16 Janeiro 2012

CHÁ DE FOLHA DE OLIVEIRA

o00(não, não é possivel que uma árvore tão grande, centenária e autosuficiente, tenha apenas utilidade para azeitona/azeite e lenha!)

Pensava eu, assim, da Oliveira...
E como tenho 7 Oliveiras lá no terreno da aldeia, a questão repetia-se 7 vezes no meu cérebro, sempre que ia apanhar a azeitona em Novembro/Dezembro de cada ano.

Da mesma forma que o hábito faz o monge... aqui em casa, a curiosidade faz as descobertas! Foi deste modo que me aventurei no chá de folha de oliveira. Para tal basta separar as folhas dos troquinhos. Limpá-las, uma a uma, com um pano molhado. Desidratá-las ao sol, num tabuleiro de rede, durante vários dias, até que as folhas fiquem todas enroladinhas, parecendo cigarrilhas.

Para o chá, ferver 1 litro de água. Quando estiver fervendo bem, deitar 10 folhas (secas) de oliveira. Não mais (cuidado)! Apagar o fogo e deixar em infusão 10 minutos. Coar e beber ao logo do dia. Não utilizar cafeteira de aluminio.

Os beneficios atribuidos a este chá, vão desde baixar colesterol ruim, a baixar tensão arterial e baixar peso. Dizem que se perde 6 kilos em 1 mês, se beber o chá todos os dias. Ah e também, dá boas noites de sono.

Outro chá que faz perder peso é o famoso chá verde, porém, esse contém cafeina (não indicado a hipertensos). No caso do chá de folha de oliveira, dizem que faz perder peso numa zona localizada: a zona do abdomen (barriguinha).

Já comecei a beber o chá. Optei por misturar as folhas de oliveira no chá habitual de ervas aromáticas. O sabor não alterou (que eu desse por isso). O meu medo era que a pressão sanguinea baixasse muito, pois tenho pressão média-baixa. Mas como bebi café ao almoço, acho que um ajudou o outro. E não tenho problemas de colesterol ruim. Mas agradecia perder uns kilinhos...
Vemos ver no que dá!

Tenho de maximizar o produto interno bruto!!! Ainda vou descobrir que mais fazer com os subprodutos da oliveira.

64 comentários:

  1. A mim ainda não me beneficia em nada mas é bom saber :)

    ResponderEliminar
  2. Boa!O que tu descobres, Rutinha!Sabia que o chá de oliveira era bom para baixar a tensão, por isso nunca me interessei muito, pois como tu tenho a tensão mais para o baixo e não tenho colesterol alto, mas perder uns quilinhos queeeeero muito! Adorei a dica!
    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SABIA KE ERA BOM PARA BAIXAR TENSAO,MAS KE É BOM PARA EMAGREÇER,ISSO É OTIMO E FICA BARATO VISTO EU TER IMENSAS OLIVEIRAS,E SE AINDA BAIXA O COLESTEROL,VAMOS LA VER SE É MESMO ASSIM,.BJOS

      Eliminar
  3. Até quem não quer emagrecer pode tomar, pelo menos na segunda-feira (rs*) O ruim é achar onde comprar.
    Rute, você poderia fazer dinheiro com suas 7 oliveiras!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  4. Rute, acho as folhas da oliveira lindas, como podemos ver na sua foto :-) Minha mãe anda tomando esse chá, pois tem pressão alta. Não posso nem passar perto dele - uma pena, depois que soube que emagrece, rs -, porque tendo a ter pressão mais baixa. Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute: porque não pode passar perto dele? será que tem medo do sabor? pois olhe, eu também imaginava que tivesse uma sabor amargo. Afinal não. É praticamente insípido, sem sabor nenhum, muito menos sabor desagradável. Tome e vai ver. Cumprimentos,
      João Gonçalves

      Eliminar
  5. O meu avô era mestre em descobrir chás de tudo, de oliveira não me lembro de ele utilizar, mas de folha de marmeleiro, de nespereira também para o colesterol, de folha de laranjeira(muito bom para o stress e nervoso miudinho:-)uma erva que há muito á beira das estradas para a diarreia e por aí vai...
    tenho que averiguar esse para eliminar gorduras hehe

    ResponderEliminar
  6. Ora, vejam só, não sabia desta!
    Uma pena que aqui no Brasil este tipo de árvores não seja tão plantada, mas vi tantas agora em novembro na Espanha e se soubesse disso, teria tomado chá todos os dias em que lá estive. hehe
    Gostei de saber sobre esta novidade por aqui.
    grande abraço, carioca

