24 agosto 2011

VAMOS "QUEIMAR" SOUTIENS P/LIBERTAR O PLANETA?

A proposta que vos trago hoje, não é assim tão ousada como parece, e não é uma queima propriamente dita! Assim como não o foi na década de 60, onde uma manifestação contra o concurso Miss América 68, ficou famosa quando um grupo de mulheres depositou no chão do Atlantic City Convention Hall, soutiens, sapatos de salto alto, postiços de cabelo, lacas, maquilhagem, revistas, espartilhos, e toda a sorte de instrumentos de tortura femininos.

Ninguém queimou soutiens, mas quem conta um conto, acrescenta um ponto e a atitude "incendiária" do movimento de libertação feminino, serviu de simbolo embelemático a todas as manisfetações que se seguiram nessa época de contestar conceitos ultrapassados e padrões rigidos de beleza.

Voltando ao ano 2011, mais precisamente ao mês atual e ao próximo mês... dou-vos a conhecer um movimento ecológico com caracteristicas comerciais. Sendo louvável de qualquer forma, desde que seja aproveitado com consciência.

A marca Intimissimi está a promover uma campanha ecológica em que o seu velho soutien vale 3 euros na compra de um soutien novo, até 31.12.2012. O primeiro objectivo da marca foi reciclar este tecido, em material para isoladores acusticos. A campanha já dura há ano e meio, desde OUT.2010 e o sucesso tem sido tal que se pensa alargar a reciclagem também ao restante material incluido nos soutiens, como outros itens de retrosaria.

Em Portugal só agora é que se ouve falar de reciclagem de lingerie, mas na Europa já existem sistemas mais elaborados com apoio comunitário, em que a população remete os soutiens usados pelo correio para centros de recolha. Muitos destes centros estão ligados a campanhas de solidariedade, na luta contra o cancro da mama, contra a pobreza... à semelhança do que temos recentemente com as tampinhas e as proteses para crianças sem membros.

É tão fácil ajudar! Só precisamos de visão alargada, informação e poder de acção.
Muitas causas bacanas nascem da união em prol do bem estar comum.

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:
Campanha CTT - Esta caixa vai mudar o mundo
Bota-Minuto Campanha de Solidariedade
Promessa Timberland cumprida
Pontos BP e Reflorestar é preciso!

20 comentários:

  1. Óptima ideia!E como juntamos soutiens velhos!Eu nunca sei o que fazer com eles, porque penso sempre que as pessoas não querem para voltar a usar. A roupa, costumo dar para pessoas que conheço e precisem, para dar novo uso. Vou aderir a esta campanha, com certeza!Obrigada por avisares. Sempre alerta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Rute, que boa ideia essa! A gente se livra da lingerie velha de um jeito mais consciente e ainda ganha um incentivo para ganhar lingerie nova! Todo mundo ganha :-) Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rute!

    É importante essa divulgação, em prol de causas nobres, pois, como você bem diz, é fácil ajudar, só basta querer, e ter informação.
    São imprescindíveis esses movimentos de solidariedade,em prol do bem comum.

    Um abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  4. Nossa! Muito bacana mesmo! Seria bom se todas as indústrias fizessem isso. O planta agradeceria! Valeu Rute, se não fosse seu post, acho que tão cedo eu não saberia.Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia a campanha, mas é uma pena que tudo o que usamos não dê para reciclar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Excelente campanha Rute.
    Que seja para todo o mundo.
    Xeros

    ResponderEliminar
  7. Rute querida que idéia bacana, aqui no Brasil ainda não se fala nessa campanha, mas seria ótimo se tivesse no mundo todo. Afinal tanto desperdicio, poderia ser usado em outro tipo de matéria prima. Os meus qdo ficam velhinhos jogo-os fora. Muito bom o texto amiga
    Rutinha vc é muito chique, não faço nem idéia do que seja Cordon Bleu, mas vou a caça pra saber do que se trata. E o que é isso: Seitan??? E eu que achava que ja sabia muita coisa de culinária kkkkk que ledo engano...bjocas

    ResponderEliminar
  8. Rute a postagem está excelente. Excede em muitas coisas que tenho lido e assistido. Hoje fui a uma conferência da pegada de carbono, modificações climáticas e para mim, o único que falou o que estava engasgado foi o representante do Greenpeace. Nada como tirar do papel e passar para pratica, principalmente se o começo é em nossa casa. Parabéns,

    Elaine

    ResponderEliminar
  9. Uma boa campanha, apesar de não ser inédita em Portugal, já que outra marca também já a fez. Vou revirar a minha gaveta, acho que vou aproveitar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. interessante isso, pois quando um sutião meu não me serve mais eu coloco no lixo!

