20 janeiro 2011

CHÁCOLATE EXPRESSO ESPECIAL CREMA

Tinhamos ido ao Media Markt e mais uma vez aquelas Krups Dolce Gusto segredavam-me ao ouvido: Compra-me! Compra-me! Sou tão fashion e agora até tenho cápsulas de chocolate quente e cappuccino!

As tramadas tentações do consumismo levam-me por vezes a nem querer visitar estes locais, só por causa dos "assédios"! O marido dizia: Mas queres? Se queres compramos...

Eu, em convulsões interiores, degladeava-me com a minha consciência ecológica: A poluição gerada por estas máquinas em termos de cápsulas vazias é tremenda! Mesmo já havendo reciclagem de cápsulas, não se justifica ceder.

E o "grilo falante" não me largava: Pois, pois! Compra uma, compra! E o que fazes
à tradicional que tens lá em casa??

Para cúmulo, vem a demonstradora oferecer-me um Nesquick Express! Eu já estáva de saída, foi o que me valeu, mas aquele chocolatezinho quente caiu-me tão bem enquanto atravessava o Retail Park em direcção ao carro, que vim o caminho todo a idealizar uma imitação caseira cápsula-free! Assim nasceu o espetacular CHÁCOLATE EXPRESSO!

INGREDIENTES:

Chocolate em pó Pantagruel (ou outro igualmente bom);

2 colheres (café) de açúcar mascavado claro;

Pitada de canela em pó.

CONFECÇÃO:
Escaldar uma chávena de chá, meia de água no ferro lateral da máquina. Desta forma aumeta-se a temperatura dentro da máquina e ao mesmo tempo aquece-se a chávena. Não opte por escaldar a chávena com água aquecida fora.
Misturar chocolate em pó com açúcar mascavado claro e pitada de canela. Encher a forma para 2 cafés no manipulo da máquina com esta mistura. Calcar com o pé do doseador, bem prensadinho. (manipulo e doseador na 1ªfoto)
Despejar a água quente da chávena escaldada e tirar o chocolate quente. Beber de imediato! Simplesmente divinal. Isento de lactose, por isso lhe chamei chá de chocolate ou chácolate :)

15 comentários:

  1. Essa nunca experimentei, na minha casa temos maquina de capsulas mas e' delta. Tenho tentado comprar o cha' mas esta sempre esgotado!! Mas acho que tambem nao resistiria a' tentacao de beber um cha'colate! :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Rute,
    Que bem que sabe um chocolate quente no Inverno.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rute somos mesmos parecidas, eu não compro nenhuma máquina de cápsulas, precisamente por uma questão ecológica. É poluir sem necessidade e também o café é muito caro. A minha é uma krupps e tira um café divino, vou experimentar esta tua novidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Amiga, não tenho nenhuma máquina dessas, o café lá em casa é ainda á moda antiga: água, café açucar e mexido muito bem para ganhar aquela espuma.
    O toque da canela deve dar um sabor, divinal.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. que coisa boa e chocolate quente boinnnnnnnnnnn,bjokinhas

    ResponderEliminar
  6. Rute que belo chocolate saiu da tua máquina! A minha é automática moi o café e tira logo fica um café bem espumoso. Tambem já estive tentada a comprar uma dessas mas acho que sai muito caro porque eu e o meu marido gostamos muito de beber café isso ia ser o nosso fim,lol!
    Enquanto essa durar que é das boas, não penso noutra.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Une machine que je n'ai pas encore.
    Je note.
    A très bientôt.

    ResponderEliminar
  8. por aqui temos a maquineta mas só para as bebidas, que café por aqui nao se bebe. Gostamos do capucino e chocolate quente, já o nesquink comprei uma embalagem e está ali que ninguém lhe pega, nao tem nada a ver com o de pacote.

    agora a maquineta dá um geitão para fazer chá, tiro água sem colocar capsula e na água que vem mesmo á temperatura que gosto coloco o chá de pacote..hummmm...é mais prática que as tradicionais máquinas com o ferro que manda vapor para aquecer a água que fica sempre mto quente.

    ResponderEliminar
  9. Pois eu nem bebo café e o marido passa temporadas sem o beber também, mas esse bichinho da maquina fashion também já me atentou a alma :-)mas para remediar a tentação comprei uma para a mãe no natal do ano passado :-) e lá vou bebendo uns capuchinos e chocolatinhos :-)

    ResponderEliminar
  10. Rute,
    eu sou suspeita para falar, porque amo tudo que tem chocolate..kkkkkkk
    E esse expresso, ficou especial!
    beijos

    ResponderEliminar
  11. As coisas que tu inventas... já me estou a imaginar a fazer o mesmo mas de ouvidos tapados com medo que a máquina estoure he he

    ResponderEliminar
  12. Eu confesso e sem problemas e sem hipocrisias...hà coisas a que não resisto e sim tenho uma e adoro beber o meu Chocochino...e etc, faço a reciclagem, mas não sou perfeita.
    O teu está com um aspecto excelente.
    Ainda bem que Há pessoas como tu que conseguem resistir....
    bjsss

    ResponderEliminar
  13. Olá beldades :)

    É interessante verificar que os comentários são no fundo uma amostra social. Constatei que ainda há um pouco de tudo.

    Pessoas como a Sandrinha que usam o café instantaneo, um clássico que traz boas memórias (pelo menos a mim).
    Pessoas como a Conceição, a Susana e eu que andam a evitar ceder à tentação duma destas de cápsulas :)
    Pessoas como a Barida, a Kombi, a Alcina e a Abelhinha que se renderam à máquina de cápsulas mas que fazem a reciclagem das cáp vazias.
    Pessoas como a Carla, a Belinha, a Nadji, a Fabiana e a Ameixinha que não nos dizem se têm mas adoram chocolate pelo que podem vir a ser potênciais compradoras :)
    Pensava eu que as respostas seriam todas nestes termos: Eu tenho uma dessas máquinas, Rute. Nem sabes o que estás a perder. Essas imitações alternativas não vão segurar-te por muito tempo, ah ah ah!
    Beijinhos amigas.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Muitas vezes produtos expressos salvam o nosso dia!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  15. Não tenho e não me suscita interesse. Tenho máquina expresso porque gosto de moer o café na hora :) Cápsula só se for uma onde me possa enfiar e ir dar uma voltinha pelo espaço he he

    ResponderEliminar