06 janeiro 2011

CHOCOCASTANHADA DE MARMELO

Ando tão contentinha :) É que os marmelos não se acabam por estas bandas!! Supostamente a época de colheita do marmelo em Portugal é Outubro. Com um bocadinho de sorte chegamos até finais de Novembro ainda com fartura de marmelo, mas...Janeiro!!!

Claro que é possivel ! Inclusive, ainda na semana passada, comi pêros da terra do meu sogro que tinham sido apanhados em Agosto :) A sabedoria popular da melhor forma de colhê-los e guardar, permite comer fruta fora de época que não é de estufa, nem é refrigerada. Pois os ditos pêros simplesmente foram guardados em local fresco e escuro. Penso eu que não têm mais nenhum segredo. E são biológicos!

Outro fruto que começa a deixar de ter segredos para mim, é a castanha portuguesa. Uma forma de consumi-la fora de época passa por deixá-la "
pilar". A castanha pilada ao ar frio e ao sol subtil de Outono, alarga a época de consumo da mesma. Já aqui dei exemplos de como usar castanha pilada: Pão Ouriço de Castanha e Mousse de Castanha e Laranja. Esta marmelada de castanha e chocolate é mais um exemplo saborosissimo!

INGREDIENTES:

900 gr de Marmelo Biológico (depois de retirar caroços fica em 780 gr +/-);
2 "mãos" cheias de castanha pilada (sem casca mas com pêle);
220 gr Açúcar Mascavado Claro;
4 colheres de chá de chocolate em pó.

CONFECÇÃO:

Numa tijela coloque as castanhas de molho com água purificada. Comece a cortar os marmelos em 4, retirando apenas os caroços e reservando dentro da água das castanhas. Terminado o processo, deixe repousar 15 minutos para hidratar mais um bocadinho as castanhas secas.

Escorra os marmelos, parta-os em pedaços mais pequenos mas não retire a água às castanhas até ao momento que precisar delas.

No copo da bimby junte os marmelos e o açúcar. Triture grosso com casca. 30 segundos, vel 9. Junte as castanhas sem água e triture mais 1 minuto na vel.9.

Programar 30 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Ajudar com a espátula da Bimby.

Ao fim deste tempo, retirar o copinho de cima, virar o cesto ao contrário sobre a tampa para evitar salpicos, programar mais 25 minutos, temperatura Varoma, velocidade 3. Nos últimos 7 minutos, adicionar o chocolate em pó pelo bucal da tampa e vigiar para não deixar queimar. Ajude com a espátula da Bimby a rodar a marmelada dentro do copo.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Cenourada de Marmelo
Marmelada Mista de Marmelo e Maçã
Marmelada Bimbólica Simples

NOTA FINAL:
Atrevo-me a sugerir que as amigas brasileiras experimentem estas variações com goiba. Acredito que a goiba seja uma alternativa viável para o marmelo. Depois digam-me o resultado ;)
Quem não tiver castanha caseira pilada, encontra facilmente à venda em qualquer supermercado.

16 comentários:

  1. Marmelada com chocolate é uma super novidade, que cor linda :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute,
    Imagino o quão saborosos devem ser esses marmelos, pois os caseiros são sempre os melhores ;-)Beijinho e um resto de dia de reis bom

    ResponderEliminar
  3. Bem Rute sempre com inovações!!! Gostei da tua sugestão deve ser muito saboroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. que coisa boa deve ser amiga,uma delicia,bjokinhas querida

    ResponderEliminar
  6. Parece-me bem esta mistura de marmelo, castanhas e chocolate. Deve ter um cheirinho espectacular.
    Eu costumo guardar marmelos no congelador, cortados aos bocados, para ir utilizando em marmelada ou assados no forno.
    Jinhs

    ResponderEliminar
  7. humm mais uma das tuas delicias (¨,)

    é bem verdade os alimentos naturais além de mais saborosos e saudáveis tb se conservam melhor, acredites ou não ainda ontem comi 2 ameixas colhidas em Agosto e nem estavam enjilhadas, estavam bem docinhas e ligeiramente moles mas deliciosos, e simplesmente estavam guardadas numa fruteira na cozinha.

    Já marmelos só tenho prá ali 1, mas este é de compra os que apanham dos marmeleiros têm que ser consumidos logo pois têm sempre algun bicharoco.

    ResponderEliminar
  8. Amiga é mesmo teu começar o ano com uma invenção fantástica.Marmelada, com castanha e chocolate, jamais me passaria pela cabeça.

    Feliz Ano Novo
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. OI, Rute
    Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
    Cheguei hoje de viagem...
    As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
    Sempre com apetitosas receitas...
    Bjs com gostinho de início de ano

    ResponderEliminar
  10. Oi querida
    Aqui é raro encontrar marmelo e eu adoro! Imagino a delicia desse doce, pois também amo castanhas e chocolate!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  11. Pareceu-me bem diferente essa receita...

    A Teia Ambiental 2011 começou ! As informações estão na lateral do meu blog e no do Gilberto.

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Desculpem a ausência tão demorada aqui nas respostas. Ontem não pude dar atenção ao blog. Foi só trabalho, mais trabalho, mais trabalho.

    Ameixinha, de todas as marmeladas é esta, de momento, a minha preferida. O chocolate faz a diferença :)

    Barida, obrigada. Feliz dia dos reis. Este ano passou-me um cadinho ao lado este dia :(

    Susana, parece que sim, que vai ser um ano abundante em inovações. Pelo menos começa bem.

    Joel, bem vindo ao meu espaço. Brevemente irei visitar o seu. Desejo-lhe muito sucesso para o tenhosalfaltacolher.

    Belinha, esta inovação de certeza que irá agradar-te. Experimenta!

    Ana Maria, obrigada pela sugestão de congelar marmelos. Vou testar. Será que depois a marmelada fica boa na mesma?

    Kombi, um dos problemas dos de compra é por vezes andarem aos tombos e ganharem toques que depois começam a apodrecer por aí.

    Sandra G., lembraste de ter falado nisso num comentário no teu blog? Aquele do doce de castanhas. Já tinha a ideia desde aí. Mas só concretizei agora. Vale mesmo a pena!

    Orvalho, que bom que suas férias foram super fantásticas. Bom ano novo querida. Encontramo-nos na teia. Viu o mail que eu lhe enviei?

    Léia que pena não encontrar marmelo ai em Itália. Mas nós temos um clima bem parecido em certas regiões.

    Flora, obrigada pelo aviso. Vou já já ver as instruções da teia 2011.

    Beijinhos a todas, minhas queridas visitas.
    Gosto tanto de as ter por cá.
    E como sei que vcs tb gostam, brevemente procederei à visita aos vossos espaços.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. epah eu adoro marmelos e.... tchanannnnn ainda tenho uns 4 ou 5 no meu frigorifico :) ha pois é!!! Adoro adoro e fico tão triste por andar doida a espera da epoca... que este ano ( tal como no ano passado) guardei uns quantos para saborear em janeiro, fevereiro! Castanhas é que ja nem ve las!! :S

    ResponderEliminar
  14. tcharannnnn também aidna tenho marmelos.
    Esta semana deve sair uma marmelada diferente!
    Marmelada em FEV 2011, ah pois é!
    Fico a aguardar a tua!
    Beijito.

    ResponderEliminar