12 abril 2011

SAVEIRO CRÚ DE ERVILHA TORTA

«Era o mar infinito, ora verde, ora azul, verde-azul, ora claro, ora escuro, claro-escuro, de anil e celeste, de óleo e de orvalho, e, como se não bastasse com o mar, Januário Gereba encomendara lua de ouro e prata, lanterna fincada no alto dos céus sobre os corpos embolados na ânsia do amor; eram dois ao chegar, são um só, nas areias da praia encobertos por uma onda mais alta...»
in Teresa Batista Cansada de Guerra
JORGE AMADO

INGREDIENTES:
  • Ervilhas tortas;
  • Tofú creme com ervas e alho;
  • Repolho roxo laminado;
  • Cenoura laminada;
  • Maçã laminada;
  • Pimento vermelho laminado;
  • Folhas de coração de alfacinha :)
  • Palitos de espetada.
CONFECÇÃO:
Laminar na Mandolina os vegetais e fruta préviamente higienizados.
Lavar e abrir as ervilhas tortas apenas na parte de cima. Rechear com este tofú creme aqui (caseiro), ou outro queijo creme.
Montar o prato, com o mar violeta, os saveiros com queijo, pimento, maçã e cenoura.
Içar Velas! Soltar Amarras! Deixar-se ir na corrente dos sabores.

ARTIGO RELACIONADO:
Barca de Morango em Mar de Arroz Doce

22 comentários:

  1. Jorge Amado, nosso amado escritor que será eterno nas suas histórias tão singelas, mas tão cheias da fortaleza da nossa gente, e da nossa terra...muito bem lembrado!

    Você conseguiu nessa sua receita o colorido dos cenários dele, meus parabéns pela criatividade!

    ResponderEliminar
  2. que queridinhos ficaram! adorei a ideia e o texto :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que lindos! Que criança (ou adulto) diria não a esses saveiros?
    Beijos :-)

    ResponderEliminar
  4. Rute, que criatividade nutritiva, saudável e saborosa. Adorei esses barquinhos amiga. Que encanto, só poderiam sair dessa cozinha e da cabeçinha dessa moça ai. Parabéns, pela criatividade e texto excelentes...bjocas

    ResponderEliminar
  5. Obrigada amigas,
    que bom que vcs gostaram. Eu amei almoçar estes saveiros deliciosos e linderrimos!
    Viajei!
    Foi bom demais o ato de criação. Um momento lúdico super prazeroso.

    RENATA,
    sou fã do vosso Amado escritor.

    BARIDA,
    ler "Teresa Batista Cansada de Guerra" é um enlevo total!

    ADRI,
    brincar com a comida é uma boa forma de convecer os pequenos a comer mais vegetais. Sem dúvida.

    JOSY,
    obrigada pelos elogios à comidinha cheia de saúde e à minha criatividade.

    Beijos, muitos, para vcs.
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Rute querida,

    Adorei a receita, ADORO ervilha torta.
    Aqui em Goiânia é difícil achá-la...
    Beijos em seu coração!

    ResponderEliminar
  7. Rute,
    Quanta criatividade....e rimando com um verso do nosso querido Jorge Amado.
    Perfeito!
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Amiga, fiquei encantada com esses barquinhos.Lindo, lindos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adorei os teus barquinhos à vela!!!!!!!


    Bjocas

    ResponderEliminar
  10. Olá de novo às que chegaram depois,

    LÚ,
    a ervilha torta é muito saborosa em crú. Só ano passado é que descobri que não precisa cozinhar a ervilha torta para comer. O crudivorismo é um mundo surpreendente.

    FABIANA,
    por acaso não me inspirei em Jorge Amado para dar asas à criatividade. Mas assim que estruturei o prato, recordei o livro que tanto amei ler.

    SANDRINHA,
    faz para ti. Conhecendo-te como conheço, sei que vais gostar muito desta frescura colorida e criativa.

    ISA,
    são lindos para uma entrada não são?
    Os convidados até ficam sem palavras quando se vêem a desaguar neste mar de couve-roxa com barquinhos de ervilha torta. Totalmente comestivel.

    Beijinhos a todas,
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Esse mundo do crudivorismo ainda é estranho para mim... Eu como repolho, cenoura, beterraba, mas outros vegetais ainda estão para serem experimentados.

    E seus barquinhos enfeitados estão lindos !
    As crianças gostam disso e eu sempre fiz pratos assim para meus filhos. Mas meu filho, aquele índigo, ficava com pena de comer tais belezas !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Rute vim agradecer as palavras carinhosas que deixou la no meu cantinho, e não estranhei não, acho muito gostoso expormos o que sentimos de forma sincera e vindas do coração, qdo eu gosto de uma pessoa gosto mesmo, e não meço palavras pra expor isso a ela, adorei te conhecer, e devo isso à Lina, igualmente tão querida. E te confesso, e quem vai estranhar isso agora é vc, mas confesso e juro que consigo sentir energias boas vindas em certos cantinhos e o seu é um deles. Obrigada viu? Tenha um lindo, saudável e magnifico dia...bjocas

    ResponderEliminar
  13. ... Rute ... estou "tonta" com essa tua "vaga" ... serena ... mas constante ... de Criatividade .... :o)
    .... é um Baloiço para mim, tuas "voltas", das tuas "saídas para o mar" :o)

    ... e como é bom, ler todos esses teus Amigos ... :o)

    ... certo que estarás, e muitos, agora ocupada com o DIA 15 ... :o)
    (eu também deveria ... mas não :o) ... ou quem sabe !!!

    mas gostava de te perguntar.. já que desde ontem não consigo enviar emails com anexos ...
    ..... se posso usar uma foto da tua Pimentada e Cebolada de Seitan .... partilhar tua informação sobre a receita ... e dar a conhecer teu fabuloso Trabalho ... ????
    ... criei um pdf da receitas que apresentei no passado sábado, no restaurante Dona Alface ... e gostaria de ter tua permissão (mesmo que as receitas estejam ligeiramente "isabeladas" ... mas queria, sim, respeitar, essa inspiração que és para mim....
    .... vou experimentar de novo o envio .... mas entretanto ... se quiseres responder por aqui .... :o)

    Beijinhos
    Obrigada
    Isabel C. :o)

    ResponderEliminar
  14. Bom noite a quem por aqui anda, a estas horas :)

    FLORA,
    o crudivorismo é uma alimentação muito saudável e inclusive, ecologica. Só o que se poupa em gás ou electricidade!
    Mais ainda porque é uma alimentação rica em enzimas. Pesquise um pouco acerca dos beneficios do crú no google.

    JOSY,
    obrigada mais uma vez. Não estranho não. Eu também sinto essa vibração boa em certos blogs. Tudo vibra, até as palavras.

    ISABEL C.,,
    minha querida. Fizeste bem em perguntar aqui. Mais depressa venho espreitar o blog do que o mail. O que é meu, é teu. Usa as fotos. Pedidas assim com esse jeitinho quem é que tem coragem de renunciar :)
    Mesmo "isabeladas" não se sabe onde começa a Isabel Rute e onde termina a Isabel Carlos. Pois é, apesar de não me identificar por... também sou Isabel :)

    Beijinhos a todas.
    É sempre uma alegria cruzar-me com vcs aqui nos comentários.
    Rute

    ResponderEliminar
  15. Rute... estive uns tempos sem aqui vir...trabalho!!! Mas não posso deixar de mencionar as recordações que me fizeste sentir quando falas no hospital de bonecas!!!!! Lembro-me de lá ir com a minha mãe, levar uma boneca com a perna partida e era assim mesmo, ficava "internada" durante uns dias e depois, quando lá a fui buscar, tive a sorte de me comprarem uns sapatinhos brancos, um vestido às bolinhas azuis e um chapéu...para a minha boneca, claro! E são estas recordações felizes dum dia comum que às vezes marcam a nossa infância... este foi um dia do qual nunca mais me esqueci!!! Tenho de lá voltar... como só tenho filhos rapazes não voltei a ter ou dar esta sensação a mais ninguém, mas gostava muito, porque lembro-me que renovar esta minha boneca foi mais importante do que comprar uma nova!
    Beijos
    Paula Pessanha

    ResponderEliminar
  16. Não sei se conseguia comer ervilhas e couve roxa crua, mas adorei a montagem do prato :)

    ResponderEliminar
  17. Rute querida,

    Vim te agradecer pelas palavras carinhosas que deixastes no blog da Josy, fiquei emocionada...
    Te acho uma mulher muito Forte e decidida, sempre com idéias e ideais que estão a frente de todos....você sim é uma pessoa MUITO cativante!
    Me sinto muito feliz por compartilhar de tão linda e sincera amizade.
    Um grandíssimo beijo em seu coração!

    ResponderEliminar
  18. Bom dia queridas amigas

    PAULA,
    que giro!
    Não sabia que o processo de internamento da boneca no hospital era dessa forma tão identica à vida normal. Vieste enriquecer muitissimo o artigo com essa informação.
    E que lindas memorias de criança. A tua mãe proporcionou-te uma infância memorável!
    Também acredito que para ti tenha sido bem mais importante recuperar a boneca antiga do que comprar uma nova. É isso que devemos motivar nas nossas crianças.
    Muitos beijinhos de agradecimento.
    (fiz copia do teu comentário e da minha resposta lá no Toy Story da Teia Ambiental, ok)

    AMEIXINHA,
    couve roxa crua! Não comes nas saladas!?
    Mesmo antes de me iniciar no krud, eu já comia couve roxa crua. Ervilha torta é que é uma novidade para mim. Tens de experimentar amiga!

    LÚ,
    as palavras que deixei são sinceras. Apesar da distância, estou a descobrir amizades muito puras junta das brasileiras. Ando surpreendida com as mulheres inteligentes (a todos os niveis, inclusive I.espiritual) que o Brasil tem! E homens também! O Mestre Gilberto é sempre uma referência, senão A referência!

    Beijos colectivos,
    de boa vibração ;)
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha! LIndo o trecho do Jorge Amado e que beleza de reprodução a usa.
    Parabéns, és artista.
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Rute querida obrigada pela visita ao meu cantinho. Amiga pra mim é novidade essa culinária crudivora, super interessante, sabe que me deu água na boca a falsa lasanha de 3 Molhos e o Caneloni menina! Gosto sempre de estar experimentando novos sabores e as receitas que vc me indicou, além de atrativas devem ser saborosas e crocantes, todas são a base de abobrinha? Gostei amiga, obrigada por partilhares comigo,. Ah amiga, infelizmente só dá pra eu árticipar da Teia Ambiental, não partipei ainda da Fases da vida, mas quem sabe um dia...bjocas obrigada viu?

    ResponderEliminar
  21. Adorei os barquinhos, mas até dá pena come-los.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Boa noite a todas,
    preparamo-nos para a grande noite da BCFV?

    NORMA,
    eh eh eh artista assim assim. Mas gosto muito de todo o tipo de arte.

    JOSY,
    ohhhhhhhhhhh que pena! Bom, mas sei que não vai deixar de visitar algumas participações das amigas e ainda se vai motivar a participar...teremos mais fases. Quanto ao crudivorismo é uma delicia, especialmente na época quente. E sim, todas aquelas receitas têm como base a abobrinha que cá se chama courgette.

    CONCEIÇÃO,
    mas que são comestiveis são! Podes comer à vontade ervilha torta crua que sabe bem, faz bem e é super nutritiva.

    Beijinhos (muitos),
    Rute
    P.s.-Daqui a pouco já cá estou outra vez para a 2ªfase da Blogagem Colectiva Fases da Vida! Às 00:01.

    ResponderEliminar