23 novembro 2011

TUDO LIMPINHO, COM MENOS 73% PLÁSTICO E IMPACTO ZERO!

Olá blogosfera,
lamento a ausência, agradeço a preocupação das amigas, andei sumida mas está tudo bem de saúde, felizmente.

Vim compartilhar convosco um hábito simples mas que pode ser incomum para muitas pessoas. Esperemos que não, esperemos que nos comentários me digam o contrário. Porém, nunca é demais chamar à atenção das pessoas mais "distraidas", que na azáfama das compras não se lembram destes pequenos gestos mas que são muito importantes concerteza.

Uma coisa vos digo, o ser humano é um animal de hábitos enraizados e MUDAR, simplesmente significa criar novos hábitos. A principio custa sair da rotina, trocar marcas comerciais por outras, alterar procedimentos enferrujados, pois isso faz a pessoa sair do mecânico, mas não podemos esquecer que as pessoas não são máquinas, mas sim seres racionais dotados de razão para optar pelas melhores escolhas.

Na foto por exemplo, estão embalagens que utilizam cerca de 70% MENOS de plástico. São essas, as eco-pack, maleáveis em vez de rígidas. Ocupam menos espaço depois de vazias e não vêm com dupla ou tripla embalagem. O conteúdo é biodegradável, neutro, suave no cheiro, diminuindo o impacto no ambiente. A marca não interessa minimamente. O meu objectivo não é fazer propaganda à industria, mas sim apreciar e mostrar aos produtores que o consumidor interessa-se por produtos o mais ecológico possivel. Se hoje somos uma minoria, amanhã podemos ser uma maioria consciente que as nossas escolhas fazem a diferença.

Nestes produtos há ainda outras vantagens ocultas, como o peso, a flexibilidade de arrumação, que influência no transporte e no gasto de combustivel ou armazenagem.

Experimente as eco-recargas, fique atento aos novos produtos do mercado com uma vertente mais ecologica e também económica, pois são mais baratos. Só não esqueça de guardar a embalagem rigida anterior. Diga NÃO à compra de novos doseadores de detergente para as mãos. Reutilize o mesmo doseador enquanto possivel.

Não podemos esquecer que a procura dita a oferta. Se as sondagens de mercado chegam à conclusão que as pessoas dão valor aos produtos "verdes", a tendência será as empresas serem forçadas a tornarem-se mais eco-conscientes.

A voz do povo é a voz de Deus. Juntos movemos montanhas. Objetivemos um mundo mais verde e sustentável no nosso futuro.

23 comentários:

  1. Ando pensando em você e quase mandei um e-mail.
    Pode puxar a orelha da sua amiga, porque tomo alguns cuidados ecológicos, mas não tantos como você!
    Ando bem ausente da net, por dores no braço, mas estou melhorando...
    Receba meu abraço!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Querida andei sumida também mas aos poucos estou voltando. Bom saber que esta tudo bem contigo.
    Gosto muito de linhas ecológicas, mas sabe que eu reparei? Que aqui em alguns supermercados (Brasil) estes produtos por serem diferenciados são mais caros, não caindo nas graças do povo...por que será né amiga? Será o capitalismo? A indústria? Bom de todo jeito se cada um de nós tomar consciência e fizer sua parte, divulgar, etc já estaremos fazendo algo.
    Um beijo violeta paz e luz para ti!!!

    ResponderEliminar
  3. Oi Rute querida obrigada pelo recadinho no meu bloguito, bom saber que vc está bem e sempre às voltas com novas idéias que beneficiam nosso planeta.Gostei muito do seu texto e o bom é que muitas empresas já estão contribuindo para a conservação e preservação do meio ambiente e ajudando a criar uma consciência ambiental na população. É muito importante reciclar né Rute, e se faz necessário que todos nós tenhamos consciência desse processo e comecemos a ter medidas diferentes, comprando produtos como vc sugeriu. Um grande beijo. ótima semana

    ResponderEliminar
  4. É verdade Rute o Planeta e nós mesmos precisamos de mais amor mais consciência e menos julgamento e fazer nossa parte e vibrar positivamente, todos os dias do ano.

    ResponderEliminar
  5. Isto é maravilhoso e temos que atentar para pequenos detalhes que poderão ajudar muito a nossa Mãe Gaia.
    Por favor, assine a petição que está em meu blog contra a hidrelétrica de Belo Monte, precisamos de muitas assinaturas para que não derrubem mais florestas em nosso país. A natureza implora por isto.
    abraço carioca

    ResponderEliminar
  6. Muito legal e se cada um fizer um pouco de mudanças, já será legal! beijos,chica

    ResponderEliminar
  7. Querida Rutinha,
    lá vim eu educar-me nesta formidável fonte de inspiração que é o teu blogue. De facto, eu nesse aspecto, andava bem distraída: não tinha reparado nessas embalagens ecológicas e caso tenha olhado distraídamente para elas, não me ocorreu a razão da mudança... Por isso gosto de vir aqui, estou sempre a aprender. Mas aprender não chega, como escreves e muito bem, há agora que mudar hábitos enraizados,até porque somos racionais e vivemos num Planeta lindíssimo que temos obrigação de proteger e tentar remediar o mal já feito (se é que é possível!). Acabei de saber que essas embalagems ao conterem menos percentagem de plástico, menos impacto negativo ambiental terão, e fica certa que a tua publicação não fica em vão, pois doravante, Estou certa de que eu e os teus leitores que ainda não o faziam, terão em conta a embalagem na aquisição dos seus produtos. Muito obrigada por esta partilha querida Rute! É verdadeiramente inspirador ler o que escreves.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Rutinha querida,

    São com estas pequenas atitudes e mudanças, que se começa uma grande transformação.
    Sua postagem foi muito oportuna e um grande alerta para estarmos sempre atentas.
    Eu procuro ao fazer minhas compras, prestar muita atenção ás embalagens, mas ainda cometo alguns erros, e como disse "Sun Flower" aqui no Brasil ainda estão menos acessíveis.....
    Parabéns minha irmã, como sempre sua preocupação ao Meio Ambiente está em primeiro lugar, e com isto quem ganha somos nós que aprendemos muito mais com você.

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá. olá
    Tambem ja comecei a usar destas embalagens. O meu ecoponto cá de casa estava sempre a precisar de ser despejado e sempre poupo espaço. Outra coisa que tambem tento ter atenção é a embalagem dupla, evito comprar. é só criar nova rotina.
    Ainda bem que está tudo bem por aí.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá minha gente querida,
    já nem lembrava como é bom, diáriamente, receber um carinho escrito aqui no PPP.

    Até achei que este artigo das eco-embalagens não era nada assim de inovador. Mas como a querida Isabel do Sitio das Delicias instigou-me a retornar à publicação, fiz um esforçozinho para dar as caras por aqui e compartilhar o pouco que sei e realizo.

    Muito grata pela vossa recepção calorosa.
    É bom saber que apesar da ausência, não somos esquecidas nos corações das pessoas.
    Eu também não vos esqueço.
    Obrigada por esta troca energética positiva.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Rute, que bom que está de volta :-) Como só temos 24h no dia, às vezes fica difícil dar conta de tudo. Mas ainda bem que seus afastamentos são sempre temporários, pois seu blog acabou se tornando um espaço muito legal de troca de ideias :-) Aqui no Brasil essas embalagens "econômicas" (aqui são tratadas por esse termo) não são muito encontradas nos cosméticos mais comuns. Para produtos de limpeza até encontramos algumas versões assim, mas também não são tão comuns. Há motivos muito práticos para preferi-las: são mais baratas e mais fáceis de guardar, compro sempre que posso. Adoraria comprar todos os produtos de limpeza nessas embalagens flexíveis. Outra coisa legal é comprar esses produtos na maior quantidade que puder, evitando o uso de pequenas quantidades que significam várias embalagens e mais material utilizado para produzi-las. Há uma empresa de cosméticos brasileira muito famosa que é referência na oferta de "refil", uma versão do produto em embalagens flexíveis ou para serem encaixadas na embalagem antiga (como discos de pó facial, por exemplo). Cobram um pouco mais barato pelo refil e eliminamos o problema de o que fazer com tanta embalagem de cosméticos, pois a antiga é reaproveitada. É ecológico, econômico, prático, só vantagens :-) Beijos, excelente assunto que você abordou!

