25 julho 2011

MOUSSE VEGETARIANA DE LIMÃO

Assim que terminei a confecção caseira do leite condensado de soja, pensei:
-E agora, como vou usar isto? - Inclusive porque tem um prazo de validade reduzido, 1 semana

Imediatamente veio-me à memória a Mousse de Limão que fazia quando era solteira. Porque era uma sobremesa pouco calorica. Inclusive adorava comer uma mousse destas ao pequeno almoço, nos dias quentes.

Há coisas estranhas! Só porque passamos a comer vegetariano não quer dizer que se tenha de abdicar de algumas iguarias. Elas simplesmente precisam ser adaptadas através de ingredientes alternativos.

INGREDIENTES (para 4 tacinhas):
  • 3 iogurtes naturais de soja (usei ALPRO);
  • 4 colheres (sopa) de leite condensado de soja (usei caseiro);
  • Suco de 1 limão grande (limão português, amarelo);
  • Raspa de citrino.
CONFECÇÃO:

Num liquidificador colocar os iogurtes (sem soro), o doce de leite e o sumo do limão.
Liquidificar 3 minutos em velocidade forte. Se duplicar a receita, aumente o tempo também.
Distribuir pelas tacinhas e levar ao frigorifico pelo menos 10 horas, sendo que estará na consistência perfeita ao fim de 24 horas.
Aviso: Não se assuste se após liquidificar, o preparado está liquido em vez de solido! É o limão que vai coalhar a mistura durante o tempo de repouso.
Coloque a raspa de citrino só na hora de servir. Pode usar limão, lima ou laranja. Inclusive pode usar as três cores, apresentando tacinhas multicolores na sua mesa :)

17 comentários:

  1. Eu adoro mousse de limão.
    Ficou bem giro com as raspas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi querida
    Infelizmente aqui na Itália não encontro muitos produtos a base de soja!
    Tuas receitas me inspiram.
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Amiga Rute, que boa idéia a do doce de leite de soja caseiro, vou testar aqui e se conseguir um resultado igual farei a mousse que com certeza deve ter ficado uma delícia!

    Sobre as almôndegas, eu uso fritá-las em óleo, pela metade delas, tentei fazê-las assadas para fujir da fritura mas o resultado não foi muito bom.

    Fiz uma pequena viagem nesse fim de semana levando meu pai para rever irmãos que não via há quase 40 anos (falei disso na blogagem da juventude), foi muito emocionante ver a alegria deles... conclusão, acho que já tenho o post perfeito para a próxima etapa da blogagem coletiva...rs!

    Ótima semana para você amiga!

    ResponderEliminar
  4. Rute minha amiga querida, adoro mousse de limão, é uma das mousses que mais gosto, nunca fiz mousse com iogurte, ai ai deve ficar muito bom, pois adoro iogurte, vou fazer qualquer hora, e qualquer hora mesmo, por que é uma mousse super rápida de fazer. Gostei muito...bjocas amiga tenha uma semana linda

    ResponderEliminar
  5. Parece muito bom! beijos e muita paz.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Rute!Concordo inteiramente contigo quanto à usarmos receitas antigas revisitadas, tenho feito muito disso ultimamente, tenho cozinhado mais vegetariano e até vegan e quase tudo é possível!Adorei a tua mousse!Até comprei um liquidificador este fim de semana, quem sabe me aventuro neste doce de leite? Não vejo a hora de ter um pouco de sossego no trabalho, esta fase de "antes das férias" é esgotante!Quero trocar umas ideias contigo sobre alimentação(pós-livro:))e te mandar as sementinhas, não me esqueci e vou juntar outras...Já falta pouco, só mais 2 semanas!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute. É a primeira vez que visito o teu blog e estou a adorar. Digo estou porque há tanta coisa diferente dos blogues que tenho visto por aí. Gosto muito das tuas reflexões sobre oa mais variados assuntos, que vão surgindo ao longo dos posts. Tenho de ver melhor o separador Actifry porque reparei que tens tantas receitas e eu estou rendida a este electrodoméstico.
    Aparecerei mais vezes.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa volta e meia tb sai uma mousse fresquinha de iogurte e limão: parece magia, não é?
    E sabe tão bem! :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olá a todas/os,
    vou responder assim para a geral, ok?

