27 novembro 2011

MARMELADA DE PAPAIA, CENOURA E LARANJA

Muito boa!
Pode ser comida como sobremesa. Fica excelente acompanhada com requeijão e mel, em cima de uma tostinha, povilhada de canela.
Deliciosa.

INGREDIENTES:
  • 1 laranja grande inteira, descascada;
  • 1 cenoura grande, ou 2 pequenas;
  • 1 lata polpa de papaia (usei marca koala);
  • 2 medida (lata) cheia de água;
  • 3/4 xicara de açúcar mascavado;
  • 2 colheres (sopa) de farinha maizena;
  • 2 colheres (sopa) de agar-agar;
  • Limão para decorar, e também sabe bem um pouco de sumo por cima.
CONFECÇÃO:
Colocar tudo num liquidificador, excepto o limão, e triturar tudo.
Se tiver bimby, programe 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º.

Se não tiver, leve ao fogão, mexendo sempre para não deixar pegar até ferver 10 minutos.

Prepare uma forma de pudim. Passe por água antes de verter o preparado.
Depois de arrefecer, leve ao refrigerador durante pelo menos 4 horas. De preferência de um dia para o outro.

23 novembro 2011

TUDO LIMPINHO, COM MENOS 73% PLÁSTICO E IMPACTO ZERO!

Olá blogosfera,
lamento a ausência, agradeço a preocupação das amigas, andei sumida mas está tudo bem de saúde, felizmente.

Vim compartilhar convosco um hábito simples mas que pode ser incomum para muitas pessoas. Esperemos que não, esperemos que nos comentários me digam o contrário. Porém, nunca é demais chamar à atenção das pessoas mais "distraidas", que na azáfama das compras não se lembram destes pequenos gestos mas que são muito importantes concerteza.

Uma coisa vos digo, o ser humano é um animal de hábitos enraizados e MUDAR, simplesmente significa criar novos hábitos. A principio custa sair da rotina, trocar marcas comerciais por outras, alterar procedimentos enferrujados, pois isso faz a pessoa sair do mecânico, mas não podemos esquecer que as pessoas não são máquinas, mas sim seres racionais dotados de razão para optar pelas melhores escolhas.

Na foto por exemplo, estão embalagens que utilizam cerca de 70% MENOS de plástico. São essas, as eco-pack, maleáveis em vez de rígidas. Ocupam menos espaço depois de vazias e não vêm com dupla ou tripla embalagem. O conteúdo é biodegradável, neutro, suave no cheiro, diminuindo o impacto no ambiente. A marca não interessa minimamente. O meu objectivo não é fazer propaganda à industria, mas sim apreciar e mostrar aos produtores que o consumidor interessa-se por produtos o mais ecológico possivel. Se hoje somos uma minoria, amanhã podemos ser uma maioria consciente que as nossas escolhas fazem a diferença.

Nestes produtos há ainda outras vantagens ocultas, como o peso, a flexibilidade de arrumação, que influência no transporte e no gasto de combustivel ou armazenagem.

Experimente as eco-recargas, fique atento aos novos produtos do mercado com uma vertente mais ecologica e também económica, pois são mais baratos. Só não esqueça de guardar a embalagem rigida anterior. Diga NÃO à compra de novos doseadores de detergente para as mãos. Reutilize o mesmo doseador enquanto possivel.

Não podemos esquecer que a procura dita a oferta. Se as sondagens de mercado chegam à conclusão que as pessoas dão valor aos produtos "verdes", a tendência será as empresas serem forçadas a tornarem-se mais eco-conscientes.

A voz do povo é a voz de Deus. Juntos movemos montanhas. Objetivemos um mundo mais verde e sustentável no nosso futuro.

07 novembro 2011

7 PALMOS DE TERRA NO DIA 7 DA TEIA AMBIENTAL

Antes de entrarmos a fundo, no tema deste dia 7 de cariz ambiental, convido-vos a viajar comigo pela teia envolvente. No seguimento dos temas escolhidos em artigos anteriores e que acompanham as Fases da Vida, deparamo-nos hoje com a 7ªfase, Morte!

Ao pensar num título para a Poluição da Morte, lembr
ei da série televisiva, "7 Palmos de Terra" (no Brasil com nome similar: "A 7 Palmos"), que curiosamente, tem título original norte-americano, "Six Feet Under", tradução à letra "6 Pés Embaixo".

Dai, foi um pulinho para a minha mente relacionar tudo com tu
do. Lembrei da foto tirada por mim, em 2006, no topo do Aqueduto das Águas Livres de Lisboa, servindo de base a explanação que se segue. Vamos misturar falecimento com água?

Comecemos então por comparar os vários tipos de medições. Na antiguidade era comum usar como instrumento de medição, partes do corpo humano. Só muito depois é que apareceram as unidades de medida padronizadas, em virtude das diferenças corporais.
Com o passar do tempo, continuou-se a utilizar denominações antigas, como pés e palmos, porém adotando em todas, comprimentos médios universais:
1 Polegada (polegar) = 2,5 cm
1 Palmo maior (mão aberta) = 22 cm
1 Palmo menor (4 dedos fechados) = 7,5 cm
1 Pé (pé com sapato) = 30 cm
1 Côvado (ante-braço, até ponta dedo médio) = 52,5 cm = 7 palmos menores

Mediante isto, chego à conclusão que a tradução do tal título está duplamente errada!
A tradução linguistica de "six feet", não é, 7 palmos em português, assim como a equivalênica métrica de 6 pés é igual a 8 palmos maiores, ou a 24 palmos menores.
Então, qual a razão da existência destes 2 ditos populares?
6 pés referem-se à altura da pessoa (6'=1,80 cm=estatura média do americano masculino), enquanto que 7 palmos menores referem-se à altura da terra.

Mais ainda, segundo a legislação, 7 palmos de terra já não se praticam. Em virtude da terra estar tão saturada, é obrigatório por lei , 1 metro de terra todo ao redor do caixão, ou seja 14 palmos menores, inclusivamente, para proteger lençois freáticos que passem embaixo do cemitério e que estão sujeitos à poluição bacterológica, especialmente em paises de clima temperado.

Outra prudência transmitida pelos estudiosos da área, é aconselharem à plantação de árvores de raizes profundas nos cemitérios para baixarem o lençol freático, afastando-o das covas. Mais ainda, deveria ser respeitada uma distância entre covas no minimo de 10 m e uma distância de fontes ou cursos de água, maior ou igual a 30 m. Por isso não estranhem se o único ponto de água no cemitério, for
bem distante do sitio onde vocês estão colocando as flores.

Cá em Portugal, muitas familias têm optado pela Cremação. Um dos processos mais antigos utilizados pelo homem, mas que nos surge como novidade ou solução mais económica, já que a diferença de preço é significativa. Um funeral com
sepultamento custa cerca de 2500 €, enquanto que um funeral com cremação fica em 700 €.

Na antiguidade, a cremação era considerada uma medida prática e higienica. Atualmente é considerada económica e ecologica. Mostro-vos na foto seguinte o Genesis Biopod, uma urna marinha onde se depositam as cinzas d
entro de uma bolsa biodegradável e que após as cinzas se espalharem no fundo do mar, a urna se transforma em habitat para peixinhos.

Mas há outros tipos de funerais verdes que estão sendo escolhidos nos paises mais desenvolvidos. A preocupação com o abate de árvores para construção de ataúdes comuns, leva ecologistas a escolherem caixões de vime, de cartão-reciclado, de lã, etc. Materiais que não só facilitam a entrada de ar e de microrganismos, como também se desintegram mais rápido do que a madeira.

Para além dos baús, os funerais verdes prescindem do embalsamento do corpo. Prática usada nos funerais comuns que substituem os fluidos da pessoa por liquidos quimicos de embalsamento, retardando o processo de decomposição.

E vou parar por aqui, pois há quem não aguente falar destes assuntos, ainda que seja pertinente reflectir que o ser humano mesmo depois de morto continua poluindo!! Surge um pouco contraditoria aquela frase que se diz de malfeitores falecidos: "Pelo menos agora, já não faz mal pra ninguém".

Bons ou maus, o que é certo é que nossas "ações" não terminam com a morte. Há sempre a obra que transcende o obreiro, e o corpo que continua po
luindo durante anos!!
Dai que eu já escolhi:
Quero cremação, Genesis biopod, ondas de "chantilly" e areia de "bolacha" :)



PALMOS DA NOSSA TEIA AMBIENTAL:

AescolaÉbela.wordpress.com - Especulação e Poluição
AromaDeCafé.blogspot.com - Arco-Iris natural p/ Festa Infantil Ecológica
PreservandoOverde.blogspot.com - Dicas de Consumo
wwwLarEncantado.blogspot.com - Pecuária e Aquecimento Global
CozinhandoComJosy.blogspot.com - Tempos de Mudança - 2ªSem Carne
FractaisDeCalu.blogspot.com - Nosso Mar
Brasilian.blogspot.com - Laticínio ou Latrocínio
EssênciaEstrelarMaia.blogspot.com - Meditando no Congestionamento
FloraDaSerra.blogspot.com - Fazendo "bonito" na Teia
Espiritual-idade.Blogspot.com - Senhor da Criação

04 novembro 2011

RESSONÂNCIAS CINEMATOGRÁFICAS BCFV


Durante os 8 meses da coletiva, todos os dias encontrava ressonâncias alusivas às temáticas que planeava focar. Cada fase recebeu inumeras influências tais como conversas, acontecimentos, livros mas a fonte de inspiração mais constante, durante esse periodo, foram os filmes, pois sou apaixonada pela 7ªarte!!

