19 julho 2011

DAR tampinhas A SORRIR.com

Aqui está um hábito que tenho e que hoje vai dar FRUTOS!

Sempre que almoço ou janto fora, por motivos laborais ou de lazer, trago sempre comigo a garrafinha de água que acompanha a refeição. Muitas vezes porque não bebo toda a água. Mas mesmo vazia, ela vem comigo para casa pois o lugar dela é no EMBALÃO e a maior parte dos shoppings ou restaurantes não
divide o lixo!

Chegada a casa, a dita garrafinha de 33 ml se tiver água é despejada para o regador da horta de varanda. Sim, porque mesmo um pouquinho de água, não se desperdiça. Depois separo a garrafa da tampa. Uma vai para o EMBALÃO, a outra guarda-se neste garrafão de tampinhas. Pra quê!? Para multiplos fins!

Há uns anos atrás, houve uma campanha aqui em Portugal em que Tampinhas dávam Cadeiras de Rodas. Nunca se sabe quando esse projecto renasce ou se de facto nunca "morreu".
Mais ainda, quando a minha filha ingressou numa sala de ensino especial verifiquei que as tampinhas eram muito usadas para fazer cálculos simples matemáticos, ou arte reciclada.

Hoje, ao armazenar mais 3 tampinhas, olhei para o garrafão e pensei: Hummm já está cheio, tenho de ver se alguém precisa... E uma super coincidência aconteceu: recebi de imediato um mail duma colega de trabalho
com este site aqui: DarAsorrir.com!

É evidente que em breve este depositário vai viajar, até porque bem pertinho de mim existe um ponto de recolha. Telefonei, confirmei, estão à minha es
pera na:

Unidade de Saúde de São Domingos de Gusmão
Rua Nova Aliança, Piso 1, Parede, 2785-780 S. Dom. Rana
Telef: 21 448 96 60


Updata 29.Fev - O site DarTampinhas deixou de existir. No entanto, outro projeto encontra-se em marcha: MARIA TAMPAS. Para mais informações, contate os Bombeiros de Barcarena.


Resumindo, o projecto TAMPAS funciona da seguinte forma:
  • Junte tampinhas (eu costumo recortar uma "boca" no topo dum garrafão para facilitar a entrada);
  • Procure no site um ponto de recolha onde possa entregar as suas tampinhas;
  • A associação irá vender esse plástico e com o dinheiro comprar mãos micro-eléctricas para crianças.
É tão simples fazer alguém feliz :)
___________________________________________________________________

NOTICIAS DE ÚLTIMA HORA:

A Kristininha do blog MomentoMaisEspecial passou por aqui e uma vez que conhece uma das crianças que vai beneficiar de ajuda, através do projecto DarAsorrir.com, deixou-nos uma noticia maravilhosa:

«Há plásticos que servem toda a embalagem, não só a tampa, como as de amaciador da roupa, da lixivia, manteiga, iogurtes liquidos etc. Todas as embalagens que tiverem no fundo, um triangulo com os números 2,4 e 5 serve a embalagem completa! E tampas, todo tipo de tampa desde que em plástico, as de champô, de manteiga, de cevada, da pasta de dentes, todo tipo de detergentes...etc...todo tipo de tampa, desde que em plástico.

As que estou a juntar é para a ajuda da mãozinha do Diogo Farinhoto...que também pertence à DAR a SORRIR...vou levar as que tenho já pra semana nas minhas ferias!»

Enriqueço ainda mais este post com uma informação que descobri entretanto:
Guia Inteligente do Plástico - Usos alimentares de plástico, mais saudáveis

ATENÇÃO: há embalagens que não têm o triângulo, no entanto estão de igual forma identificas com as letras. Ou seja, para esta campanha das tampinhas são também válidas as embalagens com as siglas: HDPE, LDPE e PP.

Coluna do Jornal Correio da Manhã a 23_JUL_2011 com um caso de sucesso:
Diogo está radiante por receber a prótese

40 comentários:

  1. e é mesmo amiga aqui em casa tb fazemos a recolha das tampinhas e depois levamos para a escolinha do Gonçalito...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Olá Belinha,
    se todos fizessemos este pouco já o mundo andaria melhor, não achas?
    Fico feliz de saber que também fazes o mesmo.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. E a vida é mesmo feita de coincidências!!!
    Hoje estive a encher os meus garrafões, porque tenho pedido a várias pessoas que juntem e tem-me dado, e tinha tudo guardado em sacos,mas hoje estive a encher em garrafoes de água e de amaciador da roupa que tenho juntado.
    Há embalagens que serverm toda a embalagem não só a tampa, como as de amaciador da roupa, da lexivia, manteiga, iogurtes liquidos etc. Todas as embalagens que tiverem no fundo um triangulo com os numeros 2,4 e 5 serve a embalagem completa! E tampas servem todo tipo de tampa desde que em plastico, mas de champô, de manteiga, de cevada, da pasta de dentes, todo tipo de detergentes...etc...todo tipo de tampa, desde que em plástico.

    As que estou a juntar é para a ajuda da maozinha do Diogo Farinhoto...que também pertence à DAR a SORRIR...vou levar as que tenho já pra semana nas minhas ferias!

    Sabe tão bem ajudar, e neste caso não custa mesmo nada de nada...é o nosso lixo, que para tantos é ouro!!! É coisas que todos temos em casa, TODOS NÓS!!!

    Obrigada por teres partilhado este post, é sempre bom para quem ainda não conhece!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Kristininha,
    não fazia a menor ideia que serviam praticamente todo o tipo de tampas!!
    Isso é uma revolução muito positiva cá em casa!!

    Vou já emendar o artigo e frizar essa boa nova que nos deste. Espalha-la por todos os meus conhecidos, amigos, familiares!

    Dizeres-me que conheces quem vai beneficiar com esta ajuda ainda me encheu mais e mais o coração de amor. Está tão cheio que só apetece dar, compartilhar, ajudar...

    Obrigada por teres passado por aqui.
    Foi muito bom rever-te.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Que idéia baucana tia Ruthy!
    Vim augradecer o voto que você me deu
    Saiu o resultado e imaugina...Ganhei!!
    Quer ver minhas fotinhas?
    Lambeijos da Lelé

    http://lethymeureino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eh eh eh Lethy vc merece :)
    Vc é uma cachorrinha muito linda.
    Vou lá ver as fotos ;)
    Beijos à sua dona.
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Rute, agora vim só dizer-te Muito Obrigada! Fiquei emocionada.

    Já volto para ler sobre as tampinhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Voltei.
    Tu és uma instituição de utilidade pública, essa é que é essa! :)
    Costumava juntar as tampinhas qdo foi da campanha para as cadeiras de rodas, também recolhiam na escola da Carolina. Mas entretanto deixei de ouvir falar no assunto, fiquei sem saber se o projecto tinha "morrido" ou não.
    Mas assim, com notícias concretas, torna-se mais motivador participar. É incrível a quantidade de embalagens que se gastam por dia, mesmo tendo a preocupação de não desperdiçar. Já estive a ver os pontos de recolha, vou voltar às tampinhas. Bem preciso de me envolver mais, por mim e pelos outros. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute...obrigada por mais um contacto para onde participar nestes projectos. Este ano também fizemos recolha de tampinhas na escola para a prótese duma criança em particular e enchemos vários sacos ao longo do ano!
    Beijos
    Paula Pessanha

    ResponderEliminar
  10. Que bom Claudia!
    Incrivel como em poucas horas, com a boa vontade de todos, se conseguem milagres surpreendentes!
    A união faz a força.
    Mil beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Olá Paula,
    quase que não reparava no teu comentário pois subtemos ao mesmo tempo, com pequena diferença de 2 segundos.
    Fico feliz de saber dessa iniciativa na escola. estáva precisamente a pensar falar com a Dra.Fátima Souto da IDEIA para saber se estão interessadas em colaborar nisto das tampinhas, durante as férias de Verão no ATL.
    Com o Centro Comunitário de Carcavelos já contactei. Espero noticias.
    Beijinhos,
    e boas férias escolares.
    Rute
    P.s.-Obrigada por teres vindo tão de imediato, logo após mail.

    ResponderEliminar
  12. Eu também junto tampinhas depois os miudos levam para a escola...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Pois é eu també há já muitos anos que junto tampinhas, mas juntava sem grande convicção, porque nunca sabia bem o destino que elas tinham, desde que vi na televisão uma familia que juntava tampinhas para por uma mão para o filho é que percebi o destino e que afinal há mesmo empresas que as compram, a partir daí passei a juntar com mais convicção, até porque tenho uma colega que é voluntária e leva as tampinhas directamente para uma instituição.
    Já sabia desse codigo dos numeros por esse programa de televisão e até as tampinhas de determinados soros agora juntamos ás centenas lá no meu serviço, pena que muita gente não se preocupa com isso....
    Parabens Rute por mais esta informação preciosa :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. é uma iniciativa que participo já há uns anitos, desde que as minhas filhas frequentam a escola, lá qualquer pessoa pode entregar tampas de todo o tipo feitio e cor, desde que sejam de plástico, tb há cafés, mercearias, casa de congelados etc que recebem, depois são recolhidas e tratadas para ajudar quem mais necessita, pode ser para proteses, cadeiras, materiais cirurgicos etc, sei que esta iniciativa teve como percursora uma emfermeira do hospital garcia da horta que por usar vários recipientes com tampa que iriam para o lixo começou assim a juntar.

    uma pequena ajuda que faz muita diferença.

    ResponderEliminar
  15. Olá, Rute, que linda iniciativa tu nos trazes!É o máximo da transformação: lixo em amor!Adorei!Já tenho algumas, e embalagens também. Já vou juntar e divulgar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oi querida, que fotos bonitas. Você também tem dó de jogar agua fora né. Jogo sempre numa plantinha à caminho de casa.

    Adorei a iniciativa. O mundo fica melhor com pessoas iguais a você.

    Feliz dia do amigo.

    Elaine

    ResponderEliminar
  17. Idéias como essa confirmam a nossa capacidade de superação_ simples e oportuna.Vou verificar se por aqui há uma campanha similar,Rute.
    Vim tbém dar-lhe meu abraço carinhoso pelo Dia do Amigo, que é todos os dias, mas como há um data marcada, faz-se jus.
    Feliz Dia do Amigo!
    Bjkas,
    Obs:recebi teu recado e aguardo tua confirmação sobre a postagem.
    Calu

    ResponderEliminar
  18. Rute, que destino maravilhoso para as tampinhas! Além da reciclagem, que já é bom por si só, ainda ajuda outras pessoas. Bela iniciativa, não conheço nenhuma do tipo por aqui.
    A propósito, feliz dia do amigo!! :-) Beijos

    ResponderEliminar
  19. Oi querida
    Como sempre você esta' em lindas iniciativas!
    O teu amor pelo ambiente me contagia.
    Visitei teu post sobre o Carl Warner, o vídeo foi retirado, mas vi as fotos no site dele, são incríveis, adorei!
    Muito obrigada
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  20. Obrigada queridas amigas.

    Muito obrigada à Alcina e à Kombi por terem compartilhado connosco o que de bom já é feito. Deixa-me muito esperançada, estas boas acções.

    Feliz dia do amigo!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Rute, há tanto tempo que não vinha cá!!! Continuas uma verdadeira enciclopédia ambulante :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Acabei de partilhar o link DaraSorrir.Com no Facebook :)

    ResponderEliminar
  23. Olá Manuela,
    quem é vivo sempre aparece!
    Eu na tua vida e tu na minha, acontecemos!
    Fazes bem em partilhar no facebook, pois eu não o posso fazer. Ainda não aderi ao FB :)

    Olha, mas depois volta, acho que ias gostar de saber mais acerca da nossa blogagem colectiva Fases da Vida. Vê na coluna da lateral, por baixo do selinho. Dia 15 AGO teremos mais uma fase acolhedora.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  24. Rute,
    Desconheço esse tipo de coleta por aqui. O que temos é latinha, garrafa pet, papelão.
    Esses dias estávamos, meu marido e eu, na pracinha em frente de casa e vimos pelo chão 5 tampinhas de garrafa. Se houvesse uma campanha como essa aqui, provavelmente alguém recolheria. Mas nada justifica estar pelo chão... Sempre há alguns mal educados que atiram coisas ao chão, embora haja coletores de lixo.
    Muito bacana essa iniciativa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  25. Excelente informação de trabalho tão nobre.Também desconheço aqui no Brasil.mas vou pesquisar.Bjs

    ResponderEliminar
  26. Pena que aqui não tem a ferramenta pra compartilharmos!!Coloca.

