23 fevereiro 2011

DOCE DA CASA - RÁPIDO E LIGHT

Com CURD feito em casa, rapidamente se confecciona uma sobremesa individual ou colectiva. Este doce da casa surgiu duma necessidade pessoal, de comer algo doce, rápido! Pois raramente como sobremesas ou doces. Mas assim que a minha filha provou a especialidade, obrigou-me a fazer 2 tacinhas para ela e agora todos dias pede DOCE DA CASA!
Para fazer o Curd basta seguir a receita do de Maracujá, simplesmente substituem a polpa de maracujá por morangos triturados.
INGREDIENTES DO DOCE DA CASA (por pessoa):
  • 4 bolachas raladas ou trituradas;
  • 1 iogurte de soja de limão;
  • 2 colheres (sopa) de curd morango;
  • 1 morango lavado para decorar.
CONFECÇÃO:
Ralar as bolachas ou triturá-las. Colocar no fundo da tacinha.
Sobrepôr o iogurte batido com a colher.
Terminar com o curd e o morango.

31 comentários:

  1. Fica um doce tão bonito e é tão rápido! A ver se consigo fazer o curd mas sem ovos XD

    ResponderEliminar
  2. Ó Marta, essa agora pôs-me a pensar!
    E não é que existe mesmo!? Eggless Curd. Também quero!!!

    Estou a ver que nos vamos dar muito bem. Adoro ideias revolucionárias :) Continua a instigar actos de libertação que eu sigo! Sem pestanejar!

    ResponderEliminar
  3. Óptima sugestão...se é light ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  4. O meu glutão de bolachas maria, iogurte e morangos é que vai gostar disto: tudo junto, ao mesmo tempo! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Viva, Rute!Que bela ideia! Agora sei onde vou usar o curd de limão que fiz, e já que a minha filhota não gostou muito com limão, este de morango com certeza que gostará.
    Hoje estive com a Manuela, que me fornece os produtos biológicos e perguntei-lhe à respeito das urtigas. Ela disse-me que não há sementes à venda, normalmente são espontâneas e que são muito boas auxiliares no cultivo de produtos biológicos, pois além de serem um sinal de que o solo tem nutrientes e não está poluído, afastam alguns bichinhos que seriam nocivos para o resto das plantas. Mas pode-se colher as sementes de espécies que já existam e ela diz que agora começa a melhor altura, se não tiveres hipótese de colher as urtigas, diz-me que eu peço para ela colher as sementes e mando-te.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá as 3 lindas meninas,

    Andreia, bem vinda ao meu blog. Já fui espreitar o teu e trouxe comigo a receita da Jeropiga Caseira para testar em Setembro!

    Gasparzinha, tudo junto é o delirio total. Tenho feito o doce da casa com todos os curds que confeccionei e francamente não sei de qual gosto mais: Doce da casa de limão, doce da casa de toranja, doce da casa de maracujá!

    Lina, viva! com toda a tua luminosa vivacidade :) Pois vou-te pedir esse favorzinho... algumas sementes, por favor. Vou pô-las aqui na horta de varanda. Obrigada desde já pela atenção. Que simpatia! Que sorte a minha!

    Beijinhos a todas,
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Os doces da casa que conheço são feitos com natas, pesados, demasiado doces. Este parece-me muito melhor :)

    ResponderEliminar
  8. Este docinho vem mesmo a calhar...mas como faço o curd? Não encontro o de maracujá...
    Beijos
    Paula Pessanha

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Rute :)
    Com a fruta do Amor, fizeste uma sobremesa tão sedutora! Vou começar pelo curd (confesso que nunca tinha ouvido falar de curd de morango!). As fotografias ficaram esplêndidas!
    Sobre o queijinho de tofú, amanhã vou procurá-lo :) Obrigada por seres sempre tão pronta a ajudar!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Uma tacinha please :))
    Pois eu adoro doces e hoje esse ia saber lindamente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Boa noite gente simpática,

    Ameixinha, é isso mesmo que disseste. E pode fazer-se com outro tipo de bolacha. Até à data só fiz com maria torrada e shortcake.

    Ana Powell, sem dúvida. Pura delicia! Eu gostava de saber fazer esses corações nos comentários!

    Paula, clicka em cima da palavra CURD do texto inicial. Se ainda assim não conseguires, eu envio-te um mail com link directo.

    Isabelinha, agora por falares em fruta do amor...podia ter publicado isto no dia dos namorados! Quando experimentares o queijinho conta-me como foi.

    Conceição, este docinho é daqueles com pouco pecado. Ninguém fica com consciência pesada por comê-lo :)

    Beijinhos a todas,
    bom resto de 4ªfeira.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rute, que bela, linda e deliciosa sugestão que nos trazes e como se não bastasse rápida tambem...o que pode ser melhor que isso!
    Gostei muito da apresentação.

    Beijinhos

    P.S - Amiga sabes quando sai á próxima publicação das nossas receitas no jornal comunitário?
    Eu não sei como ver isso tenho ido ver o jornal online e ainda lá está o de janeiro.
    Diz-me alguma coisa, ok?

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  13. Parece super fresquinha e com morango no meio s'o pode ser tudo de bom!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  14. Rute,
    Primeiro queria agradecer o convite.
    Vou me programar, para participar da blogagem coletiva.....vi que vão falar das fases da vida.
    Fico imaginando a manteiga derretida aqui falando sem parar...porque sou assim, pessoalmente sou timida, mas quando escrevo, não consigo parar.
    Agora, falando da sua sobremesa,
    eu adorei...naõ conhecia a receita do curd, e achei muito fácil.
    Agora, a dúvida vai ser escolher entre o maracuja do outro post, ou esse de morangos...hummmmm
    beijos

    ResponderEliminar
  15. Amiga Rute, sua foto está de dar água na boca, posso imaginar como esse doce deve ter ficado delicioso. Copiei o curd de maracujá para fazer igual!

    Adorei a idéia da blogagem coletiva, e olha só dia 15/03 é aniversário do meu filhão, quando estava lendo suas dicas, já comecei a pensar no texto e já fui escrevendo, por que eu sou assim, não trabalho bem com as palavras, então quando tenho os insites tenho que anotar na hora...rs!
    Conclusão, já tenho a idéia e até o texto, só falta fazer o prato com que vou ilustrar a matéria. Aguarde dia 15 você vai ver, espero que goste e de minha parte estarei nas outras sempre que puder!

    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  16. Moça desta eu gosto.Fiquei com água na boca
    Margarida

    ResponderEliminar
  17. Olá Bom dia a todas,

    Susana, o que me disseram é que o Jornal de FEV está um bocadinho atrasado. Ainda não saiu. Isto porque o Centro anda a braços com uma auditoria interna, dai que andam todos os serviços administrativos em reboliço. Mas assim que o tiver, envio para todas.

    Claudia, a bem dizer que nem é fresquinha nem é quentinha. Ou melhor... é as duas. è um semi-frio, porque o curd e o iogurte estão fresquinhos mas a bolacha é reconfortante.

    Fabiana, gostei dessa expressã0 "manteiga derretida" :) Pois é, tudo muito lamechas mas também com muita profundidade de sentimentos. Emoção e criatividade, é o que se pretende.

    FicaBela, bem vinda ao meu espaço. Ainda bem que gostou do doce rápido.

    Rachel, que sorte! Dia 15/MAR é então o alvo certo! Que pontaria a nossa. Fico aguardando a revelação dos seus insights :)

    Margarida, esta é fácil. Posso levar pra empresa para vcs provarem.

    Sandrinha, desta sei que vais gostar. É bem ao teu estilo, simples e ao mesmo tempo sofisticado na apresentação.

    Beijinhos a todas,
    até breve.
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Aceito. Fico à espera.

    Bjos
    Margarida

    ResponderEliminar
  19. Ahahah fica bem então o desafio, curd sem ovos ;) vou tentar a minha sorte a fazer um de frutos silvestres para depois por nos iogurtes a ver se sair alguma coisa de jeito :)

    Bjs
    Marta

    ResponderEliminar
  20. Oi amiga
    Nada melhor que um delicioso doce light, para poder comer sem culpas!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  21. Amiga já há uns tempos que ando curiosa por experimentar o curd, mas de limão, nem nunca me passou pela cabeça sequer ser possivel com outros sabores eh eh eh (parvoice não?)!
    Bem vou ter de te pedir a tua receitinha emprestada então para ver se provo de uma vez por todas! ;)
    Ficou lindo o teu docinho da casa!
    Beijinhos carinhosos.

    ResponderEliminar
  22. Margarida,
    gosto muito de ti, mas é melhor esperares sentada :)

    Marta,
    fico à espera dessa maravilha de frutos silvestres ;)

    Léia,
    gostei dessa. Poderia chamá-lo, Doce Da Casa Sem Culpa :)

    Pitequeinha, aconteceu-me a mesma coisa, andei séculos para confeccionar o curd caseiro e quando o fiz achei-o tão bom e fácil que tem sido uma constante em minha casa desde a 1ªexperiência. A juntar à facilidade, há a duração extensa, apesar de ser com ovos, pois o limão dá-lhe o poder de conservação.

    Beijinhos a todas,
    Rute

    ResponderEliminar
  23. Este doce têm um aspecto excelente e bem ligth..posso comer duas taças sem remorsos.
    bhsss

    ResponderEliminar
  24. Mais light e bonito era quase impossível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Abelhinha,
    és tu e a minha Carol, "2 taças sem remorsos" :)

    Teresa,
    obrigada. Realmente é a eterna beleza da simplicidade. Complicar para quê!

    Bjinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  26. Receita tudo de bom essa hein! Obrigada!

    ResponderEliminar
  27. Adorei e acho que o vou adoptar como o doce da minha casa!...
    Posso?...
    Babette

    ResponderEliminar
  28. Claro que sim Babette!
    É esse mesmo o intuito de publicar para partilhar. Criar extensões da nossa casa na casa dos que nos leem.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar