22 setembro 2011

BAVAROISE LIGHT DE MORANGO/MAÇÃ/FRUTOS DO BOSQUE

Não era suposto publicar uma sobremesa logo a seguir à outra, mas como estas sobremesas são muito lights, vitaminadas e saciantes, até são aconselháveis antes da refeição pois assim estarão a retirar apetite para outros alimentos mais caloricos.

A agar-agar satisfaz bastante, tenho notado isso.
Descobri esta informação aqui:
«Auxilia no tratamento da obesidade, combate a flacidez e a celulite. Fortifica as unhas e revigora o couro cabeludo. Atua também na prisão de ventre, por ação mecânica aumentando o peristaltismo intestinal.»

Beba muita água durante o dia para que a ágar-agar ajude a inércia intestinal.

INGREDIENTES:
  • 700 gr de Morangos já preparados (sem pé verde);
  • 1 Maçã reineta;
  • Leite de soja com sabor a frutos do bosque;
  • 1 xicara de leite condensado caseiro* (ou de compra);
  • 2 colheres (sopa) amido de milho (maizena);
  • 2 colheres (sopa) agar-agar em flocos (gelatina vegetal);
  • Morangos para decorar - opcional.
*LEITE CONDENSADO CASEIRO DE FRAMBOESA:
  • 1 xicara de Leite em pó de aveia (ou de soja);
  • 1/2 xicara de Frutose;
  • 1/4 xicara de água fervente;
  • 1 colher (sopa) manteiga vegetal;
  • 1/2 xicara de Xarope de Framboesa.
CONFECÇÃO:
Portanto, usei leite condensado de Framboesa na bavaroise. Podem saber como preparar neste link. Os ingredientes estão em cima.
Relativamente à bavaroise, é simples!
Num liquidificador, juntar os morangos, a maçã sem caroço mas com casca, encher de leite de soja até cobrir as frutas, mais o leite condensado, maizena e agar-agar. Triturar tudo uns segundos, velocidade 5.

Se tiver bimby, programe 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100.

Se não tiver, leve ao lume num tacho, mexendo sempre para não deixar pegar até ferver 10 minutos.

Deite numa forma de pudim, previamente passada por água.
Deixe arrefecer e depois leve ao frigorifico de um dia para o outro.
Pode servir bastante fresco, mas se deixar amenizar o frio obterá uma textura mais fofa.

18 comentários:

  1. uma sobremesa muito saborosa e para comer sem ficar com pesos na consciência.
    gostei de ler os benefícios da alga agar-agar.

    ResponderEliminar
  2. Hummmm, que cor apelativa, imagino que muito saborosa!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Tu realmente dás cabo da gente com estas sobremesas saudáveis...adoro amiga...bjokinhas Rutinha

    ResponderEliminar
  4. suas sobremesas são de dar agua na boca...obrigada pelo carinho....um lindo dia para vc.....beijos

    ResponderEliminar
  5. Ai credo, mulher! Parece que adivinhas as maleitas do próximo...é que eu sofre de unhas fracas, porque roo-as até doer, desde bébé! Ora, tu cientista gastronómica, acabaste de "descobrir" o remédio que eu precisava...é que nem os vernizes amargos me seguram!
    Linda apresentação, amei***

    PS - Um dia destes conto-te o que andado a fazer...bisous***

    ResponderEliminar
  6. Assim não dá... Uma atrás da outra. Dás cabo de mim.
    Agora quando chegar a casa tenho de ir fazer, né..

    Bjos
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Olá companheiras de blogosfera!

    Para falar verdade, eu e a filha, andamos viciadas nestas sobremesas. Tenho experimentado comer 1 hora antes da refeição e quando almoço ou janto, já não tenho aquela fome devoradora.

    A filha que chega sempre da escola parecendo o Monstro das bolachas, aceita de bom agrado trocar as bolachas por uma fatia de bavaroise light. Mas o apetite dela não se acaba :) O que vale é que é magra.

    Quanto às unhas e cabelo, ainda não testei a veracidade da informação. O que sei é a gelatina contém colágeno, e que o colágeno constroi uma matriz onde se fixarão os minerais que suportam a fortificação e o crescimento das unhas e do cabelo. Porém, se a pessoa consome uma alimentação POBRE em minerais, nada feito.

    Convém verificar que minerais são necessários às unhas e ao cabelo! E não roer, claro menina MARY!!! Isso são nervos?
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Rute, a cor dessa bavaroise é hipnotizante! Ficou linda. Gostei da dica do ágar-ágar para apaziguar o monstrinho dos biscoitos (estou com um dentro de mim, acho que de ansiedade). Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Rute minha querida que beleza de sobremesa Jeus Amado!! Sómente a cor já mexeu com meus neuronios alimentares kkkk A cor está magnifica, e a receita achei bem fácil. Certamente está deliciosa. Rutinha, eu estou em plena felicidade. Fiz meu iogurte ontem, a luz do sol, ele ficou lindo, uma delicia, estou extasiada, com que a Natureza pode nos oferecer, vou publicá-lo essa semana ou na segunda próxima, isso devo a vc minha querida, que sempre que venho aqui só levo bons ensinamentos. Não vejo a hora de mostrá-lo a voce especialmente e as nossas amigas. Aguarde

    ResponderEliminar
  10. Olha que bela cor é prima de uma que fiz há pouco :-) gostei da cara desta sobremesa, esse agar agar já comprei em tempos mas não fiquei cliente nem sei porquê :-) ideias novas para mudar são sempre boas. bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá, Rute!Saber que posso consumir esta delícia sem culpas é um balsamo para as minhas formas redondas:)Fiquei curiosa como os iogurtes da Josy, ô mulherada trabalhadora que eu encontro aqui!Só novidades, e das boas!
    Beijinhos cor de rosa

    ResponderEliminar
  12. Essa sobremesa está me deixando cheia de água na boca ! Que cor maravilhosa, que aparência apetitosa !
    Amanhã mesmo vou comprar agar-agar, que não tenho em casa faz um bom tempo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Ficou linda essa sobremesa com essa cor maravilhosa e o sabor hummmm sucesso garantido bjs flor!

    ResponderEliminar
  14. Variações Sobre Um Tema, "à Rute". Também gosto de fazer variações sobre um mesmo tipo de coisa... ;)
    E também fiz uma musse de lima com agar-agar na Terça passada, que engraçado!!! :)
    Estas tuas devem ser ótimas!
    Beijinhos
    Isabel Matos

    ResponderEliminar
  15. Olá miúda, ando desaparecida.Mas moi je não consegue estar parada e depois da IES tive que arranjar mais trabalho.Enfim!
    Toca a comer sobremesas dessas, não engordam e ainda fazem bem a muitas coisas.Uma cor linda.

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Adoro bavaroises! Está tãoo bomm, não dá para mandar uma fatia, não? ^^' Ainda por cima de morango :)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Imensas sobremesas muito bem conseguidas aqui!
    Tem imenso jeito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar