31 dezembro 2010

HAPPY NEW YEAR

HAPPY NEW YEAR, EVERYBODY!
Adeus 2010!
Olá 2011 :)
Um ano muito próspero para todos. Brindemos com o meu fabulástico Licor de Uva, à saúde de todos, à harmonia em casa, no trabalho e na sociedade em geral, muita paz e alegria!!

Esta Uvinha (identica à ginginha) é 100% caseira. A foto da videira carregada de uva de vinho é do meu terreno da aldeia, quando fui lá em finais de Agosto apanhar os cachos biológicos que crescem de mãos dadas com a natureza. Sem interferência do homem.

Geralmente costumo
desidratar em uva-passa, mas como em Ago de 2010 ainda tinha muitas passas de Set de 2009 (apesar de com elas ter feito bastante Vinho de Kéfir e Uva-Passa), decidi trilhar outros caminhos de descoberta com uvas.

INGREDIENTES:
  • 1 kg uvas soltas do cacho;
  • 1 litro de boa aguardente;
  • 2 chávenas (xicaras) de açúcar mascavado claro;
  • 4 chávenas (xicaras) de água purificada;
  • Casca de 1 limão;
  • Pau-de-canela.
CONFECÇÃO:

Faça uma calda grossa ao lume, com o açúcar integral e a água purificada.

Num garrafão de vidro, de preferência com revestimento por fora para proteger o interior de luz, introduza as uvas lavadas e seleccionadas (escolha bem para não usar uvas tocadas ou podres), mais a aguardente (encomendei caseira), e a calda de açúcar depois de fria.

Feche com rolha de cortiça, tendo a certeza que não ocorrerá permutas de ar. Guarde em local de temperatura amena durante 3 a 4 meses. Longe de luz e de calor.

Ao fim de 3 a 4 meses, retire uma parte para uma garrafa, junte casca de 1 limão biologico e 1 pau-de-canela. Beba ao fim de 1 a 2 dias.

Com o licor que restou no garrafão pode tentar outra aromatização, em vez do limão e de canela. O céu é o limite. Crie!

Fonte:
Site TudoGostoso - Autora Durvalina
NOTA:
O garrafão é reutilizado. Ao tentar comprar um garrafão na Cooperativa Agricola aqui da zona, descobri que tinham garrafões em 2ªmão para venda. Muito limpinhos, que são desinfectados com vinagre e vendidos a 1 euro ou 2 euros, já não me recordo.
Um magnifico garrafão de vidro grosso revestido a plástico branco a imitar as nervuras de vime. Claro que... se um dia tiver a sorte de encontrar um garrafão revestido a cestaria, melhor ainda. Acho-os lindissimos. A ver se visito as lojas de cestaria de Sintra, concelho limitrofe de Cascais :)

10 comentários:

  1. Ai Mãeeeeee!! Licor de Uva?? Parecido com ginginha? Aiiiiiiiiiii!
    Isso deve ser bom! :))

    Happy New Year pra ti também, para a Carolina e toda a família.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi Rute, estou passando para desejar um ano novo maravilhoso, cheio de coisas boas pra você e toda a sua família! Que esta cozinha continue à todo o vapor!
    Feliz 2011!
    Grande beijo,
    Fabi

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de uvas Rute!
    Meus avós cultivavam uvas em casa tb antigamente. Eram muito boas tb.
    Feliz Ano Novo :)

    ResponderEliminar
  4. Oiiiiiii Gente!!!
    Feliz passagem de ano para todas!
    Entrem com o pé direito em 2011.
    Tchin tchin, brindemos nossos copos em unissolo!
    Aguardem minha visita.
    Até breve!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Feliz Ano Novo para ti e para todos os teus.
    Tudo pelo Melhor Rute.
    bjssss

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Licor de uva nunca experimentei, só o de ginja e gosto muito. Estas uvinhas têm um delicioso aspecto, de facto as biológicas e sem intervenção do homem são sempre as mais saborosas :-) Beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  7. Feliz ano novo querida Rute :)... K seja cheio de coisas boas...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Dentre as Coisas Que Eu Gosto, estão os garrafões de vidro, material que muito me agrada. Aqueles garrafões antigos, revestidos de palhinha são mesmo lindos !
    Agora, essas uvas maravilhosas, colhidas em suas terras, fazem-me uma inveja...
    Aqui em casa, pela falta de qualidade da terra, pouco podemos colher, mas esse ano tive a primeira safra de pêssegos que renderam um docinho discreto, mas saboroso ! Para falar a verdade, não devo me queixar, e sim, agradecer o que recebo.

    E entre as coisas que recebo e agradeço está a sua amizade e carinho. Seus esplêndidos comentários no meu blog fazem-me muito feliz !

    FELIZ ANO NOVO !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá a todas,

    Abelhinha, obrigada. Que tenhas também tu um próspero ano novo. Tudo de bom é o que te desejo.

    Barida, bem vinda ao meu espaço. O teu comentário é uma estreia. Fico feliz cada vez que aparece alguém de novo com novos blogs para eu descobrir. Já lá fui ao teu cantinho e adorei.

    Xana, obrigada! Um 2011 cheio de coisas boas também para ti e para os teus. Que continuem as visitas reciprocas entre o meu e o teu blog :)

    Flora, só vc é que deu atenção à nota final... Sensibilidade e bom gosto vc possui mais que ninguém! Também estou muito grata por ter-vos conhecido em 2010. Foi um ano de mudança para mim, de alargamento de consciência e vocês, Flora e Gilberto, assim como a Orvalho e a Gina, tiveram um papel preponderante na minha evolução mental (e espiritual).

    2011 beijos para todas!!!
    O ano novo amanhece em nossas vidas.
    Vamos a ele!!

    ResponderEliminar