14 janeiro 2011

APFELSTRUDEL, APPLE STRUDEL ou Folhado de Maçã

Tinha cá umas Äpfel ainda de Agosto 2010, as tais que já vos falei no post da chococastanhada, juntei-lhe umas uvas-passa de Setembro de 2009 e saboreei uma espetacular pastelaria austriaca num fim-de-semana de Jan 2011, à tarde.

Apfelstrudel nasceu em Vienna, correu a Europa como Apple Strudel e para nós também já deixou de ter segredos, é apenas um magnifico folhado recheado de pedacinhos de maçã. Acabadinho de sair do forno, acompanhado de gelado, conquista-nos com seu quente e frio. Uma sobremesa tipicamente outonal ou invernil.
INGREDIENTES:
  • 2 massas folhadas retangulares (marca LIDL);
  • 750 gr de maçã biológica;
  • 2 "mãos" de uvas-passa;
  • açúcar mascavado claro;
  • farinha de trigo;
  • raspa de 1 laranja biológica;
  • canela em pó;
  • Gelado (usei chocolate, menta e noz)
CONFECÇÃO:
Aquecer o forno a 200º (importantissimo).
Lavar muito bem as maçãs biologicas, retirar apenas caroços. Cortar aos cubinhos com casca, para um refratário. Juntar as passas. Povilhar de açúcar. Misturar rodando a maçã (costumo sacudir o refratário). Povilhar de farinha. Misturar de novo. Povilhar de canela. Misturar de novo. Juntar raspa de laranja biologica. Misturar de novo.
Abrir uma das massas num tabuleiro de ir ao forno, despejar a mistura de maçã no centro, dispondo sobre o comprimento da massa.
Cortar a outra massa folhada em tiras. Aplicar as tiras como se fosse "fita-cola" para unir as abas da 1ªmassa. Mas atenção que a 1ªmassa folhada não fecha por completo (basta olhar na foto). Aumentar temperatura do forno para 220º. Levar ao forno até folhar completamente. Servir quente.

25 comentários:

  1. Eu gosto muito desta sobremesa. É sempre elegante.
    Eu só deispensario o sorvete, pois aqui está bem frio nestes dias.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. coisa boa amiga,maravilha gostei muito bjokinhas grandes

    ResponderEliminar
  3. De maçãs gosto muito mas as passas teriam que ser substituídas :)

    ResponderEliminar
  4. Tive em tempos uma professora de almeão que como nos dava aula à primeira hora da manhã, quando algum aluno fazia anos, ela fazia apfelstruddel e levava-nos ainda quentinho! Era uma festa e desde então que adoro. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O teu bem bonito e com esse gelado enão. Adoro!!(embora nunca faça, a minha mãe faz:)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Uma delicia, então com esse gelado, marchava que era uma beleza...só não queria as passas...loll
    bjsss

    ResponderEliminar
  7. Un dessert que j'aime beaucoup. Très jolie présentation. Bravo!
    Rute mon amie, je ne parle pas du tout portugais. Je passe par google traduction pour lire et comprendre tes recettes.
    Ton français est très bon. Il n'y a aucun problème pour te comprendre.
    Bon week-end et à très bientôt.

    ResponderEliminar
  8. Adoro, foi a coisa que mais gostei quando fui a Viena, adoro tudo que é folhado com maçã :-) e o teu ficou bem bonito :-)

    ResponderEliminar
  9. Sobremesas feitas com maças são minhas preferidas, e nessa teve uma combinação especial com os sorvetes.
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá, bom dia minhas lindas,

    Claudia, concordo com vc, gelado no Inverno soa mal :) Mas estranhamente este Inverno tenho apreciado comer gelado de vez em quando. Talvez porque as casas estão quentes e se acompanharmos com pastelaria morna, tudo modifica.

    Belinha, obrigada querida. Muitos beijinhos.

    Ameixinha, ah ah ah, tu e as passas é mesmo guerra aberta! Ainda ontem ouvi isso de 2 amigas. Mas as passas permitem conferir doce às sobremesas, diminuindo açúcar. Pelo que coloca passas e depois retiras para comer.

    Gasparzinha, assim também quero aulas de Alemão!!! Que rica professora. Apfelstrudel ainda quentinho é do melhor que pode existir. E ao pequeno almoço vai muito bem, aprovo incondicionalmente.

    Conceição, só tenho pena que o gelado não tenha sido caseiro. Ando um bocadinho preguiçosa e o tempo não chega para confeccionar tudo home made.

    Abelhinha, tu e a ameixinha não vão mesmo nada "à bola" com passas! Bem, mas as passas, ainda têm outra particularidade importante. Uma vez que estão desidratadas, servem para absorver os liquidos que se vão formando dentro do strudel. Pelo que, inclui as passas e depois retira-as para comer. Fazem toda a diferença. Caso contrário o strudel molha muito.

    Vou continuar noutro comentário pois estou com receio de perder este. O meu computador anda com uns ataques esquisitos!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Bonjour Nadji,

    ah bon, maintenant je comprend un peu mieux comme tu lire mon recettes :)

    Et encore une fois, je me excuse pour mon français... peu de pratique, c´est ça! Mais, j´aime la France et j´adore parler français.

    Bon week-end aussi pour toi.
    Bisous,
    Rute
    ____________________________________

    Olá Alcina,
    pois...infelizmente nunca fui a Viena...mas ainda hei-de ir, nem que seja para comprarar o meu apfelstrudel com o deles :)
    E depois acontece-me como as pizzas em Itália: não têm nada a ver com as pizzas europeias :))

    ____________________________________

    Fabiana,

    também sou fã de sobremesas com maçã. Desde a maçã assada até ao bolo de maçã, passando no simples puré de maçã...
    Agora lembrei de algo...
    De colocar os posts relacionados no fim do apfelstrudel.
    Beijinhos.
    ____________________________________

    Obrigada a todas pela visita e comentário. Gosto muito de vos ter pela minha cozinha.
    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rute, minha querida! Que saudade eu estava deste cantinho, tão cheio de idéias saudáveis e criativas!! Desculpe o sumiço, ta?
    Adoro strudel. O seu ficou com um aspecto divino. A massa fininha, bem recheado. Deve ter ficado delicioso. Até me inspirou!!
    bjk

    ResponderEliminar
  13. Mónica,
    vc não vai acreditar mas eu estáva mesmo pensando em ti!! Juro!
    Pensava assim: que é feito da Mónica?? Nunca mais deu sinal de vida. Tenho de perguntar se ela tá chateada comigo :(
    Fiquei muito feliz desta nossa telepatia :) Que bom que apareceu por aqui menina. Senti sua falta.
    Beeeijo muito grande.
    Vou lá no seu espaço agora mesmo!
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Olá Rute
    Há anos que não faço, mas gosto muito!
    Um bom ano para ti(mais vale tarde.........)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Rutinha, é impossível vir aqui sem ficar com água na boca :-D Adoro, adoro, adoro, adoro, (só mais um) adoro folhado de maçã ;-)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  16. Ah ah ah,
    vieram as duas muito espirituosas!

    Helena, também acho. Mais vale tarde que nunca, e por aqui nunca é tarde para nada, muito menos para receber desejos de bom ano. Obrigada e muitos beijinhos.

    Luísa...só mais um :)
    Adoro-te amiga!
    Beeeeeeijo grande!

    ResponderEliminar
  17. Rute querida
    Que sobremesa sempre bem vinda!!!
    Bom fim de semana mesmo com muito pesar no coração que estamos por aqui...
    Bjm com o meu desejo de que tudo se normalize logo aqui na Região Serrana.

    ResponderEliminar
  18. Verdade Orvalho,
    também faço votos que a tragédia desapareça depressa do vosso querido Brasil.
    Que a solidariedade humana vigore para ajudar os mais necessitados. A interajuda faz milagres.
    Beijo de bom fim-de-semana.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Uau, que delicia! Amo strudel.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  20. Obrigada Léia!
    Um grande abraço também.
    Já estou aqui pensando numas variações criativas de strudel :)
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Bon dimanche Ruth et à très bientôt.

    ResponderEliminar
  22. Tem muito bom aspecto miga! Gulosa como eu sou, já comia era um bocadinho...eh eh eh!
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  23. Adoro Strudel, e costumo fazer por aqui, mas fazendo também a massa !

    Vi uma senhora húngara ensinando, na tv, como fazer e abrir a massa que fica finíssima parecendo papel, e é a receita que gosto de fazer.
    Vou experimentar o seu recheio, que é um pouco diferente do meu.

    Beijo

    ResponderEliminar
  24. Merci Nadji,
    bonne semaine de travail :)
    _________________________________________________

    Olá Piteca,
    serve-te à vontade :) É para partilhar :)
    Beijocas.
    _________________________________________________

    Flora,
    e que tal compartilhar essa receita da massa comigo, hein?
    Bj.

    ResponderEliminar
  25. Minha querida

    As batatinhas acima merecem destaque, mas o strudel de maçãs aqui é meu preferido, não podia deixá-lo passar assim...um manjar dos deuses, com certeza!

    Um grande abraço pra voce,
    Uma semana maravilhosa!

    ResponderEliminar