04 abril 2011

CHAMUPIZZA DE REPOLHO BRANCO

Um gostinho indiano para variar a mesa. Uma volta ao mundo entre refeições.
Chamupizza é uma pizza com recheio de chamuça vegetariana (postadas neste link).
Temperos fortes, emoções especiarizadas :)

INGREDIENTES:
  • Massa de Pizza para 1 base (caseira ou de compra);
  • 1 xicara de proteína de soja fina;
  • Molho de soja;
  • Mostarda (usei caseira);
  • Curry em pó (caril);
  • Gengibre em pó;
  • Alho em pó;
  • 1 Cebola picada;
  • Repolho branco ripado (Couve Lombarda);
  • Cominhos em grão;
  • Queijo mozarella curado ralado;
  • Nozes ou amendoins para decorar.
CONFECÇÃO:
Hidratar a soja em água fria durante 15 minutos. Espremer. Temperar de molho de soja, mostarda, curry, gengibre e alho.

Picar grosso a cebola. Saltear numa frigideira com azeite. Juntar a soja temperada e deixar refogar*. Adicionar o repolho branco ripado. Deixar incorporar sabores, porém não pode cozinhar durante muito tempo.

*Enquanto isso, aquecer o forno a 140º e levar a base de pizza simples a secar um pouco.

Quando a superficie da pizza estiver seca, retirar para fora e untar com azeite. Povilhe de cominhos em grão. Sobreponha o recheio de chamuça, termine com queijo mozarrella. Regue com um fio de azeite se sentir que o recheio está pouco gorduroso (tudo depende do azeite colocado na frigideira e na quantidade de queijo usada).

Leve ao forno a 200º o tempo suficiente para derreter o queijo. Ao servir decore com nozes ou amendoins torrados.

22 comentários:

  1. bonita ela é.
    Mas não sei...acredito que mudaria muitos ingredientes.
    Posso?
    Eu sou chata...
    Bjus e boa noite

    ResponderEliminar
  2. Que diferente esta receita...Adorei esta dica de recheio, gosto bastante de variar e adorei essa idéia...


    bjim

    ResponderEliminar
  3. Delícia pura está parecendo mais essa receita vegetariana !

    Gosto e uso esses temperos "indianos", que dão um gosto especial aos pratos. Comprei pão árabe, que uso para fazer pizza e fica muito bom, e vou experimentar com esse recheio, pois nunca fiz a soja com o repolho.
    Hoje fiz bolo de repolho para o almoço, e fiz sem ovos, ficando gostoso, apesar de não crescer.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Que bela pizza Rute, não curto muito soja, mas o restante dos ingredientes achei muito interessante, gosto dessa mistura de sabores, resulta em um prato super saboroso. Gostei!
    Rute queria aproveitar e te perguntar uma coisa, dia 07 devo fazer uma receita, e falar algo sobre o tema certo? Pode ser tudo que se relacione, ao Meio Ambiente? tipo reciclagem, agrotóxicos etc...? bjos boa semana

    ResponderEliminar
  5. a aparência é deliciosa, e pela lista de ingredientes só pode ser muito boa mesmo.
    Não sou muito de cozinha, mas adoro pizza!
    beijos :)

    ResponderEliminar
  6. Têm um aspecto fantástico amiga muito bom mesmo,bjokinhass

    ResponderEliminar
  7. Rute, que pizza tão boa! Achei o recheio super original e deve ser uma delícia. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Amiga, esse recheio é super original, se tem sabor Indianos, então eu gosto muuuiiittoooo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Caras Lindas :)

    Sónia,
    claro que pode. Fique à vontade para recriar. É esse mesmo o movimento certo, pegar no que já se sabe, adaptar ao nosso gosto e partilhar o que se recriou.

    Jana,
    por aqui a variedade é rainha. E viva a diversidade, não é mesmo!?

    Flora,
    pão árabe é divinal. Agora tu me deu uma dica maravilhosa: pizza árabe!

    Josy,
    como seu blog é de culinária, convém incluir uma receita no post da Teia Ambiental. Mas se não conseguir não stress, publica só um texto sobre ambiente. E sim, pode ser qualquer tema: Reciclagem, Agrotóxicos, Escassez de Água, Escassez de alimento, Alterações climáticas, Fontes de Energia, Perigos nucleares, etc.

    Jeanne,
    a pizza é algo de muito fácil, desde que se compre a base já pronta. Dê uma experimentada!

    Belinha,
    é uma pizza fora do comum mas de sabor inesquecível. Prova!

    Gasparzinha,
    é de paladar forte e por isso marca-nos! Dificil parar de comer.

    Sandrinha,
    acredito que esta seja mesmo ao teu jeito. Tu que adoras temperos indianos. Ainda pensei colocar leite de coco...

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Adoro soja granulada e o sabor picante da chamuça, que boa ideia :)

    ResponderEliminar
  11. Olá :o)
    ... vou dar uma pequena sugestão, para os amantes dos sabores Indianos... ... ( eu adoro comida Indiana, e no passado sábado fiz meu "famoso" grão de bico à moda Indiana, e claro, o "leite" de coco foi, foi quase no final da cozedura, rei-posto :o) ... então passemos à sugestão (que não será de certo novidade mas cá vai ... se refogarmos a cebola, alho e caril, e colocar gengibre ralado em suco mesmo .. o sabor fica bem mais intenso .... e o "caril abre :o)
    ... no final, perfumei o grão com amêndoa torrada na hora e triturada... :o)

    ... Rute .... penso que já sei o que será o almoço amanhã !!! :o)
    ... em par com um prato de feijão branco :o)
    Abraço ...
    Isabel Carlos

    p.s.. tenho estado "calma e serena" ... sem quase "mexer um dedo" por este teclado ... mas tenho seguido o andamento do pós-15 de Março ... e como Sempre, estás de Parabéns pela Energia... :o)

    Gostaria de dar notícia em dia 7 ... :o) mas a ver vamos ....
    Estou com algumas mudança, a partir de hoje, no meu horário ... muito Feliz por estar cedo, de regresso a casa, podendo vir a "pintar algo pelo meu sótão", nestes próximos meios e finais de tarde, que se adivinham bem Luminosos :o) ... mas o trabalho é .... bastante :o)
    Beijinhos Nossos
    Obrigada ....
    e de alguma forma .. não sei porquê ... desculpa o quer que seja :o)
    Fica Bem

    ResponderEliminar
  12. Olá Ameixinha!
    é desta que vais reproduzir uma pizza de minha autoria?
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Oláááá Cara Amiga Isabel C.,

    tenho pensado algumas vezes em ti :)
    Mas apesar de ter pensado, também não mexi um dedo neste teclado, para enviar um mail para vcs. Parece-me que eu é que devia dizer...
    ...desculpa o quer que seja :0)

    Entre cozinhados, artigos, comentários, cursos e familia, escorre-me o tempo e os dias encolhem com o calor que se avizinha...
    Bom...mas telepaticamente lá vamos comunicando (digo eu!).

    Fico feliz que o horário tenha mudado...
    Que os meios e fins de tarde te proporcionem criatividade às carradas!
    Olha, "pinta a manta"! E depois mostra-nos :)

    Ainda falta muito para dia 15...
    não tanto para 7...
    mas se tiveres de participar, participas, sem stress! Tranquilamente e com muito prazer de te sentires acompanhada pela energia circundante.
    Mil beijinhos e obrigada pelas dicas do suco de gengibre a abrir o caril...(até cresceu água na minha boca só de pensar!).
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Amiga Rute, achei que saíria daqui somente com essa receita que me fez salivar, mas não... fui conferir o link que você sugeriu e babei nas chamuças...rs!
    Vou tentar achar a massa brik aqui, por que senão as lombrigas não vão se acalmar...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  15. Ah ah ah Rachel,
    agora vc me fez rir :)
    Sua barriga ficou roncando com as fotos das chamuças?
    São óptimas!
    Fico aguardando seu feedback.
    Espero que goste.
    Bjuss!
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Rute, fiquei a salivar só de ler a receita, a imaginar os sabores juntos. Há muito tempo não via uma receita tão boa e original de pizza. Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Rute e Todas por aqui .... :o)
    Obrigada ... :o)
    O almoço foi Muito Bom :o)
    ... tua pizza/chamu ... foi copiada e acrescentada .... "sorry" :o)
    ... juntei tua receita à minha "moda Indiana" ... e olha só os comentários ... :o)
    - quem diria que pizza com grão de bico dava certo!
    - olha só o gostinho da pizza com caril e ... grão de bico????
    - muito bom .. muito Bom .... disse grão de bico? .... haa, sim... está aqui :o)

    .... até eu me ri :o)
    ..... tua Chamupizza está aprovadíssima .... mesmo com um toque de grão-de-bico :o)
    ...

    Obrigada Amiga ....
    teu trabalho é mesmo um "re-conforto" de criatividade ... e eu gosto (e preciso) (digo eu) disso ..... Obrigada por Existires ...
    :o)

    ResponderEliminar
  18. Olá minhas lindas,

    Lina,
    acredito que vás amar quando provar. Atreve-te! :)

    Isabel C.,
    fico tão contente com noticias desse género. Mais ainda quando as reproduções das minhas invenções se destinam a um restaurante :)
    A dica do grão de bico é excelente. Gosto muito de tempero indiano em grão.
    Tens de começar a publicar as tuas confecções. Não esqueço aquela "tela" comestivel na superficie do bolo mármore de alfarroba!
    Obrigada por deixares feedback das reproduções.
    Obrigada por ser tão calorosa e dedicada nas tuas intrevenções aqui no PPP.

    Gosto muito de vos ter por cá às duas!!
    Mil beijinhos recheados de criatividade.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Rute,
    Quando venho no seu cantinho, já sei que vou encontrar receitas bem diferentes da que eu vejo por aí.
    E todas me supreendem muito, pelos ingredientes, temperos e combinações, como é o caso dessa pizza.
    Adorei!!!
    Vi seu comentário, sim....
    Só estava em falta com a correria e os ultimos tristes fatos que aconteceram....mas vir aqui na blogosfera, me distrai, e me faz esquecer dos problemas.
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Fabiana,
    tristes fatos...
    Vc se refere à tragédia do Japão? Tem amigos e familiares por lá? Aconteceu algo...
    Desculpe não tenho acompanhado seu blog...
    Beijinhos.
    Que tudo se resolva rápido.
    Vamos ter fé.
    Rute

    ResponderEliminar
  21. há já algum tempo .. "reproduzi" teu Seitan com Cebolada e Pimentada ..
    na altura acrescentei ... já não sei o quê ... ou simplesmente alterei com qualquer coisa ... (já te disse ? ... que é difícil para mim ?? copiar, copiar??? :o)
    ... agora criei um prato Dona Alface ... (nome do restaurante) e que tem por base a dita cebolada e pimentada com Seitan e acrescentado com legumes ...
    ... na primeira versão do Seitan à Dona Alface ... acrescentei nabo aos palitos e bolinhas de abóbora (feitas com aquele utensílio de retirar o miolo do melão ou da meloa em esferinhas)
    ... hoje assei no forno apenas cenouras as rodelas finas e courgettes também fino ... juntei ao refogado do Seitan e mais forno uns momentos ... .. ah! ... toque de canela, no final do refogado, confere ao Seitan um "toque mágico" ... digo eu para mim, que adoro canela :o)
    ......... Pois poderia sim, relatar e dar imagem dos meus cozinhados, mas penso que ainda não está na hora :o) (digo eu também) ...
    (há uma parte de mim, ainda "insegura" na coisa :o)
    ... mas que "tudo é um sucesso, lá no restaurante ... é um momento de pura criatividade ......
    sábado abro minha cozinha a "gente estranha" ... e terei pessoas a assistirem ao desenrolar da manhã, no preparo do almoço ...
    ... estou um pouco apreensiva .... mas "estou em boas mãos" se eu quiser :o)
    ...................... Obrigada TU ... por Estares Aí ... Aqui ... Presente :o)
    Beijinhos e Cumprimentos a Todos, também, que passam por este Maravilhoso Projecto Publicar Para Partilhar :o)

    ResponderEliminar
  22. Já há tanto tempo que não como esse seitan! Até me deu água na boca...
    Para a próxima sigo os teus acrescentos. Também tenho um utensilio desses de retirar bolinhas dos legumes. Espreita aqui umas batatas giras:
    Batatas Gruyère e Batatas Berlinde

    Nome giro para um restaurante vegetariano: Dona Alface! - adorei :)
    Mil beijinhos,
    volta sempre! com as tuas caracteristicas reticências, as tuas reinvenções, a tua alegria a transbordar nas palavras (sinto-a!).
    Rute

    ResponderEliminar