09 março 2011

SALADA DE TOMATE COM RASPA DE LIMÃO

Encontrei esta dica no blog Vegê Gourmê e desde então tenho feito imenso. A raspa de limão ilumina o paladar, realça tudo o que esta salada acompanhar. Então se fizerem umas batatinhas com casca, assadas no forno ao sal, saidas do forno e abertas ao murro, regadas com azeite e ervas de provence... passam a refeição toda a dizer: hummm, hummm, hummm.

INGREDIENTES:

2 tomates biológicos semi-maduros;
Raspa de 1 limão biológico;
Azeite puro da Aldeia;
Sal fino q.b.

CONFECÇÃO:

Refiro que os produtos são biológicos porque faz toda a diferença. O tomate biológico é dos vegetais mais saborosos que existe quando é biológico. O limão quando se aproveita a casca tem toda a importância que não contenha pesticidas.

Cortar o tomate em fatias médias. Dispor na saladeira conforme foto. Regar com fio de azeite (usei daquele bem gostoso
das minhas oliveiras da Aldeia). Temperar de sal fino ou ervas aromáticas. Ralar o limão por cima. Deixar repousar 10 minutos para incorporar sabores.

APROVEITO AINDA PARA AVIVAR A MEMÓRIA DAS FUTURAS PARTICIPANTES:

Dia 15 /MAR temos Blogagem Colectiva sobre Fases da Vida. Com o 1ºtema: NASCIMENTO :)

Quem quiser colocar o selinho no seu blog e ajudar a divulgar esteja à vontade para o fazer. Esta blogagem agora já não é nossa, é do Povo!

16 comentários:

  1. Imagino que o azeite com limão e zero de sal, eles sabem muito bem. Eu tento.
    Eu só falo espanhol, mas eu li o tradutor do Google e eu escrevo usando a página seguinte para traduzir: http://tradukka.com/
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Hummmm, amiga com as raspas de limao deve ficar deliciosa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Rute, minha amiga! Que bela sugestão. Simples e deve ter ficado uma delícia! As raspas de limão devem dar um sabor bem refrescante ao tomate. Sabe que acho o aroma de limão um dos mais deliciosos que existem?

    ResponderEliminar
  4. Olha só, super simples e deve ficar muito mais gostosa hein Rute, vou fazer em casa também! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que combinação interessante...
    Adoro limão e acho que ele dá um gostinho especial mesmo.
    Vou experimentar.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Rute, só de ler a tua descrição já fiquei a salivar. Cá, a Manuela ainda não tem tomates biológicos e eu outro dia comprei dos outros e não sabiam a nada, tenho que esperar os bio. Que mimada que eu sou, não é?
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Hola Mnemea,
    gracias por tu visita a mi blog. Me alegro de conocer también lo tuyo. Pero yo no puede hacer comentarios en lo Cocina y Salud! ¿Es eso normal?
    Si lo deseas, puedes hacer comentarios en español, lo entiendo.
    Si tienes dudas puedes preguntar en mis recetas.
    Besos
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Olá raparigas giras,
    obrigada a todas pela visita,
    de certeza que vão adorar o tomate com zest de limão.
    Esta saladinha é, a simplicidade das coisas boas.
    Também sou apaixonada por limão e por produtos biologicos (mimada Lina? acho que não. Quem prova o que é bom, deixa de querer o que não tem paladar. Estou contigo nesse mimo).
    Beijinhos a todas/os,
    ando com pouco tempo... por isso limito-me a esta resposta colectiva, não me levam a mal pois não?
    Estou a poupar-me para poder ainda, visitar os vossos blogs :)
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Olha como uma coisa tão simples pode fazer toda a diferença. Tenho mesmo que experimentar na próxima salada ;)

    Eu aqui perto ainda não tenho uma loja de produtos biológicos mesmo =/ a minha mãe compra as frutas e legumes na feira porque são geralmente melhores que nas lojas. Mas realmente o que é biologico é melhor =P

    beijinhos!
    Marta

    ResponderEliminar
  10. Rute querida,

    Meu Deus, só pelas imagens já deu água na boca.
    Vou fazer com certeza, adoramos tomate, só preciso ver se encontro aqui loja de produtos biológicos, pois como nossa amiga Marta, eu também compro minhas verduras, frutas, etc... na feira pois sempre estão mais fresquinhos.
    Um beijão no seu coração!!!

    ResponderEliminar
  11. Hummm, que delicia, salivei! Adoro tudo com limão, irei experimentar hoje mesmo!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  12. Na feira os produtos também costumam ser muito bons, mas ainda assim prefiro os biológicos pois sei de casos de agricultores que não têm muita consciência na dosagem de pesticidas que usam e abusam. E os produtos de feira não tem qualidade certificada, não são fiscalizados... Mas certamente também não são produtos industrializados, daqueles que nem terra levam, grrrr (que arrepio).
    No entanto, durante vários anos, antes de haver as cestas biologicas ao domicilio, costumava comprar nas feiras de produtores.
    Por cá, estamos com muita sorte, até já temos feira de produtos biologicos ao Sábado e os supermercados também vendem frescos biológicos. O planeta agradece e a nossa saúde igualmente.
    Beijinhos a todas e obrigada pela vossa simpática visita.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Uma bela sugestão para eu gastar os limões do meu limoeiro. Está tão carregado que as braças até dobram. Não levam tratamento, por isso são biológicos, né?
    Ás vezes uso o sumo do limão na salada e gosto mais do que de vinagre, o dificil é convencer o marido.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  14. Ana Maria,
    este é um dos anos em que tenho ingerido mais limão, seja em casca nos curds, nas saladas, seja em sumo nos sumos, nos temperos,...e ainda falta testar algo...relembrei agora!!!
    Bjinhos.

    ResponderEliminar