27 abril 2011

GERGELIM BRONZEADO SOBRE FITAS DE URTIGA

Olhei para ele e pensei... Hummm estás tão branco... se calhar ponho do preto...
Mas como o branco era mais "adulto" (perto do prazo de validade)... levei-o à frigideira e dei-lhe um leve bronzeado.
Ficou um prato tão especial que tenho de lhe dar protagonismo!!
Srs e Sras, o óscar de mérito vai para... (tchan tchan tchan tchammmm):
O único, o famoso, o inigualável....GERGELIM torrado!! (Sêsamo para as amigas Portuguesas).

INGREDIENTES (para 2 pessoas):
  • Azeite;
  • 1 Cebola em meias luas;
  • 1/2 Repolho branco ripado grosso (Lombarda);
  • 1 cenoura grande em meias luas;
  • Molho de soja (Shoyu);
  • 1/4 copo água;
  • Massa caseira de Urtiga cozida;
  • Esparguette cozido;
  • Óleo de milho;
  • 3 a 4 dentes de alho;
  • 2 salsichas de soja;
  • Sementes de Gergelim (Sêsamo).
CONFECÇÃO:
Num tacho anti-aderente, coloque azeite (seja generoso mas não exagere), junte a cebola, o repolho branco e a cenoura. Deite refogar um pouco, regue com molho de soja (bastante), refogue mais um pouco e junte água para cozinhar. Não tape para poder evaporar os liquidos.

Usei 2 sobras de massa cozida. Numa frigideira ou wok, coloque o óleo de milho e os alhos laminados. Deixe fritar para largar sabor. Adicione a massa e envolva bem durante um tempo.

Numa frigideira mais pequena, deite sementes de gergelim e torre em lume brando, sacudindo frequentemente para não queimar. Quando começar a sentir o cheirinho, apague o lume e reserve.

Agora que o repolho já está al-dente, junte as salsichas partidas, mexa, anexe a massa, incorpe bem. Sirva com o gergelim ON TOP!

NOTA: não usei sal porque o molho de soja confere "salgado" à comida. É uma alternativa muito saudável.

24 comentários:

  1. Adoro massas verdes, com qualquer tipo de molho ficam ótimas...essa preparação com repolho deve ser deliciosa.
    Puxa, ainda bem que você disse... outro dia fiquei sem saber o que seria o tal de sêsamo que uma amiga colocou na receita...rsrs!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  2. Querida Rachel,
    como tenho muitas visitas brasileiras, esforço-me por identificar bem os ingredientes, de acordo com os nomes além e aquém-mar.
    Assim todos nós nos entendemos. Tal não é meu gosto por comunicar com a humanidade em geral.
    Bjuss ;)

    ResponderEliminar
  3. Que prato tão colorido!!
    O gergelim anda aproveitar os dias de sol para ficar bronzeado! Eh!eh! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Sandrinha,
    não é só o Gergelim que anda a precisar de Bronze! Eu então!!!
    Tinha planeado ir à praia neste feriado de Páscoa mas São Pedro mandou chuva e tive de ficar em casa :(
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ai ai que linda massa amiga, adoro repolho mas urtiga??? nunca comi não rsrsr. Agora diga-me la uma coisa, essas sementes de gergelim são as tais sementes de sésamo ai em Portugal?? Poxa vida amiga, tem tantas receitas pelas cozinhas amigas afora, que eu queria fazer mas não tinha o tal sésamo e agora que estou sabendo que é gergelim...ai ai vivendo e aprendendo... Linda apresentação a sua amiga...bjoquinhas verdinhas

    ResponderEliminar
  6. Josy,
    ainda bem que expliquei a igualdade entre Gergelim e Sêsamo! Parece que vc não é a única com problemas em saber o que é Sêsamo. Assim como deve ter muitas portuguesas não sabendo o que é Gergelim :)
    Que bom que contribui para ajudar :)
    Gosto disso, de construir pontes de entendimento universal.
    Gostaria de ter tempo para traduzir a receita em Inglês... Um dia destes ainda tento.
    Mil beijos,
    Rute

    ResponderEliminar
  7. .. e francês ! ... e espanhol ! .... italiano? !
    russo e maori !!! :o) .... ou quem sabe ... sim... sim :o) porque estamos na onda do "universal" ..... quem sabe em Esperanto ? :o)
    ... há uns anos "estava eu a surfar nesse mar de amor por todos", que resolvi aprender o Esperanto... (língua criada para unificar todos os povos do mundo) ... mas que, passado algum tempo (pouquinho, na verdade( é que, em mim, nem tudo é mar :o) deixei de lado e voltei ao "universal Português" ... ... :o)
    e agora com esta história de Gergelim e Sésamo .... deu-me vontade de Me Expandir Mais e voltar a "mergulhar" no Esperanto ..... (bem, se não for para hoje, fica a ideia para um amanhã ... :o)
    ...
    Beijinho ...
    p.s. ... ah! sim! .. a receita está muito Bonita e em tudo muito Colorida ... e serve a Todos :o) ... qual o esperanto :o)

    ResponderEliminar
  8. Oi Rute Esse prato me deu água na boca. Me parece também que o perfume dessa comida deve invadir o ambiente.

