27 julho 2011

BOLO DE FEIJÃO PRETO E MASSALA

Muuuuuito bom!! O tempero Massala dá-lhe um sabor picantinho...hummm...ótimo!

INGREDIENTES:
  • 1 xicara de Feijão Preto cozido;
  • 1 xicara de Açúcar Mascavado Claro;
  • 4 ovos M;
  • 1/2 xicara óleo de Milho;
  • 1 colher (sobremesa) mal cheia de Massala;
  • 1 xicara farinha de Trigo (usei semi-integral T80, biológica);
  • 1/2 xicara farinha Maizena;
  • 1 colher (sopa) fermento Royal;
  • Chocolate amargo partido;
  • Amendoins torrados.
CONFECÇÃO:
Aqueça o forno a 200º.
Num liquidificador triturar o feijão cozido.
Juntar açúcar, ovos, óleo e massala. Programar 4 minutos, velocidade 4 ou 5. Liquidificar.
Enquanto isso, unte uma forma de buraco com óleo de milho (ou outro). E prepare o chocolate partido e os amendoins descascados.
Quanto faltar sensivelmente 1 minuto, junte as farinhas em andamento pelo bucal do copo misturador.
Quando faltar 30 segundos, junte o fermento e deixe liquidificar até ao fim. Se tiver bimby, depois de terminar, rode o botão para a velocidade espiga e deixe "pulsar" 3 vezes para a massa ganhar bolsas de ar.
Deite na forma de buraco. Aplique a cobertura de chocolate e amendoim, espalhando com um garfo. Tape com folha de aluminio ou tampa de vidro e leve ao forno a 180º. A meio da cozedura, baixe para 150º.

17 comentários:

  1. Genial!
    Bolo de feijão, um disfarce para quem não gosta do pretinho
    bjos Ruthe

    ResponderEliminar
  2. Achei que era um bolo salgado. Dahhh :) Deve ficar espectacular!

    ResponderEliminar
  3. deve ficar bom em...
    depois da uma passadinha la no meu blog
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. hummmmmmmmmm deve ser bem diferente do normal amiga...bjokinhass

    ResponderEliminar
  5. Uau!!! Visual novo!!!!
    Eh pa, este bolo parece exótico!!! Há que experimentar!
    É verdade, voltei:) Embora só vá trabalhar a 4 de Agosto...
    Muitas beijocas,amiga!
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. POISÉ RUTE..

    AHSHAHSUAUSH NOMES QUASES IGUAIS EM...
    PPP é noix...
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Diferente Rute, não sei se vc conhece o Acarajé, aqui no Brasil é um prato típico da Bahia, um estado do Brasil, é feito com feijão, esse bolo deve ficar parecido, muito interessante amiga exótica heheh..Beijinhos Rutinha...

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute,
    Como estás? :-)
    Olha, nunca experimentei bolo assim com feijão preto, mas fiquei muito curiosa! A ver se me aventuro a fazer a tua receita, picantinho ainda melhor. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Rute, quando acho que você já inventou tudo, me surpreendo com mais essa, rss. Já comi aquele doce japonês com feijão azuki, acredito que sua receita deve lembrar o sabor! E o massala deve ter dado um toque, é uma delícia mesmo :-) Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida
    Em primeiro lugar, agradecendo, com carinho, os votos bons de um feliz níver:

    "A felicidade

    É como a gota de orvalho"...

    Foi um dia abençoado e feliz!!!

    Explicando, minha amiga querida: níver (aniversário, sim)... São certos "dialetos" que estão se infiltrando por aqui... pelo português do Brasil... não se assuste... não os costumo usar mas esse, em particular, é tão comum... rsrsrs...
    Bjs ainda festivos

    ResponderEliminar
  11. Não aparece agora o nome do teu blog, só a carinha feita com a pontuação, mas sabia que só podias ser tu, Rute, a publicar um bolo tão diferente como este. É claro que eu não sabia o que era massala, mais uma que aprendi por aqui. E se usamos feijão branco nos pastéis, porque não usar também o preto? Gostei da ideia e muito da cobertura também.
    Estás em mudança de visual, gostei das cores lá de cima...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amiga isso é que é originalidade.Bolo de feijão preto jamais me passaria pela cabeça.Hummmm a massala deve ter dado um sabor muito bom.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá Rute. Cá nos Açores fazemos queijadas de feijão. Mas colocar feijão, e preto, em bolo é mesmo inovador. Não sabia o que era massala. Fui pesquisar. Como gosto de especiarias, e temperos diferentes e picantes, acho que iria adorar esta mistura indiana de especiarias.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todos/as pela visita.
    Fico feliz que tenha contribuido para estalar ideias novas nas vossas mentes :)
    A minha, por vezes, fica numa produção desenfreada de inovações. Só gostava de ter mais tempo para pôr em prática!
    Para quem gosta de "exótices", experimentem!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  15. ISso é k foi uma ideia boa... E eu adoro feijão preto hummm
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. O que eu tenho andado a perder!!!
    Vamos lá ver se a minha disponibilidade veranil (ou Agostil), coincide com a tua, para poder espreitar essas novas invenções...:)
    Até já!

    ResponderEliminar