20 dezembro 2011

BRIGADEIRÃO VEGETARIANO DE AGAR-AGAR

ARTIGOS RELACIONADOS:
Manjar Branco de Agar-Agar
Marmelada de Papaia, Cenoura e Laranja

Sempre que há convivio à mesa, temos de ter em atenção os excessos. Sendo que os excessos muitas vezes não são só a quantidade que se come, mas o tipo de alimentos que se come.

Os doces da época natalicia são riquissimos em ovos e ainda assim as pessoas juntam sempre um ovinho ao bacalhau cozido, umas entradas com maioneses que levam ovo, e no dia seguinte um pãozinho fofinho também com ovo escondido.

Fazer contabilidade alimentar nesta época natalicia é importantissimo! Contabilize os ovos que possivelmente está a ingerir e se possivel, opte por receitas mais saudáveis.

O brigadeirão de agar-agar é uma belissima alternativa e uma vez que vai ter a mesa cheia de familiares, confeccione outros doces de agar-agar, servindo um pratinho colorido como sobremesa.

INGREDIENTES:

  • 1 xicara Leite condensado de soja (caseiro) de cacau*;
  • 1 xicara Iogurte Natural Soja;
  • 1 litro de leite soja de chocolate (Alpro);
  • 1/2 xicara de açúcar mascavado claro;
  • 2 colheres (sopa) farinha Maizena;
  • 2 colheres (sopa) agar-agar em flocos;
  • Arroz tufado chocolate para topping.
*LEITE CONDENSADO DE CACAU:
  • 1 xicara de leite em pó de soja;
  • 1/2 xicara de cacau em pó;
  • 1 xicara de açúcar mascavado;
  • 1/2 xicara de água ferver;
  • 1 colher (sopa) de manteiga vegetal.
CONFECÇÃO:
Confeccionar o leite condensado conforme explicado aqui , mas não esqueça de juntar o cacau em pó.
Depois de pronto, juntar todos os ingredientes do brigadeirão num liquidificador.
Se tiver bimby, programe 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º.
Se não tiver, leve a mistura ao bico do fogão e mexa sempre para não pegar, durante 10 minutos.
Deite numa forma de pudim previamente passada por água. Deixe arrefecer. Leve ao frio durante 4 horas no minimo. Decore somente antes de servir para que o arroz tufado não humedeça.

22 comentários:

  1. O meu único problema é que não gosto muito de sobremesas frias neste tempo gelado, prefiro saborear os fritos quentinhos :)

    ResponderEliminar
  2. contabilidade alimentar...hehehe
    é preciso fazê-la o ano inteiro, no meu caso! :)
    esta receita serve perfeitamente para calar a gula e equilibrar a balança...é disto que eu gosto! pena não poder provar...
    Linda, se não postares mais nada desejo-te um belíssimo natal, com muita tranquilidade e repleto de calor humano!
    Beijinho****
    Maryzita

    ResponderEliminar
  3. Rutinha minha flor de maracujá doce, agradeço as palavras carinhosas lá no meu cantinho, devo tudo a voces que me ensinaram muito e são tão carinhosas sempre. Jamais vou esquecer que aprendi a fazer meu 1º iogurte aprendendo com vc e da melhor maneira saudável possível. Agradeço sua preocupação mas faço questão de colocar seu nominho na relação, pois faço questão no meu 1º aniversário eu contemple alguém que me deu tanto carinho ao longo do ano, seja que lugar que for. Obrigada mesmo minha querida, vc sempre muito gentil. Bjocas nas duas bochechas rsrs. Agora vou ver essa delicia aí acima

    ResponderEliminar
  4. Rutinha
    Como sempre muito esperta essa minha amiga, sim os ovos aumentam e tanto nessa época não? Pobrezinha das poedeiras eu tenho mta dozinha destas.
    Adorei a receita e imagino q o arroz tufado e um tipo de arroz com cobertura ou tipo cristalizado ou um floco de arroz algo assim?
    Ja anotei e vou experimentar.
    Beijokas de mel.

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante desta sugestão, uma sobremesa bem suave para esta época natalícia!! De facto, muitos de nós nem dá conta da quantidade de ovos que se ingere nesta época...temos de equilibrar bem as refeições!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Rute, já que vamos comer doces, que seja de uma forma saudável!! Algo que não nos tire e que acrescente. Não sou muito de ovos, natas e tenho me alimentado naturalmente. Sua receita está favoritadíssima!! Beijus,

    ResponderEliminar
  7. Vc é uma maga das receitas, Rute.Tenho de anotá-la.
    Aproveito para desejar-lhe um Natal abençoado e mágico nas alegrias, na esperança e no amor renovado a cada dia.Paz e bem p/ ti e toda família.Feliz Natal!
    Um bjo afetuoso,
    Calu

    ResponderEliminar
  8. Pois então falei, falei e falei e como falo!!!
    e esqueci de ver essa delicia ora ora, falou em brigadeiro meus ouvidos (no caso meus olhos) brilharam, que delicia hem Rutinha, e coitadinhas das galinhas sofrem para ter seus ovinhos e ainda o seu destino são as panelas. Ai que triste miga!! bjocas

    ResponderEliminar
  9. Eu já comia uma fatia. Tem um ótimo aspeto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Rute, bem lembrado! Costumo segurar o consumo de ovos o máximo possível, não tenho restrições alimentares, mas herdei da minha mãe essa mania de reduzir os ovos na minha vida, rs. Estou há muito tempo com vontade de experimentar o ágar-ágar, esse brigadeirão é uma ótica dica :-) Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Olá, Rute!Este brigadeirão está óptimo!A tua imaginação não tem limites!O trio da foto de cima está fenomenal!Eu também não gosto de abusar dos ovos nas receitas e como uso caseiros, restrinjo ao máximo o uso. Inspirada em ti, neste Natal vou aproveitar para fazer sobremesas com ingredientes pouco usuais, como o agar-agar. O açúcar amarelo já tenho usado(o Sugar Blues em acção!). O sabor não precisa ficar comprometido apenas por usarmos ingredientes naturais, até pelo contrário, é uma doçura mais genuína, e além de tudo saudável!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amada....rs.rs.rs. é verdade tem horas que estamos muito aceleradas, mil idéias inclusive o pão realmente tem muito simbolismo e tem receitas de outras culturas também parecidas.Mas o que eu queria mesmo era postar as mais tradicionais receitas Ciganas para agradar aos amigos no final de ano, é uma forma de presentear os conhecidos e desconhecidos, de atuar na presença do Aranjo Gabriel Divino mensageiro tendo a oportunidade de levar uma mensagem boa e de positivismo, afinal precisamos tanto disso não? Podes aguardar que falaremos carta por cart do tarot Cigano métodos de tirada mensagem e etc no novo ano.
    Que seu Natal seja Divino na paz e na luz e com todas as bençãos dos amados Orixás e que seu ano novo seja um verdadeiro renascimento espiritual, mental, celular enfim completo. Mil beijokas da amiga brasileira.

    ResponderEliminar
  13. Rute, a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Um ótimo Natal. Muita paz em seu coração!

    ResponderEliminar
  14. Ai está uma sugestão saudável para a mesa de Natal!!
    Amiga, para ti um Natal muito feliz cheio de amor e carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Minha querida Rute:

    É comum ler suas postagens sorrindo, ao constatar que não conheço uma quantidade enorme de ingredientes que v. usa nelas !!!

    É tudo deliciosamente estranho e incomum para mim, nessas suas receitas cheias de criatividade.

    Por aqui, ando me preparando para as comilanças natalinas, fazendo um pouco de redução de delícias ! Para encarar as rabanadas - que adoro ! - é preciso estar preparado...

    Feliz Natal, com muitas alegrias e comida saudável, e que o Novo Ano traga muita paz e realizações, para você e família.

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Vim agradecer e retribuir os votos ...FELIZ NATAL, tuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  17. Feliz Natal Rutinhaaaaaaaa querida, para voce e toda sua familia e que Deus abençoe seu lar, trazendo-lhes muita sáude, paz, harmonia e realizações. Beijo grande. Obrigada por tudo minha amiga

    ResponderEliminar
  18. Queridas amigas,
    obrigada por todo o carinho e votos de festas felizes.

    Não tenho respondido aqui no blog, mas tenho ido aos vossos cantinhos virtuais levar meus votos pessoalmente.

    Que todos os dias sejam sempre Natal.
    Me encanta este espirito natalicio que gostaria que se mantesse.
    Beijinhos natalicios a todas *<|:-)
    Rute

    ResponderEliminar
  19. Rute,
    Agora que o filho chegou e estamos todos reunidos a casa ficou mais alegre e completa.
    Não podia deixar de vir aqui desejar um Natal de paz e alegria pra você, minha querida amiga!
    Dê um beijo na Carol por mim.
    Sua amiga de além-mar,
    Gina

    ResponderEliminar
  20. Amiga, até esqueci do brigadeirão...rs!
    Fazendo sua versão saudável só temos a ganhar, para equilibrar o tanto de guloseimas que são feitas nessa época do ano.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  21. Gina,
    que bom é sentir sua alegria vibrante por ter a familia reunida.
    Aproveite bem seus filhos nesta época, já que depois a distância vos vai parcialmente separar.
    Um Santo Natal também para você.
    Muito amor, saúde e harmonia.
    Beijos além-mar.
    Rute

    ResponderEliminar