07 agosto 2011

MATURIDADE ECOLÓGICA NA TEIA AMBIENTAL

Dia 15 de JUL foi dia de Maturidade na nossa BCFV, e conforme já vem sendo hábito, mantenho a temática na Teia Ambiental.

Afirmavamos no post de abertura de temporada que «MATURIDADE não tem a ver com idade física. Por isso não quisemos balizar as fases em intervalos etários. Há pessoas que são imaturas a vida inteira. Há crianças e adolescentes que demonstram uma maturidade impressionante.»

Mas de fato, o grau de Maturidade passa por vários contextos:

Idade Fisica, é o grau mais visivel e que nos pode confundir. Julgar uma pessoa matura pela idade cronológica, aspecto físico, ou suposta experiência de vida;

Idade Afetiva, é aquele grau que pode ser mascarado. A pessoa esconde seus medos, inseguranças, carências, mostra-se compreensiva, faz supor que possui sentimentos maduros e que consegue gerir bem sua emotividade;

Idade Mental, é o grau de consciência, de si mesmo, do que o rodeia, de tudo o que existe, material ou imaterial. Pensar, raciocinar, reflectir com sabedoria e equilibrio;

Idade Social, é a passagem do egocentrismo para o comportamento social. Uma adaptação sadia e harmônica ao ambiente envolvente. A capacidade de se relacionar com o exterior, após aprender a relacionar-se consigo próprio.

É aqui que eu quero chegar, ao exterior, ao ambiente, à ecologia. Esta descentralização de nós mesmos acontece por escalas. Tal e qual um terramoto. Possui um epicentro que é o nosso ego e vai expandindo-se ao agregado familiar, à nossa casa, familia directa, amigos, colegas, ao local de trabalho, ao animal de estimação, ao bairro onde moramos... aumentando a escala gradualmente. A essa evolução chamamos Maturidade.

Por sua vez, ser imaturo é não se expandir, fechar-se dentro de si, da sua pequena visão, viver dentro duma miopia ilusória que lá fora tudo vai bem, jamais interferirá na nossa redoma de vidro: Olhos que não vêem, coração que não sente.

kkkkê! problemas ambientais? Nãhhh, na minha casa não usamos disso! kkkkê poluição? Que nada, eu desifecto tudo, nem ácaros deixo pernoitar na minha cama! kkkkê residuos e maus odores? Menina, despejo o lixo de manhã e à noite, tudo em saquinho próprio e comprei uns ambientadores ótimos, electricos, que bombeiam cheirinho no ar de x tempo em x tempo. Comprei um para cada assoalhada da casa!

Eu pergunto: - Ai é? Limpou e desifectou sua casa com produtos fortes, anti-bacterianos, tóxicos e alguns cancerigenos. E para onde foi essa água, suja e contaminada?

Quem é imaturo responderia: - Sei lá! Nem me interessa. Desde que não fique na minha casa!

Problema é que fica. Sempre ficam presenças dos produtos no chão, no fogão, forno, roupa de cama, roupa pessoal... Lembra daquele poderoso desengordurante que deixou seu forno como novo? Daquele removedor de nódoas dificeis? Do branqueador que deixou sua cuequinha com uma brancura invejável? Pois é... não faço ideia porque é que você tem alergias de pele... infecções urinárias... nem percebo porque está sempre pegando viroses, será porque seu sistema imunitário "encostou à bananeira"? Afinal está tudo desbacterizado, para quê ter um sistema imunitário de plantão o tempo todo?
Quando me perguntam onde é a sua casa, respondo: No planeta Terra.
Quem é a sua familia: Todos os seres vivos.

Você tem um animal de estimação: Tenho, uma osga na horta de varanda.Também já tivemos um carcacol que veio numa alface biológica, e uma lagarta linda,com muitas patas que foi das primeiras manifestações de vida na horta.Antes nenhuma planta vingava lá. Onde não há bicho, não há vida natural.

Você usa produtos anti-bacterianos: Não, não uso não. Nem quando se ouviu falar no perigo epidemico de Gripe A. O mundo microscópico possui as suas batalhas internas onde não gosto de interferir. Caso contrário mato o exercito bom enquanto extermino o exercito "mau". Preciso de todas essas bactérias para me ajudarem na fermentação do pão, do iogurte, das conservas, do vinho de kéfir, da pasta de mostarda... As pessoas admiram-se porque é que aqui tudo dá! Eu acho que é porque vivemos em harmonia com o ambiente.
-- --
O neurocientista António Damásio, n´"O Livro da Consciência" explica-nos esta passagem da consciência nuclear para a consciência alargada, do eu-enquanto-objecto (sendo a soma de tudo o que o individuo considera seu) para o eu-enquanto-sujeito (enquanto conhecedor de tudo o que o rodeia, pertencente a uma realidade maior).

Um exemplo muito simples é aquele individuo que come uma maçã. Ao nível duma consciência nuclear, ele degusta o sabor, a sensação de trincar, o saciar da fome, sendo esta uma consciência muito individual. Expandindo a consciência, ele pensa na macieira, se é fruta da época ou não, biológica ou não, etc...Tudo isto vai tendo ligações a outras temáticas, o acesso a uma visão holistica, consoante este individuo seja conhecedor e seu grau de maturidade seja evoluido. Deu para entender a diferença entre consciência básica e alargada?

O/Participações que servirão de ajuda para Despertar sua Consciência:

AromaDeCafé - Vamos melhorar Portugal com Lixo
EssênciaEstrelarMaia - Manifesto pela Noosfera
FloraDaSerra - O Veneno está na Mesa
CozinhandoComJosy - O Pão nosso de cada dia
LarEncantado - Água
PitacosDaMorgye - Alimentos para o novo tempo
Alma Mater - Segunda sem Carne
ConhecerKardec - Morte lenta e gradual dos rios de Rio Preto
Espiritual-Idade - Ano Internacional das Florestas
Natureza...lindaaaaa!!! - Eu participo, participe também
FractaisDeCalú - Por uma vida melhor

30 comentários:

  1. Um ótimo texto, para nossa reflexão. O quanto é necessário expandir nossa consciência ecológica, para o bem do nosso planeta(terra) e principalmente o nosso e de nossa grande família(todos os seres vivos). Muito bom o exemplo, com a maçã. Um ótimo domingo pra você, bjs. Ieda.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rute!Penso exactamente como tu, mas conseguiste fazer magia com as palavras num texto que curti da 1ª à última palavra, a ligação entre a maturidade e a consciência do mundo que nos rodeia está muito bem explicada dentro deste contexto do ambiente, embora eu acho que existe noutros contextos e a imaturidade egoísta das pessoas está cada vez mais presente. Nota 1000!Adorei! Bem conseguido, mesmo!
    Já publiquei a minha participação.
    Beijinhos verdes!

    ResponderEliminar
  3. Rutinha amada,

    Fostes fundo nesta postagem heim?
    É isto mesmo, concordo plenamente com tudo que dissestes.
    A humanidade está com a mente tão fechada e condicionada a tantos padrões, que não consegue expandir seu nível de consciência de forma global.
    O egoísmo fala alto e ninguém pensa no futuro do planeta.
    É tudo muito triste, devemos nos unir para que as sementes de nossas postagens possam germinar no coração de muitos irmãos, pois nossa Mãe Terra está implorando por ajuda.

    Como sempre não falta criatividade em suas participações, intercalando os temas da BCFV coma Teia, parabéns amiga!

    Um enooorme beijo neste Lindo coração Ecológico!!!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida parceira ambiental:

    Esse viver em harmonia com a Natureza, que em tempos idos era o padrão vigente, parece ser atualmente uma aberração de comportamento !!!
    Num mundo impecavelmente limpo, desinfetado e "morto", quem consegue compreender essa forma natural de viver ?

    Continue com seu convívio saudável com as bactérias, pois esse é o caminho certo.
    Quem viver, verá...

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Bom dia queridas amigas,
    grata por terem gostado do que vos trouxe e pela visita/comentário.
    Assim que possivel colocarei vossas participações na lista.
    Lamento a desconfiguração do texto. Vou ter de corrigir isso quando colocar os v/links. Como deixei agendado, ocorreu um problema qualquer que só consigo resolver com o Firefox e aqui só tenho o Internet Explorer.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Lindo, profundo e verdadeiro texto.Belo post,Rute! beijos,chica

    ResponderEliminar
  7. Gente,
    já coloquei os links e corrigi a desconfiguração. Agora vão-me perdoar, vou à praia que há muito não se via um sol bonito como esse por aqui. O Verão Português mais parece Primavera do que outra coisa!!
    Depois volto e visito todo o mundo da Teia e fora da Teia, tá!? Me aguardem.
    Beijo aquém e além-mar.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Como sempre querida Rute, seu texto me prendeu do inicio ao final, suas participações sempre são excelentes e de grande valor para todos que a lêem. Esse seu texto amiga, me fez lembrar das sábias palavras de Mahatma Gandhi " A terra pode oferecer o suficiente, para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos". Parabés pelo texto. Tenha um ótimo e saudável domingo...bjos

    ResponderEliminar
  9. Minha participação já está postada. Depois passo para comentar. Muita paz!

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida
    Às 18 h está programado o meu post...
    Mas, vc é genial relacionando a Maturidade aos hábitos de higiente e outros...
    É verdade mesmo.... quando pensamos que nada temos a ver... estamos sendo menos do que criança... pois elas são reponsáveis na medida da sua capacidade... e, muitas vezes, nos dão um show!!!
    Muito a pensar por aqui... mas confesso-lhe, amiga querida, como ficarão os mais pobres ou menos favorecidos que não podem se darem ao luxo de usar os adequados como vc, por exemplo???
    É tudo tão difícil... fico a imaginar como tem os cancerígenos baratinhos nos mercados ao acesso de todos... e de todas as classes sociais...
    O negócio ainda que conta é o dinheiro que fazem os inconscientes ou os que pensam só no próprio bolso...
    Bjs de paz e ecológicos

    ResponderEliminar
  11. Voltei!!!
    Para me dedicar às restantes postagens da Teia deste 7 de AGO.
    Obrigada por passarem por aqui, responderei lá no vosso espaço.

    Só quero esclarecer que este post não defende que se use produtos caros (supostamente amigos do ambiente).
    Noutros tempos usava-se produtos bem baratos como o sabão de barra ou até mesmo a lixivia normal que usada com parcimónia não tem impacto no ambiente.
    O sabão em barra é possivel de transformar em sabão liquido para usar na máquina. Bom, mas não me vou alongar nesta matéria, pois é ótima para outra postagem mais especifica.
    Aqui só se pretende mostrar a importância das bactérias beneficas na nossa vida, que acabam por ser exterminadas junto com as nocivas, nos casos de excesso de zelo na limpeza e desifecção.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Rute,
    aplaudo tua claríssima esplanação desses importantes conceitos tantas vezes ignorados por muitos.As relações nucleares que norteiam o dia-a-dia de grande parte da população mundial provocando as mazelas que aí vemos aos montes.
    Tomara que esse texto alcance larguíssimos horizontes e mentes tocando as consciências e consequentemente "alargando-as".
    Parabéns por mais esse incrível post.
    Mil bjinhos,
    Calu

    ResponderEliminar
  13. É muito importante ter essa visão holística, sair do pequeno mundo de nossos lares e olhar para o mundo. Ver o planeta como a nossa casa e assim cuidar de tudo o q nos rodeia. Muita paz!

    ResponderEliminar
  14. Rute querida, sua postagem me fez pensar. E adoro quando meu cérebro é colocado para funcionar além do meu ego.

    Gostei muito do que escreveu.

    Abraços

    Elaine

    ResponderEliminar
  15. Ruthy, olha que é um artigo digno de publicação mais abrangente, muito bem fundamentado, bela pesquisa...de certeza, que tal como eu, muitos ficaram com uma noção mais profunda da Maturidade!
    Mas ouve, e a Imaturidade?
    Pensa lá nisso e surpreende-nos...(como sempre)! :)

    ResponderEliminar
  16. Minha querida, Rute:
    Ambientalismo é uma questão de consciência, ou a gente tem ou não tem.
    Não se trata de vaidades, modismos ou conforto. Quem tem em si uma consciência ambiental coloca a natureza na frente de tudo.
    A Teia serve para tentar despertar consciências adormecidas. O despertador tem de tocar alto, mas ainda tem muita gente dorminhoca, que não está nem aí para a natureza, por julgar que a vida humana está dissociada da natureza.
    Consciência não se ensina, adquire-se.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderEliminar
  17. Menina!!!!!

    cada coisa que lia, ia me arrepiando...

    coisas que devemos saber para aos poucos ir colocando em prática...

    deixo beijos, e agradecimento pela visita...

    teia ambiental é uma teia de amigos...
    então, amigas para o que der e vier... certo???

    até mais querida...

    ResponderEliminar
  18. Olha, Ruthie, que tal começares a catalogar os teus posts também com o nome dos ingredientes usados na receita?
    É que me vejo aflita para encontrar receitas tuas já de algum tempo atrás...e acho que falo por todos os leitores fãs...:)
    Beijóka****

    ResponderEliminar
  19. Ola :)

    Tenho um blog de maquilhagem que se quiseres podes dar uma vista de olhos :)... e encontrei o teu blog porque estava a procura de receitas de iogurte caseiro com agar agar... e ao ler a lista de ingredientes vi que la estava fermento para iogurte... Onde se compra? tenho andado louca a procura e ainda nao encontrei.

    Fico á espera que me possas ajudar, vou passando aqui para ver a resposta.


    Obrigada desde já :)

    ResponderEliminar
  20. Olá minha gente querida,
    desculpem a ausência mas as blogueres também têm de trabalhar :)
    Apesar de não apetecer nada!!

    Obrigada por deixarem vossa opinião sobre o tema postado.
    Vou agora, apenas responder a algumas perguntas directas:

    ZININHA,
    gostei muito do que você mencionou,
    Teia ambiental também é teia de amigos.
    Conte com minha amizade verdadeira, ouviu.

    MARYZITA,
    a lista de ingredientes é interminável.
    Tenho alguns como Tofú, Soja texturizada, Seitan, ... mas não faz sentido colocar por ex, cenoura, iogurte... tudo é uma questão de hábito. Aqui neste blog espera-te um novo padrão de vibração :) e de catalogação.
    Diz-me o que procuras Amiguita?

    SILVIA
    seja bem-vinda ao meu espaço. Em breve visitarei o seu também.
    Quanto ao fermento de iogurte, existe à venda aqui:
    Efeito Verde

    Beijinhos a todos.
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Já encontrei a tua tarte crua de xiclate... :)
    Beijinho***

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    Agradeço a sua visita na minha entrevista e lhe deixo o meu carinho de coração a coração:

    "Verdadeiros amigos independente da distância sempre serão AMIGOS!"


    Tenha uma noite abençoada e conte sempre com a minha pobre oração,
    Bjs de paz
    Roselia

    ResponderEliminar
  23. rute....na sua cidade tem praia???? obrigada pela visita nos meus bordados!! bjo

    ResponderEliminar
  24. Uma convocação à reflexão!!! Parabéns!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  25. Rute minha querida amiga vim agradecer seu comentário lá no meu blog, obrigada pelas palavras, tbém tenho muito orgulho de vc, e posso te dizer de coração, que tem muitas coisas que aprendi e estou aprendendo com vc, sempre procurei fazer o que é correto em minha vida, sempre procurei os bons caminhos, a respeitar o ser humano e os animais, a minha conciência em relação ao meio ambiente, sempre existiu, mas se intensificou a partir do momento que conheci vc, e isso devo a Lina querida, que me apresentou a vc, devo a blogsfera que muito nos ensina. Eu que agradeço amiga, por vc ser essa pessoa maravilhosa que é...bjos

    ResponderEliminar
  26. Ai meu Deus, Josy,
    assim eu não aguento de emoção!
    Se já estou super contente de você e da Lina terem aderido à Segunda Sem Carne, mais ainda de tanto carinho e dedicação.
    Que palavras tão doces e sinceras.
    Obrigada Josy.
    Gosto muito de você. Aliás não sou a única, veja quantos comentários na sua "cozinha virtual". Todo mundo te acha muito querida e especial, porque realmente vc tem essa consciência do quanto é importante respeitar as pessoas, os animais, a natureza em geral.
    Bela embaixadora da Teia Ambiental na blogosfera.
    Beijos!!!
    Rute

    Restantes amigas/comentadoras, obrigada pela visita e pelo feedback, é bom saber que gostaram do texto e que se deixaram entrar em reflexão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. Olá Rute. Depois volto para ler com atenção, só vim dizer que "aquilo" lá no blog é cuscuz. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Adorei o seu blog, conheci através do blog Dicas Green.

    Já estou seguindo :)

    Bjss

    ResponderEliminar
  29. Olá, querida
    Obrigada pelo carinho da sua amizade...
    Tenha um dia abençoado e feliz!!!!
    Bjs fraternos de paz

    ResponderEliminar
  30. Rute,
    demorei mais cheguei, tive uma semana meio atribulada.Agora, já está voltando a normalidade.Fiquei motivada com tuas publicações e me lancei na empreitada com vcs, na Teia Ambiental.Quero poder contribuir.
    Amanhã minha publicação da BCFV estará na telinha.
    Tenha uma semana luminosa.
    Bjinhos ultra-marinos,
    Calu

    ResponderEliminar