01 janeiro 2012

TÁBUA VEGANA DE "CARNES" FRIAS

Próspero Ano Novo, minha gente!!
Espero que as saídas 2011/entradas 2012, tenham sido prazerosas.

Assim iniciamos este ano 5 aqui no PPP e o 5 promete muitas novidades, mudança de paradigmas, liberdade de ação, questionamento, uma nova realidade na forma como entendemos a vida até ao momento.

Positiva conforme sou, aguardo com entusiasmo o que o Universo me reserva, ainda que por vezes os desafios sejam dificeis de ultrapassar, "eles" existem para me ajudar a crescer e melhorar. Diz o ditado popular, «o que não nos mata, torna-nos mais fortes».

Portanto, encarem com positividade as agrúras da vida, agradeçam a oportunidade de evoluir. Não temam a crise economica e social, reflitam sobre ela, sobre as vossas vidas e procurem um caminho equilibrado, respeitando a dinamica do planeta e sendo solidários com os que mais precisam.

Deixo-vos a mortadela vegana que fez sensação nas minhas festas de Natal e Reveillon. Inspirada no site HAZTEVEGETARIANO.COM.

INGREDIENTES:
  • 200 gr de Cajús ao natural (usei biológicos);
  • 2 colheres (chá) Cebola em pó;
  • 35 gr Levedura de Cerveja em pó;
  • 1 colher (chá) Sal fino;
  • 2 colheres (chá) Pasta de Mostarda Caseira;
  • Pitada de pimenta preta em pó;
  • 600 ml de água mineral (usei purificada);
  • Sumo de 1 limão pequeno;
  • 1/3 copo do liquido de um frasco de azeitonas;
  • 3 colheres (sopa) Ketchup;
  • 1 colher (sopa) Molho de Soja;
  • 3 colheres (sobremesa) Agar-agar em flocos;
  • 1 colher (sobremesa) Farinha Maizena;
  • Azeitonas verdes sem caroço q.b.;
  • Óleo para untar as formas.
CONFECÇÃO:
Num liquidificador triture os secos até virarem pó fino (cajús, cebola, levedura, sal, mostarda, pimenta). Reserve.

Se tiver bimby, programe os líquidos (água, liquido azeitonas, limão, ketchup, molho soja), 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. Assim que começar a aquecer, junte a agar-agar e a maizena pelo bucal. E quando faltarem 5 minutos para terminar programação, deite os secos que reservou e aumente velocidade para 3.

Senão tiver bimby, triture os liquidos com a agar-agar e a maizena e leve ao bico do fogão, mexendo sempre para não ganhar grumos. Juntando os secos na parte final.

Unte formas cilindricas com óleo (utilizei um copo medidor e o sushizi). Deite o preparado, introduzindo algumas azeitonas pelo meio. Guarde no frigorifico pelo menos 4 horas antes de desenformar e fatiar.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Fiambres de Okara de Soja e Seitan
Deli-slices BioSmile - Mortandela Vegetariana

21 comentários:

  1. Muito interessante o resultado desta receita.
    Desejo a vc também o melhor dos anos! :)

    ResponderEliminar
  2. Querida,

    Tudo de bom pra vc em 2012!! Muita paz, saúde, prosperidade, amor, sucesso ... muitas coisas boas!!!

    Que tenhamos todos um maravilhoso ano novo!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Rute minha querida Adorei, uma receita fantástica.
    Parabéns pelos 5 anos do PPP.
    Feliz Ano Novo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Rute!Já me sinto muito melhor só de captar as vibrações positivas do teu texto. Realmente o que não nos mata, faz-nos mais fortes, eu sempre pensei assim mas às vezes vacilo!Tu acordaste-me!Adorei a tua mortadela vegana, só de olhar fiquei fã!A decoração está linda, parece uma figura tropical e colorida, pudera as pessoas terem gostado! A minha aletria não fez tanto sucesso assim, mas eu achei que estava óptima, mas se a fizeres, sei que és capaz de melhora-la com um toque de mais especiarias, que acho que faltou...E se este é o ano 5, de mudanças e questionamentos acho que começou mesmo assim!
    Que este ano possamos refletir e tenhamos coragem para mudar mentalidades enraizadas, que a nossa mente seja capaz de evoluir para a prática do bem!
    Feliz +2+0+1+2+ super positivo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que mesa apetitosa! Começou bem o Ano Novo hein? Adorei as dicas, é uma pena que não tenhamos essa estrutura vegan aqui no Brasil. Ainda.

    Abraços, aprendo muito com você.

    ResponderEliminar
  6. Rute, que bom chegar aqui e ver que o 2012 do PPP começou como se deve: com palavras para se pensar e receita criativa! Adorei a tábua de frios, ficou muito convidativa :-) Vida longa ao blog! E vamos juntas por mais um ano, aprendendo, rindo, compartilhando e crescendo. Adoooro! Um beijo muito grande, para começar bem 2012 :-)

    ResponderEliminar
  7. Querida Rute, que bom vir ao seu cantinho e deparar com essas palavras positivas e cheias de otimismo, voce é que não nos mata, mas nos faz forte com cada palavrinha que deixa aqui. Começo a ano mais revigorada e tenho certeza que esse ano será bom para todos nós. Adorei sua tábua de frios, com certeza fez o maior sucesso, e a decoração ficou lindíssima. Bjos em seu coração e um ano espetacular prá ti

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Rute
    Reprisei o seu link hoje...
    Com uma tábua levezinha assim dá gosto de começar o ano...
    Bjm festivo

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga,
    Alto astral, positivismo e refeição saudável já são bons ingredientes para começar bem o ano.
    Problemas todos têm, mas é possível não ficar só na vitimização, levantar a poeira e aprender com os momentos difíceis.
    Mortadela vegana, não dá pra imaginar o sabor que tem, mas a aparência está ótima.
    Que o número 5 lhe reserve bons momentos em 2012! Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Bom ano para ti querida Rute :-)
    Envia-me um email co ma tua morada para te enviar o milho.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Meninas lindas,
    grata pelos votos de Bom Ano Novo.
    Estou gostando de sentir vocês a entrarem no fluxo positivo, pró-2012!

    Obrigada pela visita e pelas palavras simpáticas.
    Muitos beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Que o Universo te traga td aquilo que você deseja e merece, afinal somos todos filhos do Criador, poprtanto merecemos o melhor e desejamos a todos o melhor.
    Adorei a receita sem dizer que ficou muito lindo.2012 é regido pelo Odu Oxê. São Iemanjá, Nanã (considerada divindade mor), o justiceiro Xangô e Oxaguiam, os protetores do ano que, de acordo com os oráculos, será marcado pelas águas. Que as águas limpem o Planeta e clareiem nossa mente e espírito. Bjus.

    ResponderEliminar
  13. Normalmente não como mortadelas, mas essa, deu vontade de morder a tela! ;) O dito popular que mencionou «o que não nos mata, torna-nos mais fortes», me fez lembra de outro: "Somos aquilo que comemos". Feliz 2012!!

    ResponderEliminar
  14. Rute! Estou de acordo com todos os comentários, que bela maneira de começar o ano aqui no PPP!!! Faz maravilhas à alma, um pouco de construtivismo!

    Olha, não conhecia esse ditado e sim um equivalente aplicado às lides culinárias: "O que não mata, engorda!", ah, ah, ah!... :)

    E já agora, esta mortandela, pelas suas características, será mais uma "Vitadela", que tal? (Sabes que nas lojas de produtos naturais chamam "Vegadela" a um produto do género...).

    Bem, tenho que experimentar esta, caseirinha! Tem mesmo ótimo aspeto!

    Muitas beijocas e um 2012 com uma nova clareza e visão para todos!
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Rutinha, precisava de um favor seu. Tentei achar a receita da ricota caseirinha que falamos a uns dias atrás, mas não consegui achá-la, vc poderia me mandar o link novamente se não for te incomodar demais claro. Obrigada amiga. Bjocas

    ResponderEliminar
  16. OI querida que receita delícia hummm!
    Desejo um ótimo ano com muita saúde, paz e muita alegria na sua vida um grande abraço bom final de semana bjs!

    ResponderEliminar
  17. Rute, que linda sua tábua! Eu, que adoro uma apresentação bonita, fiquei encantada com sua produção! E sabe que eu tenho os mesmos palitinhos coloridos? São muito fofos, né? Dão um toque de cor e de alegria! Beijão!

    ResponderEliminar
  18. Oi Rute,

    fiz a tua receita, achei uma delícia o sabor, saiu bem da forminha, cortei com uma faquinha, mas a textura parece de um patê, ao paladar. É assim mesmo? Dá próxima vez quero fazer com farinha de glúten pra chegar mais próximo da textura de mortadela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Puruma,
      talvez necessite de triturar melhor e diminuir liquido para compactar mais.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  19. Olá querida Rute, acabei de fazer a mortadela e amanhã verei como ficou. Dando certo publicarei em meu blog com os devidos créditos, claro. Acrescentei à minha mortadela uma beterrabinha crua e colorau. Sei que provando o sabor ficou delicioso. Espero que fique como a sua. Até mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gonçalves, só hoje vi seu comentário. Então, sua mortadela ficou boa?
      Abraço para o Brasil.
      Rute

      Eliminar