    Caso não encontrem estes produtos vegetarianos, podem fazer com produtos de origem animal. Aliás a receita original é com iogurtes naturais de vaca e leite condensado de vaca. O mesmo vale para a confecção caseira de leite condensado, podem fazer com leite em pó de vaca.

    Esta é uma sobremesa bem bem saudável. Se costumam fazer com ovos, deixem-se disso, especialmente se vosso colesterol está com problemas. Os produtos de soja não têm (mau) colesterol, aliás até ajudam a baixar os niveis do mau colesterol.

    Concordo em absoluto com o revisitar receitas doutras fases da vida, pois a tendência é complicarmos à medida que vamos evoluindo na cozinha, mas convém não esquecer as receitinhas fáceis que até as crianças sabem fazer :) Revisitar e melhorar!

    Realmente parece magia, como é que algo que aparentemente não vai solidificar, fica uma mousse tão fofinha, sem ovos e sem gelatina!?

    Para terminar, faço um agradecimento especial à PATRÍCIA que é visita recente no PPP e que foi muito simpática com os elogios ao blog. Obrigada. És muito bem vinda aqui, entre nós.

    Mil beijinhos a todas sem excepção,
    às/aos que comentaram,
    e às/aos que simplesmente visitaram mesmo que não tenham comentado.
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute! Tens toda a razão, ando desaparecida, mas venho sempre ler as tuas receitas. Felizmente a minha decisão de começar a trabalhar em pastelaria artesanal está a dar-me que fazer. Acho que encontrei a minha nova profissão.
    Quanto à tua mousse, é das minhas preferidas e faço-a em variações varias. Natas com leite condensado (tanto de vaca como de soja), iogurtes com natas e gelatina (aqui já leva açucar), enfim dá para todos os gostos e tipos de dieta.
    É optima para o verão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi Rutinhaaaa

    que delícia, eu amo mousse de limão, aqui fazemos com o verdinho mesmo... eu já tinha namorado a sua receita de leite condensado de soja.. quero fazer!
    vc é muito talentosa einnn..
    beijinhos green

    ResponderEliminar
  12. Mousse de limão, adoro!
    E sabes que mais? Estou mesmo tentada a experimentar o teu leite condensado. Essa parte de comer às colheradas, e tal... seduziu-me. :) Eu gosto muito do leite condensado "tradicional", mas é tão calórico... e o teu não leva nada assim "esquisito"... :) (tou a brincar, percebes o que eu quero dizer, não é? ainda sou preconceituosa com certos alimentos...).
    Se fizer dps digo-te, ok?
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Só agora é que vi o novo visual, gostei! Da imagem e das mensagens. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Rute,
    Só agora li o "como começou" e "como me defino". É assim mesmo que a imagino!
    A imagem lembra as cores das auras e têm tudo a ver com você.
    Quanto à soja, aqui em casa não faz sucesso. Só eu bebo leite de soja e fiz uma sobremesa com ela, pra ajudar a acabar, mas a família não me acompanha. Dá pena fazer algo para um só e rende tanto, não é?
    Preciso me centrar na próxima fase da nossa coletiva. Volta e meia, alguma ideia me vem à mente.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Rute, achei muito legal a sua ideia de adaptar os pratos a sua dieta, é o máximo esse leite condensado de soja! Fora que fica como opção para quem tem intolerância à lactose :-) E mousse de limão é uma delícia (e light!), vegetariano ou não :-) Beijos!

    ResponderEliminar
  16. Obrigada a todas pelo carinho.
    Ainda bem que gostaram do new look!
    Eu estou apaixonada por estas cores com movimentos vibrantes de energia!!!!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Adorável receita que experimentarei em breve !

    Sem tempo, sem tempo, sem tempo...
    O que aconteceu com ele ???

    Beijo

    ResponderEliminar