30 janeiro 2012

QUEIJO DE MACADÂMIAS

ARTIGOS RELACIONADOS:
Queijo de Iogurte, Pimenta e Oregãos
Queijo Curry de Iogurte, Cominhos e Linhaça
Queijo Kefir de Cabra com Azeite e Alho
Queijinho de Tofú fresco

O queijo de macadâmias não é criação minha.
É reprodução da receita do Cantinho Vegetariano.
Na minha opinião, fica melhor se retirarem o açafrão.
De qualquer forma, creio que exagerei na dose de açafrão.
E dobrei a receita para render mais, utilizando assim toda a embalagem de macadâmias.

INGREDIENTES:
  • 1 xicara de macadâmias com sal;
  • 1 colher rasa (sopa) levedura de cerveja;
  • 1 colher (café) sal fino;
  • Pitada de açafrão;
  • 3 xicaras de água;
  • 1 colher (sopa) suco limão;
  • 2 colheres (sopa) óleo girassol;
  • 4 colheres (sobremesa) agar-agar;
  • Oregãos em folha.
CONFECÇÃO:Num liquidificador potente, reduza as macadâmias a pó junto com o levedo, sal e açafrão. Reserve.Agora os liquidos. Se usar bimby, introduza a água, o suco de limão, óleo e agar-agar. Programe 15 minutos, velocidade 4. Quando faltar 5 minutos para terminar, junte o preparado anterior.Se NÃO tiver bimby. Leve os liquidos com a agar-agar ao bico do fogão numa panela, deixe ferver durante 8 a 10 minutos, liquidifique com a liquidificadora de mão. Depois junte o preparado anterior. Mexa até diluir todos os grumos.Leve ao frio, em forma untada de óleo, pelo menos durante 3 horas, depois de arrefecer.Ao desenformar, pode servir com folhas secas de oregãos.
Fica excelente em tostinhas integrais, povilhado de pimenta.

25 comentários:

  1. Uau, que delícia! Eu adoooro queijo de qualquer tipo! Acho que não passo um dia sem comer essa iguaria!!!! Estava com saudades de vir aqui! O ano já começou com força total, mas hoje tirei um tempinho pra visitar e me inspirar em meus blogs favoritos! Um beijão pra você, querida e, FELIZ ANO NOVO!!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro macadâmias, têm um sabor que me prende, tipo chocolate ou caju, ehehe.:)
    Hummm queijinho bem diferente.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Passando pra desejar-lhe uma semana abençoada e comunicar que estou bem afastada da net...
    Meus blogs sumiram e tivemos que criar outros continuando os antigos...
    Uma enfermidade me pegou de supetão e me distanciou ainda mais daqui pois precisei estar hospitalizada e agora, em "liberdade condicional"... ( dias em Hospital e dias em casa, entre exames, diagnósticos e outros)...
    Assim que der, seguirei lendo seu post e me enriquecendo, como sempre.
    Bjs de paz e esperança

    ResponderEliminar
  4. Humm, esse queijinho parece ter ficado delicioso! Aqui não encontramos macadâmia com tanta facilidade, acho que nunca vi uma pessoalmente, rs. Com uma torradinha ou um pedaço de pão bem macio, deve ficar divino! As formas ficaram tão perfeitas que parece que você comprou pronto :-) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Rute minha querida, vim agradecer sua preocupação e boas energias enviadas a mim. Muito obrigada amiga. Passei um final de semana terrivel, muitas dores nas costas, nem podia respirar direito, respirava mais profundamente parecia que me enfiavam uma faca nas costas e pulmões. Hoje estou um pouco melhor, estou visitando as amigas devagarinho. Amiga amanhã vou postar o queijo, finalmente hehe. Deu algo errado, sabe que não tenho experiência mas ficou delicioso. E agora vc me aparece com esse?? Ai ai que delicia, adoro macadâmia e essa vai ser mais uma que vai pra minha pastinha, gostei muito. Ficaram lindos seus queijinhos Rutinha. Bjos obrigada pelo carinho de sempre. ótima semana

    ResponderEliminar
  6. Fazes cada receita mais linda e tentadora!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  7. Hum...queijinhos apimentados, tudo de gostoso numa tardinha à volta da mesa.Vou já anotar as receitinhas.Ficaram lindas de se ver( e de comer, com certeza).Obrigada amiga inventadeira de coisas boas.
    Bjkas,
    Calu
    PS: Amei teu comentário carinhoso.
    Bjos de novo.

    ResponderEliminar
  8. E ficou muito bonitinho !
    O gosto deve ser exótico, ao gosto da chef Rute.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Rute,
    Quanto às macadâmias, apenas comi ao natural, ainda não fiz nada com elas.
    Tenho uma dúvida sobre quem está coordenando o evento Segunda sem Carne,você pode informar-me? Estou para aderir, mas preciso dessa informação primeiro.
    Boa semana, minha amiga!

    ResponderEliminar
  10. Isto é muito interessante e estes queijos eu já podia comer :)

    ResponderEliminar
  11. Olá pessoal.
    Bem, é assim, ficou saboroso só por só, mas derretido em cima de um hamburguer grelhado, ui ui! Divinal.

    Macadâmias ao natural não aprecio muito, são gordurosas demais para o meu gosto. Mas em manteiga e agora em queijo, ficam espetaculares.
    Beijinhos. Obrigada pela visita.
    As perguntas colocadas aqui nos comentários serão respondidas nos vossos blogs.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Amiga Rute, achei bem interessante esse queijo e te confesso que gosto muito de macadâmias, apesar de concordar com você em relação a gordura delas.

