10 março 2011

DOCE DA CASA 2 e CHANTILLY DE SOJA

O Doce da Casa esta semana já é outro. Varia-se muito cá no Restaurante PPP, mas sempre dentro da mesma simplicidade caracteristica. Complicar para quê!? Já basta tudo o resto ser complicado!

No fim-de-semana passado descobri o creme de soja para fazer Chantilly Vegan. E como é, isto, possivel? Segundo a literatura do pacotinho SOYATOO, contém bebida de soja, manteiga de coco, óleo de palma, xarope de milho e algas gelificantes (julgo ser
agar-agar, a gelatina vegetal). Tudo de origem biológica (ora viste!).

A filhota até come as refeições mais depressa (costumava ser muuuito lenta), na ânsia de satisfazer-se com um Doce da Casa 2. Ainda lembram do
Doce da Casa 1?

INGREDIENTES:
  • Morangos à temperatura ambiente;
  • 1 pacote de SoyaToo;
  • 3 colheres (chá) açúcar mascavado claro;
  • Cereais de peq almoço Quaker Crunchy.
CONFECÇÃO:

De preferência não colocar os morangos no frigorifico pois perdem sabor quando estão frios demais. Eu coloco-os fora do frigorifico umas horas antes. O Chantilly de Soja convém ser confeccionado e guardado no frigorifico, umas horas ou 1 dia antes. É só bater com o açúcar mascavado (a gosto). Nós só utilizamos 3 colheres (chá) de açúcar porque não gostamos das sobremesas muito doces. Depois é só montar o copinho. Morangos partidinhos por baixo, chantilly por cima e topping de Crunchy Aveia com Chocolate.

NOTA: SoyaToo à venda nos Supermercados JUMBO e Lojas CELEIRO.
Outro Chantilly alternativo que também adoro é o Chantilly de Cajú.

19 comentários:

  1. Amiga,

    As melhores coisas da vida, são as mais simples!!
    E essa sobremesa faz juz à simplicidade.
    Excelente!!!!!

    bjocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Snif, snif... pena que aqui não tem esse ingrediente. Menos mal que tem o leite de soja, pois é o que bebo pela manhã!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Esse chantily eu já conhecia, fez algumas receitas com ele.Mas o esquisito lá de casa não apercia o sabor. :(

    Como eu compreendo a filhota até eu comia bem mais depressa só de ver essas tacinhas já estou com vontade de comer uma. eh!eh!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tenho muita vontade de cozinhar com o Agar agar, mas ate hoje não tive oportunidade de testá-lo.
    Beijos,
    Fabi

    ResponderEliminar
  5. Eu conheço este chantilly há algum tempo e tenho vontade de experimentar. Ainda não calhou.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É sempre bom ficar a conhecer produtos novos ^^

    Mas olha ainda este fim de semana comprei no Celeiro natas de soja que diziam ser para bater. Existe alguma diferença ou é só porque estas natas ficam com um sabor mais distinto?

    beijinhos =)
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Olá gente simpática,

    Isa, quanto mais idade tenho mais chego a essa conclusão. As melhores coisas da vida são as mais simples.

    Léia, provavelmente logo logo aparece por aí estes produtos. Vc nem vai acreditar, o leite de soja biológico que eu bebo é italiano! Não há produção nacional de soja em Portugal, muito menos biológica.

    Sandrinha, o meu esquisitinho também torceu o nariz a principio, mas o problema dele era o ser pouco doce. Depois duma grande palestra minha, perguntei-lhe: mas queres que eu ponha mais açúcar? - E ele respondeu: - Não, deixa estar eu habituo-me a comer saudável :) - Leva cada lavagem cerebral que até estala!

    Fabi, eu então ando para explorar melhor a agar-agar e ainda não tive oportunidade. Tem imensas potêncialidades, porém eu testei pouco ainda.

    Gasparzinha, tal e qual como eu. Já tinha visto no Celeiro, mas na altura era da mesma marca mas aquele já preparado, pronto a servir. Mas lá ganhei coragem quando vi este pacotinho para bater.

    Marta, francamente não sei se é a mesma coisa. Vê se essas natas têm estes ingredientes ou então experimenta e depois diz-me se fica rijinho como este chantilly fica.

    Beijinhos a todas,
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Eu experimento já neste Domingo ;) Ando numa de fazer uma tarte de limão e à falta de claras meto chantilly de soja a decorar

    ResponderEliminar
  9. Marta,
    a tua vinda a este meu mundo está a fazer-me muito bem :)
    Ando a recordar-me de experiências antigas. Por falares de tarte de limão, veio-me à ideia esta Tofú Lemon Pie que na altura adorei!!

    ResponderEliminar
  10. Tem muito bom aspecto! E ainda vou usar algo do género, senão igual, para fazer cheesecakes =P

    Mas estou a pensar em inovar, algo com sementes de linhaça e talvez um pouco de uma farinha qualquer amarela para dar cor XD Logo se ve o que sai daqui!

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia tal creme, estamos sempre a aprender ctg :)...
    Ficou fenomenal este teu doce da casa Rute...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que boa sobremesa, vou ver se encontro esse creme, pois eu já andava a pensar numa alternativa mais saudável ao chanttily, boa ideia.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha visto mas gostei do nome. Soyatoo parece algo que um japonês diz antes de dar um golpe de karaté ;)

    ResponderEliminar
  14. Adoro doce da casa.
    Essas natas já uso há muito tempo,para substituir o chantilly e nos gelados, ficam divinos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Rute,
    e' um doce que eu tambem adoro, e assim deve ficar mais saudavel! adorei a sugestao :) Beijinho e bom fim de semana para ti!

    ResponderEliminar
  16. Rute querida, que doce mais liiindo! É verdade, quem disse que precisa ser complicado para ser bom né? aliás, ultimamente eu só estou optando pelo simples mesmo.
    E esse chantily de caju!? Nunca tinha ouvido falar. Interessante.
    Menina, já estou preparando o post para a Blogagem Coletiva. E olha que o tema caiu como uma luva para mim! Maria Eduarda deve chegar até o meio de abril!

    ResponderEliminar
  17. Olá queridas visitas,
    desculpem a ausência, o tempo está escasso.

    Marta, o que se costuma usar para dar cor amarelinha é açafrão, mesmo para doces.

    Xana, não custa nada partilhar as descobertas que vamos fazendo não é mesmo?

    Lina, pelo menos este chantilly não tem colesterol e é menos calorico.

    Ameixinha, de soya too? Ao que parece hoje em dia há tudo de soja. Inclusive Chantilly.

    Conceição, também já comecei a pensar noutras formas de usar este chantilly fingido.

    Barida, quando eu era pequena, a minha mãe mandava-me ir à pastelaria com um tupperware comprar 500 gr de chantilly. Aquilo era tão bom que no caminho de regresso eu comia quase 100 gr com o dedo!

    Monica, vc já reparou na imensa lista de participações que está no blog da Orvalho?? Julgo que no dia 15 MAR seremos quase 100 blogs a participar! Incrivel a adesão que se prevê!!

    Beijinhos a todas,
    Obrigada pelos comentários,
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Tenho que pesquisar por aqui esses ingredientes que v. está sempre apresentando e eu não conheço!

    Essa sobremesa é muito bonita !
    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Ah ah ah, pesquisa lá então.
    Mas se não encontrar, quando eu for a um seminário de numerologia no sitio da lenda pessoal, eu levo de presente. Combinado?
    Beijo.

    ResponderEliminar