    ResponderEliminar
  7. Que interessante Rutinha querida, a um mes atrás minha amiga que mora em São Paulo me mandou um email falando sobre a poderosa folha de oliveira, inclusive procurei pelo email dela e ela me sugeriu um blog ótimo que fala tudo a respeito das olivas se caso se interessar Rute eis ele: http://folhasdeoliva.blogspot.com/
    Muito bom né, ela me disse que já perdeu 10 kilos desde que começou a ingerir o chá, mas junto a isso ela faz academia e dieta. Ótimo post Rute.Excelente semana pra ti...bjos

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente não tenho oliveiras por aqui. Cidade grande, mas mesmo na periferia de São Paulo não há oliveiras, não digo nenhuma, mas esta árvore não é típica do Brasil. Costumamos importar nossos azeites de Portugal (os melhores na minha opinião) da Espanha (os segundos melhores em minha opinião) da Italia e assim vai. Quanto nossas azeitonas não sei de onde são...rs. Sério, não ria, nunca li rótulo delas. Os azeites minha mãe e meu pai (ela netas de portugueses, ele filho de espanhóis). Mas com a sua ideia desenvolverei a minha: vou atrás da oliveira.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu sou portuguesa e aqui há muitas oliveiras, se quiserem é só pedirem que eu envio para voces.

      Eliminar
    2. eu sou português e tenho oliveiras faço azeite, sou do distrito de Coimbra, mas conheço muitas oliveiras no estado de São Paulo ( Pirangi )

      Eliminar
  9. Gostei para perder seis kilinhos...uau...Aqui é muito dificil de achar oliveiras...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  10. Rute, bom dia!
    Já estou como a Luma Rosa, não queres vender umas folhinhas já desidratadas aqui ao pessoal?
    Muitas beijocas!
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Rutinha!
    Adorei sua matéria sobre o chá das folhas da oliveira e já havia sim lido algo sobre isso. pena que aqui é meio dificil de conseguir, pois a barriguinha aquela gordurá má que insiste e repousar ali é difícil de remover, mas com este tipo de produto, assim como so bons óleo vai sim!

    Com relação ao nosso estudo de Cartas:
    Estou amando efetuar este estudo contigo e com quem mais possa opinar sobre essa fantástico mundo do Tarot e do Baralho Cigano.
    Tanto no baralho cigano (Petit lenormand ou O Tarot Cigano, Mystical Lenormand) contamos apenas com 36 cartas, no Mystical ainda tem mais 4 cartas extras. O Petit Lenormand vem com os naipes do baralho farancês, no caso da Carta 2 o Trevo, vem com o 6 de ouros representando aperfeiçoamento interno que o homem realiza através do esforço de conciliação das correntes do Alto com as de Baixo, que permite o equilíbrio nas realizações, mas também presentes, donativos, gratificação. Atenção, vigilância; também o tempo aceito, prosperidade presente.
    Indica aspirações, ambições, esperanças, desejos. Denota bens inesperados, porém perigo de perdê-los por meio de falsos amigos.
    Também em seu aspecto negativo:desejo, cobiça, inveja, ciúme, ilusão, melindres.
    Sim concordo contigo tem um tanto a ver com a Lâmina II mesmo do Tarot. E com relação às Joaninhas ficou perfeita sua colocação. Embora frágeis também tem o seu veneno, a sua forma de defesa, o engano das aparências algo tão frágil mas que esconde seu poder.
    Estou aproveitando muito mesmo este aprendizado que está contribuindo muito para meu crescimento, espero um dia nos encontrarmos ao vivo e a cores para um chá cigano e um papo cartomântico!
    Obrigada querida e espero continuarmos firmes!
    Beijokas de mel e ótimo dia.

    ResponderEliminar
  12. Olá gente querida!

    Desta vez trouxe poucas folhinhas pois queria apenas experimentar. E na verdade, ainda estou nos primordios da experiência. Muito cedo para notar baixa de peso, mas já dá para verificar que por enquanto a pressão sanguinea se mantém.

    Terei o maior prazer de enviar para vocês folhas de oliveira noutro ano que traga mais folhas para casa. No entanto, a Josy, deixou um link fantástico para as meninas brasileiras: http://folhasdeoliva.blogspot.com/ - Penso que dá para encomendar online.

    Em Portugal, também há à venda nos supermercados e ervanárias. Pelo menos já vi na area-viva do Continente e no Celeiro.

