14 março 2011

CHÁ DE URTIGAS COM ESPECIARIAS

Das urtigas biológicas que utilizei para a Sopa, restaram algumas folhas que sequei numa rede ao ar livre, após terem sido bem lavadas e escorridas num passador. As propriedades diuréticas e desintoxicantes da urtiga são ainda mais notórias quando nos dispomos a beber chá de urtiga durante o dia.

No entanto alerto as pessoas que sofrem de insuficiência renal para não o beberem. É uma infusão que irá pôr os rins para trabalhar demasiado. As restantes pessoas, podem e devem. Eu tenho sempre o hábito de ter uma caneca de chá em cima da secretaria.

Porém, nestes dias frios tem arrefecido o chá instantaneamente e como gosto de chá quentinho, procurei no mercado um copo-termo. Encontrei este da foto, muito especial, no
Starbucks porque tem espaço interior onde se pode colocar fotos, desenhos, recortes... claro que optei por colocar o arco-iris vertical que a Carol fez há largos anos atrás, mas que continuo a amar por ser tão original :)

INGREDIENTES:

Folhas de urtiga desidratadas;
1 pau de canela;
1/2 colher sementes de anis;
1 baga de cadamomo;
Água a ferver.

CONFECÇÃO:

Abrir a baga de cardamomo e moer as sementes no almofariz junto com as sementes de anis. Colocar tudo no copo-termo, encher de água fervente. Adoçar se gostar. Eu não adoço o chá, bebo sempre sem açúcar.
NOTICIA DE ÚLTIMA HORA: Campeonato Anual Inglês de Comedores de Urtigas




Atenção que as urtigas após 24 horas de terem sido apanhadas, já não picam!

16 comentários:

  1. Já somos duas, não passo sem um copo de chá em cima da mesa.Eh!eh! eu tabém tive de comprar um copo-termo.Mais uma novidade com as urtigas, e chá eu adoro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Hummmm, que delicia de cha'! Aqui come-se muita urtiga frita!
    Meu post da postagem coletiva ja' esta' pronto!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderEliminar
  3. E hoje está um frio daqueles!!!

    Sandrinha, beber chá de urtiga é não parar de ir à casa de banho :) É bom para desinchar.

    Léia, frita como? Vou pesquisar em Italiano... Obrigada pela dica e te aguardo logo mais.

    Beijinhos para ambas,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Ai Rute minha querida, fiquei de boca aberta e sem coragem para comer as nossas amigas urtigas!!!
    Bom , vou começar pelo chá, que me parece um simpático começo ihihihi....
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Urtigas? só me lembra uma convenção de bruxas disney.
    Vamos lá beber um chá.
    bjss

    ResponderEliminar
  6. Rute querida,
    Você pode me tirar uma dúvida?
    Sobre a postagem coletiva BCFV, você anotou que após publicar a postagem é para deixar um comentário, para que seja divulgado o blog na barra lateral.

    Como assim:
    Assim que eu postar eu tenho que fazer um comentário no meu blog mesmo ou é no seu?
    Desculpe, mas ainda não domino muito bem o mundo virtual.

    UM beijão!!!

    ResponderEliminar
  7. E eu com urtigas no quintal, tenho um medo de me picar porque fico com alergia, fiquei siderada por saber que se podia fazer chá com a dita cuja, já tinha visto receita de omelete agora chá, quem diria, ;)

    ResponderEliminar
  8. Duxa,
    também me parece um começo melhor...pelo menos não tens de trincar as folhas :)

    Abelhinha,
    e...bruxinhas não somos nós todas? Pitada disto, pitada daquilo...enfeitiçando os nossos homens, ah ah ah.

    Lú,
    uma vez que eu já sei que vc vai postar, nem precisa deixar comentário em lado nenhum. O objectivo era somente dar conhecimento a nós, organização, que vc havia postado. Só isso.

    Beijão para todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Olá Nani,
    de facto são multiplas as possibilidades com urtiga, tantas ou mais que as receitas com espinafre. Ainda ando a descobri-las. Vou partilhando aos poucos.
    Obrigada pela visita.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Quando era miúda apanhei muitas urtigas, para chá, a minha tia dizia que fazia bem ao sangue.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Afinal...eu não ando para aqui a inventar "coisas"...o chá de urtiga é mesmo desitoxicante :)

    Obrigada Conceição pela tua informação.
    Beijinhos e até já.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Chás são sempre bem-vindos. Contudo, eu deixaria primeiro os convivas beberem antes de contar que era um chá de urtiga!
    Achariam que eu estaria a envenená-los! Risos
    Grande beijo, bom dia!

    ResponderEliminar
  13. Por enquanto só eu tomei chá de urtiga :)
    Estou esperando meu jantar mensal de Nucleo Duro de amigas, para compartilhar com elas. São meu grupinho de Tarot.
    Grande beijo tb pra vc.
    Grata por sua visita.

    ResponderEliminar
  14. Chá de urtigas!não há coisa melhor,eu bebo 3 taças por dia,e não há doença que entre...

    ResponderEliminar
  15. Queria saber como obter sementes ou mudas. Moro em BH e peço para quem mora no interior, mas não consigo obtê-la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angela. Gostava de ajudar mas as urtigas que utilizei eram do quintal da minha sogra e são espontaneas.

      Eliminar