03 agosto 2011

AMIZADEIAS 2 - RANCHO DE FRIGIDEIRA

ARTIGO RELACIONADO:
Salteado de Marylini com Amizadeias

Começo por esclarecer que Amizadeias são Ideias das Amizades :)
Ou seja, neste movimento de boomerang entre blogs conhecidos, acontece ficarmos sempre com vontade de reproduzir rasgos de criatividade alheia. Eu e a Lina então é por demais, entramos muito em sintonia, porque apostamos na simplicidade e espontaneidade do momento.
Não se trata aqui de medir talentos, mas sim de ser prática e eficiente na cozinha.
Desta vez calhou mesmo bem: passei no blog dela antes de almoço, cheirei a inspiração publicada, espreitei o meu frigorifico e não é que tinha 1/2 lata de grão e um resto de omolete à espera de reciclagem!!??
A omolete de hortelã deu a este prato um sabor explosivo! Em cada pedacinho, uma explosão de sabor a hortelã, inundava o meu sistema respiratório e digestivo. Indescritível a sensação.
INGREDIENTES:
  • Azeite q.b.;
  • 1 cebola média;
  • 2 tomates muito maduros;
  • 3 dentes de alho;
  • 3 folhas de Acelga (colhi na hora, da horta de varanda);
  • 1/2 lata Grão cozido;
  • Molho de soja;
  • Pimento vermelho picadinho;
  • Resto de Omolete de Salsicha soja e Hortelã.
CONFECÇÃO:
Numa frigideira anti-aderente refogue 1 cebola às meias-luas, alhos laminados e tomate picado, em azeite. O tomate foi um aproveitamento, pois estáva tão madurinho que parte já acusava deterioração. Foi escolhida a parte boa e deitada fora a parte estragada, claro.
Quando começam a surgir os sucos dos vegetais na frigideira e a cebola vidrou, arranquei 3 folhas de Acelga da floreira, lavei, cortei e juntei ao refogado. Assim que as folhas murcham, junta-se o grão. Tempere de molho de soja (em alternativa ao sal) e termine com 1/2 pimento vermelho picadinho, quase antes de apagar o lume.
Gosto de sentir os legumes al dente, dai não os cozinhar muito.
Antes de servir, cortei um pedaço de omolete em tiras finas e coloquei por cima, sem aquecer, pois o grão ainda fumegava quando saiu da frigideira.
Graças à Lina, regalei-me com um prato gourmet de "restos" de cozinha :) Obrigada!!
Esqueci de dizer que os produtos utilizados são todos organicos. Intensos de sabor!

24 comentários:

  1. Oh pá, pregaste-me um susto, quando olhei para a foto, "vi" bacon! :))
    Tu nao me mates!
    Depois de ler tudo, já percebi o que é o "bacon". (Tens que dar o desconto, estou mesmo pitosga). Achei muito bom: do que conheço, gosto de tudo, e só não conheço as salsichas de soja e a acelga.
    E tenho a dizer-te que podes orgulhar-te de mim (ahahah) porque de há uma semana para cá mudei quase radicalmente a minha alimentação. Ou melhor, cortei muita coisa, todas perniciosas, claro. Estou em mudanças positivas!
    Depois vou dando notícias.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Uau!
    Que bela noticia minha amiga.
    Claudia em purificação!! Parece-me extraordinário.
    Agora por falares nisso, não queres que te empreste este livro:
    Porque as nossas escolhas alimentares fazem a diferença

    O livro neste momento está com a Lina mas ela já terminou a leitura, pode enviar directamente para ti. Podemos fazer bookcrossing :) Aliás...este livro já está farto de viajar.
    Tenho o maior prazer em compartilhá-lo contigo.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. E que bem que fica mesmo amiga uma maravilha...bjokinhass

    ResponderEliminar
  4. Olá,amiga Rute!Abrir o blogger e ver o amizadeias 2 foi o melhor do meu dia!Que delícia de rancho! E eu também levei um susto como a Cláudia, a mim parecia-me presunto, mas logo vi que era a omolete de hortelã, por coincidência trouxe um raminho de hortelã hoje da minha amiga Manela Bio. Estamos mesmo em sintonia!Gostei muito da tua acelga da varanda, não sabia que era possível cultiva-la assim...Adoro acelga! E sabes no meu frigorífico já entram alguns produtos que há um tempo atrás nem sonhava experimentar:chouriço de soja, Planta de soja, maionese vegetal e ainda quero experimentar mais, como o tofu e o seitan, por exemplo! A minha alimentação está a mudar, acho que para melhor e o livro serviu para dar o click que faltava!Eu mando o livro para a Claudia, acho que vale mesmo a pena ler este livro e compartilhar estas ideias!
    Beijinhos mil!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que faço parte da Amizadeias...rs!
    Acho a hortelã uma erva de sabor genial. Dá uma refrescância, um toque muito especial a qualquer prato, seja quente ou frio.
    Unindo o útil ao agradável, você conseguiu fazer um prato muito nutritivo.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Rute adoro grão de bico, essa sua salada está um epstáculo, super saudável, nutritivo e delicioso. Sou como vc adoro sentir a crocância dos vegetais e legumes. Belo prato...bjocas

