16 fevereiro 2011

BLOGAGEM COLECTIVA FASES DA VIDA - BCFV

ImageChef.com

Tudo começou...

pois é, a Gina diz que tudo começou quando eu me encantei com a ideia duma nova blogagem colectiva... mas, na verdade, tudo começou bem antes, quando visitei o post A criança que eu fui no blog da Norma. Essa foi a pedra de toque, depois troquei emails com as duas irmãs, Gina e Orvalho, e... assim nasceu a nossa proposta:

UMA BLOGAGEM COLECTIVA SOBRE AS FASES DA VIDA

Cada blog tem a sua temática central. Nossa sugestão é que no dia 15 de Março as pessoas que desejarem participar connosco, falem sobre o NASCIMENTO, a 1a. fase da vida, misturando-o com a temática do seu blog.

Usem sua criatividade, despertem lembranças, sentimentos, seja para falar do seu nascimento, ou do seu filho, ou qualquer outro que tenha sido marcante para você. Quem sabe até de um modo genérico, sobre o que representa nascer ou renascer.

Para os blogs de culinária, por exemplo, que tal, juntamente, falar de um prato que tem alguma ligação com nascimento? Existem tradições de alimentos confeccionados em ocasiões como essa, que vão se renovando com o tempo. Por exemplo, papinhas, sopinhas, purés de fruta, bolos de batizado... Que outras tradições você conhece?

Amamentação também é um bom assunto para essa fase da vida, como as alegrias ou decepções por não poder amamentar. A blogosfera sabe ser criativa, unida em prol de muitas causas bacanas. O que nós três desejamos é que você compartilhe experiências connosco, do seu jeito, numa crônica, numa poesia, numa receita, num trabalho artesanal.

Recordar um bom momento, despertar a consciência para causas importantes, como gravidez planejada, natalidade em geral, dar asas à imaginação, sonhar, externar opiniões, divertir, mostrar os costumes de cada lugar.

Para os blogs de craft, por exemplo, quanta coisa bonitinha é feita aguardando a chegada de um novo ser. São as lembranças de maternidade, os arranjos para colocar na porta. Mostre pra gente, mas não esquece de colocar também o seu carinho, o seu sentimento.

Terminada a 1a. fase, anunciaremos outra fase para o mês seguinte, sempre no dia 15, ok?
Todos temos a aprender uns com os outros e o mundo virtual é uma fonte inesgotável de conhecimento. As coisas do bem precisam ser disseminadas, pois as que não o são já existem em profusão na mídia e ao nosso redor no dia a dia.

ImageChef.com


Que tal??? Podemos contar com a sua participação?
Não esquece, o primeiro post será para o dia 15 de março!
Sem participantes NÃO há Coletivas... vocês, então, são a mola mestra da iniciativa...

NOTAS IMPORTANTES:

Os participantes não são obrigados a seguir todas as fases, podem participar apenas nas que desejarem.

É permitido trazer para o dia de publicação qualquer artigo já publicado que se adapte ao tema.

O artigo participante pode servir mais do que uma blogagem colectiva, desde que não fuja à temática.

No dia 15, uma vez publicado seu post, deixe um comentário. Divulgaremos na lateral do blog que estão participando, para que todos possam ler!

51 comentários:

  1. Estou muito tentada a participar, querida amiga... Vou só pensar um bocadinho sobre o assunto e depois confirmo-te.
    Beijinhos muito grande

    ResponderEliminar
  2. Oi querida
    Como disse no blog da Gina, irei aderir, pois dia 15 de março faço aniversário de casamento, é o dia mais especial da minha vida!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Que bom!
    Estou gostando do entusiasmo demonstrado já pelas primeiras comentadoras :)

    Luísa, tens 1 mês para pensar, para criar, para externar emoções. E já agora "contamina" as restantes bloguers do ensino doméstico. Em breve irei convidar todas pessoalmente.

