17 maio 2011

BCFV - 4ª FASE - JUVENTUDE - 15_JUN_2011


Esse PROJETO surgiu em Fevereiro, quando eu, a Rosélia e a Gina, lançamos o convite a todos para falarem sobre as fases da vida. Desde então, tivemos NASCIMENTO, INFÂNCIA e ADOLESCÊNCIA.


Estamos ainda sob o impacto das contribuições sobre a adolescência, que para alguns foi a pior fase da vida, para outros, a melhor. Tivemos rebeldia, independência, romantismo, filosofia, insegurança, repressão, tabus, fast food, crise de identidade... Lembraram dos tempos de escola, dos recreios, das artes e a música foi também uma tônica muito presente.
ImageChef.com

Agora é a vez do tema JUVENTUDE, uma palavra por si só bem controversa.
Quando começa e quando termina a JUVENTUDE?

É impressão minha ou o tempo está passando muito depressa…rs?
Para você, juventude é tempo de quê?
Independência, paz e amor, liberdade, paixão, decisões, engajamento político, sonhos e utopias, responsabilidades?
Nesse período, decidimos nossa atividade profissional, planejamos nossa carreira, valorizamos nossos amores, constituímos família, nos engajamos num grupo com o qual temos afinidades.
Quanta coisa boa se vive nessa fase! O primeiro emprego, os amores, casamento, filhos! Em contrapartida, estão os jovens bebendo mais do que no passado?

O padrão de beleza do corpo gera comportamentos por vezes exagerados. Malhar, emagrecer, anorexia, fazer cirurgias plásticas cada vez mais cedo.
O que anda fazendo a juventude, o que tem lhe preocupado?
Você já descobriu a fonte da eterna juventude?
Não tenho a resposta, mas me recuso a deixar que minha alma envelheça.
O corpo pode até dizer o contrário, mas o espírito deseja manter-se saudável.

Com a palavra, o (a) jovem, que eu fui ou sou! Conte pra gente como vive (viveu) a sua juventude ou algum fato que tenha presenciado nessa fase.
Relembre os sonhos realizados ou não... e partilhe connosco.
Então, não esqueça, dia 15 de Junho é a vez da 4ª fase, JUVENTUDE.

Notas importantes:
Os participantes não são obrigados a seguir todas as fases, podem participar apenas na que desejarem.
É permitido trazer para o dia de publicação qualquer artigo já publicado que se adapte ao tema.
A postagem participante pode servir mais do que uma blogagem coletiva, desde que não fuja à temática.
No dia 15, uma vez publicado seu post, deixe um comentário a avisar.
Divulgaremos para que todos possam ler!

ATENÇÃO:
Alguns contribuiram para a fase da Adolescência já depois de dia 16, pelo que não deixe de ler as participações que ainda vieram enriquecer a BCFV.

Obrigada por todo o carinho e empenho. Vocês estão de parabéns!!!!

22 comentários:

  1. Querida amiga... falhei a adolescência cá estarei para a juventude ;-) Beijo muito grande

    Uma pergunta, vi aqui um post teu em que falavas que ias ver se arranjavas sementes de Luffa para pores na tua terra. Arranjaste? Eu queria muito arranjar e não consigo. Será que tu tens? Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Pronto, acho que é desta que vou fazer um apanhado de todas as fases até à juventude que é onde eu me encontro agora he he Já anotei e assim vão poder ler acerca de todas as fases que passei. Só uma pergunta: é para ligar a fase à alimentação, não é?

    ResponderEliminar
  3. Olá amigas,

    LUISA,
    sim foi aqui que leste mas ainda não encontrei sementes de luffa. Há muito tempo atrás, um senhor que vendia na feira de produtos biologicos de Oeiras, tinha dessas sementes, mas não era para venda. Era para ele cultivar e vender as esponjas vegetais.

    AMEIXINHA,
    Yupi!!!!! Fiquei feliz de saber-te connosco na próx. fase :)
    Quanto à tua perguntinha, sim é para ligar à culinária porque o teu blog é de alimentação.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Rute, diz-me lá que é para eu me situar: até que idade vamos considerar a juventude? E podes dizer qual será a fase a seguir a essa? Só para ver o que é que eu vou escrever nesta próxima... é que imaginei que a seguir à adolescência seria a fase adulta ou algo assim, já sabia sobre o que é que iria escrever nas duas próximas fases e agora estou baralhada!
    Muitos beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    já vi o teu mail só ainda não tive oportunidade de responder, mas...gostei muito como é evidente.
    Então é assim, vamos situar a JUVENTUDE até aos 30 anos, no máximo.
    Em parte é idade adulta mas é uma idade adulta muito crua, é a imaturidade por assim dizer. Este é o objetivo. Não posso relevar a próxima fase a céu aberto... mas já dei uma pista disfarçada :)
    Mil beijinhos amiga de outras vidas.
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Vamos que vamos rumo à fase da minha maior independência em todos os sentidos... Ufa!!! Que alívio!!!
    Estamos bem grandinhas agora... quarta fase chegou...
    Bjs e ânimo!!!

    ResponderEliminar
  7. Oi Rute, vamos lá voltar no tempo, lembrar de coisas que não costumamos lembrar no nosso dia a dia tão corrido.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  8. Oi amada, ando, em minha juventude meio perdida no meu próprio tempo, por isso não tenho aparecido, mas sempre que consigo, dou uma apreciada por aqui.
    Adoro o que escreves.

    ResponderEliminar
  9. Rute minha querida, não me esqueci do Tema Ambiental e vou pensar se escrevo sobre a minha Juventude que se vai à muito rsrsrs. Preferiria falar mais sobre o presente, mas enfim sempre temos e guardamos lembranças e não precisamos falar necessariamente de nós mesmo não é?? Qualquer coisa se eu me decidir lhe aviso com antecedência.Adoro ler esse projeto, mais ler os depoimentos do que escrevê-los...bjocas boa noite

    ResponderEliminar
  10. Rute, obrigada pelo carinho! Senti necessidade de dar explicações e lá fiz no "Luz".
    Achava que depois da adolescência já entrávamos na vida madura :) Na minha dúvida e como ainda não me sinto madura, então, sou jovem? (rs*)
    Beijus,

    ResponderEliminar
  11. ORVALHO,
    agora é que o pessoal vai começar todo a trabalhar para ganhar seu sustento e independência! A Juventude ativa!

    ELAINE,
    tem sido uma viagem ao passado muito gostosa de compartilhar. Agora que vc provou, não vai querer outra coisa. Regressões atrás de regressões, ou mais tarde, previsões e futurologia :)

    CULCA,
    mantém esse espirito menina! Não há Juventude fora de tempo, há vivacidade e rejuvenescimento em cada fase.

    JOSY,
    pode falar da Juventude em geral, não precisa focar nada da sua vida ou da vida de outrém. Disserte sobre o tema. Fazer parte deste projeto é ainda mais adorável. Confie em mim.

    LUMA,
    sua postagem acerca dos problemas informáticos de dia 11 está E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R. Percebo o porquê de ter falhado esta fase. Não se preocupe e haja com liberdade.
    E ainda é jovem é! Até quando vc quiser. Inclusive há muito jovem maturo.

    Beijinhos,
    até breve.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rute,
    perdi o nascimento e a infância,mas sigo animada daqui pra frente.Com certeza estarei na "juventude" trazendo um pouco de mim nessa partilhar de emoções.
    Amei a idéia desta blogagem coletiva que promove esse álbum-registro de momentos tão marcantes a cada pessoa.
    Bjinhos,
    Calu

    ResponderEliminar
  13. Olá, Rute!Claro que estarei por aqui, a adolescente tem que perder as borbulhas...embora eu, para contrariar tive borbulhas na juventude...enfim...Adorei as mensagens da adolescência, cada fase é muito representativa: bebé fofinho, criança doce, adolescente rebelde e agora o que virá? Dia 15 vamos ver!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Rute,
    Essa foi a melhor fase para mim, embora insista em afirmar que todas as fases têm seus méritos.
    Me aguarde!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Oieeee
    mas que garota programada, já fez o post de junho!
    Durante a minha juventude eu já era mãe, foi diferente, mas muito especial.

    beijinhos green

    ResponderEliminar
  16. CALU,
    que bom que vc se sente animada para continuar.
    A cada dia 15 vive-se uma festa aqui na blogosfera. A festa da vida!! Cada convidado traz uma ideia para compartilhar. Muito salutar isso!