A arte de retratar a vida na tela de cinema permite-nos observar experiências alheias com muito realismo, assim como o teatro e a literatura, são causas e consequências da história humana. Aprende-se muito só de observar e reflectir.

Vamos ver então quais as ressonâncias cinematográficas BCFV que eu vos trago:

1ªFASE - NASCIMENTO

BÉBÉS
Documentário Francês - Ano 2010

O filme convida-nos a viajar por 4 culturas diferentes (Namibia, Mongólia, Japão e EUA) onde acompanhamos 4 crianças de raças diferentes, desde o nascimento, passando pelas situações mais engraçados dos primeiros meses de vida.


TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=1vupEpNjCuY



2ªFASE - INFÂNCIA

PHOEBE NO PAIS DAS MARAVILHAS
Drama/Fantasia EUA - 2008

O filme conta-nos a história de uma menina super imaginativa com um comportamento diferente das outras crianças que a mãe interpreta como sinal de criatividade, mas a maioria dos professores e médicos acha se tratar duma doença que tem de ser medicada.
Phoebe tem adoração especial pelos livros de Alice no pais das maravilhas e Alice do outro lado do espelho.
TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=eQxCBqaJUhs


3ªFASE - ADOLESCÊNCIA

DEBATE PELA LIBERDADE
Biografia Melvin B. Tolson - 2007

Um filme baseado em fatos reais que conta o percurso do professor Tolson na luta por ensinar adolescentes negros a contestarem através do diálogo, conceitos e preconceitos raciais vigentes na América dos anos 50/60.

Ensina o poder da palavra para promover a libertação pacifica.

TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=Fd7-oKgiFmg


4ªFASE - JUVENTUDE

IGUALDADE DE SEXOS
Relato histórico ficcionado - Reino Unido 2010

Acontece em 1968, durante uma greve nas fábricas da Ford, na Europa, quando um grupo de mulheres reivindica igualdade de salários em relação aos homens. Mostra o quão dificil é conciliar a vida doméstica e familiar com o trabalho, para além de nessa altura ainda serem págas abaixo dos ordenados masculinos. O filme vai além da vida profissional, entra em casa das familias e evidência o pilar que realmente sustenta a sociedade.


TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=gyvcnnNV0eE


5ªFASE - MATURIDADE

A INVENÇÃO DA MENTIRA
Comédia - EUA 2009

Somente nesta fase é que começamos a entender as mentiras que nos impingiram desde crianças. As "viroses" que foram crescendo em nós, transformando-nos em prisioneiros e escravos da Mentira global.
Talvez o melhor seja saber quem inventou a Mentira! Em Terra de Cegos quem tem Olho é Rei :)TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=VrqPnVZz7b4&feature=results_main&playnext=1&list=PL59D1C0B100E06014



6ªFASE - MELHOR IDADE

A MULHER DO VIAJANTE DO TEMPO
Romance - EUA 2009

A 3ªidade é por todos muito temida. Aprendemos a seccionar a vida com base no tempo e na idade, catalogando o que se pode ou não fazer em cada fase.

E se na realidade o tempo não existisse? E se fosse possivel viajar no tempo? Imagine-se em um romance intemporal...

TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=PXGMKzphrtI


7ªFASE - MORTE

DESPEDIDAS (DEPARTURES)
Comédia dramática - Japão 2008

É comum, a morte, incomodar muita gente, mas o que faria você se estivesse desempregado e a única hipotese de trabalho fosse numa funerária japonesa? Esconderia com vergonha dos seus amigos e familiares que é essa sua profissão atual? E se eu lhe disser que é possivel o contrário!? É possivel ter orgulho de trabalhar no "Aeroporto da Vida"?


TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=G2TQoUpR5Mc


8ªFASE - VIDA PARA ALÉM...

A PROCEFIA CELESTINA
Romance de aventura - EUA 2006

Baseado no livro com o mesmo nome, a Profecia é uma parábola de aventuras que prevê o despertar mundial para um nivel mais profundo de espiritualidade. Ver o filme não dispensa ler o livro. As 9 revelações são melhor explicadas no livro mas ficará mais consciente, assistindo à pelicula em simultaneo.

TRAILER http://www.youtube.com/watch?v=DoAQK_YW360


Abraços coletivos e até sempre!

OUTRAS RESSONÂNCIAS.....................MAIS ALGUÉM QUER RESSOAR?
2-www.NacoZinhaBrasil.com - Retrospectiva Analitica
3-
Espiritual-Idade.blogspot.com - Ressonâncias Biblicas
4-FractaisDeCalu.blogspot.com - Ressonâncias Literárias
5-AescolaÉbela.wordpress.com - Ressonâncias Informativas... para libertar de qq Paradigma
6-CozinhandoComJosy.blogspot.com - Ressonâncias Culinárias