    ResponderEliminar
  11. Rute, você tem um blog encantador!

    Tem sorteio lá no blog
    Abraço
    Lara

    ResponderEliminar
  12. Olha... não fazia ideia de que isto era possível! Por acaso acho que nunca deitei um soutien fora, tou tipo Lina, acho que ainda me pode ser útil. E às vezes são xD mesmo que não seja para os usar eheheh. Mas esta campanha é muito boa... quem me dera que avançasse para as outras lojas... :/

    ehehe obrigada pela boa informação!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Amiga, além do ato de solidariedade evitamos o desperdício e a agressão ao nosso PLANETA.
    Abençoada seja!
    Abraços

    ResponderEliminar
  14. ahahah, vamos queimar soutiens! Só tu! :))
    Eu por acaso aqui há tempos apeteceu-me queimar os meus, quando começou a ser difícil apertá-los.... não que o peito tenha aumentado, o que aumentou foi o "perímetro costal" - mas depois descobri aqueles extensores milagrosos, e a coisa resolveu-se sem recurso a medidas drásticas.
    Boa ideia, sim senhora, qdo quiser renovar o stock já sei onde hei-de ir.

    P.S. - passei 2 dias a fotografar vacas, porcos, cabras e ovelhas, felizes ao ar livre! Fiquei mais feliz ainda do que eles! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Chorar é como lavar a alma, pode ocorrer por vários motivos,
    quando se é do coração é pura e verdadeira.
    É bom quando algo ou alguém nos prende a atenção por segundos como a lua,
    é um ser que encanta.
    Gostei, o amor é: "Amor é carinho, é ternura, é ação...
    É sentimento que vira canção."
    Deus é a mais pura essência do amor,
    cabe a nós aprender com Ele a amar de verdade.
    Bjs, abençoado tarde,,muita paz na sua vida.
    A mensagem de hoje é de um amigo que deixou no meu blog.
    Por ser linda e verdadeira
    sem poder digitar por muito tempo.
    Razão da minha cola só não sei é viver sem você.
    Com carinho,Evanir.
    Estou conhecendo você através do blog de uma amiga que eu chamo Meu céu,
    Li varias postagens da blogagem coletiva
    estão lindas.
    estou te seguindo gostaria muito de ver vc no meu blog.

    ResponderEliminar
  16. Que ação interessante a dessa companhia. Acredito muito na reciclagem como uma das formas de melhorar o nosso planeta. Esse ato tb abre as mentes para perceber a problemática do outro. Embora ainda de maneira muito embotada, mas já é um começo. Muita paz!

    ResponderEliminar
  17. Oh pa, Rute! Por momentos pensei que este já era o post da Teia Ambiental e que ias relacionar a queima dos soutiens com a Melhor Idade! Ah Ah!
    Perdoa-me, eu hoje estou para a brincadeira, passei o dia a dizer maluqueiras! :D
    Gostei de saber desta campanha, mas se me ponho para aqui a falar de soutiens... vou dizer mais uma: aqui há uns tempitos eu e uma cunhada minha (eu copa E e ela copa A, para que se perceba) estávamos em arrumações (em casa dela) e dizia-me ela, "puxa, estou farta destes soutiens, já os tenho há anos, queria comprar uns novos e mais sexy e estes nunca mais se gastam" e eu a responder-lhe "realmente, como as coisas são, os meus então quase nem um ano duram, ando sempre a barafustar por ter que ir comprar um novo e ainda por cima caros e é raro arranjar algo sexy deste tamanho!"
    É verdade! Na Intimissimi então nunca há para o meu tamanho ;)
    Deixa-me mas é ir embora, que isto hoje não dá! :D
    Beijinhos, amiga
    Isabel

    ResponderEliminar
  18. Olá a todos,

    tenho acompanhado os gentis comentários e consequentemente, visitado o vosso espaço para retribuir o carinho.

    Fico muito feliz de receber tão encantadores elogios ao blog e à BCFV.
    Obrigada de coração.

    Verifico que este tema soutiens deu pano para mangas e as meninas sentiram-se espirituosas para gracejar. Fizeram bem, pois assim eu termino o dia a rir à gargalhada com o desfecho da Isabel de Matos (hoje estás possuidissima!). Estou a rebolar de tanto rir (que doida!).
    Bem, vou-me recompor.
    Beijinhos colectivos.
    Até breve no vosso espaço.
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Vai lá ver o que te respondi! :D
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  20. Eu já participei nessa campanhia! ;) Excelente!

    Bjs

    ResponderEliminar