07 julho 2011

A POLUIÇÃO DA BELEZA NA TEIA AMBIENTAL

Ai Juventude, Juventude... Terminou a 4ªfase da BCFV em JUN, mas continua aqui na Teia Ambiental com a poluição da beleza!

Por incrivel que pareça, é na juventude que mais se polui o planeta, com produtos de beleza. Na minha modesta opinião, sem necessidade alguma, pois nessa idade as peles são lindas, os cabelos graciosos, as mãos macias, o sorriso luminoso...

Qual o porquê de não se mostrar ao mundo a beleza natural?
A artificialidade anda por todo o lado! Máscaras e mais máscaras, sem se conhecerem a fundo, querendo todos serem
fotocópias uns dos outros, não dando valor à originalidade natural de cada ser humano.

As pessoas não se apercebem, mas conforme vão crescendo, simultaneamente, vão adquirindo prisões intermináveis. Conheço mulheres que acordam 1 hora mais cedo do que o habitual, para conseguirem completar sua maquiagem antes de sair de casa. A maioria das pessoas vai 1 vez por semana
ao cabeleireiro, ou para arranjar o cabelo, ou para arranjar unha artificial. A juntar a tudo isso, temos a depilação... Tira pêlo, estica cabelo, aplica unha, vai no solário, na académia, coloca protetor solar... não vai à praia? coloca bronzeador sem sol ! Tá gorda? Toma CLA (Ácido Linoleico Conjugado)! E os que pensam que este corre-corre só se aplica às mulheres, estão muitissimo enganados! Os homens estão ficando iguais ou piores que as mulheres, em relação ao exagero nos cuidados de beleza.

E quem sofre com tudo isso? Nós e a Terra
, porque nos tornamos escravas/os da beleza e o planeta que leva com todos os quimicos poluentes. Já para não falar dos produtos que são testados em animais, antes de chegarem ao mercado (apesar de dizerem que a Europa está proibida de tal atrocidade desde MAR/2009). Bom, ilegal é, mas será que não há sempre quem contorne a lei e manda testar noutro continente onde é permitido ou vale-se de mirabolantes esquemas?

Olha a quantidade de embalagens, com dupla e tripla caixa, caixinha, plástico exterior, autocolante de publicidade... um h
orror! Um horror desnecessário, futil, inconsciente, excessivo.

É como o perfume! Vocês sabem que é possivel "queimar" o olfato por usar demasiada quantidade de perfume ou por usá-lo durante muitos anos? Tenho provas! Minha avó é um exemplo. E como não tem
olfato, abusa ainda mais!

Tem alturas que entramos no escritório duma empresa em open-space e aquilo parece a guerra dos perfumes! Quem é que colocou mais hoje??? Engraçado que numa sala com 12 pessoas, ninguém tem per
fume igual :)

Se soubessem o quanto isso prejudica até mesmo nos relacionamentos. Como encontrar o par ideal se nossas feromonas naturais estão completamente perdidas no meio de tantas outras substâncias quimicas e impessoais? "Ah pois é, o rapaz até é engraçado mas... sei lá... não há quimica :( " - Da
hhhhh!!!

Hoje em dia todos os produtos de higiene já tem perfume incluido. Desde o detergente de lavar a roupa, passando no amaciador, no champô, desodorizante, creme de mãos, de pés, hidratante corporal, sabão liquido para as mãos, cheirinhos de pôr na casa, nas gavetas, nos armários! Como é que as
pessoas aguentam tanto cheiro misturado é que eu não compreendo!!

Vocês já deram uma espiada nos componentes desses produtos? Corre o boato que alguns são cancerigenos... mas como são aplicado
s em pequenas doses, vamos morrendo devagarinho, nem se dar por isso.

Cá em casa, estamos aperfeiçoando nossa forma de interargir com o mundo. Optamos por produtos de higiene pessoal o mais inodoro possivel, amigos do ambiente e dos animais, se possivel caseiros, nada de cosméticos, nada de artificialidades, nada de atentados ao cabelo... Para tal deixo-vos, a exemplo, um creme de mãos e pés feito com azeite, cera de abelhas e sumo de beterraba.

(Confecção neste link - Click!)

OUTROS FIOS DESTA TEIA:

Aroma de Café
Essência Estrelar Maya
Espiritual-Idade
Pensando em Familia
Lar Encantado
Boy of Faith
Cozinhando com Josy
Flora da Serra
Alma Mater
Olhares e Saberes
Ana bela blogagens coletivas
Natureza... lindaaaaaaaa!!!


23 comentários:

  1. Adorei Rute querida, você tem muita criatividade. E a quantidade de água gasta para tirar condicionadores e mascaras dos cabelos. E a quantidade de energia elétrica em secadores de cabelos para mante-los lisos?

    Tem razão, com a idade a gente prefere ser mais natural. E os feromônios? Mas que postagem. Amei.

    Elaine

    ResponderEliminar
  2. Queridas visitas,

    hoje, para vos receber, sou a primeira a comentar!

    Lamento a ausência mas deve-se a vários fatores, inclusive fiquei sem internet durante estes 2 últimos dias! Mais um começo de tendinite que só doia quando vinha para o computador. Derivado concerteza ao excesso de trabalho (todo dia sentada ao pc) mais blogs e cursos online.

    Enfim, estou aqui com muito prazer para vos receber. Já coloquei a maioria das participações mas fico à espera de mais avisos de postagem.

    Mil beijos!
    Saudades daqui estar...
    Xiiii-corações para todos!
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Ups! Já não fui a primeira :)
    ELAINE,
    que rapidez menina!
    Obrigada pela sua aprovação.
    Confesso que minha criatividade não anda no seu melhor, mas...a participação acabou ficando razoavel :)
    Vou ver a sua.
    Beijo especial.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Adorei seu post Rute querida, estava com saudades de vc viu? Mas voltando ao assunto, seu post é de suma importância, na verdade,sou uma pessoa que não uso perfumes, nem mascaras, nem todo esse monte de artificios para se tornar mais bela, e como vc disse as jovens não tinham necessidade disso, eu já uma senhora (rsrs) já não uso a muito tempo essas coisas, e as que usava eram poucas, como um esmalte, e desodorante sem perfume. Mas o comércio está ai pra vender, e consumidores existem aos montes. É uma pena, pois admiro a beleza natural assim como a natureza, bela como ela só. Amei a receita do creme, vou fazer. Bjos amiga...um lindo final de noite.

