11 fevereiro 2011

GRÃO COZIDO COM QUEIJINHO DE TOFÚ FRESCO

Para quem não conhece, o Tofú Cremoso Frias é um género de queijinho fresco. Estas fotos são de Outubro, estavam esquecidas no album do pc, mas como vai ser este o meu almoço de hoje, compartilho convosco a belissima opção.
É um prato que come-se bem em qualquer estação do ano. No entanto, se de Verão, o grão frio é refrescante, no Inverno convém escaldar o grão em água quente antes de juntar o Tofú temperado.
É uma óptima ideia para refeições individuais, mas também pode ser servida em saladeiras para um grupo.
INGREDIENTES (para 1 pessoa):
  • 300 gr grão cozido, ou de feijão frade cozido;
  • 1 Tofú cremoso;
  • Alho picado;
  • Sal e pimenta em pó;
  • Azeite;
  • Cebola picada;
  • Vinagre;
  • Coentros frescos picados.
CONFECÇÃO:
Cortar o queijinho de tofú em fatias. Temperar como na foto, com sal, pimenta, alho e azeite.
À parte picar cebola e deixá-la a marinar em vinagre.
Escaldar o grão se for grão préviamente cozido e guardado no frigorifico.
Montar o prato: grão, tofú temperado, cebola espremida do vinagre e temperada com azeite e coentros picados.

14 comentários:

  1. Amiga, que bom almoço.
    Hoje o meu também foi vegetariano, uma sopa de tofu, eh!eh!, depois publico no blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Rute, olá!!!
    O tofu está para mim liberado a partir do dia primeiro do próximo mês... quanto ao grão que tanto gosto... só mais tarde... alguns meses ainda preciso esperar...
    A receita deve ter ficado uma delícia, pois gosto muito de grão de bico.

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga, gostei bastante da sua idéia!

    Com a onda de calor que estamos passando acho que prefiro o meu bem frio, por favor!

    Um abraço, boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Querida Rute,

    li atentamente a receita e fiquei com vontade de experimentar. Fã de grão de bico e de feijão frade, gosto de os comer com molho verde ( a cebola, o alho, o azeite, vinagre e salsa picada), praticamente os mesmos ingredientes que compuseram este teu rico almoço (os coentros é que diferam). Acompanho normalmente com ovo cozido: vejo que o tofu o substitui de forma mais saudável e assim tão bem temperado, deve ser delicioso! Não sei é se encontro tofu cremoso por aqui, mas é uma questão de procurar nos sítios certos.
    Um grande beijinho e um delicioso fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga!

    O tempo passa, ando de roda do quintal, e nem sempre me dá para dar uma vista de olhos no blog. Mas estou a ver que as receitas continuam deliciosas como sempre.

    Em Julho devemos cozinhar para um grupo de pessoas, talvez adopte esta receita ;-)

    Tens por aí alguma receita de mogango (como se diz aqui pelo Alentejo à abóbora cor-de-laranja)? A minha madrinha já não sabe o que há-de fazer mais com ele, além do doce, e de mogango com feijão, eu também já fiz mogango com camarão e leite de côco. Aceitam-se sugestões ;-)

    beijinhos grandes,
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia, mas ando com ideia de experimentar na maquineta fazer queijo de soja.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá amigas,
    que bom vê-las por aqui, especialmente a quem não aparece há muito tempo :)

    Sandrinha, sopa de tofú...deu-me vontade de comer uma. Publica lá, rápido! Fiquei curiosa.

    Orvalho, a Gina já se estreou no Tofú. Agora só falta vc. Fico a aguardar sua viagem à Tofulândia.

    Renata, salada fria de grão é uma óptima refeição de Verão. Ai amiga, tenho tantas saudades do tempo quente!! Ando farta do Inverno e do frio, Brrrrrrr.

    Isabelinha, o queijinho de tofú há à venda na area vegetariana do Pingo Doce e do Modelo/Continente. Tens destes supermercados por aí? Senão tiveres diz-me qualquer coisa. O tofú é 0% colesterol, uma boa alternativa ao queijo de vaca e ao ovo.

    Minha amiga Carla!!! Há quanto tempo!!! Ainda bem que está tudo esplendido contigo e que continuas dedicada às coisas boas da vida, incluindo amanhar a terra e semear :)
    De acordo com o teu pedido, deixo-te aqui receitinhas com abóboba:
    Lasanha de abóbora assada e ricota
    Tarte de halloween (Abóbora e coco)
    Salada Flower Power (c/Abóbora crua ralada)
    Salteado rápido de abóbora e funcho
    Nectar Vitamina Laxante FrutoVeg
    Brioche de Abóbora

    E pronto, já chega Carla?

    Conceição, boa ideia!! Podes fazer esta salada de grão com queijo fresco caseiro.

    Beijokas a todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. O que chamam por aí de grão, aqui só chamo de grão-de-bico e gosto muito dele cozido, com um belo refogado para temperar. Minha mãe, e eu quando ainda comia carne, colocava nesse refogado de muito tomate, rodelas de linguiça-de-padre, e ficava delicioso.
    O tofu cremoso, não sei se tem por aqui, mas sua sugestão está de dar água na boca !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Não conheço esse queijinho mas gosto muito de grão, bela salada :)

    ResponderEliminar
  10. Rute,
    deve ser bem deliciosa essa receita! eu adoro tofu e ando sempre a' procura de receitas onde o possa utilizar:) hei-de experimentar esta. beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Que delicia amiga! Adorei a receita, muito rica.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  12. Oi amigas,
    desculpem a ausência mas estou com muito trabalho, terminando um prazo legal.

    Flora, cá em Portugal também se chama grão-de-bico, eu é que simplifiquei.

    Amexinha, podes fazer com queijo fresco normal.

    Barida, Atenção que este tofú não é o normal. Nem é o tofú fumado. É um terceiro tipo de tofú a imitar queijinho fresco.

    Léia, experimenta. É óptimo. Tou até com vontade de repetir esta semana.

    Beijos para todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Olha, voltei antes da Páscoa!! :))

    Queres ver que é desta que eu vou dar uma 2ª oportunidade ao tofu? Gostei imenso do aspecto desse, e se é parecido com queijo fresco, já tem um ponto a favor para mim...

    bjs

    ResponderEliminar
  14. é bom usar esse tofu cremoso para fazer lasanha?

    ResponderEliminar