    BETH, cuidado com a apanha na estrada, pois convém saber se a oliveira tem algum quimico ou não. Minhas oliveiras são organicas. Não levam nada de pesticidas ou fertilizantes quimicos. Por isso confio.

    Mª ROSA CIGANA, vamos em frente com nossas descobertas pelas cartas. Obrigada por mais esses ensinamentos. Estou adorando. Sempre que for comentar seus posts levarei minha intuição, acima de tudo! E concerteza um dia nos encontraremos. Anseio pela hora de ir ao Brasil. Infelizmente o ano passado não deu :( E confesso que não sei quando irá dar (€€€€€!).

    BEIJINHOS a todas.
    Um bom dia e uma otima semana.
    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se precisarem de cobaias para a cartomancia... :)

      Eliminar
    2. Ok, Lúcia. Se precisarmos de cobaias...
      Mas ainda estamos só na aprendizagem.
      Junta-te a nós, no blog da Rosa Cigana. Em breve ela publicará a carta 3.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
    3. Caríssima Rute,

      Tenho 54 anos e recordo-me de em criança ver a minha avó preparar infusão de folha de oliveira dizendo que era bom para o coração e hoje sou um fã desta receita até porque sou hipertenso, contudo procurei dar um toque pessoal e quando preparo a minha infusão junto-lhe casca de limão mas cortada superficialmente sem apanhar a parte branca da casca. Experimentem e verão como é uma infusão deliciosa.

      Eliminar
    4. Olá António.
      Grata pela dica da casquinha de limão.
      Há chás naturais milagrosos, este é um deles.
      Agora estou em vias de experimentar o chá de folha de romã.
      Abraço. Continuação de boa semana.
      Rute

      Eliminar
  13. Tb estou muito interessada em perder a barriguinha. Pena q aqui em minha cidade não temos oliveiras. Muita paz!

    ResponderEliminar
  14. Rute,
    já estou procurando uma oliveira por aqui(rsrss).
    Fiquei interessadíssima nas propriedades deste chá.Vc é uma maga das combinações nutritivas.Eu nem sonhava que a oliveira tivesse mais esta oferenda benéfica.Pena que nem faço idéia donde possa achar uma dessas, snif!!
    Bjkas aromatizadas em oliva.
    Calu

    ResponderEliminar
  15. por aqui só foi usado uma vez esse chá e foi para desentoxicar o organismo, o marido tinha comido atum em conserva e teve uma reação alergica, assim de repente ficou com o corpo cheio de "babas" (empolado) e comichão horrivel, a senhora, já de idade, que morava na casa ao lado disse para ferver as folhas da oliveira, mas poucas pode ser venenoso ( palavras dela), o certo é que resultou e ele melhorou quase na hora.

    é bom saber destas mesinhas.

    ResponderEliminar
  16. Amiga Rute,
    Acabamos por não nos interessarmos pelas folhas, se não temos as árvores. Confesso que não sou muito chegada aos chás. Falta de hábito mesmo, embora tenham sido eles que me fizeram expelir pedras nos rins, sem necessidade de qualquer outra intervenção. Tomei de cabelo de milho, de quebra-pedra e outros.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Querida,

    Espero que o chá funcione!!

    Seria bem legal se vc conseguisse fazer a foto com o coelho!!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Acabei de entrar no http://folhasdeoliva.blogspot.com/ e o site é bem legal.

    Porém, parece estar abandonado ... uma pena!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Minha super criativa Rute:

    Mais uma descoberta da eterna pesquisadora. (Possui um número 7 forte?)

    Parece que todas as plantas tem várias utilidades, embora não sejam todas conhecidas/aproveitadas.
    Aqui pertinho de S.L. existe uma pequenina cidade -que ainda não conheço!- chamada Maria da Fé e que é a primeira produtora de azeite brasileiro. Veja aqui:
    http://terras-de-minas.blogspot.com/
    Essa cidade é a mais fria da nossa região, chegando a zero graus no inverno. Será essa a razão das oliveiras estarem progredindo por lá ?

    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Diga-me, Rute, onde achar folha da oliveira aqui na minha cidadezinha? Logo eu que precisaria perder uns "trocentos" quilos, vc me aparece com essa novidade? Felizarda, vc, que tem oliveiras no quintal! Muito chique! Vai me mantendo a par se perder quilos, viu? Ah, se o correio permitisse vc me mandaria, né? Rsrsr! Bjbjbj! Estava com saudades de vc e adorei sua visita!

    ResponderEliminar
  21. Rutinha querida, vim agradecer-lhe o comentário carinhoso em meu bloguito. Muito obrigada minha amiga. Grande beijo. Ótima semana

    ResponderEliminar
  22. Olá!

    Sou a Formiguinha:)

    Cheguei aqui através da Josy que recomendou o teu blog para resolver um problema que tenho em fazer iogurtes.
    Sofro de intolerância à lactose e tenho que comer iogurtes de soja ou sem lactose. São tão caros que meu marido ofereceu-me uma iogurteira para tentar fazer os meus próprios iogurtes. Já fiz mas ficaram um tantinho líquidos, gosto deles mais sólidos, e talvez seja por não colocar o leite em pó. Estive a ver os iogurtes que fazes e parecem óptimos e bem sólidos. Como não gosto de leite de soja só posso usar o leite sem lactose, o que colocar além do iogurte sem lactose para ficar mais sólido? Se puder ajudar ficarei eternamente agradecida:) Não quero arrumar a iogurteira para canto...

    Adorei o teu blog, tem dicas de alimentação saudável fantásticas. Parabéns!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Pessoal,

    que bom que akombi já deu mais umas dicas a respeito do chá de folha de oliveira. Descobri que as folhas possuem ação febrífuga (combate a febre), cicatrizante, antiinflamatória e diminuidora da pressão artérial.

    Que pena o site das folhas de oliveira, estar abandonado, Carol.

    Flora, é possivel que as baixas temperaturas ajudem a Oliveira. Ela é uma árvore do Norte e Centro de Portugal. Zonas mais frias. Na minha aldeia, os Invernos são muito rigorosos, também chega a nevar, e os Verões muito torridos. Ao que parece a Oliveira resiste a tudo isso.

    Meninas, podem deixar que daqui a 1 mês, aviso se estou perdendo peso. Por enquanto a pressão sanguinea está tranquila, mantém-se normal.

    Formiguinha, já experimentaste usar agar-agar? Pode ser que ajude a solidificar os iogurtes. Creio que 1 colher (sopa) de agar-agar, fervida no leite sem lactose durante 8 minutos, deve ajudar. Agar-agar é uma alga que se vende em flocos.

    Beijinhos a todas.
    São sempre muito bem vindas aqui ao PPP.
    Fico ao dispor para mais informações.
    Rute

    ResponderEliminar
  24. Vamos fazer um trato...você manda pra mim um sacão bem grande dessas folhinhas e eu te mando um montão de beijinhos magrinhos, pois se é verdade que são 6kg/mês, logo conseguirei eliminar os que estão sobrando aqui...rs!

    Bom saber também que controla a pressão e o colesterol, né...quem diria.

    Agradeço a partilha de tão ricas informações.

    Um grande beijo, amiga de além mar!!!

    ResponderEliminar
  25. As folhas da oliveira são inspiradoras e o chá conforme noas diz muito saudável.
    Obrigada pela visita, saudades.
    bjs

    ResponderEliminar
  26. Rute, no blogue indicado tem um link para a loja virtual e tem o chá!!! Veja no rodapé da página.
    Nesse fim de semana, o jornal "O Globo" veiculou uma matéria para os que querem perder pneuzinhos e a famosa barriga de chopp, na verdade, gordura visceral. Para variar uma nova dieta e dessa vez a bola da vez é ingestão de gorduras monossaturadas e mais uma vez lembrei do seu artigo, afinal, a gordura saturada está presente também em azeites e azeitonas :) Viu? E tem duas americanas, autoras do livro que fala da dieta, fazendo o maior sucesso! Se eu conseguir o link (li no jornal físico) trago para você.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luma,
      grata por se lembrar do meu artigo ao ver a matéria no jornal O Globo.
      Fui atrás do que você falou e encontrei o artigo no Globo on-line, neste link:
      Livro "A dieta barriga Zero"

      Mas olha que é preciso ter cuidado com a azeitona, pois o hábito é comer-se azeitona salgada e essa provoca retenção de liquidos. O melhor é tratar a azeitona em casa como explico neste artigo aqui:
      Fermentação de azeitonas caseiras

      Agora, de acordo com a regra das gorduras monoinsaturadas, convém evitar as gorduras saturadas presentes nos produtos de origem animal (manteiga, queijo), dai que apresento a seguinte sugestão:
      Manteiga de azeite

      Mas a mim o que me falta mesmo, é Malhação!!
      Tantas horas sentada ao computador, não facilita a eliminação do "pneu"...
      Assim que a Primavera chegar, reinicio meus passeios na praia.
      Beijinhos. Obrigada pela lembrança e carinho.
      Rute

      Eliminar
  27. Se der resultado é uma forma saudável de perder peso.As gorduras trans ou hidrogenadas, ainda são mais prejudiciais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Ola rute sei que esprimentou o chá mas nao chegou a dizer se fez infeito, gostava de exprimentar mas gostava de saber se sempre perdeu peso com o chá :) obg e espero uma resposta sua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      tomei o chá durante mês e meio. Fez pouco efeito a nível visivel. Mas acho que era suposto continuar por mais meses.
      O que descobri entretanto é que estáva com o metabolismo muito lento e com o figado preguiçoso. Por isso não emagrecia. Estou neste momento fazendo acumpultura para reequilibrar energéticamente, acelerar mais o metabolismo e reenergizar o figado.
      Um bocadinho de ginástica também ajuda a aumentar o metabolismo. Basta caminhar ou fazer bicicleta. Estou confiante que este Verão vou estar melhor. Apesar de o excesso de peso não ser muito elevado.
      Já começo a sentir resultados.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  29. Eu tomo chá verde, será que faz mal se eu parar e começar a tomar esse chá de folha de oliveira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode deixar o chá verde e começar com o chá de folha oliveira. Mas se você tem pressão sanguinia baixa vigie o efeito do chá de oliveira.

      Eliminar
  30. Bom dia

    Tomei o chá acima citado seguindo receita de uma tia, devido a cólicas renais (tenho 3 cálculos) , e foi espetacular o resultado. Desde que iniciei o uso deste chá, não
    fiz mais uso de medicamento para as minha dores..

    Abraço

    Humberto Aleluia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Humberto.
      Grata por compartilhar a dica connosco.
      O chá que conheço para cálculos renais é o chá de folhas de tomateiro.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  31. Bom dia! Sou magra, e tenho tensão arterial baixa, ao contrário tenho o colestrol mau um pouco alto, aconselha-me a tomar o chá da oliveira? tenho receio que emagreça mais assim como a tensão. obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      No seu caso, não acho viavel tomar chá de oliveira em virtude da tensão arterial baixa. Se o que procura é baixar o mau colesterol aconselho-lhe a diminuir o consumo de carne. Opte por peixe, ou melhor ainda, opte por soja texturizada ou tofú. Tem muitas receitas aqui no blog, nas etiquetas "Soja texturizada" "Tofulândia" e "Seitanlândia".
      Mais ainda pode experimentar tomar diariamente Água de beringela: à noite deixe de molho meia-beringela pequena, cortada em cubos, dentro de água. Na manhã seguinte, beba a água.
      Até mais.
      Rute

      Eliminar
  32. ola minha querida. estou tomando dez do dia 23. de fevereiro.de2013. pouco mais de uma semana. e ja noto um pouco...vou continuar.aqui em portugal tem muitas folhas...um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Que bom que já está dando resultado. Suco de romã também é bom para emagrecer. Fica a dica ;)
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  33. ola quero dizer q a minha amiga de trabalho, tomou o cha de folhas de oliveira uma garrafinha de 500ml de manhã e duas a tarde durante um mês tirando os finais de semana porque era eu quem fazia os cha rsrsrrs.e ela emagreceu muiiiiiiiiito com dois meses ja tinha emagrecido 6 kilos como eu disse ela mesma me contava q não fazia no sabado e domingoooo ela não fazia exercicios e nem dietaaa. pois não dava tempo trabalhva e faculdade a noite, reultado visilvelmente a mostraaaa a calça dela ficou nadando na cintura e lógico perdeu um pouco de bumbum se bem q era o qela queria gente é muito bom mesmo realmente euzinha quem fazia o chá porque até ai então eu q descobri sobre o cha e contei pra ela e como eu q fazia os café na empresa ela comprou eu fazia o cha pra ela podem confiar é bom demaissss.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu testemunho, Maria José.

      Eliminar
  34. Uma informação por favor.As folhas de oliveira terão que ser secas ou pode-se fazer o cha de folhas apanhadas recentemente. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De folha fresca nunca fiz. Creio que é preferivel secar.

      Eliminar
    2. As folhas verdes são perigo devido a toxicidade das mesma, sempre secas!!

      Eliminar
    3. Grata pela informação, Leal.

      Eliminar
  35. Ernesto

    eu estou a ferver as folhas neste momento, sou Português da Beira Alta e aonde existe imensas oliveiras e não sabia desta façanha das folhas, tenho tensão alta, colesterol e barriga/ peso a mais, vou hoje experimentar as folhas de oliveira que ainda não estão bem secas para ver o resultado, só que baixasse o colesterol já era bom, pois também tomo para comprimidos para a tensão, era bem bom que deixasse de os tomar toda essa medicação, pois o fígado agradecia.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ernesto, posso dar-lhe outro conselho enquanto estiver a tomar o chá. O problema do excesso de barriga está relacionado com uma defesa inconsciente do ser humano para evitar "sentir" as coisas da vida. Criamos um escudo de gordura para nos proteger.
      Então, aconselho-o a todas as noites antes de dormir fazer uma automassagem abdominal para ativar a circulação dessa zona. Massagem circular no sentido dos ponteiros do relógio. Mais ainda pode fazer uns exercicios respiratórios fáceis. Somente de inspiração profunda e expiração profunda, lentamente. Inspira fundo, projectando a barriga para fora, expire fundo encolhendo a barriga para dentro. Bastante devagar.
      Não só vai acalmar o seu ritmo antes de dormir, como levar sangue oxigenado à sua barriga.
      Abraço para a Beira Alta.
      Rute

      Eliminar
  36. Depois digo alguma coisa " resultados" e obrigado pela sugestão,:)

    ResponderEliminar

  37. Aqui nesse site tem como comprar e tambem informaçoes sobre a folha!

    www.folhasdeoliveira.com.br

    Eles tem pagina no facebook também
    https://www.facebook.com/folhasdeoliveira

    ResponderEliminar
  38. Gostaria de saber pq nao deve tomar o cha das folhas verdes

    ResponderEliminar
  39. Eu tambem gostaria de saber pq devemos tomar o cha das folhas de oliveiras somente secas ou pode-se tomar das folhas verdes

    ResponderEliminar
  40. Olá Anónimo e Marlene,
    lamento não saber responder à vossa questão, mas de facto se procurar na internet, creio que só vão achar chá de folha seca. Mas até pode ser que seja possível fazer chá de folha fresca. No entanto, acho melhor não arriscar. Pode existir alguma contraindicação.
    Abraço.
    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde! tb eu sou hipertensa, e gostava de experimentar tomar as folhinhas de oliveira, mas tenho algum receio na quantidade, 10 folhas não será muito? a que nada me faz baixar a tensão, medicação alta e nada, estou preocupada

      Eliminar
    2. Olá. 10 folhas não são muitas para 1 litro de água desde que não deixe de um dia para o outro em imersão.
      Convém perceber o porquê da sua tensão alta e suspender todo o tipo de estimulantes, como o café, o chá verde, o chocolate, o sal em excesso, queimadores de gordura para emagrecer... Mas também pode ser uma questão nervosa, stress, muita ansiedade, medo do futuro... Ou pode dar-se o caso de ter colesterol elevado, calcificação das artérias, aí o melhor é tentar diminuir os produtos de origem animal na sua alimentação.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  41. Tenha um bom dia,

    Você quer vender seu rim? Você está procurando por uma oportunidade para vender
    seu rim por dinheiro devido à quebra financeira e você não sabe o que
    fazer, então contacte-nos hoje e vamos oferecer-lhe bom para o seu Valor
    Rim. Meu nome é Doutor kelvin franca sou um nefrologista em Ouro
    Clínica do hospital Crosshospital. Nossa clínica é especializada em Cirurgia Renal
    e nós também lidam com a compra e transplante de rim com a vida
    um doador de Correspondente. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA,
    Malásia. Se você está interessado em vender ou comprar o rim de por favor, não
    hesite em contactar-nos via e-mail.

    Email: goldcrosshospital4@gmail.com
    Website: http://goldcrosshospital.gnbo.com.ng

    Leia mais:
    http://www.care2.com/causes/its-legal-to-sell-your-kidney-in-iran.html # ixzz2sKS7n5rr

    ResponderEliminar
  42. ATENÇÃO! PARA QUEM QUER FAZER O USO DAS FOLHAS DE OLIVEIRAS E NÃO SABE ONDE COMPRAR : VENDEM EM LOJAS DE CHÁS E PRODUTOS NATURAIS,AQUI EM BELO HORIZONTE EU COMPRO NO MERCADO CENTRAL.

    ResponderEliminar