13 setembro 2011

QUICHE BOUQUET DE ESPARGOS COM IOGURTE

Espargos ou Aspargos... fiquei na dúvida!?
Mas depois descobri que se pode chamar os dois nomes. Estou certa?
Só ainda não entendi porque é que os brasileiros chamam Torta ao que é Direito?
A novidade desta Quiche (torta) é levar iogurte em vez de natas.

INGREDIENTES:
  • 1 base de massa quebrada;
  • Óleo de girassol ou azeite;
  • 2 latas pequenas de Cogumelos Paris;
  • 3 dentes de alho;
  • Molho de soja;
  • 1 Cebola média,
  • 1 Abobrinha média (Courgette);
  • Azeitonas sem caroço às rodelas;
  • 6 ovos;
  • 2 iogurtes naturais de soja (usei caseiro);
  • Pitada de pimenta em pó;
  • Espargos crús;
  • Manteiga de soja.
CONFECÇÃO:

Usei a Actifry para saltear os cogumelos pois assim tive as mãos livres para adiantar as outras etapas. De qualquer forma é possivel sem actifry.

Numa frigideira ou wok, deite um fio de óleo ou azeite, esmague 3 dentes de alho com o cabo da faca e junte. Adicione também os cogumelos passados por água e bem escorridos. Refogue até os cogumelos secarem e fritarem bem. Tempere de molho soja.

Enquanto isto acontece, corte a abobrinha em fatias de meio centimetro. Salgue com pedras de sal e deixe a repousar.

Quando os cogumelos estiverem quase, junte a cebola às meias luas, mais a abobrinha raspada do sal. Acrescente óleo ou azeite se necessário. Refogue tudo junto durante pouco tempo.

Aqueça o forno. Prepare a tarteira com a base de massa quebrada.
Bata os ovos com o iogurte e pimenta. Não coloquei sal pois tudo o resto já estáva bem saboroso.
Disponha o refogado de legumes na base, espalhe com um garfo, anexe as azeitonas, regue com os ovos batidos. Usei 6 porque a minha tarteira é enorme, dá para 5 pessoas!
Lave os espargos, corte a ponta branca de baixo e abra-os ao meio até metade. Retire uma das partes que servirá de base ao bouquet (verificar foto).
Decore a torta, leve ao forno durante 30 minutos a 150º.
Antes de retirar do forno, espete um palito para verificar consistência. Se sim, prepare manteiga com alho picadinho e espalhe na superficie da quiche antes de servir.

DIVINAL e saudável.

ARTIGO RELACIONADO:
Espargos mexidos com cevada de cenoura

26 comentários:

  1. Para mim, aspargos e quiche...acho que a diferença da quiche para a torta é não ter outra massa cobrindo/fechando.
    Essa massa deve ficar muito boa com iogurte, mais leve, né?!
    Sou maluca por quiches, se deixar sou capaz de comer uma sozinha...ops, era...agora estou tentando fazer dieta, nem posso passar perto de uma dessas...rsrsrs!
    Bjuss amiga!

    ResponderEliminar
  2. é quiche!! porque quiche é torta sem tampa!

    ResponderEliminar
  3. Rachel,
    dessa você pode comer à vontade. Bom...mas não uma inteira, né!
    O único senão são os ovos...
    Mas se comer uma a duas fatias, só estará comendo 1 ou 2 ovos. Sem stress!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    então a torta leva tampa, é isso?
    Hummm. E eu que pensava que vocês chamavam torta à quiche, rsss.
    Se calhar é melhor modificar o titulo.
    Obrigada.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo apetitosa, desde que descobri os benditos espargos, tenho testado receita atrás de receita :) adoro o sabor...
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  6. Bem mais leve com o iogurte. Nós também chamamos torta às tortas e elas até costumam ser bem direitinhas ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá!Rute!Isso das tortas, tartes e afins deu um nó na minha cabeça quando vim do Brasil! Primeiro que eu atinasse que uma torta era uma tarte e que um rocambole era uma torta, foi mais difícil do que chamar ónibus de autocarro, ou banheiro de casa de banho!E o Acordo? Já vi que estás a usa-lo e eu!?que passei 20 anos a aprender a por os p e os c e agora tenho que tira-los outra vez!Ninguém merece!
    Mas cultura linguística à parte, adorei a tua quiche, bem saudável e deve ser apetitosa! Fui cuscar a tua outra receita e lembrei-me que ainda não comi espargos frescos, tenho que remediar rapidamente essa situação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Rute querida, se tem uma coisa que gosto é quiches, ou tortas, ou tartes, sei la. Vi que a Ana Cristina àcima muito gentilmente lhe explicou que tortas tem tampas, e é verdade, a quiche é aberta, e a torta, vai outra parte da massa por cima formando uma tampa. No final todas as versões são deliciosas. Essa sua esta divina, com tudo que gosto, e isso amiga me fez lembrar que minha relação de receitas suas está crescendo, ainda não consegui fazer o iougurte, quem sabe faço as duas receitas num tapa só pra ver se acordo prá vida heheh. Essa vida da gente é uma correria viu? Mas , essa é mais uma que vai pra minha pastinha. Adorei...bjokas

    ResponderEliminar
  9. Rutinha irmã querida,

    Obrigada pelo carinho em meu espaço, espero que esteja tudo bem com você e sua família também.