    Léia, perfeito! Dia 15, reduzido a número simples 6 (1+5), numerologicamente é número de familia, de coisas familiares :)

    Vamos lá. Botem os neurónios pra funcionar ;)
    Beijos, minhas queridas.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Rute,
    Havia me esquecido das notas, mas já corrigi.
    Estamos juntas nessa iniciativa e desejamos que os depoimentos dos amigos venham nos trazer ótimas recordações.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute
    Fico feliz que ao visitar meu espaço novas idéias tenham surgido para vc. Cada fase da vida tem sua importância em nossa trajetória, por isto considero que fez uma boa escolha.
    Sucesso.
    Volte sempre no meu espaço, será sempre muito bem-vinda.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Pois é Gina,
    quase esquecia também.

    Norma,
    que bom ter sua visita por aqui.
    Confesso que pouco me alarguei pelo seu blog na altura dos posts "A criança que eu fui". Mas que nasceu lá a ideia da BCFV, isso, sem dúvida!
    Entretanto, hoje, já fui apreciar mais o seu trabalho e vou voltar sim, em breve e comentando, prometo!

    Beijo além-mar,
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida amiga
    Vou acrecentar seu adendo, com muito gosto,ficou ideal, cada uma vai lembrando de algo e assim nos complementamos... Bom demais!!!
    Deus nos abençoe nessa iniciativa que dá continuidade ao que encabeçou primeiro a querida Norma... e a também querida Giovanna...
    Bjs de muita paz

    ResponderEliminar
  8. Hoy me he dedicado a muchas cosas, entre otras a volver a ver esos blogs que antes veía con cierta frecuencia.
    Realmente cuanto se les echaba en falta.
    Pero por problemas medicos he estado casi un año sin escribir nada y ahora, ya algo mejor vuelvo.
    He cambiado el enfoque de mi blog y su formato
    Y aquí estoy, a pesar de que hasta hace unos días me parecía una tontería hablar de mis sentimientos,mis recuerdos y su relación con la gastronomía.
    Pero ahora veo que va teniendo poco a poco su hueco.
    Me vuelvo a sentir yo, al entrar y leer en los blogs, es realmente bonito.
    Espero seguir viéndote.
    Un saludo


    CUATRO ESPECIAS

    ResponderEliminar
  9. Isso mesmo Orvalho,
    vamos aprimorando. A BCFV está ainda muito no inicio, é natural que tenha pequenas falhas.

    Hola ELENA,
    bienvenida a mi blog.
    Espero que estés mejor de salud. Y con ganas de participar en este reto: Etapas de la Vida.
    La primera etapa es el nacimiento y la intención es poner en relación con el tema de cada blog, en nuestro caso, la cocina.
    Esperamos su participación el 15 de Marzo.
    No olvides.
    Saludos,
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Pois vou pensar, para ver o que sai...
    Mas que gosto da ideia, gosto.
    bjssss

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Comecei recentemente à procura de Kefir mas a maior parte dos tópicos relacionados com isto que encontro na net estão desactualizados... Gostaria de saber se não poderia doar um pouco para eu fazer cá em casa.. ^^'

    o meu mail é: marta_18190@hotmail.com

    Muito obrigada pela atenção, e já agora, excelente blog =D com muita informação fantástica.

    Marta

    ResponderEliminar
  12. Abelhinha, que bom amiga!
    Acredito que resulte num desafio muito motivante para todos. O leque de possibilidades dentro do tema é bastante alargado. Fico a aguardar as ideias da Colmeia. Beemmmmmm docinhas :)

    Olá Marta,
    bem vinda ao meu espaço.
    Lamentavelmente já não tenho grãos de kefir. Nem sequer congelados. A falta de tempo para cuidar do kefir, fez-me negligenciar os últimos grãozinhos. Morreram :(
    Mas pelo que sei dá para comprar em sites estrangeiros. Só não sei quais!
    Beijinhos e volte sempre. Tem uma etiqueta só com receitas de kefir na coluna direita do blog.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Rute que idéia linda!
    Adorei e vou tentar participar, já que ainda temos bastante tempo para nos organizar.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  14. Oh... bem, obrigada na mesma. A ver se consigo encontrar, parece que é dificil xD

    De qualquer das formas vou-me manter por aqui, tenho que me tornar algo do genero semi-vegan, e o seu blog está repleto de receitas fantasticas que tenho de experimentar.

    beijos!
    Marta

    ResponderEliminar
  15. Combinado.
    Mas já sabes, a minha será publicada no facebook :-)
    Bjos, Margarida

    ResponderEliminar
  16. Bom dia queridas visitas,

    Claudia, que bom pode contar com vc e com seu dedicado capricho em tudo o que nos apresenta no blog.

    Marta, já fui espreitar o seu espaço e adorei os desenhos iniciais. Não se sente tentada a participar na BCFV? Esta blogagem não é só para blogs de culinária, é para todos. Seria espetacular ter a participação do Obscure Beauty com um desenho sobre a 1ªfase da vida, o nascimento.

    Margarida, claro que podes publicar no facebook mas simultaneamente tens de publicar num blog também. Caso contrário, quem não tem facebook como é que vê a tua participação? Eu por exemplo não tenho facebook e nem quero ter!! Já me chega o tempo que o blog ocupa!

    Beijinhos a todas,
    desejo-vos muito espirito criativo,
    muita visão abrangente e horizontes alargados.
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Ruth, je crois avoir saisi. Je vais essayer d'y participer même si le sujet n'est pas très facile..A très bientôt.

    ResponderEliminar
  18. Nadji,
    le sujet est NAISSANCE.
    Tu crois que ce n´est pas facile?
    Vous pouvez parler de votre Naissance, ou Naissance en général. Et associé la culinaire au texte.
    15 mars, ok?
    A très bientôt.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Rute, passei por cá para te dizer que tens um selo no meu blog para levantares.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ola, eu queria participar! Ontem estava a escrever este comentário e puf acabou a luz! Achei uma linda ideia. O nascimento para mim será um tema especial, uma vez que a minha filha nasceu no dia dos meus anos:)Vamos ver se eu entendi:no dia 15 de Março publico uma mensagem no meu blogue alusiva à 1ª fase(nascimento)e faço aqui no blogue um comentário a avisar, é isso?Divulgo no meu blogue?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Olá,

    Susana, obrigada pelo selinho. A Certificação já está visivel. Quanta honra!

    Lina, se quiseres ver o tipo de artigos que nós pretendemos, dá uma olhadela nas minhas participações da Teia Ambiental ou da Blogagem Espiritual. Nas quais eu combinei o tema proposto com a culinária. Encontras os artigos na coluna lateral direita.

    Agora, pretende-se que juntes o tema Nascimento à Culinária. A publicar apenas no dia 15 MAR, embora possas publicar logo no 1ºminuto de dia 15 e até ao último minuto de dia 15 :) Noutros desafios já fizemos isso, à meia-noite e 1, cá estavamos nós todas a comemorar o dia da cor :) Foi super divertido.

    Pode ser qualquer nascimento, pode ser tudo relacionado com nascimento. O epicentro é Nascimento mas até onde o terramoto pode chegar...ninguém sabe! Liberdade total :)

    Espero ter conseguido incentivar-te a criar! O céu é o limite.
    Se quiseres podes e deves DIVULGAR! Quando publicares, basta avisares com um pequeno comentário, aqui. As meninas convidadas pela Gina e pela Orvalho, avisarão por lá.

    Beijinhos a ambas, Susana e Lina.
    Rute

    ResponderEliminar
  22. Também estou participando, Rute !
    Apesar de não gostar muito de ficar presa à temas e datas.

    Já vi que a participação vai ser intensa e não posso deixar de lastimar a pequeníssima participação na Teia Ambiental...
    Mas é assim mesmo: o meio-ambiente não é assunto de motive as pessoas, por isso o mundo está como está...

    Beijos lastimosos

    ResponderEliminar
  23. Flora,
    não te convidei pois deixei para a Gina convidar a parte Brasileira :)
    E não quis duplicar convite.

    Mas fico suuuuuuper contente de ter vc connosco na BCFV. E o Mestre Gilberto? Também alinha connosco? Não sei se vcs leram mas não é obrigatório aderir a todos os temas. É conforme a disponibilidade de cada um.

    Quanto à Teia Ambiental...eu interpreto doutra forma. Julgo que muita gente receia não ter nada de interessante para "falar" acerca do ambiente. Outros julgam que já está tudo dito. Basta pesquisar... Eu entendo a Teia como uma forma de manter viva a preocupação, e ainda, uma forma de criativamente consciencializar.

    Depois tem toda uma trabalheira de divulgar a iniciativa, organizar a manobra, criar regras... Há pessoas que não se dão bem na liberdade total. Têm de ter um foco, têm de sentir a colectiva caminhando para o mesmo objectivo. E gostam de estar incluidas no trabalho final, aquele que a liderança, alinhavou as partes, montou as peças, deu corpo à iniciativa.

    Penso que a Teia Ambiental beneficiaria dum movimento assim, mais estruturado. Mas como já está em marcha...é dificil aplicar a estrutura marketista, ah ah ah. O produto pode ser bom mas se falta o marketing, fica comprometido :)

    Beijos esperançosos.

    ResponderEliminar
  24. Olá amiga! Está muito interessante esta ideia, gostei bastante! Vou ver se consigo participar, mas não faço promessas, pois o meu tempo não tem sido muito para andar de volta dos tachos a improvisar! Mas vou fazer os possiveis, prometo!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  25. Pitequinha,
    se não conseguires participar na 1ªfase, entras na 2ª, ou na 3ª, etc...
    Não há obrigação de continuidade.
    Beijinhos doces,
    vou torcer para que consigas alinhar connosco.
    Rute

    ResponderEliminar
  26. Olá!

    Vi hoje o comentário, sinceramente já não ia aquele blog à muito tempo (costumo por os meus desenhos todos no deviantart - e até tenho bastantes xD), muito obrigada!
    Quanto a participar... Sinceramente não sei até que ponto eu tenho alguma coisa de jeito a dizer sobre isso ^^' Penso que não tive ainda propriamente momentos que se possam dizer assim tão "marcantes" até agora. Nem o curso acabei! ehehe, mas prometo que vou pensar.

    Para além disto vinha só dizer que fiz um blog novo, de cozinha (e que posso vir a fazer referências ao seu blog, porque bem.. antes de inventar há que seguir receitas, penso) e perguntar-lhe onde consegue arranjar leite condensado de soja! Procurei no Jumbo e no Celeiro e não encontrei em nenhum =/

    Marta

    ResponderEliminar
  27. Olá de novo Marta,

    o leite condensado de soja é do Continente, na area produtos vegetarianos.

    De seguida vou conhecer o teu novo blog e por lá deixar mais algumas palavras de incentivo à participação na BCFV :)
    Beijinhos, até já,
    Rute

    ResponderEliminar
  28. Rute querida! Que ótima idéia! Quero participar sim!!! Vou pensar sobre o tema com muito carinho, ta? Ainda mais, eu que estou completamente envolvida com o tema "nascimento" rsss. Minha Maria Eduarda deve chegar em abril!!
    Obrigada, querida por ter me avisado.
    bjk

    ResponderEliminar
  29. Que óptima noticia Mónica!
    Ficamos aguardando a Maria Eduarda e o seu post para a BCFV!!
    Que contente fiquei :)
    Beijos querida.
    Rute

    ResponderEliminar
  30. OLá ... :o)
    ... não sei se devo ... e talvez nem possa ... com o tempo a "nascer" a cada instante e a "morrer" em simultâneo ... daí dizer .... "não tenho tempo" :o) ...
    mas, que é bem interessante a iniciativa! ..
    Bem Dinâmica e Criativa ...
    Parabéns a Todos os Envolvidos .... :o)
    .... não tenho blog (activo) mas tenho uma página no facebook ... serve, se até lá eu "alimentar" a ideia, e assim ela "Nascer" como ... "algo" ??

    ...
    Abraço e mais uma vez, muito Parabéns pela Presença em Constante Criação, Rute .... Obrigada
    Isabel Carlos
    ....

    ResponderEliminar
  31. Olááá Isabel Carlos!
    claro que deves!
    Deves sempre, externar o que pensas, o que sentes, fazer o que te apetece apesar do tempo...
    Esse tão ilusório que nos faz crer que não temos "tempo" para nada...
    Lembrou-me um artigo que publiquei já há muito tempo, este aqui:
    A Sabedoria dos Grandes Mestres

    É tudo uma questão de prioridades e de agarrar oportunidades. Aproveita esta para fazeres nascer um blog. Que melhor tema para Nascimento do que falar sobre o poder da criação no mundo da comunicação?

    Sempre entendi um blog como um espaço que nos faz crescer, conviver com outras pessoas, aumentar aprendizado... deixo-te a dica!

    De qualquer forma podes sempre publicar em simultaneo no facebook.
    Beijinhos e sê bem vinda à minha casa virtual.
    Rute

    ResponderEliminar
  32. Hoy vengo a pedir algo, lo necesito.
    Ir a mi blog y leerlo, darme todas las soluciones que estén en vuestras manos.
    Miles de gracias por esta ayuda.
    MI NOMBRE: ELENA ZULUETA DE MADARIAGA

    MI BLOG: CUATROESPECIAS.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
  33. Hola Elena, voy a buscar información con mis amigos. Pero hay algo muy importante, vivir una vida más pacífica, más lenta, sin ningún esfuerzo a tu corazón. Ha que controlar la ansiedad e la alimentacion.
    Un gran beso,
    Rute

    ResponderEliminar
  34. Oi Rute,

    Não prometo que vou conseguir aderir, porque a minha vida tem andado agitada, mas vou fazer os possíveis.

    Beijinhos e boa sorte com esta nova blogagem colectiva

    ResponderEliminar
  35. Olá amiga Cacahuete,
    isto é que tá a ser uma grande ausência tua da net, hein!
    Imagino como está a tua vida, para não conseguires publicar nada :(
    Olha, não stresses se não conseguires entrar na 1ªfase. Há sempre hipotese de juntares-te a nós noutra fase da BCFV.
    Jiminhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  36. Olá, minha querida
    Parabéns por todas adesões e estamos juntinhas nessa empreitada pelo Bem comum... a vida merece!!!
    Bjs daqui de longe com muito carinho.

    ResponderEliminar
  37. Rute não vou dizer que não me agrada a ideia, mas é um tema que por agora não me faz bem falar, recordar a minha infancia ou recordar o "nascimento" do meu filho parece-me tudo muito ligado ao meu pai e não estou com vontade de falar em nascimentos e boas recordações.
    Por esse motivo e porque sei que há pessoas que lêem o meu blog (contra o que não posso fazer nada) que não me apetece que saibam do que me vai na alma
    Mas vou estar atenta ás próximas, obrigado.
    bjs

    ResponderEliminar
  38. Vi essa brincadeira em uns blogs amigos e vim aqui conferir...Já vou te seguir e ver como posso contribuir...rs


    bjim

    ResponderEliminar
  39. Olá! Entrei em cima da hora!
    Obrigado pela oportunidade!
    http://conversascartomanticas.blogspot.com/2011/03/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html

    ResponderEliminar
  40. Olá será que dá para participar.ai vai
    http://www.ensinoregular.blogspot.com/2011/03blogagem-coletiva-fases-da-vida-Nascimento

    ResponderEliminar
  41. Dá sim,
    ainda dá para participar.
    Estou vos incluindo, ok?
    Visitar este post por favor:
    NASCIMENTO - 15 MAR 2011

    ResponderEliminar
  42. Pessoal,
    para se ligarem na 2ªfase, o link é este:
    INFÂNCIA - 15 ABR 2011

    ResponderEliminar
  43. Adorei participara, foi uma honra conhecer mais profundamente sobre a blogaem coletiva e por ter feito tantas visitas em blogues extremamente maravilhosos em que a troca de experiência é única para cad um que recebeu um comentário, um olá.Grande iniciativa...carinhos

    ResponderEliminar
  44. Rutinha querida!!

    Como pôde perceber, eu não consegui participar no dia 15 de março, porém adorei a idéia e vou sim juntar-me a vocês nos próximos meses.

    obrigada pela presença fraterna no Dicas Green, mesmo nestes períodos em que eu estava meio ausente... estou muito atarefada no muito analógico.

    beijocas green

    ResponderEliminar
  45. Bel,
    é maravilhoso este intercambio. Adorei conhecer tantas historias diferentes. Inclusive as tradições de cada pais. Continuemos a compartilhar emoções.
    Carinhos querida.

    Renata RZ,
    rsss senti sua falta menina. Mas notei que andava atarefada noutras paragens. Esperemos que tudo acalme para o próximo dia 15 ABR. Nesta 1ªfase faltou o Nascimento verde, apesar da Flora ter-nos falado do Nascimento duma nova consciência :) Viu minha postagem da Natalidade na Teia Ambiental? Vc ainda consegue postar para teia este mês? Te aguardo Amiga Green :)
    Beijos verdejantes.
    Rute

    ResponderEliminar
  46. oi Rute, participarei sim,

    mas só pode ser postado no dia exato, todo dia 15? ou por exemplo ainda posso postar para essa fase do nascimento, desde q antes do dia 15 de abril?

    um abraço.

    Jesse.

    ResponderEliminar
  47. Oi Jesse!
    Que bom que vc veio!

    Como não postou nada no dia 15 MAR, ou seja, a data encontra-se "livre" no seu blog... pode, ainda, apresentar sua postagem Nascimento nesse dia (15 MAR). Eu depois te incluo na lista.

    Quanto à 2ªfase, pode deixar agendado para data futura se lhe der mais jeito. Estamos combinando postar todos à 00:01 de dia 15 ABR e se possivel começar as visitas nessa hora. É uma energia fantástica, só presenciando!

    Deu para entender?
    Fiquei super contente com o feedback positivo.
    Abraço além-mar,
    Rute

    ResponderEliminar
  48. Envio a blogagem coletiva sobre a INFANCIA,espero que goste.
    vera maria
    www.ensinoregular.blogspot.com
    Link-INFANCIA-15 de abril

    ResponderEliminar
  49. Olá, Gostei da idéia e gostaria de fazer parte, pelo que li, "qualquer" Blog pode fazer parte dessa Teia, tenho 02 Blogs: o 1° http://domingosirio.blogspot.com e o 2° http://meninodefe.blogspot.com, colocarei o selo da teia, bem como uma mensagem a respeito e vou ver se consigo linkar alguns sites relacionados, gostaria de saber se tenho que avisar a cada postagem ??? e se é esse procedimento. Aguardo uma resposta o mais breve possivel e Parabéns por cuidar da Mãe Terra/Gaia. Irio Domingos/Boy of Faith

    ResponderEliminar
  50. Amada pois tu me colocaste no nr. 13 o numero da sorte! Que bom que vc gostou das colocações tentei fazer uma boa pesquisa para fazer uma publicação legal e clara. Fiquei muito feliz de ter participado. Beijokas mil.

    ResponderEliminar