12 janeiro 2011

GRAPEFRUIT CURD ou Creme de Toranja

Ócio Pensante é o meu passatempo favorito. Quando as vozes se calam, os olhos se fecham, as distracções são diminutas, a mente viaja, PENSA! E pensar é o meu desporto predilecto. Não precisa de equipamento de desporto, não precisamos de tomar banho após "esforço", só precisamos de algum silêncio, mas com a prática PENSA-SE em qualquer lugar, a qualquer hora, de olhos bem abertos a todos os estimulos neurais que deixaram, entretanto, de ser distracções para passarem a ser contribuições para uma mente inquieta!

INGREDIENTES:

200 gr açúcar mascavado claro;
2 ovos inteiros;
+ 1 gema de ovo;
60 gr manteiga de soja;
Sumo de 1 toranja vermelha (aproximadamente 100 ml);
Casca de 1 toranja vermelha biológica;
Casca de 1 tangerina biológica.

CONFECÇÃO:

Com uma faca afiada separe as cascas das frutas préviamente lavadas e secas. Evite trazer agarrado a parte branca, pois só queremos o vidrado laranja.

Com o copo do liquidificador bem seco, pulverize o açúcar, ou se quiser use açúcar em pó. Na bimby, 20 segundos, velocidade 9.

Junte as cascas ao açúcar pulverizado e triture até obter casca ralada fino. Se quiser pode ralar a casca directamente dum ralador em vez de cortar do fruto. Na bimby, 20 segundos, velocidade 9.

Adicionar a manteiga e o sumo, programar 2 minutos, velocidade 2.

Juntar os 2 ovos mais a gema, programar 10 segundos, velocidade 4.

Por fim, programar 7 minutos, temperatura 80º, velocidade 3. No caso de não ter bimby, depois de triturar os ovos, leve ao bico do fogão, em lume baixo, e mexa sempre enquanto estiver ao lume até engrossar.

Guarde no frigorifico. Dura mais de 1 mês.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Lemon Curd ou Creme de Limão
Charutos de Chocolate recheados de Lemon Curd

14 comentários:

  1. Nunca provei toranja apesar de achar a cor uma beleza :) Esse curd deve ficar tão bom quanto parece!

    ResponderEliminar
  2. Eu já fiz de laranja e fica muito bom.
    Com toranja deve ser igualmente maravilhoso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Curd caseiro nunca fiz nem de limão, nem de laranja, muito menos de toranja... Mas consumi um lemon curd orgânico e achei muito bom. Com a toranja por que não seria?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Rute

    Se esse curd foi um produto do seu pensar, tenho certeza que resultou em algo muito proveitoso, e claro que tbm muito gostoso, ora pois!

    Um abraço pra voce!

    ResponderEliminar
  5. Ameixinha,
    a toranja tem um sabor muito particular. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Em curd gostei bastante do sabor, em sumo de toranja...nem por isso.

    Sandrinha,
    a toranja não é exactamente uma laranja amarga mas pode-se dizer que é parecido. Não sabe a limão, não sabe a laranja, sabe a...toranja :)

    Gina,
    é imprescindivel usar citrinos orgânicos (biológicos) nos curds, pois é na casca que moram os pesticidas! Optei por usar uma casca de tangerina (mexerica) para dar cor, já que a toranja é vermelha por dentro mas laranjinha claro por fora.

    Renata,
    foi sim um produto do meu pensar, adaptando a receita do lemon curd. No entanto, acredito que existam muitas receitas de curd de toranja por essa net fora. Na verdade já está tudo inventado, né!?

    Beiiiiiiiiiiiiijos gente!
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Rute,
    Quando eu morava no Japão, achava o grapefruit com mais facilidade, já aqui no Brasil, vi só uma vez, e num mercado bem longe de casa.
    Imagino o gostinho dessa combinação
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Hummmm, que maravilha! Amo toranja vermelha.
    Um grande abraço e muito obrigada pelo carinho
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  8. Hehehe...adorei o "ócio pensante"...até me identifico com ele...rs!

    Importante é o resultado de tanto pensar, divino!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  9. A cor ficou lindaaa, quando se pensa,tudo melhora.
    bjsss

    ResponderEliminar
  10. Oi!

    Fabiana, julgava que vc ainda estáva morando no Japão :) Distracção minha.

    Léia, agradeço e retribuo. Vc é muito querida.

    Rachel, creio que o ócio pensante é uma constante na cabecinha de todas as bloguers, eh eh eh.

    Abelhinha, quando os meus fusiveis não andam fundidos, lá vou pensando numas variações porreiras :)

    Beijinhos a todas.
    Obrigada pela visitinha simpática.
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Eu nunca vi a tal toranja por aqui !
    Tenho uma laranja aqui no sítio que possui o interior da cor da que você colocou na foto, mas esqueci o nome que ela tem.

    ResponderEliminar
  12. Vai na volta...é toranja a laranja sem nome que vc tem no sitio :)
    A cor é linda demais não é?
    Aliás amo todas as cores dos citrinos: amarelo, laranja, verde, vermelho claro...
    Meu Deus como eu adoro a natureza e seu reino vegetal :)
    Beijo querida.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Nunca comi sanguineas que fossem utilizadas em doces. Agora fiquei com a pulga atras da orelha a pensar qual sera o paladar?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Incrivel Cacahuete!
    Com o teu comentário, abriste mais uma janela no meu pensar.
    Não conhecia a designação laranja sanguinea, nem laranja-de-sangue. Mas fui pesquisar e encontrei este link da wikipédia. Onde refere que a laranja sanguínea é uma variedade hibrida entre a toranja e a tangerina. No entanto, laranja-de-sangue e toranja não são a mesma coisa.

    Agora fiquei com pena de não ter titulado o post de Blood Orange Curd ou Creme de laranja sanguinea, já que usei toranja e casca de tangerina, um curd hibrido portanto!

    Como eu me divirto a dissertar :))
    Beijito amendoimzinho.
    Obrigada pelo teu contributo.
    Rute

    ResponderEliminar