25 setembro 2011

MANTO BRANCO DE AGAR-AGAR COM KIWI

Vocês não se importam que eu apresente variações dum mesmo tema, pois não?
O objectivo é demonstrar a versatilidade da agar-agar nos doces, evitando usar natas e ovos.

INGREDIENTES:
  • 1 lata de leite de coco (marca Globo);
  • 1 lata ou xicara de leite condensado de soja (usei caseiro);
  • 1 lata de água mineral (usar como medida a lata do leite coco);
  • 1 xicara coco ralado;
  • 1 + 1/2 colheres (sopa) amido milho Maizena;
  • 2 colheres (sopa) agar-agar em flocos;
  • Kiwis para decorar;
  • Calda fina de açúcar para pôr por cima.
CONFECÇÃO:

Num liquidificador deitar todos os ingredientes à excepção dos kiwis e calda de açúcar. Triturar uns segundos, velocidade 5.

Se tiver bimby, programar 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º.

Se não tiver, levar ao lume num tacho, mexendo sempre para não deixar pegar até que ferva 10 minutos seguidos.

Deitar numa forma previamente molhada com água fria. Deixar arrefecer. Levar ao frigorifico no minimo 4 horas. Preferivel de um dia para o outro.

Para servir, decorar com kiwis fatiados e fazer uma calda leve de açúcar com 3 ou 4 colheres (sopa) de açúcar e 2 de água.

19 comentários:

  1. Olá!!!

    Não me importo nada!!!
    Assim fico a conhecer melhor essa versatilidade!
    Nunca comprei nem esperimentei :/

    esse pudim ficou perfeito!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Voltei para corrigir um erro ortográfico que só vi depois de publicado!

    Experimentei - melhor escrevendo ;)

    ResponderEliminar
  3. Conhecer alguém aqui e ali……
    Segui perfume e encontrei este espaço.

    Um beijo da Nita. Hoje de bom fim de semana, que aqui tem sol!

    ResponderEliminar
  4. Olá Isa!!

    não necessitavas corrigir, eu entendo de igual forma, com ou sem erro ortográfico :)
    Ainda bem que alinhas nesta viagem ao mundo agar-agar. Já deves estar habituada às minhas descobertas de novos territórios gastronomicos.

    Olá Nita,

    bem vinda ao mesmo espaço.
    Fico contente de ter visitas novas no PPP.
    Fique à vontade para conhecer o espaço.

    Beijinhos e resto de bom fim-de-semana para ambas.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Quanto capricho, Rute!
    Acho o kiwi uma das frutas de efeito mais bonito em qualquer prato, além do sabor e das propriedades nutritivas. Diria que é um belo manjar branco!
    Já estou elaborando mentalmente a última etapa da nossa coletiva, em doses homeopáticas.
    Bom finalzinho de semana!

    ResponderEliminar
  6. Rute minha querida amiga, mas que bela sobremesa encontro aqui,menina mais caprichosa do que isso, só duas Rutes rsrsrs. Que linda flor ficou essa delicia. Gostei por demais, e estou tentada a experimentar o agar agar. Aos poucos estou usufruindo de todas suas novidades (pelo menos para mim) gastronômicas. Miga, amanha estou publicando o iogurte. Ai ai fiquei tão feliz... Bjos um ótimo finalzinho de domingo

    ResponderEliminar
  7. Amadas Gina e Josy,

    o verdinho do kiwi é lindo demais, mas no branco então, fica majestoso, não é mesmo?

    A flôr de kiwi, de facto, ficou maravilhosa. Mas nunca pensei que o sabor do kiwi ligasse tão bem com coco. Foi a primeira vez que juntei estes dois ingredientes e fiquei fã.

    Quero ver experiências de agar-agar nos vossos blogs. Para quando??

    Gina, com que então, doses homeopáticas :)
    Josy, com que então, só duas Rutes!! :)
    Adoro vocês, trazem sempre de bom astral.
    Este fim-de-semana estive vendo viagens de férias para o Brasil. Mas ainda só vendo... O problema é, como visitar todas as minhas amigas se o Brasil é tão grande, meu Deus!!?
    Mil beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rute!Adorei o teu manjar, que é uma das minhas sobremesas favoritas. Esta tua versão está surpreendente com o quivi. A maior inovação que fiz com o manjar foi com calda de manga, que também fica demais.O meu manjar leva leite, leite de coco, açúcar e maizena e já pensei em fazer com leite de soja ou afins. Por mim podes continuar nestas versões, eu sou muito formiguinha e estes doces são lindos e saudáveis!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Hummm ficou um verdadeiro manjar dos deuses que delícia as fotos ficaram liiindas bjs!

    ResponderEliminar
  10. Rute não fique só a pensar se vem ou não vem
    Já estou me preparando para recebê-la. Tenho uma solução giro(viu? já estou aprendendo as girias portuguesas) se é que a coloquei certo na frase hehe. Então, voce vem para que possa conhecer um pouco da nossa terra, e nos juntamos todas em algum lugar e voce conhece a todas de uma vez só. Levanta a mão quem quer ser a primeira da fila?? Já estou digitando com um mão só kkkkkk. Vem vem vem sim. Iria ser uma grande alegria prá todas nós certamente...beijinhos
    Em tempo: Verdade amiga, só duas Rutes é pouco para essa cabecinha em uma Rute ávida de sabedoria e constantes criatividades

    ResponderEliminar
  11. Rute fiquei muito feliz que vc gostou da postagem de hoje, tudo o que disse foi de coração, foi sincero, e sei que é recíproco, não deixe nunca se possível de continuar espalhando as lindas, e úteis coisas que vc aqui publica. Seu blog é muito importante prá mim e prá muitas pessoas que aqui vem, e que ainda virão, saiba que mesmo de longe, vc está e vai sempre estar colaborando com muitas pessoas. Obrigada mais uma vez querida amiga...bjos

    ResponderEliminar
  12. Olá minhas queridas,
    não tenho respondido aqui, mas visitei os vossos espaços com carinho.

    LINA,
    prepara-te que vem mais versões. Ontem fiz uma extraordinária.

    LIVIA E LÚCIA,
    as fotos ficaram realmente espantosas. Até eu gosto de vir aqui relembrar esse Manjar dos Deuses. Levei-o para um almoço de familia e todos adoraram.

    JOSY,
    suas palavras deixam-me sempre de sorriso nos lábios. Você se doa com tanto intensidade aos outros que é um exemplo de genuino altruismo para todos nós. Que honra usufruir da sua amizade.

    CONCEIÇÃO,
    tens de experimentar. Vais gostar.

    Beijinhos MIL a todas.
    Continuação de boa semana de trabalho.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Uma sobremesa muito apetitosa!! Ainda mais agora que se aproxima o almoço :)
    Rute, sempre aprendo coisas novas em seu blogue e acho que deve seguir seu instinto. Nós temos que agradecer tanta generosidade!
    Um amigo faz consumo de agar-agar para emagrecer.
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  14. Não pude deixar de comentar, primeiro pela receita com agar-agar, e também para incluir meu endereço aí nessa lista de visitas ao Brasil, pode colocar Taubaté na rota, sim senhora!
    Uma vez usei agar-agar para fazer umas balinhas, se achar novamente, farei sua receita para relembrar.
    Bjuss amiga!

    ResponderEliminar
  15. Amiga que lindo!!Esse agar-agar faz maravilhas.
    Tenho lá em casa e ainda não utilizei.

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Luma, Rachel, Sandrinha!
    Obrigada pelo carinho.
    Entrem comigo nesta onda de agar-agar.
    Vamos juntas descobrir a Agarlândia??
    Dizem que emagrece, será!?
    Beijinhos mil e obrigada pela visita.

    Rachel, ainda não sei se vou ao Brasil...rsrsr
    Espero que sim. Seria maravilhoso encontrar vocês todas.
    Até mais.
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Oi, Rute!!

    Ficou tão bonito que irei fazer igual .. rsrs ..

    Bjinhosss

    ResponderEliminar