01 setembro 2011

A_MIGA NA FRIGIDEIRA COM TOFÚ DE ALGAS GRELHADO

Eh eh eh, mais um trocadilho de linguagem.
É óbvio que não meti a "amiga" na frigideira, mas as migas de batata da Claudia resultaram em mais amizadeias. As migas da Claudia tiveram origem nas migas do blog Iguarias Caseiras. E já depois deste post ter sido publicado a Lina presentiou-nos com as suas migas deliciosas. Quem mais segue a procissão?
Ao cozinhar só para um, titulei a receita no singular, e as migas transformaram-se em a miga (tudo tem uma explicação por mais nonsense que pareça ser).
O tofu de algas é de compra e fiquei super fã.

INGREDIENTES:
  • Óleo de girassol;
  • 1 Cebola pequena;
  • 2 dentes de Alho;
  • 2 Batatas médias;
  • 1 Tomate maduro;
  • Espinafres baby da horta de varanda;
  • Molho de soja;
  • Água quente;
  • Pimenta em pó;
  • Pitada de açúcar;
  • Coentros frescos picadinhos;
  • Tofu de algas grelhado;
  • Manteiga de soja para o grelhado;
  • Lima para decorar.
CONFECÇÃO:
Numa frigideira ou wok, refogue uma cebola às meias luas finas com tomate cortado. Junte as batatas em cubinhos pequeninos para que cozinhe mais depressa (mesmo assim vai demorar um pouco). Refogue nos próprios sucos dos vegetais temperados com molho de soja.

De seguida, junte água quente, deixe cozer e evaporar parte da água. Quando sentir que a batata já permite espetar um garfo embora ainda esteja algo dura, adicione os espinafres, tempere de pimenta e pitada de açúcar para retirar acidez do tomate.

Mais tarde, com um garfo migue as batatas dentro da frigideira e ainda ao lume. Depois de estarem todas migadas, deixe ainda ao lume para ganhar corpo, teste sabores, retifique temperos, anexe os coentros frescos picados. Apague.

Enquanto isto, grelhe o tofú saido diretamente da embalagem para o grelhador de placas duplo. Sirva com uma noz de manteiga em cima e 2 fatias de lima, acompanhado da miga de batata. Ao comer faça soltar o suco da lima em cada pedaço de tofu que vai à boca :)

SUCESSÃO DE AMIZADEIAS:
Amizadeias 1 - Salteado de Marylini e Fava
Amizadeias 2 - Rancho de Frigideira
Amizadeias 3 - Dobrada de Frigideira
e o presente post é o Amizadeias 4!!

26 comentários:

  1. Somos descendentes de italianos e aqui as migas de pão eram as mais feitas...
    Minha avó materna tinha uma mão divina para fazê-las, pois como aqui há os omeletes, por lá essa iguaria era a campeã.
    Até hoje fazemos, mas o gosto não é o mesmo!
    Vou tentar fazer esta, eu adoro sites de culinária e vou ver este que você mencionou aqui.
    Grande abraço, minha querida.
    E que bela interpretação deu ao poema da Hilda Hilst, lá no INFINITO.É por aí mesmo...

    Gosto demais das suas passagens por lá.

    ResponderEliminar
  2. Ah! Meu maridão está lhe seguindo aí... rsrsrsr olha acarinha dele aí, em seus seguidores.

    ResponderEliminar
  3. Oi Malu,
    seu maridão é o Profex?
    Gostei demais do livro dele.
    Pede para ele continuar escrevendo os capitulos...

    Abraços além-mar para vcs os dois.
    Gostei da sua dica de migas de pão.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Olha que bom que deve ficar com espinafres e coentros! Adoro espinafres, adoro coentros, esta amizadeia vai ter uma réplica! :)
    Tenho bastantes batatas da Beira Alta, tenho que lhes dar uso. Migas de batata prá frente!
    Agora o tofu de algas... well... algas ainda não... ;)
    Gostei muito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Voltei, para variar. Respondi-te no meu blog, mas esqueci-me de falar dos livros. Estou quase a acabar o teu, depois só quero tirar umas notas. Se fosse meu já estava todo sublinhado :)) - mas fica descansada que não lhe fiz nada! Em relação ao que está com a Lina, pois eu estou interessada, se ela não se importar, fico à espera. Eu depois falo com ela sobre isso. Ou então ela passa aqui e fica já a saber. :)
    Pois, o livro está-me a fazer muito bem, sim senhora. Ontem fiquei contente de ver no "Oprah Winfrey Show" o tema da alimentação em destaque, foi muito interessante. Felizmente as pessoas estão a ficar cada vez mais alertadas para os problemas gravíssimos a vários níveis, causados pelo excesso de consumo de animais. Então por lá é tudo em milhões, até arrepia.
    E pronto, é SÓ isto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Essas receitas amizadeísticas sempre saem bem né Rutinha, é um verdadeiro telefone sem fio hehehe.. O prato ficou apetitoso..., espinafres , adoro...bjkas

    ResponderEliminar
  7. Rutinha minha irmã,

    Está tudo tão lindo que estou comendo com os olhos...e como nossa querida Josy, também adoro espinafre.