    ResponderEliminar
  27. Há uma ferramenta que se coloca abaixo das postagens e podemos compartilhar os textos no face,twitter,orkut etc...Em meus blogs tem.Bjssssssssss e obrigada.

    ResponderEliminar
  28. Zilda,
    já está menina! Obrigada!
    Toca a clickar nos botões de compartilhamento ;)
    Beijos
    Rute

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde,

    Tenho um garrafão cheio de tampinhas e não sei onde entregar porque não consigo abrir a página darasorrir.com e ver os pontos de recolha.

    Sou de São Domingos de Rana, perto de Carcavelos. Se me poderem indicar um ponto de recolha agradecia. O meu mail é luisa_vaz_carvalho@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,
      vou entrar em contacto consigo por mail hoje (29-FEV). Se não receber nenhum mail até amanhã, procure no spam pois como nunca trocámos mails antes, o hotmail pode assumir o meu endereço como spam. Mas não tenho viroses informáticas nenhumas, hein!
      Beijinhos.
      Rute

      Eliminar
  30. Boa tarde, eu tenho vários garrafões com tampinhas e não sei onde entregar. gostava de saber na zona da amadora ou em locais proximos locais de recolha de tampinhas. O meu mail é filipavelez@hotmail.com
    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,
      fiz uma pesquisa rápida e encontrei o seguinte:

      AMASIN - Assoc. de Amigos e Utentos Hospital Amadora-Sintra
      Actividades em curso (contacto: 917 543 756 Almeida Gomes)
      Campanha de recolha de tampas de plástico, iniciada em 2008, traduzindo-se em ajudas técnicas (canadianas, cadeiras, etc.), as quais são disponibilizadas à população carenciada.

      ROTARY CLUB DE MAFRA
      Pode ser que o rotary club recolha tampinhas à porta. Entre em contacto 96 701 66 63
      Programa em curso "Tampas & Tampinhas" - Entregaram 6 cadeiras de rodas em MAR 2012 e continuam a receber.

      TAMPINHA SOLIDÁRIA
      Um site que recolhe as tampinhas para ajudar várias crianças.
      www.tampinhasolidária.com

      E é tudo.
      Desejo-lhe uma Páscoa Feliz.
      Rute

      Eliminar
  31. Alguém me sabe dizer porque não se recolhe também o anel da tampa de plástico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que se pode recolher também o anel de plástico do gargalo da garrafa!
      Eu faço isso. Belinha, obrigada por lembrar aqui nos comentários.

      Eliminar
  32. e o anel das garrafas de vidro com tampas de aluminio onde posso entregar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deposite onde deposita as latas de aluminio, no embalão (contentor amarelo).

      Eliminar
  33. Onde, posso deixar as tampinhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Depende da zona onde mora. Por exemplo, na praça principal de Tires, colocaram garrafões vazios agarrados às árvores para as pessoas depositarem as tampinhas. Reverte em auxilio de uma menina, a Miriam, com o apoio do grupo de voluntários Florinhas de Tires:
      https://www.facebook.com/GrupoVoluntariadoFlorinhasDeTires

      Eliminar
  34. Ola, alguem me pose ajudar e me dar os contractos das empresas quem compram as Tampas e embalagems para EU ten tar conseguir uma cadeira para o meu filho com parelesia cerebral? Queria lancar uma campanha de solidariedade Ja minha empresa e tem de ser uma accao directa. Sou de cascais e tenho forma de recolher ate Lisboa.... Obrigada
    Anabela Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela,
      uma vez que é de Cascais o melhor é contactar a junta de freguesia de São Domingos de Rana. Pois esta junta é que tem estado a ajudar na recolha de tampinhas para mais do que uma criança. Talvez depois de conseguirem o total de tampas para a Miriam, possam ajudá-la a si.

      Eliminar