    Abraços

    Elaine

    ResponderEliminar
  9. Ai meninas,
    acabei de comer uma pizza espetacular!!!!!
    Com gergelim torrado pois claro, para não fugir à "musa" inspiradora.

    CONCEIÇÃO,
    colorida e saborosa!! Prova!

    ISABEL C.,
    lembraste-te bem! Do Esperanto :) A lingua universal "sonhada" um dia... Só não sabia é que havia (e há) como aprendê-la. Contaram-me que foi presseguida durante as grandes guerras mundiais, uma vez que não era do dominio de todos e muitas vezes foi entendida como a lingua dos espiões.
    O conceito do Esperanto é muito bonito. No manifesto de Praga podemos conhecer os principios do Esperantismo.
    Obrigada por mais este enriquecimento ao artigo atual. Os teus comentários são sempre tão suculentos :)

    ELAINE,
    completamente! Ficou um cheirinho na casa de fazer crescer água na boca, tal e qual conforme vc falou. Experimenta torrar gergelim para comprovar ;)

    Beijinhos a todas,
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Rute,
    massa de urtigas não conhecia eu! mas fiquei cheia de curiosidade para provar :) beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Rute, vieste com essa novidade com as urtigas que nos deixou bem curiosas, agora já estou a imaginar as blogueiras todas nos campos a apanhar urtigas para experimentar as tuas receitas,heheh, mas o pior mesmo são as comichoes que têm de tratar depois! Estou a brincar, mas dava um filme bem giro,lol!!!
    Gostei muito dessa novidade, mas o pior mesmo é consertar as ditas sem nos picar-mos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Rute, pois é assim mesmo que gosto do gergelim. Sempre dou uma salteada nele, que além de cor, ganha sabor. Costumo fazer isso também com sementes de girassol.
    O que vejo nesse prato: salsicha vegetariana, massa de urtigas e gergelim "bronzeado".
    Se você fizer uma brincadeira de adivinhação dos pratos, quem não te conhece não acerta mesmo!
    Menina, hoje passei o dia na cozinha... aff! Mas, ó, tem um bolinho cheiroso lá esfriando e tudo que fiz deu certo, nem te conto...rs!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Rute,
    essa sua massa ficou maravilhosa!
    Também adoro gergelim...e alem das sementes, sempre tenho um vidrinho de oleo de gergelim para temperar os pratos.
    beijos

    ResponderEliminar
  14. hããããã então sêsamo é gergelim???kkkkkk já ouvi falar mas não sabia...rs
    Delícia de massa viu querida, como todos pratos que vc prepara...


    bjim

    ResponderEliminar
  15. .... sim há como aprender Esperanto, e gratuitamente pela net... não tenho agora presente o site onde estou "filiada" ... mas quando puder irei verificar e depois dou informação.... se não, Rute, podes fazer uma busca que vais encontrar o que tu realmente queres ...
    .... São os teus "cozinhados" que me despertam, e sem dar conta, escrevo em tua resposta, o que pela "tela" vou percebendo.... .... :o)
    ... pois é "sem ti não há mim" ... :o)
    .... e deixa-me dizer-te (claro que deixas, não tens como não deixar, não é mesmo) ... que é um prazer ler os comentários que são colocados aqui ... e ali.... há uma envolvência especial em cada post .. e especiais "sumarentos" são todos aqueles que por aqui passam ... :o)
    Obrigada ... :O)
    Isabel C.

    p.s..
    conheces a cantora Melanie C. .... gosto muito dela e dos seus temas ... e sempre que me "chamas" assim... recordo-me dela ... e de quanto seus poemas são maravilhosos ... para mim ... que sou C. agora também :o)
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Deve ficar muito gostoso e saudável. quando eu precisar de uma receita diferente virei aqui dar uma olhadinha...
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Oi, Rute!

    Gostei da premiação, do óscar, da apresentação do prato, kkk Muito bom.

    Parece muito gostoso.

    Um grande beijo
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  18. Parafraseando a ISABEL C....
    Bom dia Queridas Ondas, deste Mar de Amor por TODOS!

    BARIDA,
    massa de urtiga é muito boa, pois a urtiga tem sabor suave, evidênciando-se apenas pela cor e não pelo sabor.

    SUSANA,
    não há necessidade de sofrimentos nem de filmes trágicos :)
    Apanha-se as urtigas com luvas e 24 horas depois de terem sido apanhadas, já não picam. Biste!? Fácil!

    GINA,
    mas que ideia genial :) Um concurso de adivinhação da receita PPP apenas pelo título. De certeza que vc ganhava, ah ah ah, já me conhece há tanto tempo! Quero ver esse bolinho, vai publicar?

    FABIANA,
    também gosto imenso de óleo de gergelim, embora seja muito caro. Mas como só se coloca um pouquinho acaba por nem sair dispendioso.

    JANA,
    afinal este post está sendo bem útil. Pelo visto muita gente não sabia que gergelim e sêsamo são a mesma coisa :) Que bom poder ajudar vcs.

    ISABEL C.
    estive no Youtube a conferir quem era a MEL C.
    Na verdade, já sabia quem era, mas como sou uma nódoa em nomes de famosos... não relacionei.
    Conheço algumas músicas dela e lembro-me das Spice Girls. Hoje, prestei mais atenção às lyrics... Profundas.
    Por falar em despertar: tens pintado? Na tela e não no prato :)
    Ontem pensei em ti quando estáva a "pintar" a pizza, mesmo antes de te saber por aqui, pressenti-te lá :)

    JEANNE,
    é isso! Quando precisar variar, de dar uma sacudida na mesa, vem cá que eu te ajudo a inovar :)

    SOCORRO M.,
    obrigada. Estáva sim tudo muito gostoso e o óscar foi merecido :) Experimenta.

    Mil beijinhos para todas.
    Obrigada pelo carinho.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. ......... passo por aqui, pois sabia que haveria algo de novo :o)
    mas o que me "chama", agora, é essa chama cor lilás, que aliás, está a apressar-me, ao ponto de já ter escrito este texto duas vezes, com "enganos" no envio .. .. que "loucura de pizza :o)
    .... no passado sábado, à tardinha, escrevi-te um email que não enviei :o)
    ... e tratava de pinturas e amigos :o)
    ... esta noite tive insónia :o) não pintei mas pensei em ti e noutros ... e também fui ao Youtube rever Melanie C. e conhecer novos temas .. fantástica ela! :o)
    ... Deu-me "poder" .. assim como ver Joss Stone ... aquela jóia de voz e de Presença :o)
    ... um pouco ao "nosso" jeito ... não te conheço ... não as conheço .. mas que Gosto, Gosto :o)
    .......................................... Tudo isto Faz-me Pensar o Quanto é Bom Gostar Assim ... simplesmente porque Sim .... e que .... para mim.. muitas vezes "tenho que gostar" e deixo de Ser ... para representar ...e sendo representação, rapidamente eu apago ...
    Ser Simplesmente porque que Sim ... Gostar simplesmente porque Gosto ... e Viver assim ..... Que Bom !!!!....
    e Aceitar o meu não gostar ... é Aceitar-me Íntegra .... e como isso Sentir-me Feliz ..... :o)
    ...blá...blá...blá..blá blá blá ... .vamos lá mas é à pizza :o)

    p.s.
    quanto à pintura ... fiz um trabalho "que deu trabalho" a acabar ... mas apesar de ser bom acabar ... persiste algo de bizarro e limitador ... será medo?... será medo? .... é medo !!!!!!
    e que bom ter medo !!!! (não, não é ... porque não saio daqui :o)
    .........
    :o) Abraço de quem Gosta ... só por Gostar :o)

    ResponderEliminar
  20. QUERIDA ISABEL C.,
    algures no meio das respostas aos comentários da Pizza Violeta Profundo, enchi-me de música portuguesa e não consigo sair desta vibração... pelo que vou deixar-te o meu feedback em tom de canção, muito antiga, mas com uma letra lindissima:

    SILÊNCIO E TANTA GENTE (Maria Guinot 1984)
    «Às vezes é no meio do silêncio
    Que descubro o amor em cada olhar
    É uma pedra
    É um grito
    Que nasce em qualquer lugar

    Às vezes é no meio de tanta gente
    Que descubro afinal p'ra onde vou
    E esta pedra
    E este grito
    São a história d'aquilo que eu sou

    Às vezes sou o tempo que tarda em passar
    E aquilo em que ninguém quer acreditar

    Às vezes sou também
    Um sim alegre
    Ou um triste não
    E troco a minha vida por um dia de ilusão
    E troco a minha vida por um dia de ilusão

    Às vezes é no meio do silêncio
    Que descubro as palavras por dizer
    É uma pedra
    Ou é um grito
    De um amor por acontecer

    Às vezes é no meio de tanta gente
    Que descubro afinal p'ra onde vou
    E esta pedra
    E este grito
    São a história d'aquilo que sou»

    Não me perguntes porque te respondi assim.
    É simplesmente porque sim :)
    Gosto de cantar e cantei esquanto escrevia.
    Abraços vibrantes de quem gosta...só por gostar :)
    Rute

    ResponderEliminar
  21. :o) .... :o)
    :o)

    :o)

    Isabel C.

    p.s.
    :o) .... :o)

    p.s.2
    (conheço a música, que rápido veio à memória ... lindíssimo sim :o)
    só falta o piano, não é mesmo ? (ou tens algum? :o)

    ResponderEliminar
  22. ¡muchas gracias por tu contribución al concurso!
    Estos tagliatelle de ortiga son superoriginales!!

    ResponderEliminar
  23. Gracias Ajonjoli.
    Ficarei atenta ao concurso.

    ResponderEliminar