os amigos virtuais.

    Mais ainda, nestes comentários tenho uma estreia!! A Paula!! Que bom, ao fim de muitas visitas, deste-me o prazer de um comentário teu. Obrigada amiga.

    Agora vamos as respostas personalizadas:

    Renata, nestes últimos posts as fotos têm saído realmente bem. Mas ainda não domino tudo. Tem dias, especialmente noites, que as fotos ficam sem graça nenhuma e não fazem justiça à confecção.

    Luísa, quando fizermos o nosso 1ºalmoço de 2011, levo-te um potinho de lemon curd. Ou outro curd para provares :)

    Katia, vi logo que vc ia notar a loiça :) Eu também AMO este serviço de jantar e de chá. Sabe qual o nome dele? Linha ALENTEJO! Lindo demais! Moderno e rústico ao mesmo tempo.

    Ameixinha, se tens limões com fartura, põe mãos à obra o mais depressa possivel. Até porque os teus limões devem ser biologicos, o que é importantissimo para este doce.

    Paula, minha querida amiga!! É uma surpresa hiper agradável receber-te aqui, online!! Conforme disse por mail, relaciono sempre o lemon curd ao docinho de limão que a Carolina fez contigo na escola. Foi a 1ªvez que o comi. O lemon curd da bimby é muito mais fácil de fazer. Parece-me que leva menos açúcar, dai que o da tua familia ser mais docinho. Mas é uma questão de adaptares a tua receita familiar à bimby. Quanto à origem, dizem ser inglesa mas depois de bem apurado encontramos tradições portuguesas onde menos esperamos como é o caso da abóbora iluminada de halloween.
    Deixo-te 2011 beijinhos e espero voltar a ver comentários teus no próximo ano. Obrigada!

    Suzi, que raio de almoço que não há meio de sair!! Irra!! Até parece que moras noutro continente. Em 2011 temos de concretizar as pendências, sem falta! Ou durante a semana, ou até mesmo ao fim-de-semana.

    Conceição, estou "mortinha" por confeccionar uma tarte merengada de limão!

    Claudia, agradeço e retribuo. Vc também é um amor de pessoa. Tem sido um prazer compartilhar consigo momentos do meu 2010. Que o ano novo faça perdurar a amizade e a partilha reciproca entre nós.

    E assim me despeço de todas,
    com muito carinho,
    muita gratidão,
    desejo-vos um óptimo 2011,
    pleno de harmonia, paz e consciência.
    Votos de boas entradas no novo ano.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Deve ser delicioso, mas não conheço.
    O problema é que, repentinamente, comecei a sentir rejeição à ovos e estou procurando receitas em que eles não estejam. Será um novo passo para o veganismo ?

    A louça é linda, muito linda e louça é uma das Coisas Que Eu Gosto !

    Fiquei curiosa quanto à sua afirmação sobre tormentas financeiras... O que está por vir ?

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Na verdade, controlo muito a ingestão de ovos na minha alimentação.

    Se faço qualquer confecção com ovos, já não os como simples, estrelados, mexidos ou cozidos.

    Há muito tempo que deixei de acompanhar seitan, tofú ou proteina de soja com ovo. Acho um excesso desnecessário.

    Evito imenso os ovos e tenho inventado várias sobremesas sem ovos, tendo outros produtos naturalmente alternativos, como estes por ex:

    Bolo com linhaça em substituição dos ovos
    Maionese de Rebentos de soja (sem ovo)
    E quase todos os meus gelados são SEM ovo, neste link aqui

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar