07 fevereiro 2011

LATTE EXPRESS CON ESSENZA DI ANICE

Depois do CHÁCOLATE EXPRESSO, só podia testar um Latte Express, não?
Não há palavras para descrever a maravilha reconfortante que é este leite granulado em pó, tirado na máquina de café expresso, adoçado com leite condensado de soja e aromatizado com essência de anis. Uma bebida especial de Inverno que deixa qualquer gatinha com espuma nos bigodes, ah ah ah. Miau, você também quer??
INGREDIENTES:
  • Leite em pó granulado (de vaca*);
  • Leite condensado de soja;
  • 1 gota de essência de anis.
CONFECÇÃO:
Escaldar uma chávena de chá, meia de água, no ferro lateral da máquina. Desta forma aumeta-se a temperatura dentro da máquina e ao mesmo tempo, aquece-se a chávena. Não opte por escaldar a chávena com água aquecida fora.
Encher o cachimbo bem seco da máquina expresso, com leite em pó granulado. Calcar com o pé do doseador. Atenção que não deve ficar cheio mesmo até ao topo. Deixe um nadinha de espaço em cima (como se faz com o café).
Deitar a água quente da chávena fora. Juntar 2 colheres pequenas de leite condensado soja, no fundo. E 1 gota de essência de anis (é mesmo 1 gota, lembre-se que é essência!). Ligar a máquina expresso tirando o leite para a chávena. Mexa antes de beber para dissolver o leite condensado de soja.
*NOTA:
Nesta experiência inicial usei leite em pó de vaca. Mas pretendo brevemente tentar com leite em pó de soja. Porém, poderá não ser um sucesso tão grande pois a quantidade de espuma, em principio, não será a mesma.

19 comentários:

  1. Rute, não fazes mais nada do que inventar coisas deliciosas?!HAHAA
    Pena é a minha máquina ser automatica, se não ia experimenar concerteza.
    Muito espumosa que ficou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Rute
    Gosto muito de todas as variantes do expresso... uma delícia a espuminha dita!!!
    Bjs de paz e excelente semana, amiga.

    ResponderEliminar
  3. Essa espuma deixa advinhar o sabor desse express.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já bebia uma chávenazinha dessas já! Parece-me muito bem esse latte!! Sempre a inventar amiga!! ;)
    Beijinhos doces!

    ResponderEliminar
  5. Susana, quem me dera não fazer mais nada do que ser inventora. Se soubesses como é aborrecida a minha profissão! Por isso tenho de extravasar na cozinha, a criatividade contida durante o dia de trabalho.

    Orvalho, obrigada. Bjs de paz e excelente semana também pra vc.

    Sandrinha, este leitinho é uma loucura. Espuma sedosa, paladar docinho e anisado, temperatura acima da média, escorrega tão bem!!! A minha Carol pela-se por uma chávena destas.

    Beijinhos a todas. Boa semana de trabalhinho.
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Oi Pitequinha,
    estavamos a comentar ao mesmo tempo :)
    Oferecia-te de bom agrado um latte quentinho e um scone com curd de maracujá! Uh lá lá!
    Beijito,
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Não tenho a essência de anis, mas fiquei aqui pensando por que não uso a máquina de expresso para essa finalidade. Só faço mesmo o café.
    Uma gotinha de baunilha deve cair bem, não?
    Sobre a sua pergunta do creme de leite fresco, é sim a nata, como vocês chamam.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Gina,
    essência de baunilha deve ficar 5 estrelas. E já experimentei com casquinha de limão no fundo e ficou um espetáculo!
    Viu o Chácolate? Penso que vc tinha falhado esse na época em que estáva mais ausente da net :)
    Obrigada pela resposta, já tinha ido lá, ontem, procurar respostinha.
    Beijinhos amiga.
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Rute, e ainda pergunta se eu quero? Claro que sim, pois nem mesmo uma maquina de café eu tenho...rsss...mas posso daqui de longe imaginar o sabor que esse latte express terá! Por certo algo que não me arrependeria provar!

    Mudando de assunto: E o Cisne Negro, já teve oportunidade de ver a linda Natalie Portman num show de atuação? Se já tiver visto me diga, preciso discutir esse filme...

    Um abraço,
    Re

    ResponderEliminar
  10. Querida Renata,
    ainda não vi o Cisne Negro. É de 2010 não é?
    Vou procurar...
    Assim que estiver actualizada, te procuro para discussão cinematografica :)
    Beijinho com bigode de espuma, ah ah ah.
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Miau Miau...
    Rute... e eu me lembraria algum dia de algo tão delicioso?! é mesmo de ficar a ronronar feliz e aconchegada! Essa foto não podia ter ficado mais bem conseguida!!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Rute o sabor deve ficar dos Deuses hein, que linda essa caneca, tomaria agora mesmo uma! Beijos

    ResponderEliminar
  13. Até fiquei com água na boca lendo sua descrição desse leite espumante, sedoso, perfumado !!!
    Deve ser delicioso, e as essências podem ir variando ao gosto do freguês, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Oi Paula, Oi Flora,

    sem dúvida que uma caneca deste latte express é uma viagem aos céus!

    Sim, as essências podem ir variando, à vontade de cada qual.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Aiii, Isabelita,
    nem reparei que ainda não te tinha respondido. Como falamos noutro artigo...

    A foto é que deu o mote para o texto :)
    Ficou mesmo giro o gatito com bigodes de espuma, ih ih ih.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Olá,Rute!!
    Essa espuma deixa-me a babar,de tão bom!!


    Um bjinho

    ResponderEliminar
  17. Fico à espera da versão com leite em pó de soja, Rute! :)

    ResponderEliminar
  18. Clara,
    está quase a terminar o leite em pó de vaca, pelo que o de soja em pó já não deve demorar muito :)
    Abraço,
    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento informar,
      infelizmente com leite em pó de soja, não resulta :(

      Eliminar