    ResponderEliminar
  7. è verdade, vamos andando de blogue em blogue mas só conseguimos fazer um terço das receitas que achamos deliciosas
    Parabéns por teres alcaçado esse justo objectivo
    :)

    ResponderEliminar
  8. Rute, nunca pensei em colocar hortelã na omelete, gostei da ideia! Adoro esses "lampejos" de reaproveitamento, dão receitas ótimas, como a sua. Grão de bico é uma delícia.
    Ah, estou embarcando na sua ideia de blogagem "financeira", hein...rs.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Amiga esse rancho vegetariano não me vai escapar, aí não vai não!!!Adorei!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Agora fui eu que voltei. Já mandei mail à Lina, claro que quero muito ler o livro. Não tinha percebido que ela já tinha acabado de ler, agora já vi que sim.
    Fixe, partilha de comidas, partilha de livros.
    E vivam as amizadeias. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que lindo prato esse.Obrigado pelo carinho,Rute!um beijo,chica

    ResponderEliminar
  12. Gelados de areia ainda não provei, devem ser cá uma especialidade! hehehe:)
    A praia para estes lados é escassa, as ainda temperaturas não ajudam...mas o lado positivo é poder cozinhar com mais calma e blogar um bocadinho! Sim ,porque as amizadeias são para toda vida... :)

    ResponderEliminar
  13. Rute,
    amei o título como tbém o resultado.Por aqui, diz-se de atos criativos assim que é a cozinha Lavoisier(nada se perde tudo se transforma).Eu sou adepta dela há tempos.
    Bjos Atlânticos,
    Calu

    ResponderEliminar
  14. Adorei o titulo. E a receitinha não me escapa:)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá, querida Rute
    Estamos na reta final da BCFV... emoção nos espera...
    E vc sempre inovando com termos próprios de quem ama fraternalmente... Legal!!!
    Passei por um "mal momento" mas já to novinha em folha, amiga...
    Bjm de boa noite

    ResponderEliminar
  16. O que terás tu almoçado?? :)
    Daqui a pouco tb vou mostrar o meu almoço. Fotografá-lo também está a funcionar como uma maneira de me manter disciplinada a comer coisinhas boas. Faz de conta que o meu almoço tem que ser "controlado" por um júri. ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá a todas,
    hoje sinto-me especialmente feliz,
    não me perguntem porquê. Não sei!
    Mas para se estar feliz não necessitamos de motivo, pois não?

    Obrigada pela vossa amável visita.
    É possivel que o motivo da minha inexplicável felicidade seja o facto de sentir-me muito acarinhada pelas amigas. Obrigada!!

    CLÁUDIA
    aqui a "imitação de Juri", deu-te nota máxima à hora de almoço!!
    O que terei eu almoçado hoje...
    Mistério que só será descoberto após a Teia Ambiental de dia 7!!!!
    Não queres acompanhar-nos na Teia, amanhã, à meia-noite e 1?

    Beijinhos a todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Oi Rute, adorei a ideia e o nome da receita, também estou amando esse aproveitamento de alimentos.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  19. Olá, minha flor
    Também estou feliz... Que maravilhosa coincidência!!!
    Passo pra agradecer a oração prestada à filha.. vamos precisar interceder por mais uma semana para a obtenção da graça...
    Bjs de paz e ótimo fim de semana...

    ResponderEliminar
  20. Oi querida
    Amei essa receita, adoro salsicha de soja e grão de bico!
    Como sempre pratos ricos e equilibrados!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga!!!

    Como sempre uma comidinha muito saudavel :)

    Bjocas grandes

    ResponderEliminar
  22. Rute,

    Essa receita dever ser realmente deliciosa. Nossa, ficou lindo depois de pronto.
    Passei pra deixar um abraço.

    ResponderEliminar
  23. ahahah fui ver o post da Lina e acabei por também comer grão salteado com legumes nas 3 refeições seguintes, para gastar a lata de grão que abri. Mas fiquei mesmo com vontade de comer grão! E ficou bom, acompanhado com as minhas salsichas de seitan.

    Acabamos todas por fazer coisas parecidas! :D o teu prato ficou com um aspecto tão comestível e apetitoso... yummi!

    ResponderEliminar