
Adeus 2010!
Olá 2011 :)
Um ano muito próspero para todos. Brindemos com o meu fabulástico Licor de Uva, à saúde de todos, à harmonia em casa, no trabalho e na sociedade em geral, muita paz e alegria!!
Esta Uvinha (identica à ginginha) é 100% caseira. A foto da videira carregada de uva de vinho é do meu terreno da aldeia, quando fui lá em finais de Agosto apanhar os cachos biológicos que crescem de mãos dadas com a natureza. Sem interferência do homem.
Geralmente costumo desidratar em uva-passa, mas como em Ago de 2010 ainda tinha muitas passas de Set de 2009 (apesar de com elas ter feito bastante Vinho de Kéfir e Uva-Passa), decidi trilhar outros caminhos de descoberta com uvas.
INGREDIENTES:
- 1 kg uvas soltas do cacho;
- 1 litro de boa aguardente;
- 2 chávenas (xicaras) de açúcar mascavado claro;
- 4 chávenas (xicaras) de água purificada;
- Casca de 1 limão;
- Pau-de-canela.
Faça uma calda grossa ao lume, com o açúcar integral e a água purificada.
Num garrafão de vidro, de preferência com revestimento por fora para proteger o interior de luz, introduza as uvas lavadas e seleccionadas (escolha bem para não usar uvas tocadas ou podres), mais a aguardente (encomendei caseira), e a calda de açúcar depois de fria.
Feche com rolha de cortiça, tendo a certeza que não ocorrerá permutas de ar. Guarde em local de temperatura amena durante 3 a 4 meses. Longe de luz e de calor.
Ao fim de 3 a 4 meses, retire uma parte para uma garrafa, junte casca de 1 limão biologico e 1 pau-de-canela. Beba ao fim de 1 a 2 dias.
Com o licor que restou no garrafão pode tentar outra aromatização, em vez do limão e de canela. O céu é o limite. Crie!
Fonte: Site TudoGostoso - Autora Durvalina