    Um grande beijo em seu Iluminado coração!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rute!Como não podia deixar de ser: já fiz, comi, fotografei e publiquei esta maravilha!Que delícia de prato, fiquei espantada em como ingredientes tão simples possam resultar numa coisa tão boa!Vou passar nas outras amigas pra contar!
    Eu estou a ler o livro, mas a leitura é um pouco mais atenta, estou a gostar! Depois falo com a Cláudia, já vi o comentário aí em cima!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute.
    O aspecto do seu prato é ótimo, fiquei com vontade de esperimentar e vou tentar fazer, pelo menos imitar.
    Beijos.
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderEliminar
  10. Lá vou eu, a sagitariana perguntadeira agir: qual a origem do nome "migas" e o que é "migar" ?
    Migas de pão e açorda são a mesma coisa ?

    Mesmo sem saber o significado, parece muito bom e fácil de fazer, menina das idéias !!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Que prato mais lindo hummmm o sabor deve ter ficado maravilhoso bjs querida!

    ResponderEliminar
  12. Olá, minha flor
    Sabe que Deus tá ouvindo a sua prece... já estou até atualizando o meu passaporte...
    Vc virá pra cá muito em breve e eu praí...
    rsrssr...
    Para Deus nada é impossível...
    Bjm de paz e vamos nessa comelância gostosa que é o seu blog... rsrsrs...

    ResponderEliminar
  13. Olá minhas queridas!
    Experimentem as migas, são fáceis de confeccionar e deliciosas ao paladar.

    FLORA,
    as migas de pão são açorda sim.
    Mas estas migas são de batata.
    Migar é esmagar as batatas na frigideira. No blog da Lina (já coloquei o link no meu post) dá para ver a foto do migar.
    Eu miguei com o garfo.

    ORVALHO,
    deus a oiça! Portugal quer ir ao Brasil e o Brasil quer vir a POrtugal!!!

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Sinto-me honrada pelo facto de uma simples migas de batatas com pimentos, da cozinha alentejana, serem enriquecidas com outros ingredientes e transformarem-se em verdadeiras iguarias.
    Obrigado pelas palavras simpáticas no Iguarias Caseiras.
    Que ótima sugestão, de migas de batata com tofu.
    Bjs e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Olá Belocas!
    Sejas muito bem vinda ao meu humilde espaço :)
    Grata pelos elogios à variação das tuas migas.
    A receitinha tipicamente alentejana deu azo a muita criatividade. Nós estamos imparáveis.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Tão apetitosinhas que ficaram as tuas migas Rute e não fosse eu Alentejana hehehe, migas de batata ou pão é comigo adoro e acho que fazem um optimo acompanhamento,


    beijinhos e tem um excelente fim de semana!!

    ResponderEliminar
  17. Que bons "frutos" rendem a amizadeias, Rute.Cada receita criativa e colorida que desperta o apetite.Nunca provei o tofu, mas como já ando muito ousadinha na cozinha, logo estarei aqui te contando o que achei dele.
    Bjos e bom fim de semana.
    Calu

    ResponderEliminar
  18. Têm muito bom aspecto amiga tenho e provar um dia bjokitass

    ResponderEliminar
  19. Rute, passo rapidinho para olhar o que você anda aprontando na cozinha e para te convidar para uma blogagem que acontecerá no próximo dia 5 (foi tudo decidido às pressas mesmo, rs). Vários blogs de culinária vão postar um texto para se manifestar contra a cópia não autorizada de conteúdo dos blogs. Se quiser participar, entra em contato comigo que explico melhor e passo as coordenadas :-)

    O convite é extensivo a suas leitoras blogueiras!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  20. Acho que aprecio tudo o que leve pão. As tuas migas ficaram muito bem com certeza. Acreditas que nunca experimentei tofu? Fiquei com ainda mais curiosidade sobre que paladar terá. O mais difícil vai ser convencer o maridinho a provar comida mais alternativa.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  21. O meu pai adora migas! (vá, tinha de ser, é alentejano xD) mas para comer o resto das coisas "vegetarianas" já é mais dificil... Mas pouco a pouco tenho-o feito provar da minha cozinha xD Pelo meu lado eu já não sou muito apreciadora das tais migas (apesar de adorar açorda. vai-se lá saber!)

    De qualquer das formas o prato parece muito bom e original com essas migas de batata. Nunca provei esse tofu, mas já que aconselhas, qualquer dia é dia santo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Oi Rute, bom dia e bom domingo. Agora aqui no Brasil são 7hs20min. Já fiz minha postagem e não pude deixar de notar essa receita apetitosa! Me deu água na boca! Fiquei com fome.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  23. Rute, desculpe a pressa, esqueci completamente que dia era hoje. Estou preocupada com minha irmã que fez cirurgia de mamas e esqueci que dia 05 é amanhã. Mil desculpas.

    Vou deixar pois hoje é um dia que quase ninguem visita blogs.

    Abraços e desculpa,

    elaine

    ResponderEliminar
  24. Obrigada a todas pelos comentários.

    ADRI,
    ok, depois entro em contacto com você para saber pormenores sobre o protesto.

    ELAINE,
    já lhe enviei um mail, espero que vc tenha visto. O dia da Teia Ambiental é dia 7, mas não tem problema algum, deixe postado a 4. Ninguém se chateia por isso.
    Desejo-lhe as melhoras da sua irmã.

    Beijinhos coletivos.
    Rute

    ResponderEliminar
  25. Olá, Rute!
    Vi o seu Blog e achei uma graça. Já sou seguidora.
    Convido você a conhecer Sapatinhos da Dorothy, se gostar me siga também para trocarmos ideias.
    Abraço,
    Sandra

    ResponderEliminar
  26. Lá vou eu em busca "Tofu de algas"... :))

    ResponderEliminar