27 novembro 2011

MARMELADA DE PAPAIA, CENOURA E LARANJA

Muito boa!
Pode ser comida como sobremesa. Fica excelente acompanhada com requeijão e mel, em cima de uma tostinha, povilhada de canela.
Deliciosa.

INGREDIENTES:
  • 1 laranja grande inteira, descascada;
  • 1 cenoura grande, ou 2 pequenas;
  • 1 lata polpa de papaia (usei marca koala);
  • 2 medida (lata) cheia de água;
  • 3/4 xicara de açúcar mascavado;
  • 2 colheres (sopa) de farinha maizena;
  • 2 colheres (sopa) de agar-agar;
  • Limão para decorar, e também sabe bem um pouco de sumo por cima.
CONFECÇÃO:
Colocar tudo num liquidificador, excepto o limão, e triturar tudo.
Se tiver bimby, programe 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º.

Se não tiver, leve ao fogão, mexendo sempre para não deixar pegar até ferver 10 minutos.

Prepare uma forma de pudim. Passe por água antes de verter o preparado.
Depois de arrefecer, leve ao refrigerador durante pelo menos 4 horas. De preferência de um dia para o outro.

21 comentários:

  1. Rutinha, devo confessar que primeiro comi com os olhos essa linda sobremesa. Adoro laranja com cenoura, é uma parceria magnifica. Sua sobremesa, que certamente ficou deliciosa, está com uma decoração linda e caprichosa. Gostei por demais. Bjos amiga ótima semana

    ResponderEliminar
  2. Que coisa mais linda, Rute !!!
    Eu também comi com os olhos...
    Agora a pergunta : por que o nome marmelada ?
    Marmelada para mim sempre foi o doce feito com marmelo. Fiquei curiosa sobre o uso da palavra...

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. O Formato ficou tão giro.
    Rute essa marmelada aguenta, ou tem que se comer rapidamente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá minha gente querida,
    obrigada pela visita e comentário.

    JOSY, muita grata pelo seu sistemático carinho.

    FLORA, aqui em Portugal, também chamamos marmelada à compota que dá para cortar à faca. E neste caso como é um doce saboroso no pão juntamente com requeijão, chamei de marmelada.

    CONCEIÇÃO, no meu frigorifico aguentou 2 semanas.

    ANNA, que bom que vc gostou da decoração. Também me encantou.

    Beijos para todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Apetittosa ao ver certamente.
    Oi querida
    Hoje começo a série, se puder passa lá, seus comentários são bem vindos.

    ResponderEliminar
  6. Rute, que linda sua marmelada! Como não podemos provar o sabor virtualmente, rs, você sempre nos brinda com uma decoração caprichada :-) Gostei do preparo com as frutas e a cenoura de base, adoro esses "doces de corte". Beijinho!
    Ah, depois espia um sorvete de banana que tem lá no blog, feito só com banana, lembrei de ti :-)

    ResponderEliminar
  7. Rute querida, deve ter ficado delicioso, e ficou muito linda a apresentação.

    Que bom que você gostou do bolo que fiz com as bagas goji, aqui todos adoraram.

    Hoje consegui outra receitinha pra fazer com a alfarroba, logo verás...rs!

    ♥Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  8. O agar-agar é mravilhoso. Esta "marmelada" tem uma cor linda.

    ResponderEliminar
  9. Rute,
    está de encher os olhos e a boca.Ficou linda a marmelada.Dá pena de cortar(srsrs).
    Muitos bjinhos,
    Calu

    ResponderEliminar
  10. Rute,

    abri o teu blogue e deparei-me com esta imagem encantadora. Ao ler o título, a palavra "ENA!!" com pontos de exclamação e tudo veio à minha mente!! Decididamente, este é O blogue das surpresas!!! Mas quem se lembraria de fazer uma marmelada destas e ainda por cima, dar-lhe uma apresentação tão linda?! Só a Rute! Fiquei com uma curiosidade enorme de fazer e provar. E vou fazer as duas coisas!! tenho a certeza de que me irei deliciar! Rute, o teu bolo de arroz que publiquei no meu cantinho, tem feito um sucesso estrondoso. Tem sido a receita mais procurada e mais vista intercalada com o pudim francês. Sempre que a vejo no topo, sorrio, porque confirma-me sempre que tu só podes ser especial, pois tens o dom de fazer tudo bem feito!!!
    um grande beijinho e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  11. Rute, ri muito com teu comentário lá no blog, rs. O inverno chegando pra valer por aí e eu te oferecendo sorvete! Hehe. Gostei da dica da máquina, não pela máquina, mas por abrir a mente para possibilidades de outras frutas :-) Vou fazer uns testes, que aqui o calor está chegando :-) Beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Que apresentação bonita, eu nunca comi marmelada, agora fiquei com vontade de experimentar

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Oi Rute, que linda foto! E me parece muito apetitosa essa receita.

    Não tinha visto uma receita de marmelada.

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Oi, Rute!

    Tá com uma cara boa essa marmelada, e essa junção, de três sabores que eu gosto, me deu água na boca.
    Quero agradecer pelo seu carinho e atenção, durante todo o período da BCFV. Infelizmente não cheguei a tempo de participar das Ressonâncias. Foi muito bom participar.
    Estive por aí, conhecendo um pouquinho de Lisboa, e de Fátima, e fiquei encantada com a beleza de tudo que vi. Infelizmente fui numa excursão, e como o tempo era muito corrido, não me comprometi com os amigos daí, para um possível encontro. Mas, da próxima vez, se Deus quiser, farei isso. Sim, porque quero voltar uma próxima vez, adorei tudo por aí, rsrs.

    Um abraço, amiga
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  15. Oi pessoal,
    tudo melhora com uma bela decoarção, não é mesmo?
    É isso que tem de bom ter um blog. A gente sempre capricha na apresentação para publicar.

    Socorro Melo,
    se quiser ainda pode participar nas Ressonâncias. É um tema aberto, sem data limite.
    Que pena vc não ter conseguido agendar um encontro de blogueiras aqui em Portugal.
    Fica para a próxima.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Rute, adorei seu recadinho, penso como vc.
    Esse prato q vc preparou me deu água na boca. Muita paz!

    ResponderEliminar
  17. Fiquei babando com esta sobremesa. A decoração está linda e a cor também. Como sempre, surpreendente!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Tão bonita essa marmelada!!E gostosa deve ser!

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. E não é que adoreiiiiii! E come-se bem simples com o pão ou é mais "tipo sobremesa"?

    ResponderEliminar
  20. Maryzita,
    só agora reparei neste teu comentário, rsrs, desculpa lá!

    Come-se bem simples ou acompanhado de outras sobremesas de agar-agar como está na foto do brigadeirão de agar-agar, mas também em cima de uma tostinha com requejião, canela e mel (esta última versão é a minha favorita).

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar