19 maio 2011

SALADA METAMORFOSE VEGETAL

A carta de Tarot que vos apresento hoje, é "A Roda da Fortuna" do baralho de Thoth. Um baralho muito lindo que descobri recentemente e que pelo qual estou apaixonada desde então. As imagens foram pensadas pelo ocultista britanico Aleister Crowley, pintadas à mão pela sua colaboradora artistica, Lady Frieda Harris, entre 1938 e 1942.

A Roda da Fortuna simboliza o ciclo da vida e está suspensa sobre os quatro elementos: Fogo, Água, Terra e Ar. No topo da roda está sentada a Esfinge, tipificando inteligência e equilibrio. De lado, o Macaco, representando a inquietação da razão brilhante e movediça. No fundo da roda, o Réptil, simbolo da preguiça e da ignorância.

Na minha cozinha encontro muitos paralelos entre o ocultismo e o dia a dia. Aqui por exemplo, temos as várias fases da vida vegetal: uma semente, depois o rebento, mais tarde a plântula, até chegar ao fruto... esse tradicionalmente comido à nossa mesa. São metamorfoses seguidas... fases sucessivas... a semente como gravidez, o rebento como criança, a plântula como adolescente...

Também os 4 elementos entram no processo. Quando coloquei as sementinhas de repolho-roxo no germinador, dei-lhes água e ar. Se tivesse plantado o rebento, estaria dando-lhe terra. E se o cozinhasse, fogo!

É engraçado relacionar tudo com tudo. Esta minha inquietude de Macaco, para fugir à ignorância do Réptil e atingir a sabedoria da Esfinge, conduz-me a descobertas surpreendentes no contexto gastronómico. Assim se fez a saladinha metamorfose vegetal com rebentos de repolho roxo.

INGREDIENTES:
  • Alface verde;
  • Cenoura ralada;
  • Milho enlatado;
  • Azeitonas descaroçadas;
  • Arroz branco;
  • Rebentos de Repolho roxo;
  • Queijo fresco formatado com cortante "flor";
  • Salmão fumado (para os "vegetarianos" q comem peixe);
  • Molho rosa (maionese sem ovos, ketchup e mostarda).
CONFECÇÃO:
Nem precisa dizer né! Montar o prato conforme a foto. Os rebentos de repolho-roxo são crús.

20 comentários:

  1. A tua salada está a chamar-me ou não fosse eu fã de saladas. Ficou bem colorida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oiee
    Ai meus sais....uma hora destas e eu sem almoçar ainda.....
    linda dica!!
    e aparentemente suculenta tbém!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Aiiii, estava a escrever um comentário e desapareceu!?
    Dizia eu que a carta é linda, e a tua salada também, mas fez-me ficar com o nariz quase colado ao monitor, para ver melhor (estou tão pitosga...): rebentos de repolho roxo?? a sério?? OK! É capaz de ser bom... :)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Adorável combinação de cores, em que o lindo violeta se sobrepõe. Quem vai admirar é o Gilberto, fã dessa cor !

    Acredita que eu ainda estou lendo as postagens da Adolescência !!! Já li e comentei umas 30, pois meu computador é tipo tartaruga. E ainda não respondi os 20 e poucos comentários que tive !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Rute,
    ambas as paixões são muito tentadoras.A 1ª em pinturas significantes,instigantes, misteriosas que nos remetem a tempos antigos.
    A 2ª mesclando leveza, cor e sabor nutre o corpo,sacia a alma, que branda se deleita.
    Bjinhos roxos p/ vc.
    Calu

    ResponderEliminar
  6. Oi Rute querida, essa salada está um espetáculo hein! e com tudo que gosto. Adorei seu texto, adoro ler vc amiga rsrsrs. Qto a minha receita de hj vc tem toda razão, devo me policiar,nos queijos e cremes...não estou me tornando vegetariana não minha amiga, como legumes e verduras desde pequenina, e assim foi com minha filha tbém, mas é que as vezes dá uma vontade exorbitante de extrapolar rsrsrs. Preciso tomar tento rsrsr bjocas querida

    ResponderEliminar
  7. Lindíssim leitura que você fez da carta do tarô. Não conhecia esse lado seu, tão mistico. Parabéns! E quanto a salada (fora o peixe, claro) me parece muito saudável e apetitosa.

    Elaine

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rute! Linda essa carta do tarot. Eu acho fascinante estas figuras, os seus significados e as cores. Eu sou macaco, no horóscopo chinês, e não sei se é coincidência, mas sinto essa inquietação que tu falas, este saltar de um lado ao outro para descobrir cada vez mais, às vezes tenho que ordenar-me parar, para aprofundar melhor as coisas,senão pareço uma eterna insatisfeita...
    A tua salada, para mim está perfeita, na cor, nos elementos usados e tem o peixe que eu adoro. Sou como tu dizes uma possível vegetariana que come peixe, ou uma peixariana, eh, eh. A carne faz cada vez menos parte da minha ementa há já algum tempo, mas o peixe não... é a minha origem marinha a sobrepor-se!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Oi gente!

    CONCEIÇÃO,
    agora, no Verão, já apetece saladas enriquecidas, não é? Adoro refeições assim.

    TERESA,
    sem almoçar!!! Nem sei como vc não cai para o lado ao visualizar a saladinha metamorfoseada!

    CLAUDIA,
    sim, rebentos de couve-roxa. Comprei as sementinhas no Celeiro e depois foi só germinar no Easy Green. É bom é. Para quem gosta de rebentos (brotos).

    FLORA,
    essa cor a mim também me diz muito. Até de olhos fechados o violeta aparece pra mim.
    Desejo-lhe boas leituras na BCFV. Ainda bem que vc não leu todas pois, tem umas últimas que foram incluidas já depois da data e que se calhar algumas pessoas não vão ver, porque terminaram antes.

    CALU,
    é muito interessante interpretar pintura em geral, mas neste caso do Tarot ligado à mitologia grega mais ainda. Toda a arte tem uma parte oculta, não é mesmo? Até a arte culinária.
    Beijos roxos tb p/vc (gostei disto aqui).

    JOSY,
    eu faço o mesmo a toda a hora: me policiar nos queijos e gorduras em geral. Nem é por causa de manter a linha, ou sequer fazer dieta, é por causa do colesterol. Existe muita gente magra e com niveis de colesterol perigosos.

    ELAINE,
    não é de hoje o meu lado mistico...no entanto, tenho vindo a despertar para ele há uns anos para cá. Aqui no blog é que só agora me sinto mais à vontade para compartilhar meu lado mistico com vcs :)

    LINA,
    isso da peixariana fez-me lembrar o nome pelo qual me identifico em termos alimentares: FLEXITARIANA. Li isto num livro há muitos anos atrás e adotei. Mas já levei na cabeça de vegetarianos puros que acharam uma afronta este termo.
    Porém é isso mesmo que sou, Flexitariana. Flexivel ao que há para comer. Maioritariamente vegetariana, mas quando as circunstancias levam-me a aceitar outro tipo de alimentação no social, não me chateio por isso. Claro que raramente isto acontece, mas se numa refeição em familia ou entre amigos, tenho de comer carne ou peixe. Faço-o.
    Em casa, só cozinho vegetariano. Inclusive há uns tempos para cá, até prefiro apenas vegetais e frutos, do que soja texturizada, tofú ou seitan. E claro, arroz, massas, pão, incluo sempre.

    Beijinhos Violetas para todas!
    (aproveitando a ideia da Calu)
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Depois daqueles brotos de lentilha que experimentei, provaria numa boa esse lindo rebento de repolho roxo. Que lindo, Rute! Também não resisti a ampliar a foto. Deu vontade de comprar sementes só para vê-las brotar, e consumir, claro.
    Minha amiga, quando você está no clima de um projeto, tudo se associa, impressionante!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. É mesmo GINA!
    Eu vou fundo, me deixo inundar pelo espirito da "coisa". É tão bom!
    Cada vez mais profundos meus pensamentos e sentimentos. Impressionante (para mim).
    Bjs querida parceira.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rutinha
    onde consigo a lista com os novos integrantes da Teia Ambiental?
    beijinhos verdes

    ResponderEliminar
  13. Oi!!!

    RENATA RZ,
    aqui do lado, vc tem o selinho da Teia, por baixo encontra as minhas participações. Na última, Chiclé, é onde está a lista mais atualizada (no fim do post).
    Quer dizer que dia 7, conto contigo, minha flor? Oba!!!

    AMEXINHA,
    pois são, estes rebentos são atraentes, mais que não seja pela cor. Dão logo um ar esplendido ao prato.

    Beijinhos a vcs,
    Bom final de semana,
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Olá,Rute!
    Se puder passe lá, no Brincando Com a Rima,estamos em festa,seu pedaço de bolo,está reservado!Voltarei..
    Um dia cheio de alegrias,para você!
    Mari

    ResponderEliminar
  15. Nem preciso dizer que adorei o ensejo de relacionar cartas e culinária, não é?
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  16. Os alimentos se comportam dependendo de quem manuseia. Essa energia trocada alimenta não somente a nossa fome física, trazendo mudanças também para o nosso humor. Vejo gente com fome e com humor zero, bastando uma comidinha feita com carinho para a satisfação vir à tona.
    Outro dia estava lendo sobre os alimentos que controlam a nossa ansiedade e a alface tem este poder! Talvez também por isso esteja inclusa nas dietas de emagrecimento. Veja o que li:
    - A alface reduz a irritação, acalma os ânimos e evita insônias, devido à lactucina e à lactupicrina, encontradas nos talos das folhas.
    - Os peixes e frutos do mar, ricos em ômega-3, zinco e selênio, diminuem o cansaço, além de ajudar a equilibrar os índices de colesterol.
    Percebi estes ingredientes na sua salada e por isso, copiei somente os dois da lista para você, mas a lista é bem grandinha. Gostei muito da maneira que relacionou os 4 elementos da carta de tarot com o ciclo de vida dos vegetais. Ganhamos muito em não cozinhar o alimento - assim não "matamos" sua essência!
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  17. MARI,
    sua festa para o Élcio estáva um must!
    Quem tem amigos especiais, é assim :)
    Obrigada pelo bolo!

    EMANUEL,
    gostou? Falei tudo direitinho em relação à carta?
    Penso que irão surgir mais posts com os arcanos maiores, à medida que minha intuição foi pedido.

    LUMA,
    por isso sou maioritáriamente vegetariana. Porque tenho muita dificuldade em trocar energia com carne ensanguentada.
    Por falar no poder da Alface, vc sabe que antigamente as mães davam chá de alface às crianças que tinham dificuldade em dormir?
    Chá de talos de alface é o melhor calmante que pode haver.
    Cá em casa a Alface é rainha!

    Beijos coletivos,
    Bom final de semana,
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Rutinhaaa adorei seu comentário e que maravilha essa associação para você ver como o Tarot inspira nos em vários aspectos! Já anotei esta maravilhosa salada da Roda da Fortuna.

    ResponderEliminar