05 fevereiro 2011

PASSION FRUIT CURD ou Creme de Maracujá

Mais uma versão de curd, sensacional.
Este, destina-se a um lanche de amigas, com scones, fondue de fruta e chocolate, amanhã, domingo à tarde. Cada uma leva algo para juntar à tertúlia. Mas eu já o provei em fatias de pão de brioche hoje ao pequeno almoço. Delicia!!!!

INGREDIENTES:
  • 160 gr de açúcar mascavado claro;
  • 2 ovos inteiro;
  • 1 gema;
  • 60 gr manteiga de soja;
  • Casca de 1 limão biologico;
  • Sumo de 1 limão biologico;
  • Polpa de 5 maracujás.
CONFECÇÃO:

Pulverize o açúcar num liquidificador - Bimby, 20 segundos, velocidade 9.
Junte a parte amarelinha da casca do limão. Pulverize, 20 segundos, velocidade 9.
Adicione a manteiga e o sumo do limão. Liquidifique 2 minutos, velocidade 2.
Junte os 2 ovos e gema. Triture 10 segundos, velocidade 4.
Programe 7 minutos, temperatura 80º, velocidade 3. Ou no caso de não ter Bimby, leve ao fogão, lume baixo e mexa sempre até ganhar consistência.

ARTIGOS RELACIONADOS:

LEMON CURD (Limão)
GRAPEFRUIT CURD (Toranja)

22 comentários:

  1. Rute,
    eu adoro curds, especialmente de limao, mas este teu de maracuja ficou com um aspecto irresistivel! ;-) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ai, que bom aspecto que isto tem! Rute, isto aguenta-se quanto tempo - não é como as compotas, visto que tem ovo, pois não?

    ResponderEliminar
  3. Delicioso! Deve ficar óptimo barrado num scone, por cima de um iogurte, ou de gelado... huum!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Já te disse que adorava curd de limão, pois o segundo da lista é o de maracujá que tb me leva ao delírio! :)
    Beijinnhos

    ResponderEliminar
  5. Rute esta inovação tem que se lhe diga!
    Deve ser uma delicia...estou tentada a fazer!

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Deve ser delicioso! Hei-de experimentar, com certeza. Bjs e obrigada pelas partilhas. Ilídia

    ResponderEliminar
  7. Esse creme é uma paixão para mim.Amooooo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá, bom dia a todas,

    como o número de comentários já vai longo, vou apenas responder a quem fez perguntas, ok. Não levem a mal.

    AnaGF, na minha casa os curds têm-se aguentado cerca de 1 mês, no frigorifico, mas não é que estraguem... simplesmente são comidos antes de estragar :)
    De qualquer forma pensa no tempo de duração dum curd como uma maionese caseira. Ou até dure mais que uma maionese caseira já que o ácido citrico do limão é um conservante natural, juntamente com o ácido ascórbico (vitamina C) e os óleos essênciais da casca cumprem a função dum bactericida natural, evitando que o curd seja "atacado" pela fermentação/deterioração.

    Quanto ao ser parecido ou não com uma compota...É um género de doce sim, inclusive a consistência é apropriada, mas por outro lado lembra creme de pasteleiro. Aquele das bolas de berlim, sabes? A novidade é ter um paladar intenso a limão inteiro.

    Restantes simpáticas comentadoras, fico à espera das vossas reproduções. Qualquer um dos curds apresentados, vale a pena. Para vos ser franca, não sei de qual eu gosto mais.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Eu por mim comia à colherada :))) sim eu sou gulosa, quando eu tiver maracujás imagina o destino que eles vão ter, já levo a receita.
    Bujs

    ResponderEliminar
  10. Aposto que não sobrou nadinha, já vim tarde :)

    ResponderEliminar
  11. Conceição se tens maracujás no quintal então imagino sim!! Vais ficar viciada em curd!

    Ameixinha, como é que adivinhaste? As marotas das minhas amigas devoraram tudinho! E mais houvesse pois aquele potinho soube a pouco! Assim já vou poder fazer mais variações de curd. Pelo menos cobaias para testar já há!

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Tenho visto essa delícia de creme em alguns blogs e agora acabo de me convencer que tenho que fazer essa aqui em casa.

    Obrigada pela receita.

    beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Rute... estou tentada a experimentar esse doce de maracujá que deve ser delicioso! O problema é se depois o como à colherada!...
    Bjs
    Paula Pessanha

    ResponderEliminar
  14. Isto é mesmo para me tirar do sério! Acho que vou testar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ola, Rute obrigada pela visita ao meu cantinho tão bebé,pelos comentários, pelas óptimas dicas para os cabazes e por me seguires, uau!
    Quanto às questões que puseste sobre as urtigas, eu penso que elas são espontâneas, tipo praga. Mas de qualquer forma para a semana pergunto à Manuela, que é quem me fornece e cultiva os legumes biológicos que consumo, sobre se existe sementes de urtigas e a maneira de cultivar. Ela é uma querida, apaixonada pelo que faz, além de ser uma óptima profissional de agricultura biológica. Eu não tenho muitas receitas com urtigas, vou fazer sopa para a próxima...Vamos falando, aprendendo e partilhando!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Já agora, esta receita é divina, vou tentar o lemon curd este fim de semana,que agora é tempo de limão!Quando tiver maracujás faço esta!
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. :) Obrigada Lina.
    Também consumo produtos biologicos e recebo em casa uma cesta de 5 kg semanal. Mas a empresa que me fornece nunca apresentou Urtigas!
    Fico a aguardar resposta da Manuela :)
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Dará certo sem os ovos ?
    Não estou conseguindo usá-los mais...

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Não sei Flora!
    Vamos esperar pelas experiências da Marta. Ela diz que vai tentar um eggless curd :)
    Parece-me que já temos mais uma aliada no vegetarianismo :)
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar