04 novembro 2011

RESSONÂNCIAS CINEMATOGRÁFICAS BCFV


Durante os 8 meses da coletiva, todos os dias encontrava ressonâncias alusivas às temáticas que planeava focar. Cada fase recebeu inumeras influências tais como conversas, acontecimentos, livros mas a fonte de inspiração mais constante, durante esse periodo, foram os filmes, pois sou apaixonada pela 7ªarte!!

A arte de retratar a vida na tela de cinema permite-nos observar experiências alheias com muito realismo, assim como o teatro e a literatura, são causas e consequências da história humana. Aprende-se muito só de observar e reflectir.

Vamos ver então quais as ressonâncias cinematográficas BCFV que eu vos trago:

1ªFASE - NASCIMENTO

BÉBÉS
Documentário Francês - Ano 2010

O filme convida-nos a viajar por 4 culturas diferentes (Namibia, Mongólia, Japão e EUA) onde acompanhamos 4 crianças de raças diferentes, desde o nascimento, passando pelas situações mais engraçados dos primeiros meses de vida.


TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=1vupEpNjCuY



2ªFASE - INFÂNCIA

PHOEBE NO PAIS DAS MARAVILHAS
Drama/Fantasia EUA - 2008

O filme conta-nos a história de uma menina super imaginativa com um comportamento diferente das outras crianças que a mãe interpreta como sinal de criatividade, mas a maioria dos professores e médicos acha se tratar duma doença que tem de ser medicada.
Phoebe tem adoração especial pelos livros de Alice no pais das maravilhas e Alice do outro lado do espelho.
TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=eQxCBqaJUhs


3ªFASE - ADOLESCÊNCIA

DEBATE PELA LIBERDADE
Biografia Melvin B. Tolson - 2007

Um filme baseado em fatos reais que conta o percurso do professor Tolson na luta por ensinar adolescentes negros a contestarem através do diálogo, conceitos e preconceitos raciais vigentes na América dos anos 50/60.

Ensina o poder da palavra para promover a libertação pacifica.

TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=Fd7-oKgiFmg


4ªFASE - JUVENTUDE

IGUALDADE DE SEXOS
Relato histórico ficcionado - Reino Unido 2010

Acontece em 1968, durante uma greve nas fábricas da Ford, na Europa, quando um grupo de mulheres reivindica igualdade de salários em relação aos homens. Mostra o quão dificil é conciliar a vida doméstica e familiar com o trabalho, para além de nessa altura ainda serem págas abaixo dos ordenados masculinos. O filme vai além da vida profissional, entra em casa das familias e evidência o pilar que realmente sustenta a sociedade.


TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=gyvcnnNV0eE


5ªFASE - MATURIDADE

A INVENÇÃO DA MENTIRA
Comédia - EUA 2009

Somente nesta fase é que começamos a entender as mentiras que nos impingiram desde crianças. As "viroses" que foram crescendo em nós, transformando-nos em prisioneiros e escravos da Mentira global.
Talvez o melhor seja saber quem inventou a Mentira! Em Terra de Cegos quem tem Olho é Rei :)TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=VrqPnVZz7b4&feature=results_main&playnext=1&list=PL59D1C0B100E06014



6ªFASE - MELHOR IDADE

A MULHER DO VIAJANTE DO TEMPO
Romance - EUA 2009

A 3ªidade é por todos muito temida. Aprendemos a seccionar a vida com base no tempo e na idade, catalogando o que se pode ou não fazer em cada fase.

E se na realidade o tempo não existisse? E se fosse possivel viajar no tempo? Imagine-se em um romance intemporal...

TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=PXGMKzphrtI


7ªFASE - MORTE

DESPEDIDAS (DEPARTURES)
Comédia dramática - Japão 2008

É comum, a morte, incomodar muita gente, mas o que faria você se estivesse desempregado e a única hipotese de trabalho fosse numa funerária japonesa? Esconderia com vergonha dos seus amigos e familiares que é essa sua profissão atual? E se eu lhe disser que é possivel o contrário!? É possivel ter orgulho de trabalhar no "Aeroporto da Vida"?


TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=G2TQoUpR5Mc


8ªFASE - VIDA PARA ALÉM...

A PROCEFIA CELESTINA
Romance de aventura - EUA 2006

Baseado no livro com o mesmo nome, a Profecia é uma parábola de aventuras que prevê o despertar mundial para um nivel mais profundo de espiritualidade. Ver o filme não dispensa ler o livro. As 9 revelações são melhor explicadas no livro mas ficará mais consciente, assistindo à pelicula em simultaneo.

TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=DoAQK_YW360


Abraços coletivos e até sempre!

OUTRAS RESSONÂNCIAS.....................MAIS ALGUÉM QUER RESSOAR?
2-www.NacoZinhaBrasil.com - Retrospectiva Analitica
3-
Espiritual-Idade.blogspot.com - Ressonâncias Biblicas
4-FractaisDeCalu.blogspot.com - Ressonâncias Literárias
5-AescolaÉbela.wordpress.com - Ressonâncias Informativas... para libertar de qq Paradigma
6-CozinhandoComJosy.blogspot.com - Ressonâncias Culinárias

41 comentários:

  1. Rute,
    De todos os filmes que você escolheu, só assisti Despedidas, que aqui recebeu o nome de A Partida. É excelente esse filme!
    Seu passeio pela 7ª arte foi genial e o Oscar? Só você mesmo, Rute, para pensar nisso! Mas sempre espero surpresas vindas de você.
    Tem muito número 8 lhe esperando no Naco.
    Muitíssimo grata por ter sido idealizadora dessa coletiva e por ter me convidado para ser sua parceira.
    O Oscar vai para você!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Puxa, que legal ficaram essas ressonâncias!!!

    E haja criatividade por aqui,heim???
    Lindo e parabéns também às vencedoras !

    um beijo para todas vocês!chica

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida amiga e parceira da BCFV

    "A rosa, apaixonada pelo orvalho,
    deixava-se banhar com alegria"...

    Eu retribuo o Tim tim!!!
    A do próximo ano vai ser um encanto igual...
    VC MERECE TODA A MINHA AMIZADE E DEDICAÇÃO... Sem palavras pra VC, amiga querida e doce...
    DEUS MESMO SEJA A SUA RECOMPENSA no seu blog e na vida pessoal...

    Suas indicações são perfeitas!!! Parabéns!!!
    Seu capricho é sem igual... vc faz diferença neste mundo virtual...
    Aprendi MUITO com vc, querida... Nem calcula o quanto!!!
    Te amo fraternalmente...

    "Sorrateira assim...
    Correndo pelos campos...
    Orvalhados
    Pés molhados...

    Desejo que a encontre como acima dito, neste momento de encerramento...
    Fique feliz e seja abençoada ricamente!!!
    OBRIGADA POR TUDO...
    Bjm de paz e de confraternização

    ResponderEliminar
  4. Rute, ter conhecido você, dona dessa cabeça, pura turbulência foi muito bom e agora nos coloca nas poltronas de um cinema para curtirmos as películas ressonantes da BCFV, logo o Oscar tem que ser seu! Adorei, pois eu também adoro a 7ª arte! Ia ao cinema ainda bebê.Parabénns a você, idealizadora! Deu super certo e foram dias memoráveis a cada fase. Amei de paixão! Obrigada a você e as outras, Rosélia e Gina. Espero que esse vínculo não se parta. Fui!!! Bjbjbj!

    ResponderEliminar
  5. Rute adorei seu texto e da Gina, descobri outro numero 8 nessa alegria toda, o que prova o quanto voces tres estão unidas acima desse mundo em que vivemos. Estou muito feliz de vê-las assim felizes, e certas do dever cumprido e mais que isso, o bem é isso que vale O Bem, foi isso que vcs fizeram, para as participantes e para os que participaram lendo todos os textos maravilhosos que houve nessa coletiva. Meus sinceros parabéns a voces 3.... Bjos querida amiga. Adorei seu post.

    ResponderEliminar
  6. Amazing!!!
    Amei seu Post, da lista ainda não tive a oportunidade de ver os filmes da 7a e 8a fase, mas vou providenciar isto...
    Lovelly,
    Bjs,
    Sandra,

    ResponderEliminar
  7. Como disse a Rosélia, as três estão de parabéns por essa blogagem.
    Até onde participei, me fez refletir e pensar no que via.
    Rute, boa semana de paz.
    Xeros

    ResponderEliminar
  8. Quero te convidar...
    Veja e se quiser participe

    http://soniaconsult-portal.blogspot.com/2011/10/3-semana-o-que-tem.html

    ResponderEliminar
  9. Rute,
    como estou desatualizada em filmes bons!Anotei todas as justas indicações de cada fase que vc tão bem selecionou.O único que já havia visto e lido é a Profecia Celestina.Vou correr pra locadora e me atualizar com estas indicações preciosas.
    Adorei a idéia das ressonâncias.Foi um fechamento com chave de ouro pra um movimento arrebatador.
    Obrigada pelo convite e pelas gentis palavras na postagem . Fico contente que tenhas gostado.
    Uma linda semana,
    Bjos d'além-mar,
    Calu

    ResponderEliminar
  10. Rute, vc é imprevisível. Quando pensamos q acabou, vem mais surpresas.
    Vc não imagina como foi importante participar das blogagens. Me serviu como objeto de reflexão e autodescobertas. Coisas q não imaginaria q estivessem escondidas em meu interior. Valeu! Muita paz!

    ResponderEliminar
  11. Que tristeza, não conheço nenhum desses filmes. :/
    Nem umzinho para amostra!

    Que engraçado, teres relacionado os filmes com as fases da vida. Cabecinha 100% pensadora! :)

    Acho justo os óscares, mas também acho que vcs, as RRR, merecem um óscar, daqueles especiais, tipo de "carreira", ou "honorário", pelo vosso excelente trabalho. Parabéns e obrigada, para mim também foi uma experiência inesquecível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá, Rute!Que colectânea!Acho que vais fazer-me voltar a ver filmes, um hábito que já perdi há alguns anos.Destes, o único que acho que vi foi o Debate pela Liberdade, mas assim como os bons livros, vou fazendo o filme na minha cabeça, com os personagens caracterizadas e tudo e quantas vezes decepciono-me quando os vejo na tela. Acho que gostaria de "ressoar" também, mas será que pode ser para o próximo 15?Estou a ter umas ideias, mas o tempo está escasso agora...Ainda nem li as participações da última fase, acho que só a partir de 2ª poderei respirar.
    E muitos parabéns e obrigada às RRR por terem proporcionado estes encontros com nosso ser,os diferentes pontos de vista, que ficarão para a posteridade, acho que até davam um filme!
    Beijinhos mil

    ResponderEliminar
  13. Meninas,
    obrigada por tudo, MESMO!
    Durante estes 8 meses cresci muitissimo.
    Foi altamente gratificante levar a cabo esta BCFV.

    Ainda bem que gostaram da surpresa!

    Quem quiser ressoar, faça favor.
    NÃO TEM DATA. É um acontecimento intemporal.

    Somente me avisem quando vossas ressonâncias sairem, ok?
    Beijos além e aquém-mar.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Oh pa! Desta não estava à espera!!!

    Estou sem palavras!

    E não é como nos óscars "de verdade" em que eles dizem que não estavam à espera, mas estavam, porque sabiam de antemão ter sido nomeados, nós por aqui não, as pequenas 3 R's nunca se "desmancharam"!

    Muito obrigada a todos!

    Eu sei que a selecção foi pelo sistema random, que por ignorância não sabia o que era, só descobri ao ler o post das ressonâncias bíblicas da Rosélia (grata, Rosélia!)

    Rute, não é crítica, é simplesmente um agradecimento. E "gracias" por seres tu a dares-me o prémio! Pessoal, já sei o que é o meu óscar (isto de botar discurso sem conhecer o óscar não estava com nada! ;) E estou autorizada a divulgar: um mapa numerológico (o meu mapa) feitinho pela Rute!!! Muito obrigada, mesmo!

    Pois, mas vocês é que estão de parabéns, Rute, Rosélia e Regina (Regina adorei a sua retrospectiva analítica, não tinha ideia de tantos números 8!!! É obra! E tudo espontaneamente!). Muitos vivas para as três!!!

    E assim, não tive como não aceitar ressoar convosco, já publiquei as minhas ressonâncias no meu blog:

    http://escolabela.wordpress.com/2011/10/19/ressonancias-informativas-fases-da-vida/


    Um grande abraço para todos!
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Ups!
    Esqueci-me de outra coisa que tinha para dizer!
    Rute, minha querida amiga, as tuas ressonâncias cinematográficas são uma selecção de alta qualidade. Eu, que também sou uma amante da 7ª arte, fiquei com vontade de ver os que não vi e rever os que vi, à luz desta BCFV!
    Obrigada pelo teu cuidado para com todos nós
    Mil beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Rutinha minha amiga criadora e criativa kkkk
    Claro que aceito o convite, sim sim vou participar com Ressonâncias Culinárias com o maior prazer. Vou matutar aqui o que farei em especial na fase Morte e Vida p/Além onde culinária não entra rsrsrs. Mas vou trabalhar essa cabecinha oca um pouco e enchê-la de informações e crescimento espiritual. Essa troca de energias estão ecoando cada vez mais hem amiga!!! Só que farei semana que vem não tem problema né? Obrigada pelo convite, vinda de vc para mim é uma honra. Bjos querida e vamos que vamos!!!

    ResponderEliminar
  17. Super super!
    Rutinha, vou adorarrrrr!
    Como faço?
    Posto no meu blog ou mando para você?
    Xeros
    Karla

    ResponderEliminar
  18. Rute, que surpresa! Não entendi nada direito...;) Mas a forma que vocês fizeram a criatividade, as ressonâncias, achei muito inovador e inteligente. E as dicas de cinema então? Vou anotar tudo!

    Parabéns a todos porisso é tão bom participar dessas Blogagens Coletivas.

    ResponderEliminar
  19. Rute!! Que excelente desafio que me lanças, olha que eu nunca pensaria nisso, estou tão fraquinha das ideias! Felizmente tu não padeces desse mal, a tua cabeça está sempre a mil! :))
    As coisas têm andado bem complicadas, a minha mãe vai no 3º internamento, isto não está a ser nada fácil. Preciso urgentemente que me ajudes a procurar (e encontrar) energias positivas! :)
    Bem, mas se tudo correr como está previsto, espero que no próximo fim-de-semana tenha tempo para pensar nos poemas, que ideia fixe!!
    Bjs, até breve.

    ResponderEliminar
  20. Rute

    Que coisa mais linda o seu post. Adorei as suas ressonâncias e me vez andar no túnel do tempo.
    Desculpe se só agora é que venho te visitar e para minha surpresa vejo que tive a felicidade de ser uma das contempladas com um brinde que guardarei como recordação desses momentos que compartilhamos.

    Obrigado por promover uma Coletiva que nos fez engrandecer como ser humano e aprender mais para continuar a nossa caminhada.

    Beijos no seu coração

    ResponderEliminar
  21. Olá minha gente,
    obrigada pela visita, pelo comentário e por terem aceite mais este desafio :)
    Hoje passo por aqui rapidinho, não posso demorar na net, mas amanhã, dedico-vos um tempinho, ok!?
    Responderei às meninas que fizeram perguntas amanhã no vosso cantinho virtual.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  22. Rute que bacana sou apaixonada por filmes adorei as sugestões vou assistir com certeza bjs!

    ResponderEliminar
  23. Excelente!!!!!Obrigada pela oportunidade de participar de tão brilhante e rica coletiva.Parabéns às ganhadoras!!

    ResponderEliminar
  24. Ai Rutinha querida, que bom que vc gostou,fiquei muito, muito feliz, a minha intenção foi justamente essa, homenagear todos que participaram através das blogagens que eu venho acompanhando desde o inicio. Eu que lhe agradeço por me dar a honra e chance de poder participar,dessa linda coletiva. Bjos querida, Tenha um lindo final de semana

    ResponderEliminar
  25. Rute, fiz a minha ressonância.
    Obrigada e bom domingo
    Xeros

    ResponderEliminar
  26. Tem selinho comemorativo para vc em meu blog. Muita paz!

    ResponderEliminar
  27. Bom dia moça.
    o meu voto vai para a profecia celestina.

    Este fim de semana vi 1/2 da Arvore da Vida. Rute é muito a frente, tive de parar de ver pois eu propria reparei que ainda não estou preparada para ver o resto.

    Tens de estar bem preparada, só assim é que entendes o filme.

    Bjcas
    Margarida

    ResponderEliminar
  28. Bom dia Amigas,

    Obrigada a todas pela visita e comentário.
    Josy e Karla, valeu! Ficaram espetaculares vossas Ressonâncias.
    Mais alguém se anima?
    Zilda e Denise que tal umas Ressonâncias espiritas?

    Ana,
    também ainda não vi a Árvore da vida e conforme te disse na sexta vou esperar mais um tempo para estar preparada para ver. Agora talvez percebesse 50% do filme, daqui a um tempo é possível que já entenda 80% :)
    Geralmente nos filmes há muitas mensagens ocultas. Gosto de descobri-las calmamente. Mas há sempre a hipótese de rever os filmes mais do que uma vez.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  29. Oi Rute, vou fazer a Ressonância sobre animais, mas tenho que pensar um pouco. No máximo até amanhã está postado, ok.

    Grata pelo convite, vou visitar todas as demais, demora, mas chego.

    ResponderEliminar
  30. Ruteeee
    já ressoei, mas não ressonei :)
    Adorei fazer isto, apesar de gostar de o fazer com mais calma, para pesquisar mais, mas tb não queria publicar muito fora de tempo... mas acho que encontrei coisas interessantes, pelo menos para mim foi bastante agradável, espero que ressoe na alma de mais alguém :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Obrigada Elaine.
    Sem pressa!

    Obrigada Cláudia.
    Já anexei o link, amanhã leio com atenção pois o sono já me enevoa a visão a esta hora :)

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  32. Olá, Rute!Já ressoei!Isto é que foi ressoar e suar!Adorei muito fazer isto!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  33. LINA,
    que extraordinário! Já lá fui dar uma espreitadela e atualizei a lista com o link, mas ainda não deixo comentário no teu blog, ok!
    Quer demorar-me por lá e agora não consigo.
    Beijokinhas. Amei a tua participação VIBRANTE!
    Rute

    ResponderEliminar
  34. Rute,, minha querida, recebi seus comentários. Desculpe demorar para responder. E q toda vez q chego perto do computer para responder, minhas bbs me requisitam. Rsss. Vc sabe como e Ne? Amiga, vou olhar com muito carinho sobre a blogagem coletiva. Se eu nao conseguir participar, pelo menos passo aqui para conversarmos sobre o assunto ta?
    Gde. beijo

    ResponderEliminar
  35. Ah ok Mónica!
    Tudo bem e sem obrigação viu!
    Só perguntei porque pensava que o comentário tinha sumido lá do seu blog.
    Beijinhos pra vc e prás bbs.
    Rute

    ResponderEliminar
  36. Rute, estou de olho nas ressonâncias da BCFV! Já tinha vindo conferir a sua e achei que tivesse deixado um recadinho, acho que sonhei! Rs. O desafio está aceito! Vou pensar no que fazer e posto ainda essa semana :-) É muito bom continuar na vibração! Beijos!

    ResponderEliminar
  37. Que bom Adri!!!!
    Vibrei com a sua confirmação :)
    Obrigada por continuar connosco.
    Beijo além-mar.
    Rute

    ResponderEliminar
  38. Rutinha amada irmã,

    Parabéns pelas excelentes escolhas!!!
    O filme que me marcou realmente foi "Profecia Celestina"....um grande aprendizado para nossa Alma!

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  39. Olá, Rute!Li todas as ressonâncias e achei TODAS o máximo!Quanta criatividade há por esse mundo fora, todas estão de parabéns! Estou para aqui a pensar, se calhar ainda vou ressoar mais uma vez, me aguardem!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  40. Rutinha minha querida fiquei muito feliz de receber sua visita, já estava com saudades de ti minha amiga. Pois então, amanha vamos ter muitas teias ambientais para ler, estou ansiosa para ler a sua sempre tão criativa e repleta de ensinamentos. E eu já estou preparando a minha, juntamente com a Segunda Sem Carne, vai ser uma Teia Ambiental Saudável hehehe..Bjocas querida um ótimo domingo pra ti e familia

    ResponderEliminar
  41. Ah, uma pena que não consegui participar de todas as blogagens. As viagens que faço todos os meses me deixam embaralhada no meio de tanta atividade blogueira! (rs*) E vocês estão dando show de sabedoria e criatividade! Veja só essa postagem!! Anotei os títulos dos filmes para baixar e serão excelente companhia nas justas viagens. Parabéns, Rute!! Aprendo sempre quando venho me seu blogue.

    Queria te fazer um convite! No dia 08 de Novembro, terça-feira, acontecerá a 3ª Edição do BookCrossing Blogueiro e nessa postagem faço a chamada. Gostaria de contar com a sua presença e/ou divulgação.
    No blogue explico porque a chamada ficou para a última hora.
    Bom restinho de domingo!
    Beijus,

    ResponderEliminar