22 junho 2011

BOLO DE RUTABAGA E NOZ MOSCADA

Rutabaga existe mesmo! Não é invenção :)
É um tubérculo parecido com o nabo, porém tem um saborzinho algo diferente, mais perfumado talvez.
Mas acho que se vocês fizerem o bolo com nabo também dá!
Este ficou viciante!!!!!!!! Não conseguiamos parar de comer.

INGREDIENTES:
  • 200 gr Rutabaga;
  • Casca amarela de 1 Limão inteiro;
  • 4 ovos M;
  • 3/4 xicara óleo Milho;
  • 1 xicara açúcar mascavado claro;
  • Pitada de sal;
  • 1 colher (café) Noz Moscada em pó;
  • 1 colher (café) Erva Doce em pó;
  • 3 colheres (chá) Canela em pó;
  • 1 xicara farinha Trigo (usei semi-integral);
  • 1/2 xicara farinha Maizena;
  • 1 colher (sopa) fermento Royal;
  • 1/2 xicara de miolo de Nozes.
CONFECÇÃO:

Ligar o forno a 150º.
Com o copo do liquidificar limpo e seco, picar as nozes grosseiramente. Reservar à parte.
Deitar os pedaços de rutabaga e as cascas finas do limão no copo. Triturar bem.
Juntar, os ovos inteiros, o óleo, açúcar e pitada de sal. Programar 4 min, vel. 4, para liquidificar.
A meio do tempo e sem parar a máquina, anexe as especiarias: Noz moscada, erva doce e canela.
Quando faltar 1 minuto, adicionar as farinhas. Quando faltar 30 segundos, junte o fermento.
Unte previamente uma forma de bolo com óleo de milho, deite o preparado e disponha as nozes. Com um garfo, misture-as na massa, sem forçar muito a entrada.
Leve ao forno a 200º, tapado com papel de aluminio ou com tampa de vidro.
Ao fim de 30 minutos, diminua para 150º. Aos 40 minutos espete o bolo com um palito para verificar se está assado por dentro.

25 comentários:

  1. Nunca cozinhei rutabaga mas parece-me muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, mulher das novidades!Quando vi o título do post, antes mesmo de olhar para quem o publicou já sabia...foi a Rute!Com um título diferente a aguçar a nossa curiosidade, só podias ser tu...agora vou ter de encontrar a tal da rutabaga. Qualquer dia vou fazer um guisado de tupinambo com pastinaca, acompanhado de couve rábano, que tal? O bolo tem um óptimo aspecto e é bem facinho de fazer.Gostei e aprendi mais uma hoje.
    Beijocas e bom feriado.

    ResponderEliminar
  3. Rute, só tu para inventares um bolo maravilhoso com uma legume tão raro! É muito parecido ao nabo, será que é mesmo nabo?! Não sei, mas que o bolo ficou com aspeto, à isso é que ficou!

    Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Puxa, nunca havia ouvido esse nome! Deve ficar bom!bjs,lindo feriado!chica

    ResponderEliminar
  5. Rute, fiquei curiosa com este ingrediente, nunca ouvi falar! Mas sei que bolos com noz moscada ficam deliciosos. O bolo está lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. O bolo tem bom aspecto, mas não conheço rutabaga.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Rute minha amiga! Sabe que estava pensando mesmo em ti esses dias? Pois é, o sumiço se deve em razão de minhas meninas mesmo. Vc lembra o trabalhão que da um recém nascido não é?
    Mas, lembro sempre de vcs, viu?
    Menina! Não conhecia este ingrediente! Adorei conhecer. Como sempre a apresentação do seu bolo está impecável!
    bj.

    ResponderEliminar
  8. A noz me endoideceu, Rute, açúcar mascavo, erva doce, noz moscada, chiiiiiii, meu sangue europeu não nega. Mas o tal rutabaga, ou a tal, nunca ouvi falar. Eu olho e olho para o bolo, só não entendendo aquele enfeite que parece um aro de alumínio, no meio. Ah! amei , adorei sua visita no Alfa. Como foi que vc descobriu? Mas...brigaduuuuuuuuu!!!!! Bjbjbj!!

    ResponderEliminar
  9. Rute, já sabe que sou muito fã de bolo cheio de especiarias, como esse, mas de novo recorri ao pai Google para conhecer a rutabaga, rs. Tudo isso misturado com nozes, não tem como não ficar bom!
    Beijos :-)
    PS: eu ainda não estava na sua lista de seguidores, oficialmente, porque te sigo há muito tempo, rs. Corrigido!

    ResponderEliminar
  10. Ainda não tinha visto nenhuma receita gulosa que levasse swede, nem sequer sabia que a tradução do nome para português era Rutabaga...Mas parece-me ser delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. As coisas que esta menina descobre :-) gostei do aspecto do bolo :-)

    ResponderEliminar
  12. Olá minha gente,
    fiquei novamente de tempo de lazer reduzido :(

    Tupinambo e Pastinacas conheço!
    Mas não gostei muito das pastinacas, as que provei tinham um sabor muito intenso a cenoura.

    A Rutabaga não é mesmo nabo. Parece nabo no aspecto mas o sabor é um niquinho diferente. Não sabia que se chamava Swede em Inglês!

    Quanto à noz moscada também fiquei surpreendida e consequentemente fã em bolos.

    Quanto à decoração para a foto, aviso que o bolo foi assado em forma normal com buraco. Porém, como já estáva cansada de apresentar os meus bolos às fatias ou inteiros, resolvi recortar 2 pedaços com um aro de aluminio e depois uni os 2 pedaços redondos com o aro (só para a foto mesmo!).

    Beijinhos mil.
    Vcs sabem que eu vos adoro, simplesmente por vezes não consigo tempo suficiente para fazer tudo o que quero :(
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Rute querida, cheguei a seguinte conclusão: Se vc está precisando inovar seu cardápio? Se quer comer algo diferente hoje? Se está atráz de alguma novidade? É só vir ao Publicar para Partilhar que aqui vc encontra tudo o que procura hehehe. Rutabaga... Nunca que ouvi falar nesse nome, mas como diza meu saudoso pai: Vivendo e Aprendendo. Não sei se gostaria minha amiga, pois não sou apreciadora de Nabos mas o aspecto está tentador. Já o restante dos ingredientes aceitaria com imenso prazer...Bjos querida Rute, tenha um ótimo final de semana amiga

    ResponderEliminar
  14. Oi, dsklpa o sumiço, nem deu pra participar da blogagem coletiva :\ mas dia 7 eu posto, obg novamente pelo convite

    passei pra convidar vcs pra uma ação virtual:

    http://www.submarinoviagens.com.br/planteem1click

    topa divulgar? seu blog tem tantos leitores :]

    Até mais (e parabéns pelas receitas, parecem ótimas *guloso*) uasuah'

    ResponderEliminar
  15. Por aqui nunca ouvi tal nome !
    A Rute sempre trazendo novidades...

    Minha mãe gostava muito de nabo e era comum tê-lo em sopas ou cozidos. A aparência é muito semelhante a rutabaga.
    Muitos anos mais tarde conheci o nabo branco comprido (daikon ?)que uso cru, ralado em saladas ou na feijoada vegetariana.

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Ai existe mesmo? huummmmmmmmm :))

    realmente o aspecto é muito parecido com nabo, e realmente nunca tinha ouvido falar... pelo nome até pensei que fosse uma baga, da família das "berries".

    Se tu dizes que é bom, eu acredito. :)

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Ao vir aqui, já começo a rir tão logo leio o título, mas dessa vez é sério...rs!
    O nabo é um dos poucos tubérculos que não aprecio. Fez-me lembrar da decoração que fiz num curso com ele (carving) e não me agradava nada o cheiro que deixava nas mãos.
    Tive que dar uma sumida por causa da mudança de plataforma para wp. Olhe, se não fosse o marido, não conseguiria! Teria que contratar alguém pra mudar.
    Peço-lhe o favor de alterar a URL nos seguidores e na lateral do blog, para receber as atualizações.
    www.nacozinhabrasil.com
    Quanto à BCFV, tenho apenas uma vaga ideia da próxima abordagem. Preciso começar a me dedicar a isso agora.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Olá pessoal,

    nunca mais saio desta de falta de tempo, rsss

    Obrigada pelos comentários. Vcs são sempre muito simpáticas/os.

    JOSY,
    é mesmo! Por aqui não há monotónia. Mais vale paragem nas postagens do que mesmice :) Não posso desiludir meus "fãs" de novidade, não é verdade! Gostei dessa descrição que tu fez do PublicarParaPartilhar. Cai que nem uma luva!

    VITOR,
    já somos dois sumidos! Sei como é a falta de tempo para o blog. Assim que possivel visitarei o link q vc mencionou. Te espero no próx dia 7 JUL.

    FLORA
    também gosto de nabo nas sopas, cozidos, ou crú em saladas. É ótimo para quando estamos a comer gorduras. O nabo evita a absorção da gordura por parte do organismo.
    Mas rutabaga ainda só comi assim no bolo. Tenho de experimentar doutras formas. Tem um sabor um pouquinho diferente do nabo.
    Daikon também conheço sim. Mais um nome estranho não é?

    CLAUDIA,
    já pensavas que era outro nome na onda das amizadeias, ah ah ah.
    Umas bagas à la rute. Rutabaga :)
    Mas a verdade é que existe mesmo!

    GINA,
    vc não estará a falar de rabanete?
    É o rabanete que tem um cheiro a terra, mas o nabo acho que não... Bom de qq forma, são ambos tuberculos.
    Eu gosto de todos eles, nabo, rabanete, rutabaga, daikon,...
    Quanto ao link, pode deixar, vou atualizar.

    Beijinhos a todos,
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Rute, eu nunca tinha ouvido falar em Rutabaga, mas o bolo parece delicioso e bem fofinho! Parabéns pelo talento culinário!!!! Bjs!

    ResponderEliminar
  20. Olá,amiga
    Tá tudo bem com vc aí???
    Tomara que sim!!!
    Bjs de paz e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  21. Oi Katia,
    que bom vê-la por aqui.
    Saudade xxxxx

    Oi Rô,
    não se preocupa amiga. Está tudo bem. Tudo caminhando. Reencontramo-nos dia 7 JUL na Teia Ambiental. Desta vez não falho. Prometo.

    Beijinhos a todos/as visitantes.
    Rute

    ResponderEliminar
  22. Oi Rute
    Tudo bem, sumidinha......
    Vou participar da Teia dia 07.
    bjs

    ResponderEliminar
  23. Oi Rute! Estou sumido, bem sei!
    Postei sobre o Bolo do Diabo lá no Conversas e me lembrei de você - Tarot e Culinária!
    Grande beijo!
    http://conversascartomanticas.blogspot.com/2011/07/devils-food-cake-housewives-tarot.html

    ResponderEliminar
  24. Olá, Rute!Tu tá por aí?Acabei de publicar para a Teia!Foi uma postagem meio corrida, pois ando aqui num turbilhão no trabalho, mas não poderia deixar de participar.Estou com saudades da tua energia colorida!
    Beijocas verdes

    ResponderEliminar
  25. Oi Rute, boa tarde. Estou informando que o Lar vai publicar para Teia Ambiental (já publiquei).

    Abraços, vou sair por ai para ler todas as partilhas.

    Elaine

    ResponderEliminar