29 maio 2011

BOLO DE ABOBRINHA, LIMÃO VERDE E GENGIBRE

Divinalmente aromático. Um festim para o olfato e para o paladar.
Textura fofinha mas ao mesmo tempo, húmida. Viciante!

INGREDIENTES:
  • 250 gr Abobrinha Orgânica c/casca (Courgette biológica);
  • Casca de 1 Limão verde Orgânico (biológico);
  • 1 polegar de gengibre fresco;
  • 3 ovos M;
  • 1 xicara Açúcar;
  • 3/4 xicara óleo Milho;
  • pitada de sal fino;
  • 1 + 1/2 xicara farinha Trigo (usei semi-integral T80);
  • 1/2 xicara farinha Maizena (fécula de milho);
  • 1 colher (sopa) fermento Royal.
CONFECÇÃO:
Num liquidificador coloque a abóbrinha com casca, partida aos cubos. As cascas do limão verde retiradas com a faca (sem parte branca). E o gengibre descascado. Triture tudo em potência alta durante uns segundos. Na Bimby use o turbo (2 ou 3 toques).

Adicione os ovos, açúcar, óleo e sal. Programe a liquidificadora por 4 minutos, velocidade média. Na bimby, 4 min, vel. 4.

Enquanto espera, unte uma forma com óleo de milho e aqueça o forno a 150º.
Quanto faltar 1 minuto para a liquidificadora terminar, adicione as farinhas.
Quando faltar 20 segundos para terminar, adicione o fermento.
Deite na forma, aumenta a temperatura do forno para 200º, leve ao forno tapado, durante 30/40 min.
A meio da cozedura baixe o forno para 150º novamente.
Espete com um palito para verificar que está todo cozido quando terminar o tempo.

31 comentários:

  1. Rute adorei essa receita.

    Vou fazer. Aqui no Brasil é dificil comprar abobrinha orgânica. Farei com a comum mesmo, e vou colocar no blog.

    Abraços encantados.

    Elaine

    ResponderEliminar
  2. Rute querida já não é a primeira vez que vejo uma receita de bolo com abobrinha, duas amigas fizeram porém de chocolate, estou super curiosa e tentada a experimentar, e essa sua vai limão e gengibre que adoro e sou mais pro lado salgado, o seu não vai açúcar.Interessante...é uma receita que vou levar para a minha pastinha de receitas favoritas. Agora vou lá ver seu caldo verde Solar...beijinhos um ótimo domingo amiga

    ResponderEliminar
  3. Oi queridas!

    ELAINE,
    é muito bom esse bolo. E o limão verde dá-lhe um toque fabuloso, juntamente com o gengibre fresco, humm...que saudades! O meu bolinho já acabou faz tempo!

    JOSY,
    vai açúcar vai!! Atenção que este bolo é doce. Mas estou pensando num salgado que leve abobrinha também. Vamos ver se sai.

    Beijo pra vcs.
    Ótimo resto de Domingo.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Tenho um bolo e uns biscoitos de abobrinha pra publicar. Adoro o resultado, fica óptimo, húmido, bom :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute
    este bolo têm um aspecto excelente.
    Podias-me dizer por favor que quantidade leva a tua chávena...tenho sempre uma certa dificuldade com receitas com xícaras...loll
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olá amiguitas!

    AMEIXINHA,
    biscoitos de abobrinha! Agora fiquei curiosa. Publica lá se faz favor.

    ABELHINHA,
    as minhas chávenas são as de meia-de-leite. E como vais tu minha amiga desaparecida! Às vezes custa-me tanto não poder comentar as tuas receitas no blog. Enviar comentário por email não faz muito sentido, e facebook não tenho :(

    Mil beijinhos a todas.
    Já tinha saudades destas trocas e baldrocas.
    Andei tão sumida!
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Olá Ruthe
    Que delícia de bolo!
    Bjs e uma boa semana

    Se puderes vote na minha cachorrinha

    http://prendaslovega.blogspot.com/2011/04/miminho-para-as-minhas-madrinha.html#comment-form

    ResponderEliminar
  8. Gente...ou sair babando.Que delícia!!!Vou levando um pedaço...rs.bjs

    ResponderEliminar
  9. Rute, ja vi tantos bolos com abobrinha (que presumo seja Courgette) que juro que fiquei curiosa e vou ter mesmo de experimentar!!

    E entao o teu com limao... aii aii que delicia!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá a todas,

    SONIACONSULT,
    já fui lá!! Sua cachorrinha é linda! Votei nela :)

    SONINHA,
    táva bom? Tem que experimentar o que tenho agora no forno...publico para a semana ;)

    MARGARIDA,
    sim é courgette! Também foi a primeira vez que experimentei, apesar de já ter visto imensos na blogosfera de courgette e chocolate. Mas julgo que este é melhor! O limão é verde verde.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Ficou com uma cor fenomenal, e essa mistura de ingredientes só pode ter resultado num bolo delicioso... Até me cresceu água na boca :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Te admiro por gostar de cozinhar. Adoro comer, mas sempre não me dei muito bem com o fogão. Só faço coisas rápidas. Bolo, então, fiquei uns 6 meses sem fazê-los. Me proponho a mudar, mas ainda não consegui. Por incrível q pareça, gosto de reformas residenciais, principalmente pintar paredes. Vc acredita! Muita paz!

