02 junho 2011

SALADA DE FOLHAS DE MOSTARDA E RABANETES LAMINADOS

Ultimamente tenho seguido muito a minha intuição.
Assim aconteceu com as folhas de mostarda.
Dentro do germinador tinha uma quantidade enorme de brotos (rebentos): de couve-roxa, de lentilha, de aveia, e... de mostarda.
Estão vendo as sementinhas aí no lado esquerdo da foto, não estão?

Parte dessas sementinhas foram primeiramente utilizadas na confecção de mostarda caseira.
Outras coloquei no germinador para usar os brotos em saladas ou maioneses.
Mas como, por vezes, a quantidade de germinados é superior há que conseguimos consumir, lembrei de plantar esses brotos de mostarda num vasinho, antes que se estragassem.

O objetivo era, única e exclusivamente, obter novamente semente. Pois a planta cresce, dá flôr e quando seca, dá semente. Ainda não cheguei a essa fase, mas quando chegar faço um post, prometo.
Bom...mas nos entretantos e como por aqui, a mente não pára...
Lembrei de pesquisar, se as folhas da planta mostarda são comestível. E confirmei o inevitável: claro que são!
Corri para a horta de varanda, arraquei uma folha e mastiguei....humm sabe a rúcula!!!
E pronto, foi assim que passei a incluir folhas de mostarda na salada.

INGREDIENTES:
  • 3 folhas de Alface em juliana;
  • Sobra de Esparguete cozido;
  • 3 Rabanetes mini laminados;
  • Milho enlatado;
  • Folhas tenras de Mostarda;
  • Folhas de Manjericão;
  • Palitos finos de Cenoura;
  • Acompanhei com queijo fresco;
  • Molho de Maionese e pasta de Mostarda;
  • 1 Rabanete para decorar como flôr.
CONFECÇÃO:
Faça uma cama com alface cortada em juliana.
Ao centro coloque a sobra de esparguete cozido.
À volta do esparguete, componha uma coroa de rabanete laminado.
Em 4 cantos, disponha milho cozido.
Em 2 lados decore com folhas de mostarda.
Noutros 2 lados decore com folhas de manjericão.
Termine com as cenouras conforme a foto e rabanete em formato de flôr com um grão de milho ao centro.

Comi acompanhado com queijo fresco e molho de maionese com pasta de mostarda.

25 comentários:

  1. A primeira atração foi pelo colorido dessa salada. Depois vem a admiração pelo aproveitamento do grãos até as folhas.
    Sabe que os únicos rebentos que preparei foram aqueles de lentilha?
    Estamos sempre aprendendo a cada dia. Isso é maravilhoso, mas precisamos vencer as amarras do preconceito sobre os alimentos, o receio de provar. Alimentos orgânicos não tenho receio. gostar ou não gostar é outra conversa.
    Por falar em orgânicos, está ocorrendo aqui na cidade um evento que mostra oficina de horta e jardinagem, curso de culinária, palestra. Espero conseguir participar e divulgar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. É certo Gina,
    é maravilhoso existir sempre a possibilidade de aprender mais. Por isso AMO viver!
    Quanto ao preconceito...sou totalmente despida de preconceitos ou de conceitos rigidos. Frequentemente me intitulo de Flexivel, Permeável, Absorvente de novidade :)
    Minhas amigas até já me deram um nick: Descondicionada, ah ah ah.
    Nada, nem ninguém me condiciona!
    Mas também tem de ser tudo orgânico. E nada melhor do que ser tudo da nossa horta caseira.
    Fico esperando a divulgação do evento da sua cidade.
    Beijos,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. oi, rute, eu nao sabia que podia ter virus nos selos!! obrigada pela dica! adoro salada! bejos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Rute!Apetece-me trincar estas fotos, estão maravilhosas!Adoro tudo o que seja da família da rúcula, até as folhas dos rabanetes...Sempre que eu venho aqui fico com um bichinho curioso me roendo, desta vez é pelo germinador...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Rute amada,

    Ufa! só hoje consegui vim te visitar, que semana corrida....
    E me deparo com esta MARAVILHA de salada, a imagem está tão perfeita que nem parece de verdade!!!
    Eu sei que é...rsrsrsr
    Estou aprendendo muito com suas receitas e dicas, e salada é TUDO, AMO!!!
    Verde é Vida, Energia e Luz!

    Um beijo enorme em seu coração minha amiga!!!

    ResponderEliminar
  6. Um salada bem colorida e aproveitas-te ao máximo, caso para dizer nada se perde tudo se transforma!
    Realmente a tua cabecinha não pára:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Uma salada a anunciar o verão, com cor e imaginação!!! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ideal para esta altura.
    Bjcas
    Guida(Margarida)

    ResponderEliminar
  9. Yammi, Yammi! Que bela saladinha florida! :)

    ResponderEliminar
  10. Uma saladinha com um ar absolutamente irresistivel.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  11. Um prato tão belo dá pena desmanchar,mas o apetite que desperta será difícil de controlar.
    Tenho aprendido muitas novidades por aqui, Rute,e agora mais essa;as das folhas comestíveis da mostarda.Eu adoro o produto final, vou experimentar tbém o natural.Valeu pela dica!
    Bom final de semana,
    Bjinhos,
    Calu

    ResponderEliminar
  12. Cor é o que não falta nesse blog iluminado !!!

    Muito linda sua salada, como sempre, por sinal !
    Voces estão em tempo de salada e nós em época de sopas quentinhas. Acabei de comer uma com batata inglesa, inhame, feijão e agrião.

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Olá pessoas queridas,

    é verdade, por Portugal estamos em tempo de comidas frescas, mas mesmo no Inverno não passo sem uma salada a acompanhar. Os alimentos crús são beneficos todo o ano. Embora as sopinhas também façam muuuuito bem à saúde.

    A parte melhor de tudo isto é que na Primavera e no Verão, tudo brota da terra e se transforma em luz do sol. O Outono e o Inverno são épocas mais tristes, com menos verde. Chego até a abandonar a horta de varanda nessa época, pois as chuvadas e os ventos fortes destroem tudo.

    Um dos projetos que tenho em mente é construir uma mini estufa aqui na horta de varanda. Usar o germinador para germinar os grãos, pois no solo frio não despertam... E depois criar as plantas na estufa, protegidas da intempérie.

    Quem viver, verá que estas ideias não foram em vão :)
    Mil beijos, Mil agradecimentos,
    a todas as visitas.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Querida Rute, minha ausência foi rápida, graças a Deus o problema no meu computador não foi sério. Estranhei ficar sem ele o dia inteiro, mas ao mesmo tempo, notei o quanto a internet nos toma o nosso tempo, deu pra fazer muitas coisas, mas senti falta de visitar as amigas. Obrigada pelo seu comentário carinhoso no meu blog. Rute, vendo essa sua salada linda e tão caprichosa, vi que vc gostou da folha de mostarda, minha vizinha tem essas folhas na casa dela, ela usa muito em saladas com tomate seco, e queijos, realmente ela lembra a rúcula, salada que gosto muito. Adorei seu prato ficou lindo demais, a flor de rabanete está um mimo. Excelente final de semana querida...bjos

    ResponderEliminar
  15. Olá, Rute!Com este calor que está a fazer por aqui vim espreitar outra vez a tua salada para refrescar-me...As forminhas dos meus queques não são de silicone, são de papel, embora também tenho as de silicone...E quanto ao livro, estou a gostar muito, já vou a meio, não é nada maçador, está bem escrito e o tema faz-nos mesmo pensar no que comemos, mesmo aquilo que julgamos inofensivo para o ambiente...Ainda estou a dever-te as sementinhas e a lista dos livros, não estão esquecidos, só preciso de maiores dias e sem pólen, de preferência...
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Amiga, hás-de experimentar comer sopa de folhas de mostrada e não hás-de querer outra coisa... LOL...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Olá raparigas!

    JOSY,
    que bom que vc voltou!
    Sim, de fato, a internet absorve muito do nosso tempo. Mas é tão gratificante, não é mesmo!? Recebemos tanto amor e atenção. Sabe tão bem, compartilhar e acarinhar nossas amigas/os virtuais.

    LINA,
    não te preocupes com as sementinhas, nem com a lista. Só para teres uma ideia, ando a ler 2 livros ao mesmo tempo e a frequentar 2 cursos em simultaneo! Mais a acompanhar e gerir 2 blogagens mensais :) Chega!? Isto tudo para além da familia e da profissão. Felizmente que nem sinusites, nem rinites. O polén deixou de me afectar desde que retirei os laticinios da minha alimentação: leite e iogurtes de origem animal, manteiga, natas e queijos de origem animal. Somente o queijo é que de vez em quando não resisto!

    PATI & MAFÁ!
    bons olhos te "vejam" amiga.
    Brigadinha pela dica da sopa de folhas de mostarda. Experimentarei em breve!
    E que mais folhas é que tens andado a experimentar na permacultura?

    Beijinhos a todas,
    continuação de um ótimo sábado.
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Querida Rute, és sempre tão carinhosa e positiva que dá gosto receber a tua visita.
    A salada só pelas cores já brilhou nos meus olhos, é uma boa inspiração que levo daqui;)
    beijocas.

    ResponderEliminar
  19. Obrigada Duxa!
    Até fiquei sem palavras...porque noto sinceridade no teu comentário.
    Obrigada. Farei por merecer esses teus elogios.
    O prazer é todo meu em receber-te por aqui.
    Beijokas.
    Rute

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Já!
    Oi Soninha, vc desta vez está adiantada menina :)
    Pode deixar que eu incluirei o link.
    Creio que este mês, vou ser das últimas. Meu tempo está curto, rsss.
    Beijinhos,
    Rute.

    ResponderEliminar
  22. Oi linda...corrigindo o link:http://historinhasdavozinha.blogspot.com/ ..........rs,,,desculpa!bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Amada ando meio afastada dos blogs e vi seu comment hoje, parece que estou tendo mesmo problemas com os comentários e tudo o mais que horrível. Vou tentar solucionar ou falar com eles. Obrigada por avisar-me. Beijokas.!!!

    ResponderEliminar
  24. Essa salada ficou linda e super original ... Parabéns

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Oi querida
    Lindo colorido nesta receita. Não sou fã de algumas verduras, mas vou aqui apreciando a sua junção e criatividade.
    Senti sua ausência e fecho hoje a proposta o amor no ar, extendendo a vc os bons fluidos construídos por lá.

    ResponderEliminar