    ResponderEliminar
  12. Rutinha minha flor, vim aqui lhe agradeçer a visita ao meu bloguito e dizer que tal como vc, tbém sou simples, enquanto muitas mulheres adoram receber jóias, fico feliz com um simples mimo, e vc sabe disso, carinhos assim me surpreendem, mas (but) hehe se me oferecerem uma jóia, que mal há não? kkkkk. Bjos em seu coração, tenha um lindo dia

    ResponderEliminar
  13. São essas simples - porém difíceis ! - mudanças de hábito que fazem a diferença.

    Por aqui não vejo muito essas embalagens, mas como uso pouquíssimos produtos, meu lixo é mínimo.

    Também ando sem tempo, e fazendo poucas postagens e visitas.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Cá em casa o doseador de sabonete é de louça desde que me lembro e é recarregado com gel de banho comprado em embalagem familiar. O mesmo não acontece com o champô, mas para a próxima vou pensar no assunto...

    ResponderEliminar
  15. Eu tento comprar sempre as embalagens maiores ou assim as eco recargas. Quanto menos poluir melhore.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Também uso esse champô da Garnier:) Não só por causa da eco-recarga (e do preço), mas porque não tem parabenos nos ingredientes, o que é fantástico!
    Em relação ao gel de banho e das mãos, eu tenho a sorte de poder ir a uma grande superfície retalhista e comprar sempre as embalagens de 5 litros. Depois é só encher os doseadores que já tenho.
    Já nos artigos de limpeza (loiça, roupa...) também tenho esse hábito de comprar embalagens maiores, tanto pela redução das embalagens, como pelo que se poupa.
    Eu não ando distraída:)))
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Olá de novo!
    Estou gostando do feedback, das distraidas e das atentas :)
    Encontramo-nos no vosso espaço, ok?
    Esperem pela minha visita retribuitiva.
    Amor com amor se pága :)
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    estava com saudades, de fato. Tive uma semana daquelas, haja visto o post que fiz(kkkk...).
    Entre arrumações, conserto da lavadora, varal rebentado, cuidados com o netinho, compras da semana,ufa,cá corri pra conseguir visitar todas as amigas, e isto lhe inclui com muito prazer.
    Pois, gostei muito de teu apontamento para estas embalagens.Aqui na cidade, já as vejo desde fins do ano passado e tenho me valido delas com esse intuito:menor preço, menor impacto ambiental e possibilidade de recargas( poucas).
    Estarmos conectadas em atenções, cuidados e carinhos nos enche de alegria e luminosidade a cada dia.
    Como me é cara esta troca de importâncias e energias.
    Bjos estalados e bom fim de semana p/ ti e família.
    Calu

    ResponderEliminar
  19. Oi querida
    Quanto tempo mesmo!
    Consciência é tudo!
    Uso os doseadores de detergente para as mãos por meses e meses.
    Procuro comprar tudo que posso biodegradável!
    Um lindo fim de semana para você e para a tua princesa.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  20. Voltei pra agradecer teu carinho pelo niver!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  21. Rute, obrigada por atender ao meu convite para prestigiarmos Chica. Se eu fiquei feliz por ela, imagine a Chica! Que Deus derrame sobre vc, Rute, todas as Bênçãos! Esse post sobre as ecoembalagens foi uma novidade e tanto para mim. Adorei saber disso! Lindo domingo! Bjbjbj!

    ResponderEliminar
  22. Rute, já tinha lido esta publicação no outro dia, mas só hoje consegui comentar. O shampoo da Garnier também é o meu preferido e compro as eco recargas, além de tudo é o único que não me faz caspa, talvez por ser mais suave e natural.O sabonete líquido também uso as recargas, mais ecológicas e baratas. Esta publicação foi muito útil!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Rute!
    Se quiseres podes ler aqui http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/07/adoptar-um-gel-de-banho-natural.html, o que "descobri" de não tão positivo (...) sobre um destes produtos com menos embalagem (sem deixar de ser bom o facto de já terem esta preocupação).
    Beijinhos

    ResponderEliminar