    LINA,
    ai a acne! a tramada acne!
    Não sofri muito com as borbulhas, mas tive-as até muito tarde. Aliás, volta e meia ainda aparece uma. Dizem que peles oleosas mantém-se jovens por mais tempo. E deve ser verdade pois ainda não tenho rugas!

    GINA,
    a juventude que se engajou nos movimentos politicos deve ter muito para contar. Será esse o seu caso? Meu ex-sogro, por exemplo, teve uma juventude muita ativa em termos politicos. Viveu o 25 de Abril em pleno.

    RENATA,
    a BCFV é uma blogagem muito certinha :) Após o post de dia 15, sempre publicamos a próxima fase, com dicas de encaminhamento.
    Estou gostando dessa metodologia, pensada pelas manas, Gina e Rô :) Os textos de abertura de temporada a gente escreve à vez. Muita organização e muita harmonia entre nós. Está sendo super prazeroso, "trabalhar" com essas duas meninas.

    Beijinhos a todas vós,
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Oi linda! De querer até que eu quis e publiquei uma participação no nosso blog "Alguns Versinhos"
    http://algunsversinhos.blogspot.com/2011/05/menina-moca.html (divulgue o link por favor), mas fiquei um tempão sem provedor, (problemas de conexão),e só ontem restabeleceu legal.Vocês deveriam fazer como a Fábrica de Letras que nos abre a oportunidade para o mês todo, sem data fixa. Assim nós temos mais tempo...rs.É só uma idéia!! De qualquer maneira fico gratíssima pela sua atenção e lhe dizer que adoro participar e vou começar a visitar...bjinhos

    ResponderEliminar
  18. SONINHA,
    já te inclui na lista. Obrigada por ainda ter participado.
    Quanto à sua proposta sabe porque não?
    É que assim são só 2 ou 3 dias que nós reservamos para a blogagem. Se for o mês inteiro acabará por abosrver muito da nossa atenção. Estaremos sempre preocupadas.
    Mais ainda é mais intenso para todas nós. Vibrarmos em unissono :)
    Mas vc pode programar o artigo para sair só no dia 15. Sabe pré-datar? Se não souber, eu ensino pra vc.
    Beijo,
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Olá Rute, espero que este bem, venho aqui, 1° para agradecer por ter nos aceito na Campanha (Teia Ambiente) e por ter nos convidado para Campanha BCFV, saiba que iremos participar de ambas; 2° para agradecer também, por ter nos esclarecido a respeito do equivoco cometido por nós entre as DUAS CAMPANHAS; 3° Para Informar que PUBLICAMOS, um TEMA/ASSUNTO, corrigindo e explicando melhor as CAMPANHAS/MOVIMENTOS para nossos Leitores, Amigos e Colaboradores; 4° Para pedir que Vc dê uma olhada nos dois Blogs, para ver se agora está certo (kkkk), se não estiver corrigimos. (sem problemas); 5° Para lhe dizer que apreciamos a Inicitiva das Campanhas/Movimentos e para dizer que nossos Blogs estão de portas abertas para esse tipo de Ação; 6° Muito Obrifgado Irio Domingos/Boy of Faith.

    ResponderEliminar
  20. Olá Irio,
    ok, revisitarei vossos blogs para verificar.
    Vou incluir seus 2 links no quadrado Blogs da BCFV aqui na lateral. Assim saberei quando vcs postarem nos dias 7 ou 15.
    Abraço além-mar,
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Olá Rute, como vai ? Espero que bem. estou passando por aqui para 1° agradecer pela atenção e paciência dispensada a nós até o presado momento, 2° para comunicar que postei nos dois (2)blogs, sobre o Tema sugerido para 07/06/2011 a Água, links: http://meninodefe.blogspot.com/2011/06/direitos-da-agua.html e http://domingosirio.blogspot.com/2011/06/direitos-da-agua.html , quando possivel passe por lá e de uma "olhadinha", no mais obrigado e até a proxima postagem.

    Irio Domingos/Boy of Faith

    ResponderEliminar
  22. Assim como participei da 1,2 e 3 fases,vou participar também da 4 fase Juventude,que representa uma fase intensa.Beijos

    ResponderEliminar