17 agosto 2011

BCFV - 7ªFASE - MORTE - 15_SET_2011

O ciclo está se fechando...

Nessa fase, há uma forte ligação com a 1ª da nossa coletiva, o Nascimento.

Não é à toa que algumas pessoas se referiram à Morte, quando falaram sobre o Nascimento.
Nenhuma das fases tem uma idade cronológica definida. Com a morte não é diferente.

Pode parecer-nos incômodo falar sobre "ela", já que é tida como tabu, mas lembremos que há vários aspectos positivos nas mortes em vida, nas experiências de quase morte, no pressentimento dela que nos faz acordar para a vida.

Sim, porque muita gente vive adormecida, sem dar valor ao sopro de vida que as anima e só quando estão perante o ilusório fim do caminho é que se agarram à vida, com unhas e dentes.


Há os casos em que muitas instituições beneficentes surgem após a perda de um ente querido. E o que dizer da possibilidade de gerar uma nova vida apartir da doação de órgãos?


Outras reflexões podem ser feitas nessa fase. Vemos, com frequência, que assim que a pessoa morre, passa a ser o melhor homem/mulher que habitou a terra. Será que a compaixão transfo
rma nossa perspectiva? A morte faz esquecer os maus momentos da vida e realça os bons?

Há povos que celebram a partida, que cantam, que encaram de uma forma diferente da maioria.


Bom, mas se não lhe apetece falar de Mortalidade, falemos de Imortalidade :) Que tal? Você gostaria de ser Imortal? Ou gostaria de ter poder de decisão, ao fim de uns séculos de vida, ter à sua disposição um botão ON/OFF para carregar quando se cansasse de tanto viver?


Tudo isto nos conduz à inevitável questão: VOCÊ GOSTA DE VIVER?

ImageChef.com

Venha partilhar conosco suas reflexões em 15 de Setembro.

NOTAS IMPORTANTES:
* Os participantes não são obrigados a seguir todas as fases, podem participar apenas nas que desejarem.
* É permitido trazer para o dia de publicação qualquer artigo já publicado que se adapte ao tema.
* O artigo participante pode servir mais do que uma blogagem coletiva, desde que não fuja à temática.
* No dia 15, uma vez publicado seu post, avise-nos. Divulgaremos que estão participando, para que todos possam ler!
As coordenadoras esperam por vocês, com o carinho de sempre :)
Grata por se manterem ao nosso lado nesta longa caminhada já de... 7 meses!!

21 comentários:

  1. Olá Rute

    quando li o título no "painel", pensei: "agora é que vai doer!" ;)

    Mas é um tema que tem muito que se lhe diga. Depois de ler o teu texto, apeteceu-me já começar a escrever, há tanto por onde pegar, tanto para reflectir!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bom Claudia!
    Era isso mesmo que pretendiamos, desmistificar a palavra M... :)
    Ainda bem que o nosso texto de introdução motivou-te a escrever!
    Beijinhos.
    Fiquei muito feliz com o teu feedback acerca do livro.
    É muito viajado o "pequeno". A Isabel de Matos da Escola É Bela também já o leu. E a Pequete do ArtJornal igualmente! E claro a nossa Lina aussi!
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Rute,que legal esse tema para a fase final das fases da vida!Vou participar e passo para deixar o link de minha postagem.Bjs,

    ResponderEliminar
  4. Viva, Rute! :D

    Olha, adorei o vosso logotipo, senhoras donas 3R's!!! Liga aos 3 R's da Reciclagem! ;) Realmente... Se calhar também por essa feliz "coincidência" esta colectiva tem funcionado tão bem! :)

    Pois cá iremos nós em direcção à 7ª Fase! O texto introdutório está óptimo! E eu que almejo escrever posts mais pequenos, mas com este tema se calhar não vai dar outra vez... ;)

    Quanto ao livro, ("Como Comemos", refira-se), pois estou a ver que é muito viajado! Eu gostei muito de o ler, embora já fosse vegetariana há uns bons anos e já tivesse noção do que é tratado no livro, mas gostei na mesma, pois compila muita informação. Há uma outra vertente em relação aos animais que é todos os testes e experiências absurdas, até ao estropiamento e à morte a que muitos laboratórios os submetem para a produção não só de medicamentos mas também de cosméticos, shampoos... e os vulgares produtos de limpeza vendidos nos supermercados. Depois de ter tido acesso a essa informação (já depois de me ter tornado vegetariana) foi o cabo dos trabalhos a procurar os produtos de laboratórios que não testem em animais. O site da animal.org fornece informação sobre isso e foi através das listas deles dos laboratórios que não testam que fui conseguindo apurar-me nas minhas compras neste sentido (os medicamentos é para esquecer, mas como eu também não os uso não tive problema nessa parte).

    Pronto, lá me deste tu corda outra vez! ;)
    Muitos beijinhos e até onde nem a morte nos separa! :)
    Isabel Matos

    ResponderEliminar
  5. Olá meninas!

    Anne Lieri,
    estou gostando do vosso feedback em relação à 7ªfase! Pelo visto, continua o entusiasmo. Que bom!

    Isabel de Matos,
    é verdade! até onde, nem a morte nos separa!
    O Logo está muito bom sim. Foi o filho da Gina que elaborou para nós. Antes nem tinha notado que eramos as 3 R´s. Mas numerologicamente falando, o R é vibração 9, dai não ser nada de estranhar, termos dado tudo por tudo de nós para o colectivo.
    O 9 é considerado o "irmão da humanidade" :)
    O suposto altruista. Penso que sim, que somos, pois nossa intenção foi proporcional um momento muito agradavel a todos, de profundo crescimento enquanto revisitavam cantos empoeirados da memória.
    Gosto imenso quando ficas com a "corda toda"!!

    Beijinhos a ambas,
    Anne e Isabel.
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Ai mo Deuzoooo!!
    Que arrepio...
    mas vou continuar, conte comigo.
    Mas e depois...termina?
    Mas não pode ser, estou adorando participar.
    Podem inventar outra coisa...Vou ficar esperando, srsrs


    Rute, venho te pedir um voto para a Lethy, novamente, srsrs
    Este é blog dela e lá encontrarás o link para votar nos comentários
    bjos e obrigada

    http://lethymeureino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Olá, amiga do meu coração
    Feliz com o dia 15 último?
    Eu com o dia 15, 15, 17...
    Vejo que vc orou por mim... jorrou SERENIDADE em meu coração...
    Obrigada, querida companheira de mais essa caminhada por aqui na blogosfera...
    E, a do próximo ano vai ser de coação a coração... vc verá...
    Vamos espalhar o sentimento mais lindo do mundo...
    Vamos prosseguindo com muito carinho.
    Bjm de paz

    ResponderEliminar
  8. Oi queridas!

    SoniaConsult,
    excelente noticia você nos deu! Saber que não vai desistir e que quer mais colectivas organizadas por nós, é tudo o que uma pessoa quer ouvir para se sentir motivada.
    Fui lá no blog da Lethy mas não encontrei onde votar!

    Rô!!!,
    que bom que a Serenidade encontrou você e vice-versa! Assim é que eu gosto, tudo sereno, em plenitude. Te enviei vibrações positivas!
    Aqui vamos nós para a 7ªmaravilha da BCFV!
    As meninas ficaram entusiasmadas de ter mais uma fase para nos juntarmos.
    É bom demais fazer parte do clube das organizadoras. Não canso de dizer que vcs são insubstituiveis!!

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Olá, Rute!Este tema vai calhar em Setembro, no Outono(minha estação preferida!), que de certa forma é a estação da morte na Natureza, o Nascimento calhou em Março, Primavera, nascimento e acordar na natureza, foi propositada esta escolha...vocês, as super R's pensaram em tudo!Muito legal o logotipo!
    Ainda bem que temas mais um tema, e este é muito inspirador, apesar de aparentemente ser triste, o tema pode ser abordado de várias formas, como publicaste hoje. A minha imaginação já está a voar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Rute,
    lá vamos nós para o encerramento, que tbém pode ser um recomeço para alguns.Vai depender das diferentes óticas sobre o tema como vc explicitou.Portanto lá estarei, no dia 07/09.
    Vcs foram inspiradas na perspectiva desta blogagem.Está sendo motivadora demais.
    Bjinhos, ultra-marinos,
    Calu

    ResponderEliminar
  11. Gostei de ver a empolgação das meninas com essa fase.
    Estou curiosa e tenho certeza que teremos muitas pérolas para colher no próximo dia 15.
    Até lá!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Alegria!

    Lina,
    és capaz de ter razão...
    Sempre entendi o Outono como a 3ªIdade da Vida, mas gostei da tua visão das estações do ano. Também é uma das estações que mais adoro. Primavera e Outono que dupla dinamica não? São a plena transformação.

    Calu,
    7/SET é para a Teia Ambiental.
    15/SET é que é para a BCFV!!
    Concordo com você, está sendo uma blogagem que ultrapassou nossas espectativas. Esta 7ªfase então... Vai ser surpreendente!

    Gina,
    eu estou num entusiasmo só!
    Nosso texto tornou esta fase que era supostamente "mais densa" em "mais light".
    As meninas estão reagindo com super positividade. Isso é muito bom. Fico-lhes grata por verem a vida com olhos coloridos em vez do preto-e-branco, sem graça.

    Beijinhos a todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. E vou esperar um novo tema...
    Tão bom quanto esse.
    Aqui está o link para votar na lethy
    A enquete está na lateral do blog
    Obrigada bjos
    http://mundorosadanina.blogspot.com/2011/08/caocurso-pet-star.html

    ResponderEliminar
  14. Amiga Rute, estive afastada do blog por conta da minha mudança de endereço e mesmo assim deixei programada minha participação na última blogagem, infelizmente não pude fazer visita nenhuma as outras publicações, mas desejo corrigir isso no decorrer dos próximos dias e se tudo der certo visitarei um por um.
    Como sempre pode contar comigo para a próxima, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  15. Rute,
    achei bastante interessante o tema e vou participar, claro!!!
    Xeros!

    ResponderEliminar
  16. Rute...Vamos lá!!!
    O logo ficou perfeito..
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  17. Mas e eu que achei que era o final. Quanta ideia você colocou é só se inspirar nas dicas deixadas. Se Deus quiser eu vou continuar. Ok? Bjão.

    ResponderEliminar
  18. Pois é! Bem me parecia que o pessoal julgava que a BCFV já havia terminado!
    Felizmente NÃO acabou, NÃO :)
    Beijinhos a todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Rute já anotei na agenda a data e voltari com mais calma para verificar as suas orientações.
    Abraços e grata pelo carinho.
    Estou a te seguir para acompanhá-la melhor.

    ResponderEliminar
  20. Que bom Malu!
    Vou torcer para que vc consiga participar junto com a gente.
    Abraço!
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Rute

    Desculpe só agora está vindo responder ao seu comentário.

    Com certeza estarei presente e o tema é aonde todos chegaremos. Viemos do pó e a ele retornaremos. O lugar aonde todos nos encontraremos, a cada perda é um aprendizado, é uma perpararação.


    Beijos no seu coração

    ResponderEliminar