    Olha, seu quiche está LINDO!!!
    Me deu água na boca.....
    A única coisa que não vou colocar serão os aspargos, pois não sou muito fã....pelos outros ingredientes, dá para perceber que é muito apetitosa.

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia minha gente,

    XANA,
    também fiquei fã de espargos crú desde que os descobri. Já gostava deles em conserva, mas não têm nada a ver!

    AMEXINHA,
    pois é, chamamos torta aos enrolados. Podiamos chamar enrolada em vez de torta :). Mais apropriado não?

    Ai LINA,
    o acordo ortográfico! Essa e outras alterações ligadas à minha profissão têm sido um calvário. É muita mudança para uma mulher só :) E eu que adoro variar, mas às vezes não entendo o sentido de algumas "avariações".
    Imagino como terá sido dificil a tua reconversão linguistica quando vieste para Portugal.

    JOSY,
    essa receitinha é ideal para usar o iogurte caseiro que você irá confeccionar. Uma quiche isenta de natas ou de excessiva gordura. Até se pode fazer quiche sem base, fica boa na mesma.

    LÚ,
    meu raio de luz.
    Está tudo bem comigo sim. Obrigada.
    Espero que o pessoal de sua casa aprove a quiche. Minha filha adorou, desde o primeiro momento, pois ela é muito sensivel à beleza dos pratos. E esse bouquet ficou lindo mesmo.

    Obrigada a todas pela visita.
    Beijos mil.
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Só de olhar, já dá apetite.
    Vou oparticipar amanhã, 15/ do BCFV- morte.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. OI querida, ficou linda a quiche, saborosa e muito rica no sabor hummm,ótima dia bjs!

    ResponderEliminar
  13. Ficou muito bonita a tua quiche. Eu uso sempre iogurte naturais, nas quiches e o provador cá de casa não nota:) e o colesterol agradece.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Menina, além do aspecto lindo e suave me parece super saudável...
    Abraços e sempre grata por estar presente no meu INFINITO, amiga!!!

    ResponderEliminar
  15. Olá a todas que chegaram por último.

    Aproveito para avisar que só publicarei para a BCFV amanhã. Tive um dia extenuante e não estou com coragem para publicar...
    Como não agendei antes, vou ter de esperar...rsss
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Rute,
    cada receita que vc posta aguça os paladares de toda a gente.Que quiche mais maravilhosa essa, e deve ser leve também.Me repetindo,vc tem contribuído enormemente para aumentar minha lista de receitas. Obrigada.

    Obs: postei já, desde há pouco, a BCFV_ Morte, pois amanhã precisarei fazer uma referência á meu depoimento num blog duma conhecida que me convidou a participar da atividade que promove.Assim atendo aos dois compromissos,viu?
    Bjos ultra-marinos,
    Calu

    ResponderEliminar
  17. Rute, suas receitas dão vontade de saborear, e vou fazer uma igual. Aspargos ou Espargos dá no mesmo depois de um prato tão lindo e que deve estar saboroso! Eu também não sei porque chamamos algo tão gostoso de "torta". Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Rute, que lindeza sua quiche (nunca sei se é O quiche ou A quiche)! Pois essa sua torta ficou muito direita, sou muito fã de quiche e de legumes, a combinação que você escolheu agrada fácil. Aqui são 20h e ainda não jantei, licença que preciso comer algo depois dessa "direita", rs. Beijo!

    ResponderEliminar
  19. Que linda! Parece uma pintura:) e gostei muito da ideia dos iogurtes, em vez das natas. Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá, Rute!Já publiquei a minha participação da BCFV, senão durante o dia não tenho hipótese.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Rute adoro suas criatividades que andam a solta nessa sua cabecinha, gostei do escondidinho colorido, além de bonito fica, certamente delicioso e nutritivo, já que vai cenoura e espinafre. E como uma idéia brilhante esparrama brilho pra todos os lados, isso me faz lembrar que posso substituir a cenoura por abóbora o que vc acha? O espinafre eu amo. Gostei Rutinha...bjokas

    ResponderEliminar
  22. Rute, bom dia! Sua receita está linda! Já fiz a participação da BCFV.

    Abraços e bençãos,

    ResponderEliminar
  23. Hummmm, receitas com aspargos são tudo de bom!
    Deve ter fica uma delícia.
    Rute, você já conheceu um pouco dos Sapatinhos da Dorothy, já pode me seguir?, ou ainda é cedo, amiga?
    Agradeço sua visita no blog, e quem sabe podemos trocar ideias?
    Abraços carinhosos,

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderEliminar
  24. Amada publiquei hoje no meu blog sobre o arcano XIII como havíamos combinado agora num sei o que mais tenho que fazer...rs.rs.rs. qq coisa me avise beijokas de mel.

    ResponderEliminar
  25. Amada, mais uma receita copiada, pouco a pouco estou pondo em pratica. É um enorme prazer poder participar do teu BLOG e sem dúvida que farei inúmeras visitas também.Paz e luz e um dia colorido :)!!!

    ResponderEliminar
  26. Querida Rute
    Essa quiche ficou simplesmente perfeita, amei!
    Obrigada pelo carinho.
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar