

Brincadeira à parte, vamos lá somar o que diz, Esgoto, Esterco, Aterros e Lixões. Igual a... 27%.
E foi aqui que os cientistas pensaram, porque não utilizar o gás produzido pela decomposição dos residuos organicos (fezes, urina, residuos alimentares, natureza morta, etc...) para gerar combustivel natural. Deste modo a atmosfera não será sobrecarregada com dioxido de carbono e com metano, e nós humanos, teremos uma alternativa ao Gás Natural ou ao GPL (gás de petróleo liquefeito), ambas energias NÃO renovaveis.
Dá para crer? Só mesmo quem nunca fez, em criança, o teste do pum inflamável, com chama de isqueiro! Eu não fiz, hein, mas, sei quem fez! É...parecido com este filme aqui, mas neste caso é gás da decomposição de natureza morta que está presa no gelo.
Tudo isto para mostrar que os processos são iguais e que tudo está a contribuir para destruir a camada de protecção da terra contra o sol. Sim, os raios solares são nossos amigos, trazem muita vitamina D ao nosso corpo, aquecem, permitem a fotossintese das plantas, mas quando filtrados! Caso contrário, são mortiferos.
Voltando aos processos que estão na origem de CO2 e de Metano, o sistema de digestão da Terra é idêntico ao dos seres vivos. Para obter o Biogás, a matéria organica é transformada pela acção das bactérias num biodigestor anaerobico.
Dá para ver aqui, um biodigestor ainda no começo, e um outro, completamente insuflado pela mistura de gases produzida. Parece uma barriga inchada! Anaerobico quer dizer sem Oxigénio, pois é letal para as bactérias que fabricam o Biogás.
Todo este bubbling lembra os refrigerantes não é? Gaseificar uma bebida é introduzir CO2 alimentar no liquido. E lembra ainda a fermentação do pão, dos bolos, das bebidas alcoolicas... a única diferença é que as bactérias que trabalham na fermetação da cozinha, são bactérias que toleram o oxigénio. A exemplificar temos o vinho feito com kéfir, uma colonia de bactérias visivel a olho nú, que transforma a frutose do abrunho desidratado libertando CO2 que gaseifica a bebida.
Conclusão, o Biogás é uma boa solução para diminuir a libertação de CO2 e de Metano para a atmosfera, até porque é uma energia renovável mas convém não descuidar das outras fontes de carbono, e em especial, diminuir o consumo de carne na nossa alimentação, fará diminuir o número de animais ao cimo da Terra e consequentemente baixará a % de flatulência libertada na atmosfera.
OUTRAS PARTICIPAÇÕES QUE VALE A PENA CONFERIR:
Alma Mater
Flora da Serra
Espiritual-Idade
Espiritual-Poesia
Dicas Green
Essência Estrelar Maya