    Agora xeretando...já estou fazendo parte da segunda sem carne e como a amiga Gina, também gostaria de saber quem está no comando agora, pelo que sei aqui no meu estado quem organiza é a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras, mas a nível mundial... existe alguém ou alguma entidade que controla tudo??

    Bjuss querida!

    ResponderEliminar
  13. Querida Rute, voce viu meu queijinho? Adorei e vou me aperfeiçoar cada vez mais, e voce é a minha motivação viu? Estou adorando essas aulas de queijos, como voce disse temos que inovar na cozinha, agradar nosso ego, satisfaz e nos faz bem
    E uma coisa que tenho é fome de aprender, adoro aprender receitas que nunca fiz, adoro experimentar novos sabores, experimentar combinações de ingredientes, errar, fazer de novo, até acertar, aprimorar meus conhecimentos e tenho aprendido muito com voce, isso é gratificante, estou amando essa chance de poder trocar e viver experiências que valem por toda a vida. E eu só tenho que lhe agradecer, por abrir novos horizontes que até então eu não enxergava.Obrigada minha amiga. Isso é só o começo. Bjos em seu coração e que Deus lhe abençõe e lhe dê cada vez mais sabedoria e humildade das quais voce já possui, para pode dividir isso conosco, como voce gentilmente sempre dividiu.

    ResponderEliminar
  14. Um queijo bem diferente, eu quero experimentar , gostei muito


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Olá, Rute!Esta delícia derrete?Fiquei louca para experimentar, vou comprar as macadâmias no fim de semana e fazer!Já ando há uns tempos para fazer uma experiência com queijos vegetais, já vi várias receitas, parece que estamos conectadas, eu vi o queijinho da Josy, ficou com um aspecto bem gostoso também. Bem, parece que o marasmo está a passar, em breve darei notícias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Rute, sempre coisas deliciosas e saudáveis. Adoro passar por aqui...
    Vou partilhar o link no FACEBOOK.
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  17. Rute, estou a ressuscitar... já não era sem tempo, né?? :)

    Olha, eu adoro queijos, de vários tipos, mas claro que nunca provei um queijo COMO ESTE... :))

    (ALIÁS, POR ADORAR TANTO QUEIJO, NUNCA PODERIA SER VEGAN; vegetariana ainda vá, mas vegan já é pedir muito ao santo!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Rute, É incrível como posso vir aqui vezes sem conta e raramente saio sem ter sido surpreendida - a tua imaginação é um turbilhão! Vou apontando várias ideias (menos as que envolvem soja, já sabes que não sou fã), agora só falta arranjar tempo para as ir experimentado. Mas por enquanto, ainda estou numa fase de simplificação - ver-me livre das "coisas", para abrir espaço para o tempo...

    ResponderEliminar
  19. Querida Rute
    Adorei essa receita, achei muito rica e diferente.
    Adoro macadâmia!
    Te desejo um lindo dia!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  20. Querida
    Contando os dias pro dia 15...

    Aproveito o ano eleitoreiro por aqui:

    Oi
    Estou convidando para seguirem o novo blog da Rosélia (Orvalho do Céu)
    Ela perdeu os blogs e está refazendo os mesmos com novos endereços.
    Obrigado por nos ajudar.

    http://poesia-espiritual.blogspot.com/
    http://espiritualviagem.blogspot.com/
    http://espiritualmaria.blogspot.com/
    http://espiritualmimo.blogspot.com/
    http://idade-espiritual.blogspot.com/

    Se puder repasse a seus amigos.
    Queremos que os blogs atinjam o mesmo número de seguidores.
    A Rosélia merece esse carinho de nossa parte.

    Agradeço de coração

    Sonia
    Bjm de paz e esperança

    ResponderEliminar
  21. Rutinha minha flor querida,

    Depois de um longo período de férias, estou de volta, cheia de Saudades!!!
    Como você está?
    Espero que sua vida esteja bem, com muita Luz, Paz e muito Amor!
    Obrigada pelas palavras carinhosas que você deixou em meu espaço, fiquei feliz e emocionada.
    Mas agora estaremos juntas novamente....

    Sua receita ficou divina.
    Eu vou falar a verdade, você e a Josy me surpreendem com tanta disposição e criatividade na cozinha.
    Depois de ler o comentário da Josy, te confesso que chego a me envergonhar por ter dias que sinto preguiça de fazer o almoço.
    Mas lidar com a cozinha é uma arte, e como tal somente pessoas com grande sensibilidade e dom nascem com ela.
    Eu ainda preciso trabalhar muito este meu lado, mas já melhorei muito....vocês foram minha grande inspiração.....e já fiz algumas receitas que ficaram apetitosas, o que me deixa super feliz depois de ver o resultado.

    Bom minha irmã, lhe desejo uma noite abençoada.
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  22. Bom dia minha gente,

    que bom, ver reaparecer aqui, tanta gente que esteve hibernada desde DEZ :) Vocês fazem falta e o vosso sumiço notou-se por demais. Ainda espero a minha Isabelinha do Sitio das Delicias que também desapareceu do mapa. Bem, mas a vida é mesmo assim, há momento que nos apetece exteriorizar e publicar, há outros, que nos apetece interiorizar e eremitar.

    Aqui no PPP a criatividade não me dá descanso e a vontade de pôr em prática também não. Pelo que... vamos a outra publicação? Espero-vos no próximo post.
    Mil beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  23. Rute, fiquei curiosa com o sabor... Deve ser bom! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Rute, eu adoro queijo e adoro macadâmias!!!!! Que receita interessantíssima e com aparência saborosa! Beijão!

    ResponderEliminar
  25. Estou curiosa para ver o teu queijinho de tremoço! É muito bom, não é?Agora vou procurar a tua receita da papa de trigo sarraceno...
    Beijinhos

    ResponderEliminar