11 maio 2011

RISOTTO DE FAVA, MOSTARDA E ALCACHOFRA

Pois bem, meninas(os), estamos de volta às favas. Desta vez coloquei aqui a imagem da fava-feijão descascada, sem vagem, para que as amigas brasileiras consigam perceber do que se trata, realmente.

A faveira é uma planta de multiplas utilizações, que não requer cuidados. É muito resistente a baixas temperaturas, suporta até geada. Basta semear na época das chuvas e esperar que cresca sozinha, ao natural. Quando começa a brotar da terra e antes de dar flôr e fruto, suas folhas podem ser comidas em sopa. De seguida, suas flores, antes de dar "fruto", podem ser comidas junto na salada. O fruto é a vagem. E essa vagem, antes de dar semente, pode ser comida ainda tenra, cozinhada. Quando desenvolve a semente (dentro da vagem), ou por outras palavras a fava-feijão, já a vagem é dura e peluda, dai que debulha-se conforme está na foto.

O risoto apresentado, leva fava-feijão, mas ainda assim, esta é desnudada. Pois a pele da fava-feijão é semi-dura, e demora a cozer. Retira-se a pele para cozinhar rápido. Entenderam agora?

Ah, mas tem mais! Caso queiram conservar a fava-feijão por muito tempo têm de desidratá-la. A fava seca, é uma leguminosa que quando se quer usar, coloca-se de molho 1 noite em água, para depois cozer, tal e qual o feijão seco. Fava fresca é verdinha, enquanto que fava seca é castanha.

INGREDIENTES:
  • 1 xicara Arroz cozido simples;
  • 1 cubo concentrado vegetais organicos;
  • 300 ml de água;
  • Azeite;
  • 1 cebola pequena;
  • 10 Favas sem pele;
  • 1/2 Abobrinha (courgette) organica;
  • 1 coração Alcachofra enlatada;
  • 1 colher (café) pasta de Mostarda caseira;
  • Pimenta em pó;
  • Salsa fresca picada em cima;
  • Pode ainda povilhar queijo parmesão ou levedura de cerveja.
CONFECÇÃO:
Este é o chamado arroz de frigideira. Rápido e delicioso.
Tenho sempre em casa arroz branco cozido. Simples, nem sequer coloco sal. Na Bimby basta: 800 gr de água no copo, 1/2 cesto de arroz carolino e programar 20 minutos, 100º, velocidade 4. No fim é só soltar com um garfo para uma caixa e guardar no frigorifico.
Quanto ao risoto da postagem, numa frigideira refogue cebola picada em azeite, junte as favas sem pele. De seguida a abóbrinha organica, com casca, partida aos pedacinhos.
À parte, prepare 1 cubo de vegetais com 300 ml de água fervente. Dissolva o cubo e jogue o liquido na frigideira. Adicione o arroz cozido, tempere com a mostarda caseira e pimenta. Não usei sal porque o cubo tempera.
Atenção aqui, a mostarda que usei é a pasta bruta e não mostarda já com o molho branco. Confira este post para entender(última foto). Se não tiver mostarda caseira, use mostarda de Dijon.
Quando o caldo tiver praticamente sumido, junte o coração de alcachofra cortado. Como é de conserva tem um saborzinho acido muito bom. Lembra palmito.
Apague o lume, pique salsa por cima do risoto e povilhe a gosto com levedura de cerveja ou com queijo parmesão ralado (um é a alternativa saudável do outro).

21 comentários:

  1. Querida desse risotto, só tirava a alcachofra de resto ia tudinho he he he...

    bjos

    ResponderEliminar
  2. Já fiz risoto de favas e gostei, ainda que fiz com favas congeladas e não resulta tão bom como com as favas frescas :-)
    Arroz branco assim sempre pronto há muita gente que tem, eu como não sou muito fã de arroz branco, não me serve para nada, se alguma vez faço a mais acaba por ir parar ao lixo, mas quando vejo assim ideias tenho sempre vontade de voltar a fazer :-)

    ResponderEliminar
  3. Rute, quer coisa mais prática que risoto? E gostosa? O seu ficou com aspecto muito bom! Conheço essas favas-feijão como feijão verde! Não sei se é o mesmo tipo de feijão, mas a ideia é a mesma: usar os grãos ainda verdes retirados das favas. Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Desnudo tudo e adoro arroz com favas, se leva alcachofras ainda é melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Aparentemente está apetitoso!Agora é tentar achar os ingredientes e fazer...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  6. Rute minha querida, desculpe a hora, mas tive que sair e só agora estou visitando as amigas. Pois então são essas favas mesmo que me referi outro dia, são essas mesmo que minha mãe fazia muito em casa, adoro são verdadeiras delicias. Dificil encontrá-las por aqui hoje em dia. Amei esse risoto Rute, com alcachofras então deve com certeza ter ficado divino, e a abobrinha pra completar. Hummmm...Hj fiz um prato com abobrinhas, vou publicá-lo até sexta,bjos amiga tenha um bom finalzinho de noite

    ResponderEliminar
  7. Rute, amiga!Aprendi montes de coisas com essa receita.De trás para a frente:levedura de cerveja a substituir o queijo parmesão-adorei essa, tenho que experimentar! O vinagre de arroz, tem sido uma maravilha, parece que descobri a pólvora!Nunca usei alcachofra em lata, tenho que provar.Cubos de vegetais, tenho que experimentar.A dica do arroz guardado no frigorífico é super óptima, especialmente para mim, que só tenho 1 hora de almoço e venho comer à casa, assim é um instante enquanto se prepara algo...Estou aqui a pensar...com o arroz integral, também deve ficar bom, não?
    Valeu!
    Beijinhos de fav(d)a!

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Rute
    Estive viajando por 20 dias e estou com as visitas em "dívida"... mas vou, aos poucos, recuperando o contato e apreciando o seu Blog que tanto gosto de fazer...
    Espero que tudo esteja na perfeita paz!!!
    O meu apreço fraterno
    Deus seja a sua Força!!!
    Fraternalmente,
    Roselia (Orvalho do Céu)

    ResponderEliminar
  9. Oi Rute, obrigada pelas visitas, obrigada pela consideração em explicar como são as favas. Nós temos aqui no Brasil sim, vou fazer e fotografar. Não digo que é agora, pois não sei se está na safra.

    Abraços fraternos,

    Elaine

    ResponderEliminar
  10. Oi Rute...bonita as cores da fava hein...lembra esperança
    Uma verdadeira tentação para os olhos e para o estomago...eu adoro feijão
    Já provou Tili...feijão mexicano? Uma delicia...apimentado, forte, mas muito gostoso
    Obrigado pelas palavras lá no Verseiro
    Um abraço na alma...
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Oi gente!
    Isto hoje está dificil de comentar nos blogs!!

    Que bom que agora a gente já se entende :)
    Já todo o mundo sabe o que é Fava, certo.
    Fico torcendo para que vcs encontrem no Brasil. E nós cá, amigas portuguesas, vamos aproveitar a época da fava ao máximo!!!! A versatilidade destes maravilhoso feijões verdes é espantosa.

    ÉLCIO,
    não conheço o feijão tili. Procurei na net e também não encontrei informação... fiquei curiosa!

    Beijinhos a todos.
    Obrigada pelos comentários.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rute querida não sei se vc está com o mesmo problema que eu, eu consigo acessar meu blog, mas la encima do lado direito, onde deveria estar escrito normal, esta escrito somente Criar um blog e Login e ai não consigo mandar um comentario sem antes, colocar a URL,tenho que selcionar perfil, sei la ta tão esquisito meu blog hoje... Enfim obrigada pela visita querida. bjocas tenha um dia lindo

    ResponderEliminar
  13. Eu substituia as favas por ervilhas, eh!eh! não gosto.De resto risotto, é do melhor.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. JOSY,
    é tá meio complicado hoje. Mas é geral. Não se assuste. Logo logo seu blog vai ficar normal. No forum do blogspot está tudo reclamando. Mas a assistência tecnica já prometeu que vai reparar tudo ainda hoje.

    SANDRINHA,
    o Miguel também diz que não gosta de favas, mas ontem comeu assim, neste arroz e gostou. Porque o sabor mais intenso da fava vem da pele. Se tirares já não sabe. Fava sem pele até parece fruto seco.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  15. Rute querida,

    Depois de dois dias com o Blogspot em Manutenção, ainda bem que consegui falar com você.
    Estou encerrando a minha internet com minha Operadora atual, pois ela está fora dos parâmetros da Anatel.
    E pedi internet de outra Operadora, portanto, vou postar minha participação da BCFV - "Adolescência" provavelmente hoje (antes que encerrem minha internet atual).
    Estarei esperando somente a chegada do modem da nova Operadora, que deverá chegar lá pelo dia 25/05, para fazer a instalação e voltar tudo ao normal.
    Deixarei uma observação na postagem que estarei sem internet, e assim que tiver minha nova internet instalada, estarei visitando todos os blogs que deixarem seus comentários (mesmo que seja depois do dia 25/05).
    Só não quero deixar de Participar, inclusive minha Postagem é bem especial - uma Linda Homenagem.
    Qualquer coisa me mande um email ok?
    meu endereço é:
    pereirapequeno2010@hotmail.com

    Obrigada querida por sua atenção.
    Beijos na ALMA!!!

    ResponderEliminar
  16. Rute,
    já tinha visto as favas no Japão, mas não me lembro de ter visto por aqui.
    Seus pratos como sempre, lindos e deliciosos.
    beijos e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  17. Rute, querida!!
    Vim de novo para agradecer seu comentário no meu blog, mas pela manutenção "exagerada", foi perdido os comentários, guardei no no e-mail com carinho..
    Paz e bem e ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Pois é amigas,
    por aqui também se perderam alguns comentários devido à resolução do problema por parte do blogspot.
    Paciência!
    O que é preciso é que tudo corra bem dia 15!!
    O 3ºtema da BCFV está a chegar...
    Beijinhos,
    obrigada pelo vosso carinho.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Olá, querida Rute
    Agrdeço seu carinho para comigo nesse perído em que estou sendo provada como ouro...
    Passo pra desejar-lhe um excelente Domingo de paz e alegria.
    Vamos ao grande dia do mês: BCFV
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Adoro essas receitinhas práticas...deve ter ficado delicioso...

    bjim

    ResponderEliminar