    ResponderEliminar
  13. Rute, já conhece meu fraco por gengibre, com limão é um casamento perfeito. Mas fiquei muito curiosa com a abobrinha, nunca imaginei que entraria na receita de um bolo doce!
    Já li (Veja esse link http://comida.ig.com.br/comidas/o+queridinho+bolo+de+cenoura/n1238125214251.html) que a cenoura era usada para adoçar os bolos, será que a abobrinha entra nesse rol também? Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Obrigado querida, tb tenho saudades.
    bjssss

    ResponderEliminar
  15. Olá raparigas,

    estou aqui muito atarefada com minhas obrigações laborais. Não vou poder responder-vos uma a uma pois tenho um prazo limite a cumprir até dia 31 Maio!!!

    ADRI,
    assim que eu tiver mais tempo, respondo aqui e levo cópia do comentário lá ao seu blog, ok! Explico tudo direitinho. Mas a abobrinha não é doce. Não faz as funções da cenoura!

    Beijinhos a todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Rute querida como sempre receitas maravilhosas, ja copiei esta daqui
    Que bom que também é fã de belly dance... mas vou te contar que arte difícil viu!!?? Quem pensa que belly dance é so mexer as ancas tá enganado...é muito difícil fazer os isolamentos no corpo separar o de cima do debaixo e assim vai, quanto ao snujs num é fácil também mas estou praticando. Mas vamos lá estou indo para o terceiro mês...vamos ver quanto vou progredir. Beijokas e ótima semana.

    ResponderEliminar
  17. Finalmente livre de IRS, IRC, YUPI!!! :)
    E ainda ficava mais contente se tivesse aqui uma fatia desse bolinho.

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    Já tinha feito um bolo de abóbrinhas com chocolate e que fez o maior sucesso aqui em casa, agora, preciso experimentar essa delicia.
    ficou linda, com uma cor maravilhosa....
    beijos e uma ótima semana

    ResponderEliminar
  19. Olá minhas amigas,

    antes de começar a responder a vcs, vou deixar aqui a resposta que dei à ADRI no blog dela, pois contém links importantes para todas:

    ADRI,
    Gosto muito de bolos doces que levem vegetais, no entanto, nem todos os vegetais têm a mesma função quando incluidos num bolinho.
    Vc falou da cenoura para evitar colocar tanto açúcar. É verdade.
    A abobrinha já não tem essa função. Nesse caso, apenas dá mais humidade ao bolo. Pois tem sabor neutro.
    O espinafre por exemplo, dá um pouco de gosto mas a sua real função é a cor. Veja aqui: Tijolos Fôfos e Doces de Espinafre.
    Também já fiz com beterraba, veja aqui:
    Tijolos de Beterraba
    Pronto, e já agora, deixo também os de cenoura:
    Tijolos de Cenoura

    SUN FLOWER,
    esta receita é uma verdadeira delicia. O bolo cá em casa sumiu num apice.
    Qto à belly dance, venero! Mas sei o quão dificil é. Te admiro por estar cursando. Desejo-lhe muita perserverança. Não desiste, hein! Apesar da dificuldade.

    SANDRINHA,
    aqui...ainda não acabou :(
    Ainda vou penar muito durante o dia de hoje.
    Estou a ganhar coragem para iniciar funções, grrrr.

    FABI,
    esse de abobrinha e chocolate ainda não fiz, mas está na lista :)

    Beijinhos a todas.
    Obrigada pelo carinho.
    Assim que possivel remoto as visitas aos vossos espaços.
    Rute

    ResponderEliminar
  20. Olá Rute!
    Tem um aspecto fantástico essa bolo.
    Deve ser tãooo bom.

    Um Bjinho*

    ResponderEliminar
  21. Limão verde, o que é, miga?
    Ficou mesmo com um aspectozinho biológico e caseiro (e fofo, aussi!):)

    ResponderEliminar
  22. Olá Marys!!!

    MARY SABORES,
    é divinal este bolinho. E prático de se fazer.

    MARYZITA,
    é mesmo limão português mas ainda verde. Antes de estar amarelinho! É ele que dá esta cor linda ao bolinho. Experimenta.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  23. Aí, valeu!Tô gostando de ver as receitas "lusófonas", assim todos entendem, né?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Sem dúvida Lina,
    assim todos entendem.
    É muito importante para mim, fazer-me entender. Adoro comunicar. Entender os outros e vice-versa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Ora, que novidade interessante ...
    É o caso de experimentar !
    E logo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  26. Rute, adorei essa mistura!!!!!!! Super diferente e apetitosa! Bjs!

    ResponderEliminar
  27. Maninha, fiz este bolo no fim de semana...bem não ficou bem igual, pois não usei o gengibre e o limão, por conta dos esquisitinhos cá de casa. Usei um pouquinho de cacau em pó puro e ficou bem gostoso! Ultimamente os bolos de liquidificador são os meus preferidos, são tão práticos e correm bem! Publiquei lá no blogue. A culinária tem sido uma espécie de relaxamento. Entro na minha cozinha depois de um dia de trabalho "daqueles" e o manusear dos alimentos acalma-me e acho que até medito a cortar feijão verde! Tenho é claro que estar sozinha!Nós, mulheres, somos o máximo, acho que somos todas um pouco bruxinhas...
    Beijocas

    ResponderEliminar