    ResponderEliminar
  5. Olá, minha querida e animada amiga
    Também estou padecendo com uma tendinite no braço direito há 2 meses... já ficou "de casa"...
    Quanto ao post em si, ficou legal e me fez recordar a minha juventude... fazia creme de massagem (hidratação) caseiro com babosa... com gema de ovo e azeite e tinha os cabelos macios que nem pluma e bem sedosos...
    Fazia creme de rosto (de limpeza) caseiro de pepino e outros...
    Tudo tão levinho... aí veio a modernidade e zás!!!
    O pior é que sem creme já não fico mais de dois anos pra cá somente porque alivia o frio... a pele fica mais protegida de muitos fatores... mas não animo-me a fazê-los eu mesma... um dia talvez retorne à juventude... Tomara!!!
    Acredita que fiquei 20 anos sem usar nadinha no rosto???
    Bjs ecológicos e juvenis.
    P.S. Tive uma terrível crise renal e estou em tratamento... Os "entas" arrebentam com a gente...
    Mas isso é assunto pra Melhor Idade da BCFV... kkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  6. Rute amiga, dei muita risada agora, a Lina acabou de passar no meu blog e disse não vai farinha no bolo? Ai fui ver e realmente tinha me esquecido de colocar a farinha qdo estava digitando a receita, ai vc vem e fala no meu blog que não era preciso fritar as coitadas das favas por 30 minutos, por que na sua receita vc fez na Actifry, tudo isso só pra te falar que como sou desatenta amiga!!! Pura falta de atenção. Meus neurônios estão começando a ficar afetados hehehe...bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, bela Rute e belo texto! Pois eu também junto-me nestes clubes:cabeleireiro-1 vez por ano e maquiagem quase não uso, admiro e valorizo a beleza natural e em jovem já era assim,tipo comprar roupas na feira da Vandoma(para desgosto da minha mãe), usar os coletes do meu avô, casacos dos anos 70 do meu pai, reciclagem com estilo! Enfim...Acho que hoje em dia, olhamos para certas mulheres e até homens jovens e ficamos a pensar, será tudo verdadeiro ou é silicone e afins...até dá medo, tenho a impressão que estamos diante de uma camada grossa de verniz e o que está por baixo vai apodrecer porque nunca se vê...e ficará perdido para sempre!E acho também que essas pessoas até ficam um pouco alheadas do verdadeiro sentido da vida, só pensando em futilidades!Como estou escrivinhadora nos comentários hoje!E também estou com uma tendinite no ombro direito, porque será? Já estou quase no fim do livro, aprendi tanto com ele!Obrigado!
    Beijinhos verdes

    ResponderEliminar
  8. Ah ah ah Josy,
    agora quem deu risada fui eu!
    A Lina está sempre atenta :)
    Vou lá agora, ler o texto da nossa amiga Lina.
    Olhe também não uso maquiagem, perfume só de vez em quando, e o resto é o mais natural possivel.
    As ecologistas são assim, muito naturais mesmo!
    Beijo além-mar.
    ________________________________________________

    Rô,
    era para falar de outros produtos caseiros mas depois acabei por não complementar.
    Porém, quando era mais menina, e tinha pele oleosa, usava clara de ovo como máscara de secagem. É ótima para o acne. Basta bater a clara de ovo em neve, aplicar na cara, esperar secar e retirar com água.
    (Não aconselhavel a peles secas, só mesmo para oleosas).

    Quanto à tendinite, acho que as blogagens são parcialmente responsáveis...mas gosto tanto de organizar e de participar, não dá para evitar!
    Beijo além-mar parceira.

    ResponderEliminar
  9. Oi Ruth
    Bom tê-la de volta. Nesta eu vou mal. Hoje uso os produtos que a minha dermatologia indica. Com 62 anos vou tentando manter a pele saudável. Já usei, na adolescência, produtos caseiros.
    Parabéns pela criatividade e ampliar o nosso olhar sobre os malefícios dos produtos de beleza para o nosso planeta.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente vivemos numa sociedade consumista. Muitas vezes a embalagem até é gira o produto nem por isso :(
    Excelente ideia os teus cremes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Oi, Rute! Muito pertinente o seu texto! Gosto de me cuidar, mas sem exageros e privilegiando mais a saúde do que a aparência. Não é à toa que hoje em dia existem tantas pessoas com alergia, estamos muito expostos a todo tipo de substâncias químicas (e os cosméticos para crianças? Ai, ai...). Adorei sua receita de creme caseiro! Para mim, não há creme caro que substitua a polpa da babosa (aloe vera) nos cabelos. Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Olááá!

    Que texto tão interessante! E o pior é que nunca tinha visto bem as coisas dessa forma, apesar de já ter ficado irritada por comprar um boião de creme hidratante, cuja caixa tinha um tamanho enorme, e depois lá dentro um boiãozinho, e um "fundo falso" de cartão! Quanto ao resto, tenho a consciência tranquila :)) porque raramente uso maquilhagem, só uso mesmo creminhos hidratantes (e champôs, e assim, claro). Em compensação, há por aí gente que, a avaliar pela quantidade e variedade de coisas que põem na cara, são altamente poluidoras... inclusive contribuem para a poluição visual... e não são só mulheres. Olha o José White Castel, usa mais produtos em cima num dia do que eu num ano... :)))
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Oi, Rute!

    Eu penso como você: o quanto é desnecessário, na juventude, a adoção de tantos produtos químicos. Desnecessário e perigoso. Nos entristece saber que existem muitas pessoas escravas da beleza, e do culto ao corpo. O natural tem sido relegado a último plano. E a consequência é a devastação da natureza. O ser humano, infelizmente, vive num mundo de ilusões.

    Excelente artigo.

    Bom fim de semana.
    Beijos

    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  14. Oi gente muito querida!

    Sabe tão bem notar que nosso trabalho de escrita é bem recebido. Com este texto quis apenas chamar a atenção para um diferente modo de poluir. Passa até despercebido, mas de fato, a beleza artificial polui e não é pouco.

    Usar um creminho não tem mal algum, o problema é quando se cai no exagero. Acho que promover o equilibrio é o certo.
    Aos poucos vou visitando e comentando as participações. Com ponderação para não sentir a tendinite latejar!

    Quem não visitei hoje, visito amanhã, sem falta.
    Gosto muito da vossa companhia.
    Beijos de agradecimento,
    Rute

    ResponderEliminar
  15. Ai Rute...
    eu faço tudo isso e um pouco mais, ssrsr
    faço cabelo, unha, uso cremes perfumes, maquiagens...e tudo isso depois que entrei para a turma dos enta, srsrs
    antes não fazia...era freira, como poderia?
    bjos amiga

    ResponderEliminar
  16. Rute, querida!!!!!

    estou muito em dívida com os blogs amigos e com a Teia e o BCFV.
    Eu estou estudando e trabalhando bastante ,tenho uma prova terça-feira e depois mais duas. Mas é um investimento importante de tempo neste momento, e se agora eu tiver que diminuir a minha dedicação de um lado, logo compensarei!

    Adorei o seu post, como sempre. Eu só comecei a usar maquiagem agora, que visito muitos clientes e tenho 33 anos, sempre gostei de um look mais natural. Produtos naturais tb são super bem vindos. Qualquer dia vou testar este creme de beterrabas!

    Beijinhos green

    ResponderEliminar
  17. Rutinha amada,

    Dissestes TUDO!!!
    Hoje tanto o homem como a mulher, são escravos desta vaidade desenfreada que os tornam pessoas fúteis.
    Se a pele não é de seda, o cabelo lisinho e se não estiverem magros (em pele e osso), já não se encaixam nos padrões das pessoas aceitas.
    É de dar pena, pobres mentes fechadas.....o Universo é muito mais que isto!

    Não quero dizer que não tenho minha vaidade e meus cuidados, mas no ponto em que está chegando a futilidade humana em pról de uma imagem belíssima, fico muito triste de ver principalmente na TV.
    Eu sou uma pessoa que tenho meus cuidados, mas tudo sou eu mesma que faço em mim.
    Salão só vou para cortar as pontinhas do meu cabelo na Lua Crescente, do resto minha filha sou eu mesma que me cuido: pé, mão, cabelo, depilação, etc....
    Adoro sabonetes de glicerina que são bem suaves e parece que o cheirinho é da própria Natureza, e sinceramente maquiagem não uso muito (já usei demaaaaais quando adolescente), hoje fico mais num batonzinho e no máximo uma sombrinha (que eu adoro).
    Mas tudo isto é superficial, porque a verdadeira beleza irradia de nossa Aura.
    Não adianta estar com dez quilos de maquiagem ou de cara lavada, se você estiver mal com você e com a vida, isto irá refletir no seu físico.

    Mas você tocou em pontos fundamentais que esta indústria da beleza afeta.
    Além de toda a química que está sendo jogada na Natureza, os testes em inocentes animais, tem milhares/milhões de embalagens que ainda não são reciclados de forma correta.

    Muito interessante sua receita do creme, me lembrou quando minha mãe fazia shampoo para nós de babosa, meu cabelo sobrevive até hoje graças á ele.
    Parabéns minha irmã, como sempre suas postagens são FANTÁSTICAS.....adoro sempre como você aborda seus temas.
    Um enooooorme beijo em sua ALMA!!!

    p.s.= Quanto carinho você tem pelas pessoas, estava vendo a postagem da amada Josy contando emocionada das Favas que você mandou "via correio" para ela.
    És muito especial querida, somente pessoas que respeitam o próximo tem atitudes assim.
    Beijos!!!!

    ResponderEliminar
  18. Completamente oportuno teu post Rute.Me fez pensar na quantidade de cheiros que emprego no meu dia-a-dia.Mesmo com esforço de não brigar entre o desodorante, o creme hidratante e o perfume, ainda assim, incorro na mistura caótica deles(algumas vezes).Vou ser mais cuidadosa, creia-me.
    Já tomo cuidados quanto aos testes de uso, espero que as embalagens prezem pela verdade.
    Bjos cariocas,
    Calu

    ResponderEliminar
  19. Minha querida Rute:
    Do que adianta retocar o rosto, se a mente é feia?
    Do que adianta pintar os lábios, se da boca só saem palavra grosseiras?
    Do que adianta academia e músculos, se a alma é fraca?

    A maquiagem espiritual é feita com retoques de bons pensamentos, práticas diárias de boas maneiras, aplicações de altruísmo no coração e massagens de humildade na personalidade cheia de vaidades.
    Quem seguir esses hábitos, possuirá uma alma perfumada e um espírito encantador.
    De nada adianta se mascarar, pois beleza é uma dádiva da alma e não do corpo. Pinturas e músculos não embelezam o caráter de ninguém, e tolo é quem se deixa seduzir por essas falsas belezas.
    E o pior é que tudo isso ainda gera lixo e aumenta a poluição do planeta!!!
    Que horror!

    Que denúncia sutil esta sua, minha sábia amiga.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderEliminar
  20. Queridas visitas,
    obrigada por todo o carinho.

    Todos os comentários enriquecem ainda mais a postagem. Um, não vive sem o outro. Vocês dão vida e história às minhas palavras.

    Inclusive, tento até que meus textos sejam simples insinuações, para que simplesmente ressoem em vossas mentes e façam vossos pensamentos sair em forma de reflexões nos comentários.

    Obrigada por compartilharem comigo e com meus leitores tudo o que sabem, e tudo o que defendem.
    Beijos além e aquém mar.
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Rute, sabe se existe uma alternativa (ecológica, claro) à cera de abelhas?
    Mais um post 5*!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Quase chegando o dia da Teia Ambiental de Agosto e eu a comentar a de Julho !!! Que vergonha...

    Tardei mas não falhei, amiga Rute, e vim a tempo de apreciar esse primor de postagem criativa !

    Concordo com tudo que disse e espero que ela, a postagem, sirva para alertar as pessoas sobre
    mais esse tipo de poluição.

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Rute, obrigada pela visita, e pelo artigo! Concordo que a beleza se tornou uma obsessão tal que as pessoas se transformam em máscaras com pernas:) É cabeleireiro, esteticista, unha de gel, ginásio, operação plástica... é um nunca mais acabar de transformação. E essa busca incessante pelo ideal (que não existe...) ataca a nossa mãe natureza, com poluição: A poluição da beleza é real!
    Por isso é que eu ando sempre à procura de novas dicas de beleza e higiene naturais (vou experimentar a receita do seu creme).
    Obrigada também pelo convite para participar no BCTA, aceito o desafio. Só não sei como funciona: é só postar um artigo (tema livre)relacionado com a Teia Ambiental, certo? É necessário referenciar que está inserido na Teia Ambiental...?
    Bjos

    ResponderEliminar