22 abril 2011

MASSA FRESCA DE URTIGA - CASEIRA!

ARTIGOS RELACIONADOS:
Sopa de Urtiga Biologica
Chá de Urtigas com Especiarias
Gnocchi caseiro de Espinafre desidratado
Massa Fresca Cor-de-Rosa
Massa Fresca de Milho

Palavras para quê! É uma massa dum verdinho lindo, agradável sabor, textura al-dente, frescura sem igual. É portanto, mais uma experiência bem sucedida.

INGREDIENTES:
  • 2 "mãos" de folhas secas de urtiga;
  • 190 gr farinha trigo semi-completa T80;
  • 2 ovos M;
  • 2 colheres (sopa) azeite;
  • Pitada de sal;
  • água q.b. e farinha q.b.
CONFECÇÃO:
Num liquidificador reduza as folhas de urtigas (secas) em pó. Junte a farinha e volte a triturar para obter um pó mais fino.
Adicione os ovos, azeite e sal fino. Triturar 15 segundos em velocidade 6.
Sinta a massa nos dedos se achar que está muito seca e separada, junte uns salpicos de água. Programe 4 minutos, velocidade Espiga. E vá povilhando com farinha para retificar humidade da massa.
Se não tem a Bimby, pelo que não terá a velocidade Espiga, retire a massa para fora e trabalhe-a à mão com equilibrio de água e farinha para retificar.
De seguida leve a massa ao frigorifico para descansar durante 2 horas.
Após isto, estique com rolo ou na maquineta, povilhe de farinha, e corte. Tendo a maquina manual, corta-se no acessório de fettuccini. Caso contrário, corte com faca afiada.
Coza em água fervente e quando retirar do caldo de cozedura, passe por água fria.
Serviu de acompanhamento a um bife de tofú, frito em azeite e com muito alho. Após fritar os bifes, salteei a massa nesse azeite com alho terminando com uma pitada de pimenta.

20 comentários:

  1. Fiquei babada a olhar para a foto, tem um verde lindo e de urtigas. Tenho que por a minha máquina a trabalhar. vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Uau!Rute, superaste dessa vez!A massa tem tão bom aspecto...Óptima ideia para usar as nossas urtigas.
    Beijinhos de chocolate

    ResponderEliminar
  3. Olá amigas,

    CONCEIÇÃO,
    vamos lá! A tua maquina já teve muito descanso. Mãos à obra.
    Quanto a mim, parece-me que vou continuar com as massas frescas. Perdi o hábito mas pertendo voltar.

    LINA,
    ainda bem que apareceste! Já arranjei sementes de urtiga. Vêm a caminho por CTT.

    Beijinhos e ovinhos de chocolate para vcs.
    Boa Páscoa,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Adorei. O que mais gostei é a opção para quem não tem maquina de macarrão. Aqui no Brasil, nunca vi utilização para urtiga assim.

    Vivendo e aprendendo.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  5. Rute,
    Não conhecia essa tal urtiga, fui pesquisar....
    vi as fotos e os seus inúmeros beneficios.
    Mais uma dica que levarei daqui.
    Ah, quanto a receita...queria dar outra carinha no tofu, que compro toda semana, e achei a Tofu...lândia no seu cantinho.
    A salvação para os meus problemas..kkkkkkk
    Amei tudo e volto para levar mais receitinhas.
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Rute, obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, desejo a vc e sua familia uma Páscoa repleta de harmonia, amor e paz... Bjos carinhosos

    ResponderEliminar
  7. Oi queridas,

    ELIANE,
    desde que iniciou a BCFV que tenho tido esse cuidado, de tornar as receitas adaptáveis a quem não tem bimby.

    FABIANA,
    a urtiga é uma planta daninha, não sei se vc leu na postagem da sopa de urtiga. Geralmente as pessoas jogam a urtiga fora, ou enterram para nutrir a terra, mas ela é muito boa para alimentação humana.

    JOSY,
    obrigada pela visita. Agradeço e retribuo os desejos para si e para sua familia.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Deve dar pra fazer com outras folhas né? Tipo manjericão seco ou isso... quero muito uma maquineta de fazer massa :)

    ResponderEliminar
  9. Já pensei em ter uma máquina para massas, mas a animação não foi muito longe...
    Quanto às urtigas, hum... se vir algumas, olhe que nem reconheço.
    Boa Páscoa, minha querida!

    ResponderEliminar
  10. Rute querida,passei por aqui para te desejar uma Santa Páscoa...mas quando vi as fotos fiquei mesmo a babar!!!!
    Que cor tão linda e magnifica!
    Nunca comi urtigas, as minhas experiências com as ditas foram sempre traumáticas,como devem ser com a maioria das pessoas.
    Mas a partir de agora vou olhar para elas com outros olhos,juro que vou!!
    Eu estou como a Conceição, sem dar uso à minha maquineta para ai 1 Ano...tenho de mandar a danada ao trabalho;))
    Beijinhos muito grandes para ti e para a tua Princesinha com votos de uma excelente Páscoa.

    ResponderEliminar
  11. Sejam bem-vindas à pasta verde!

    AMEIXINHA,
    sim, deve dar para fazer com salsa liofilizada. O manjericão é capaz de deixar mais gosto. A salsa é mais suave, mas até podes usar um mix de ervas. Quanto à maquineta...durante muitos anos fiz apenas com o rolo da massa e ficava muito bom. Pelo que aconselho-te, primeiro a experimentares e depois a comprares a maquina, pois como vez, quer eu, quer a Conceição, quer a Cinha, por vezes não a usamos...

    GINA,
    o problema da massa fresca é que dá algum trabalho, demora... dai que mesmo tendo a maquina por vezes não a utilizamos. Embora adore massa fresca. Além desta maquina de massa ainda tenho outra que nunca publiquei aqui. Uma massa que faz massa cortada e massa cotovelo.

    CINHA,
    as urtigas, 24 depois de terem sido apanhadas, deixam de picar. Pelo que basta usar umas luvas para as apanhar e arranjar.
    Viste os restantes posts de urtiga? Contém explicações dos beneficios/propriedades da urtiga.
    Começa a dar uso à tua maquineta que é para ver se eu não perco o entusiasmo com a minha :)
    Ah ah ah

    Beijinhos a todas,
    Uma santa Páscoa,
    Descansem muito e aproveitem para estar em familia.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rute, adorei a tua massa de urtiga!! :)
    Vim desejar-te uma Páscoa Feliz. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Combinava muito bem com as postinhas de salmão, que vão à nossa mesa no próximo domingo! :)

    ResponderEliminar
  14. Vamos aprendendo e curtindo pelos olhos, rs,rs,
    Desejo a vc e a todos os seus FELIZ PÁSCOA.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá Rute,

    que delícia, parabéns!
    Fiquei com vontade de experimentar, parece delicioso!
    Aproveito pra desejar a vc e sua família uma ótima Páscoa. Que o coelhinho além de chocolates, traga muita paz, saúde e prosperidade.

    Beijinhos da vovó!

    ResponderEliminar
  16. Que bom! Tantos miminhos de Páscoa.
    Obrigada a todas.
    São muito simpáticas.
    Agradeço e retribuo.
    Feliz Páscoa queridas.
    Rute

    ResponderEliminar
  17. ahahah xD nem as urtigas escapam!! esta massa deve ficar deliciosa com um pouco de natas de soja e bem... acompanhamento a gosto. :)

    tenho mesmo que arranjar a maquineta xD

    beijinhos e espero que a Páscoa tenha sido boa =P

    ResponderEliminar
  18. Olá miuda gira :)
    Andaste desaparecida Martita!
    Tenho uma confecção para postar com um resto desta massa...não percas os próximos episódios de urtigas.
    Sim a minha Páscoa foi boa, espero que a tua também. Poucos doces?
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Olá, Rute, sou eu outra vez!A Manuela arranjou-me esta semana as sementes de urtiga. Tenho-as aqui, a planta está carregadinha de sementes(e picava que se fartava), agora está a secar. Manda-me o teu endereço para que eu te mande as sementes.
    O meu e-mail é: idalinabaptista@gmail.com
    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Yupi,Yupi!
    Já seguiu o mail. Apanha-o aí :)
    Jokas,
    Rute

    ResponderEliminar